Como ajustar um Gyro 401

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
Avatar do usuário
Korisko
membro
Mensagens: 216
Registrado em: Ter Jan 29, 2008 4:32 pm
Localização: São Paulo - S.P.
Contato:

Mensagem por Korisko »

[quote:5019cfc119="riven®"]Korisco, você tem que regular conforme as respostas do heli, montei um 450 SE V2 aqui o canal 4 ficou invertido no rádio e a chave do gyro ficou em REV.

Monta e testa a resposta aos comandos com o heli sem as pás do rotor principal, assim você terá certeza qual será a configuração para o seu caso.

Se os comandos estiverem ok mas o heli ficar girando feito um louco ao menor comando de leme, mude a posição da chave do gyro para que o mesmo possa efetuar a correção no sentido certo.[/quote:5019cfc119]
Valeu Riven, obrigado!
Luiz Roberto M. Fervença
membro
Mensagens: 274
Registrado em: Sáb Out 20, 2007 11:06 pm
Localização: Presidente Prudente-SP

Mensagem por Luiz Roberto M. Fervença »

Boa noite a todos!
Posso usar o GY 401 c/ servo E-Sky digital e rádio original no Belt??
Obrigado
Luiz
jerry8363
membro
Mensagens: 57
Registrado em: Dom Jun 08, 2008 9:30 pm
Localização: teresina

Mensagem por jerry8363 »

Meus amigos, meu gyro nao funcionou, o curso do servo de calda esta muito pequeno, e quando movimento os stick de leme ele nao se move, tenho um T REX SE V2, o que eu posso ter feito de errado, ou o que posso nao ter feito? segui exataamente os passos do tutorial...
dalua1976
membro
Mensagens: 62
Registrado em: Ter Jan 20, 2009 5:25 am
Localização: MACAÉ

Mensagem por dalua1976 »

Bom dia!! Alguém usando o 401 no Dx6i??

O meu Gyro fica piscando rápido normalmente ao inicializar, depois pisca lentamente em qualquer que seja a posição da chave gyro do rádio, isso está certo??
No manual do gyro diz que ele deve permanescer apagado enquanto estiver no modo normal(rate) e somente piscar no modo Heading hold!!!
Por favor me ajudem!!
sds, Marcelo
Avatar do usuário
Riven
membro
Mensagens: 1838
Registrado em: Qua Dez 13, 2006 4:16 pm
Localização: Porto Velho/RO

Mensagem por Riven »

[quote:4412e992f3="jerry8363"]Meus amigos, meu gyro nao funcionou, o curso do servo de calda esta muito pequeno, e quando movimento os stick de leme ele nao se move, tenho um T REX SE V2, o que eu posso ter feito de errado, ou o que posso nao ter feito? segui exataamente os passos do tutorial...[/quote:4412e992f3]

No gyro tem um trimpot denominado "limit" se não me engano (memória fraca, hehehe), ele tem a função de limitar o curso do comando de cauda, verifica se não é ele que está efetuando este comportamento.

Se seu rádio for digital, verifica se o comando do servo de cauda não está limitado pela função do mesmo (canal 4).
marcougo
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Seg Abr 28, 2008 10:01 pm
Localização: São Paulo

Eu tb estou com dúvidas sobre o gy401

Mensagem por marcougo »

Olá galerinha, blzinha?

Preciso de vossos conhecimentos...

Tenho um radio DX6i, T-rex 450 v2 funcionando com um gyro e servo marca barbante......funciona bem, mas a cauda tem q ser controlada no dedo.

Resolvi colocar um gy401 e um servo digital s9650, .....eu até consegui ajustar o curso do servo em relação ao eixo traseiro pas), com o motor desligado eu percebo q o gy40 faz trava cauda e tudo mais.......só que quando eu tento levantar voo, a cauda fica fazendo zig e zag bem rápido a coisa de uns 15 graus de um lado para outro, percebo q se eu tentar suber mesmo o heli vai cair e quebrar.

pergunto, alguém saberia informar o q posso fazer para tirar este efeito zig e zag? ( parece q a cauda sai um pouquinho e o gyro tentar ajustar, fica assim de um lado para outro), penso q preciso deixar o gyro mais manso...sei lá.

Alguém se habilita?

Agradeço desde já o apoio.

Abraços,

Marco
Avatar do usuário
Marcio Souza
membro
Mensagens: 2390
Registrado em: Sáb Jul 05, 2008 8:21 pm
Localização: Oregon - USA

Re: Eu tb estou com dúvidas sobre o gy401

Mensagem por Marcio Souza »

[quote:637aa59dd7="marcougo"]Olá galerinha, blzinha?

Preciso de vossos conhecimentos...

Tenho um radio DX6i, T-rex 450 v2 funcionando com um gyro e servo marca barbante......funciona bem, mas a cauda tem q ser controlada no dedo.

