Zagi - tutorial, dicas, perfis, manual - vídeo SIPKILL

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
GRANATO
membro
Mensagens: 2220
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 4:18 pm
Localização: Birigui-SP (49) 16200-335

Mensagem por GRANATO »

Em asas para velocidade ( perfis finos como o MH64, Vertol, Sipkill ), tenho deixado paralelo ao eixo da asa.

Para as de perfil reflex ( Zagi10, Zagi12 ), deixo um pequeno angulo ( 1 a 2 graus ) de incidência.
Avatar do usuário
xor
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Ter Abr 10, 2007 8:50 am
Localização: salvador

Mensagem por xor »

Granato,

O ângulo que vc se refere é motor apontado pra cima (cabrando a asa) igual ao mencionado na imagem 2 do Ricardo ou inverso?

Eu costumo usar sempre ZERO. Em todas as asas que fiz, fiz com ZERO mesmo.
Mesmo as pequenas, 80cm e a de 120cm. Mas pequenos ajustes podem melhorar performance mesmo. :-)

Abs

Xor
Avatar do usuário
GRANATO
membro
Mensagens: 2220
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 4:18 pm
Localização: Birigui-SP (49) 16200-335

Mensagem por GRANATO »

Motor apontado pra cima, cabrando a asa.

É coisa mínima, mas, em conjunto uma boa trimagem, melhora o desempenho geral, principalmente nas maiores ( 1,20 ).
Avatar do usuário
ricardo.doria2
membro
Mensagens: 37
Registrado em: Qua Ago 06, 2008 12:02 pm

Mensagem por ricardo.doria2 »

Granato e Xor,
Valeuuuu!!!

Segunda-feira, se tudo der certo, fotos!



Abraço!
Avatar do usuário
xor
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Ter Abr 10, 2007 8:50 am
Localização: salvador

Mensagem por xor »

La vai mais informação...

Como frequentemente me perguntam sobre washout e, toda vez
tento explicar por telefone como se faz, segue imagens.

Nunca calculei o washout. Sempre me bassei nos 7mm escritos lá no
passo-a-passo do site da TZAGI (http://tzagi.altervista.org/)

[url=http://www.divshare.com/download/6361053-e38][img:83b5f021a8]http://www.divshare.com/img/midsize/6361053-e38.jpg[/img:83b5f021a8][/url]
(clique e peça para ver full-size image)

Nunca postei muito sobre o corte da zagi em sí. Mais sobre a montagem.
O corte segue bem tudo que se tem aí sobre corte de asa em isopor e tem até uns tópicos fixos aqui no e-voo sobre isso. A diferença pro corte da zagi é o corte do bloco (que tem nos manuais no 1o post) e os perfis (que também tem nos manuais).

Segue essa informação aí mostrando como fixar os moldes no bloco para o corte.
Pode fixar com cola quente, cola de contato ou fazer um monte de furos e fixar com alfinetes.
Cuidado com a ultima técnica para não dar folga nos moldes e prejudicar o corte, principalmente nas partes mais críticas: bordo de fuga e bordo de ataque.

Abs
Avatar do usuário
Tom-TW
membro
Mensagens: 452
Registrado em: Qui Jan 03, 2008 10:30 am
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por Tom-TW »

Perfeito!!

Era isso que eu procurava a muito tempo..

Valeu XOR!
Tom BRA15805
ZEPP Modelismo
Avatar do usuário
DEVAL
membro
Mensagens: 1309
Registrado em: Qui Ago 09, 2007 11:56 am
Localização: Florianópolis - SC

Mensagem por DEVAL »

[quote:f07f485176="xor"]Granato,

O ângulo que vc se refere é motor apontado pra cima (cabrando a asa) ou inverso, igual ao mencionado na imagem 2 do Ricardo?

