Zagi - tutorial, dicas, perfis, manual - vídeo SIPKILL

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
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xor
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Mensagem por xor »

Juntei links de mais alguns tópicos daqui sobre construção de zagis.
Sempre acho interessante ver o que os outros estão fazendo também.

Segue link dos tópicos:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=35973&highlight=constru%E7%E3o+++zagi

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=44074
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NEWRJ
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Mensagem por NEWRJ »

Xor,
Só agora, passeando e revendo os tópicos e seu tutorial, vi que os reforços em fibra de vidro em cima e embaixo da asa deveriam ficar na mesma posição....não ficaram mas a asa me parece bem firme.
Será que vai comprometer demais a resistência dela?!?!?
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xor
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Mensagem por xor »

Não não. Não compromete.
Também depende do peso final da asa, do perfil de pilotagem, etc.
Tem gente que nem usa. Faz a resistência da asa só na base de fita cruzada.

Eu pessoalmente prefiro colocar alinhadas pois é a forma que oferece melhor equilibrio de forças para longarina.
Em asa reta coloco sempre elas alinhadas também.

Recentemente fui lançar uma asa pra um amigo, lançando pelo bordo de fuga e ela rompeu no centro, fechando as asas para cima
A asa só tinha fibra em cima. Erro.

O maior esforço que a fibra aguenta é justamente de tração. Se fosse ter que escolher, previlegiaria colocar em baixo. mas como fibra é barato e leve, só colocando as 2 é que soma as forças de tração para os 2 lados.

A asa referida tinha sofrido um pouco e levado umas pancadas por tentativas de "pegar na mão". Já estava fragilizada tb.

Como vc colocou em cima e em baixo, já está fazendo este trabalho, mesmo que não-alinhadas.

Abs
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osvaldoljunior
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Mensagem por osvaldoljunior »

Já repararam como os topicos de zagi bombam nas ferias......

vou montar mais 2 agora, uma de 1,2 e uma de 80 ou 70cm.... pra de 80 alguem pode me indicar um bom perfil pra correr muito! Vou usar 3 A123 de 1100 nela, um motor azulzinho da hc de 3000KV e helice vou testar entre 4x4 a 5x4 ou algo similar...
Os esc peguei um turnigh, não lembro se de 18 ou 25....
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xor
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Mensagem por xor »

Eu usei na minha MH45 mas acaba ficando fina pra enterrar a eletrônica.
Voa bem.
Eu tava tentando conseguir as dimensões dessa, achada pelo TOM nos passeios na web:
http://www.skyhighhobby.com/about/wild-wing-build

Mas o cara ainda não disponibilizou
Virada no kct. Tá com um 450th, 3600Kv

Vendo nas fotos ela tem um perfil razoavelmente largo no bico. Deve ser justamente pra suportar a eletronica embutida.

Se fosse pra alta, eu tentaria um perfil mais grosso, mas não tenho experiência com isso.
Minha 80cm/mh45 voa muito bem com 2822/3s/7x6 mas nem se compara a isso aí.

Se fizer, posta aí pra gente conhecer!

Abs
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Tom-TW
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Mensagem por Tom-TW »

[quote:81b82fc5d4="xor"]Eu usei na minha MH45 mas acaba ficando fina pra enterrar a eletrônica.
Voa bem.
Eu tava tentando conseguir as dimensões dessa, achada pelo TOM nos passeios na web:
http://www.skyhighhobby.com/about/wild-wing-build

Mas o cara ainda não disponibilizou
Virada no kct. Tá com um 450th, 3600Kv

Vendo nas fotos ela tem um perfil razoavelmente largo no bico. Deve ser justamente pra suportar a eletronica embutida.

Se fosse pra alta, eu tentaria um perfil mais grosso, mas não tenho experiência com isso.
Minha 80cm/mh45 voa muito bem com 2822/3s/7x6 mas nem se compara a isso aí.

Se fizer, posta aí pra gente conhecer!

Abs[/quote:81b82fc5d4]

Ontem entrei no site dos caras de novo a ainda nada, ele ficaram de colocar a planta e mais detalhes da eletrônica.
Se por acaso alguém conseguir, por favor mande pra mim porque estou doido pra fazer uma dessas!

Valeu!
Tom BRA15805
ZEPP Modelismo
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ricardo.doria2
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Mensagem por ricardo.doria2 »

Pessoal, xor,

Estou montando uma asa e tenho uma dúvida com relação à fixação do motor.
Primeiramente, li o manual e ele está sendo de grande utilidade. As informações são claríssimas e muito ilustrativas. Parabéns.

Mas minha dúvida persiste. Vou fixar o motor na asa com uma peça de alumínio que estou mandando cortar e furar. No entanto, estou em dúvida com relação ao ângulo que devo dobrá-la.

Imagino que a linha do eixo do motor deva ficar paralela à linha do eixo da asa. é isso mesmo? Ou, devido ao fato do motor não ficar na linha do eixo da asa eu deva compensar isso apontando o motor levemente para a direção do corpo da asa?

Como vcs fazem?

Abraços!

Ricardo
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ricardo.doria2
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Mensagem por ricardo.doria2 »

espero que me tenha feito entender...
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ricardo.doria2
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me explicando melhor...

Mensagem por ricardo.doria2 »

Acho q essa imagemzinha q fiz pode explicar melhor o que quero dizer:

na ilustração 1, a linha do eixo do motor está paralela ao eixo da asa.

na ilustração 2, o motor está levemente apontado para a asa.

Não sei como fazer na minha. Devo deixar apontado para a asa ou paralelo?

abraço

Ricardo
Anexos
perfis.jpg
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xor
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Mensagem por xor »

:-)

Valeu pelos elogios
Tranquilo entendi sua dúvida.

Linha do motor paralela ao eixo, sim.
Eu tenho usado muito, pela simplicidade e prática, um L de alumínio cortado como suporte.
Coloco um apoio por baixo e outro por cima e fixo o L usando lacres.
Como o motor tende a ficar apontado para baixo, o L fica com ângulo inferior a 90 graus para compensar e manter o eixo do motor paralelo.
Vc pode usar um ângulo de 86,425 graus ou esquecer isso e fazer no olhômetro pois o angulo aí foi totalmente chutado..rsrs

Segue uma foto do suporte da minha asa MH45 120cm atual.
Anexos
Suporte fácil pro motor
Suporte fácil pro motor
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