Resolvi colocar um gy401 e um servo digital s9650, .....eu até consegui ajustar o curso do servo em relação ao eixo traseiro pas), com o motor desligado eu percebo q o gy40 faz trava cauda e tudo mais.......só que quando eu tento levantar voo, a cauda fica fazendo zig e zag bem rápido a coisa de uns 15 graus de um lado para outro, percebo q se eu tentar suber mesmo o heli vai cair e quebrar.

pergunto, alguém saberia informar o q posso fazer para tirar este efeito zig e zag? ( parece q a cauda sai um pouquinho e o gyro tentar ajustar, fica assim de um lado para outro), penso q preciso deixar o gyro mais manso...sei lá.

Alguém se habilita?

Agradeço desde já o apoio.

Abraços,

Marco[/quote:637aa59dd7]

Isso chama Wag,como esta o ganho do seu giro no radio? Pode ser que o ganho no seu radio esteja muito alto.A correia esta bem apertada ou frouxa? O link que liga o servo com a cauda,esta deslizando bem? Verifica se o servo nao esta sendo forcado.Verifica tudo isso depois fala.Se melhorou ou nao

Abrcs e bons voos
marcougo
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Seg Abr 28, 2008 10:01 pm
Localização: São Paulo

verifiquei tudo.....

Mensagem por marcougo »

Oi Marcioloko,

Verifiquei todos os itens, penso q está tudo bem. A correia esta bem apertada, o link que liga o
servo com a cauda está exato.

Tenho dúvida em relação a como mexer no ganho do DX6i, vc saberia me ajudar?

Assim, estou com o heli no chão e até uma determinada rotação fica tudo na boa, assim q o heli está quase para decolar ele começa a abanar a cauda (wag), deste ponto para frente não consigo evoluir, já deixei a configuração do gyro no radio na posição 0= 30% e posição 1 = 70%, ja deixei as duas com 70% ou 30%, já deixei 70% e 30%, coloquei outros valores intermediarios, já prendi o gyro com uma fita extra, pensando q o gyro estivesse saindo da posição.....eu estava usando um gyro q vem no blade 400 (E-flight G110), tava funcionando bem, só foi trocar o gyro q os problemas apareceram.
Avatar do usuário
Marcio Souza
membro
Mensagens: 2390
Registrado em: Sáb Jul 05, 2008 8:21 pm
Localização: Oregon - USA

Re: verifiquei tudo.....

Mensagem por Marcio Souza »

[quote:32f6d4a3f2="marcougo"]Oi Marcioloko,

Verifiquei todos os itens, penso q está tudo bem. A correia esta bem apertada, o link que liga o
servo com a cauda está exato.

Tenho dúvida em relação a como mexer no ganho do DX6i, vc saberia me ajudar?

Assim, estou com o heli no chão e até uma determinada rotação fica tudo na boa, assim q o heli está quase para decolar ele começa a abanar a cauda (wag), deste ponto para frente não consigo evoluir, já deixei a configuração do gyro no radio na posição 0= 30% e posição 1 = 70%, ja deixei as duas com 70% ou 30%, já deixei 70% e 30%, coloquei outros valores intermediarios, já prendi o gyro com uma fita extra, pensando q o gyro estivesse saindo da posição.....eu estava usando um gyro q vem no blade 400 (E-flight G110), tava funcionando bem, só foi trocar o gyro q os problemas apareceram.[/quote:32f6d4a3f2]


A correia nao pode estar muito apertada,voce peca uma chave philipse presiona uma contra a outra,voce tem que fazer uma forca nao muito grande,mas nao pode enconstar uma na outra.O gyro voce configurou o delay dele em 0? O limite voce configura da todo o stick da cauda para direita e segura,ai voce ajuste ele ate quase enconstar no pitch slider na cauda.O ganho voce pode fazer o seguinte,vai diminuindo gradativamente,voce disse que esta usando 70,vai diminuindo -1 ate parar o wag na cauda,use um X de treino,voce decola, ve se tem wag ainda,se continua,diminui o ganho no radio.Faz esse procedimento de dimunuir o ganho ate parar o wag.Tenta fazer isso.Depois posta o resultado.


Abrcs e bons voos.
marcougo
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Seg Abr 28, 2008 10:01 pm
Localização: São Paulo

estou chegando lá....eheheh

Mensagem por marcougo »

Oi Marcioloko,

Seguinte revisei tudo novamente e descobri que o fio do ganho estava no negativo em vez de estar conectado ao sinal ( e olha que eu já tinha verificado isso, acho q to ficando cego...eheh). Agora tá funcionando, mas ainda preciso fazer os ajustes finos de posicionamento central das pás traseiras......com paciencia eu consigo.

Obrigado pela ajuda, pois me ajudou a chegar todos os items.

Abraços e bons voos.

Marco Ugolini
Responder