Zagi - tutorial, dicas, perfis, manual - vídeo SIPKILL
Granato,
O ângulo que vc se refere é motor apontado pra cima (cabrando a asa) igual ao mencionado na imagem 2 do Ricardo ou inverso?
Eu costumo usar sempre ZERO. Em todas as asas que fiz, fiz com ZERO mesmo.
Mesmo as pequenas, 80cm e a de 120cm. Mas pequenos ajustes podem melhorar performance mesmo. :-)
Abs
Xor
O ângulo que vc se refere é motor apontado pra cima (cabrando a asa) igual ao mencionado na imagem 2 do Ricardo ou inverso?
Eu costumo usar sempre ZERO. Em todas as asas que fiz, fiz com ZERO mesmo.
Mesmo as pequenas, 80cm e a de 120cm. Mas pequenos ajustes podem melhorar performance mesmo. :-)
Abs
Xor
- ricardo.doria2
- membro
- Mensagens: 37
- Registrado em: Qua Ago 06, 2008 12:02 pm
La vai mais informação...
Como frequentemente me perguntam sobre washout e, toda vez
tento explicar por telefone como se faz, segue imagens.
Nunca calculei o washout. Sempre me bassei nos 7mm escritos lá no
passo-a-passo do site da TZAGI (http://tzagi.altervista.org/)
[url=http://www.divshare.com/download/6361053-e38][img:83b5f021a8]http://www.divshare.com/img/midsize/6361053-e38.jpg[/img:83b5f021a8][/url]
(clique e peça para ver full-size image)
Nunca postei muito sobre o corte da zagi em sí. Mais sobre a montagem.
O corte segue bem tudo que se tem aí sobre corte de asa em isopor e tem até uns tópicos fixos aqui no e-voo sobre isso. A diferença pro corte da zagi é o corte do bloco (que tem nos manuais no 1o post) e os perfis (que também tem nos manuais).
Segue essa informação aí mostrando como fixar os moldes no bloco para o corte.
Pode fixar com cola quente, cola de contato ou fazer um monte de furos e fixar com alfinetes.
Cuidado com a ultima técnica para não dar folga nos moldes e prejudicar o corte, principalmente nas partes mais críticas: bordo de fuga e bordo de ataque.
Abs
Como frequentemente me perguntam sobre washout e, toda vez
tento explicar por telefone como se faz, segue imagens.
Nunca calculei o washout. Sempre me bassei nos 7mm escritos lá no
passo-a-passo do site da TZAGI (http://tzagi.altervista.org/)
[url=http://www.divshare.com/download/6361053-e38][img:83b5f021a8]http://www.divshare.com/img/midsize/6361053-e38.jpg[/img:83b5f021a8][/url]
(clique e peça para ver full-size image)
Nunca postei muito sobre o corte da zagi em sí. Mais sobre a montagem.
O corte segue bem tudo que se tem aí sobre corte de asa em isopor e tem até uns tópicos fixos aqui no e-voo sobre isso. A diferença pro corte da zagi é o corte do bloco (que tem nos manuais no 1o post) e os perfis (que também tem nos manuais).
Segue essa informação aí mostrando como fixar os moldes no bloco para o corte.
Pode fixar com cola quente, cola de contato ou fazer um monte de furos e fixar com alfinetes.
Cuidado com a ultima técnica para não dar folga nos moldes e prejudicar o corte, principalmente nas partes mais críticas: bordo de fuga e bordo de ataque.
Abs
- DEVAL
- membro
- Mensagens: 1309
- Registrado em: Qui Ago 09, 2007 11:56 am
- Localização: Florianópolis - SC
[quote:f07f485176="xor"]Granato,
O ângulo que vc se refere é motor apontado pra cima (cabrando a asa) ou inverso, igual ao mencionado na imagem 2 do Ricardo?
Eu costumo usar sempre ZERO. Em todas as asas que fiz, fiz com ZERO mesmo.
Mesmo as pequenas, 80cm e a de 120cm. Mas pequenos ajustes podem melhorar performance mesmo. :-)
Abs
Xor[/quote:f07f485176]
Grande Xor,
Com o objetivo de enriquecer ainda mais este tópico, que está muito bom, vou
abrir um parentese a respeito desse assunto, já que tenho uma idéia ao contrário
do que foi dito:
O motor numa Zagi apontado para baixo, como na figura 2, está "cabrando" a Zagi,
ao contrário, motor apontado para cima está "picando" a Zagi.
O raciocinio é o contrário do que acontece com um avião. Se está raciocinando
como se o motor estivesse depois da linha do CG.
Na Zagi, o motor está antes da linha do CG. Imagine uma gagorra, motor puxando
para cima empurra a frente para baixo (picando), motor empurrando para baixo
levanta a frente (cabrando a zagi).
Agora, como o motor normalmente traciona para cima, é por isso que se aplica a
mesma técnica que é utilizada nos aviões, ou seja, "down thrust", para nivelar
o voo ou deixar ela um pouco cabrada.
Como este tópico está bem instrutivo, achei oportuno fazer este comentário.
Este é o meu entendimento.
Abs e mais uma vez parabens pelo tópico.
O ângulo que vc se refere é motor apontado pra cima (cabrando a asa) ou inverso, igual ao mencionado na imagem 2 do Ricardo?
Eu costumo usar sempre ZERO. Em todas as asas que fiz, fiz com ZERO mesmo.