Eu costumo usar sempre ZERO. Em todas as asas que fiz, fiz com ZERO mesmo.
Mesmo as pequenas, 80cm e a de 120cm. Mas pequenos ajustes podem melhorar performance mesmo. :-)

Abs

Xor[/quote:f07f485176]

Grande Xor,
Com o objetivo de enriquecer ainda mais este tópico, que está muito bom, vou
abrir um parentese a respeito desse assunto, já que tenho uma idéia ao contrário
do que foi dito:
O motor numa Zagi apontado para baixo, como na figura 2, está "cabrando" a Zagi,
ao contrário, motor apontado para cima está "picando" a Zagi.
O raciocinio é o contrário do que acontece com um avião. Se está raciocinando
como se o motor estivesse depois da linha do CG.
Na Zagi, o motor está antes da linha do CG. Imagine uma gagorra, motor puxando
para cima empurra a frente para baixo (picando), motor empurrando para baixo
levanta a frente (cabrando a zagi).
Agora, como o motor normalmente traciona para cima, é por isso que se aplica a
mesma técnica que é utilizada nos aviões, ou seja, "down thrust", para nivelar
o voo ou deixar ela um pouco cabrada.
Como este tópico está bem instrutivo, achei oportuno fazer este comentário.
Este é o meu entendimento.

Abs e mais uma vez parabens pelo tópico.
Tente, Invente, Faça um Aero Diferente !!!
Avatar do usuário
Tom-TW
membro
Mensagens: 452
Registrado em: Qui Jan 03, 2008 10:30 am
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por Tom-TW »

[quote:acf002c362="DEVAL"][quote:acf002c362="xor"]Granato,

O ângulo que vc se refere é motor apontado pra cima (cabrando a asa) ou inverso, igual ao mencionado na imagem 2 do Ricardo?

Eu costumo usar sempre ZERO. Em todas as asas que fiz, fiz com ZERO mesmo.
Mesmo as pequenas, 80cm e a de 120cm. Mas pequenos ajustes podem melhorar performance mesmo. :-)

Abs

Xor[/quote:acf002c362]

Grande Xor,
Com o objetivo de enriquecer ainda mais este tópico, que está muito bom, vou
abrir um parentese a respeito desse assunto, já que tenho uma idéia ao contrário
do que foi dito:
O motor numa Zagi apontado para baixo, como na figura 2, está "cabrando" a Zagi,
ao contrário, motor apontado para cima está "picando" a Zagi.
O raciocinio é o contrário do que acontece com um avião. Se está raciocinando
como se o motor estivesse depois da linha do CG.
Na Zagi, o motor está antes da linha do CG. Imagine uma gagorra, motor puxando
para cima empurra a frente para baixo (picando), motor empurrando para baixo
levanta a frente (cabrando a zagi).
Agora, como o motor normalmente traciona para cima, é por isso que se aplica a
mesma técnica que é utilizada nos aviões, ou seja, "down thrust", para nivelar
o voo ou deixar ela um pouco cabrada.
Como este tópico está bem instrutivo, achei oportuno fazer este comentário.
Este é o meu entendimento.

Abs e mais uma vez parabens pelo tópico.[/quote:acf002c362]


DEVAL,
Acho que o motor com a parte de trás apontando para cima está cabrando a asa, e obviamente o inverso é o inverso.

Na [b:acf002c362]figura 2[/b:acf002c362] (abaixo) a asa em voo com comando em neutro (no centro) estaria com tragetória ascendente.

[img:acf002c362]http://www.e-voo.com/forum/files/perfis_534.jpg[/img:acf002c362]


Abraço
Tom BRA15805
ZEPP Modelismo
Avatar do usuário
xor
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Ter Abr 10, 2007 8:50 am
Localização: salvador

Mensagem por xor »

Talvez esteja havendo confusão de terminologia...

Pra decorar fácil:

Cabrar = subir (puxar o stick) /
Picar = descer (empurrar o stick)

Então, em se tratando do stick do rádio: Puxa cabra e empurra pica

rs
Avatar do usuário
xor
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Ter Abr 10, 2007 8:50 am
Localização: salvador

Mensagem por xor »

Tem que se imaginar que o rolamento do avião é no CG.
Forças atrás do CG, apontando pra baixo, faz o nariz subir.

Vejam os gráficos:
Anexos
motor_incidencia.gif
motor_incidencia.gif (16.51 KiB) Exibido 14991 vezes
Responder