Mesmo as pequenas, 80cm e a de 120cm. Mas pequenos ajustes podem melhorar performance mesmo. :-)
Abs
Xor[/quote:f07f485176]
Grande Xor,
Com o objetivo de enriquecer ainda mais este tópico, que está muito bom, vou
abrir um parentese a respeito desse assunto, já que tenho uma idéia ao contrário
do que foi dito:
O motor numa Zagi apontado para baixo, como na figura 2, está "cabrando" a Zagi,
ao contrário, motor apontado para cima está "picando" a Zagi.
O raciocinio é o contrário do que acontece com um avião. Se está raciocinando
como se o motor estivesse depois da linha do CG.
Na Zagi, o motor está antes da linha do CG. Imagine uma gagorra, motor puxando
para cima empurra a frente para baixo (picando), motor empurrando para baixo
levanta a frente (cabrando a zagi).
Agora, como o motor normalmente traciona para cima, é por isso que se aplica a
mesma técnica que é utilizada nos aviões, ou seja, "down thrust", para nivelar
o voo ou deixar ela um pouco cabrada.
Como este tópico está bem instrutivo, achei oportuno fazer este comentário.
Este é o meu entendimento.
Abs e mais uma vez parabens pelo tópico.
Tente, Invente, Faça um Aero Diferente !!!
- Tom-TW
- membro
- Mensagens: 452
- Registrado em: Qui Jan 03, 2008 10:30 am
- Localização: Salvador-BA
- Contato:
[quote:acf002c362="DEVAL"][quote:acf002c362="xor"]Granato,
O ângulo que vc se refere é motor apontado pra cima (cabrando a asa) ou inverso, igual ao mencionado na imagem 2 do Ricardo?
Eu costumo usar sempre ZERO. Em todas as asas que fiz, fiz com ZERO mesmo.
Mesmo as pequenas, 80cm e a de 120cm. Mas pequenos ajustes podem melhorar performance mesmo. :-)
Abs
Xor[/quote:acf002c362]
Grande Xor,
Com o objetivo de enriquecer ainda mais este tópico, que está muito bom, vou
abrir um parentese a respeito desse assunto, já que tenho uma idéia ao contrário
do que foi dito:
O motor numa Zagi apontado para baixo, como na figura 2, está "cabrando" a Zagi,
ao contrário, motor apontado para cima está "picando" a Zagi.
O raciocinio é o contrário do que acontece com um avião. Se está raciocinando
como se o motor estivesse depois da linha do CG.
Na Zagi, o motor está antes da linha do CG. Imagine uma gagorra, motor puxando
para cima empurra a frente para baixo (picando), motor empurrando para baixo
levanta a frente (cabrando a zagi).
Agora, como o motor normalmente traciona para cima, é por isso que se aplica a
mesma técnica que é utilizada nos aviões, ou seja, "down thrust", para nivelar
o voo ou deixar ela um pouco cabrada.
Como este tópico está bem instrutivo, achei oportuno fazer este comentário.
Este é o meu entendimento.
Abs e mais uma vez parabens pelo tópico.[/quote:acf002c362]
DEVAL,
Acho que o motor com a parte de trás apontando para cima está cabrando a asa, e obviamente o inverso é o inverso.
Na [b:acf002c362]figura 2[/b:acf002c362] (abaixo) a asa em voo com comando em neutro (no centro) estaria com tragetória ascendente.
[img:acf002c362]http://www.e-voo.com/forum/files/perfis_534.jpg[/img:acf002c362]
Abraço
O ângulo que vc se refere é motor apontado pra cima (cabrando a asa) ou inverso, igual ao mencionado na imagem 2 do Ricardo?
Eu costumo usar sempre ZERO. Em todas as asas que fiz, fiz com ZERO mesmo.
Mesmo as pequenas, 80cm e a de 120cm. Mas pequenos ajustes podem melhorar performance mesmo. :-)
Abs
Xor[/quote:acf002c362]
Grande Xor,
Com o objetivo de enriquecer ainda mais este tópico, que está muito bom, vou
abrir um parentese a respeito desse assunto, já que tenho uma idéia ao contrário
do que foi dito:
O motor numa Zagi apontado para baixo, como na figura 2, está "cabrando" a Zagi,
ao contrário, motor apontado para cima está "picando" a Zagi.
O raciocinio é o contrário do que acontece com um avião. Se está raciocinando
como se o motor estivesse depois da linha do CG.
Na Zagi, o motor está antes da linha do CG. Imagine uma gagorra, motor puxando
para cima empurra a frente para baixo (picando), motor empurrando para baixo
levanta a frente (cabrando a zagi).
Agora, como o motor normalmente traciona para cima, é por isso que se aplica a
mesma técnica que é utilizada nos aviões, ou seja, "down thrust", para nivelar
o voo ou deixar ela um pouco cabrada.
Como este tópico está bem instrutivo, achei oportuno fazer este comentário.
Este é o meu entendimento.
Abs e mais uma vez parabens pelo tópico.[/quote:acf002c362]
DEVAL,
Acho que o motor com a parte de trás apontando para cima está cabrando a asa, e obviamente o inverso é o inverso.
Na [b:acf002c362]figura 2[/b:acf002c362] (abaixo) a asa em voo com comando em neutro (no centro) estaria com tragetória ascendente.
[img:acf002c362]http://www.e-voo.com/forum/files/perfis_534.jpg[/img:acf002c362]
Abraço
Tom BRA15805
ZEPP Modelismo
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