Mini-torno mecânico construído em casa - Atualização 01

Lanchas, aerobarcos, ekranoplanos, veleiros, trens, modelos estáticos e outras formas de modelismo que, mesmo não voando, nos fazem sonhar alto.
Avatar do usuário
ivangouveia
membro
Mensagens: 121
Registrado em: Ter Dez 23, 2008 11:53 pm
Localização: Itapeva - SP - Brasil
Contato:

Mensagem por ivangouveia »

Balan,
O mini-torno faz mesmo muita falta para nós que, às vezes, precisamos de uma determinada peça e não a encontramos para comprar, pelo menos não no tamanho que precisamos. Nessas horas um torno faz a diferença. O problema é que ele costuma ser importado e caro. Para que não usa muito, o preço desencoraja.
À medida que eu for terminado o material, documentação, vou disponibilizando para as pessoas que quiserem ousar construir essas coisas. Os desenhos serão bem explicativos, como este da furadeira da foto. Estou preparando um artigo com todas as descrições de cada peça.

[img:0ef66c8804]http://www.oficinaaberta.com.br/minitorno/large/furadeira006.gif[/img:0ef66c8804]

Claudiofernandes,
Esse mini-torno de que você falou é muito tentador, já estive vendo na internet, mas a mairia deles tem barramento de apenas 250mm, o que é pouco para mim. Fiz com 500mm. Além do mais, eu preciso completar um estudo de automação e porei comandos por computador. Se foi pensar bem, um mini-torno industrializado está cerca de 3000,00, o que não é muito diferente do preço de um notebook. Mas no meu caso teria de ficar fazendo modificações para a automação.
ss
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Seg Dez 15, 2008 11:45 pm

Mensagem por ss »

Ola a todos

Interessados pelo tópico, ai vai uma idéia de barramento (suspensao de moto) de um torno que fiz, e que trabalha atualmente, e muitol bem por sinal. Caso queiram detalhes é só pedir.

abraçao a todos

Sérgio Sgarbi

Ahhhh, tem video dele no youtube, procure por retifica de castanhas
Anexos
vista geral
vista geral
DSC01403.JPG (37.1 KiB) Exibido 57739 vezes
DSC01384.JPG
DSC01384.JPG (34.3 KiB) Exibido 57739 vezes
DSC01414.JPG
DSC01414.JPG (33.75 KiB) Exibido 57739 vezes
DSC01415.JPG
DSC01415.JPG (35.04 KiB) Exibido 57739 vezes
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Viva o Brasileiro !!! suspensão de moto nunca tinha me passado pela cabeça, mas é simplesmente GENIAL !!!!! Ainda mais se pegar um garfinho de uma Tènerè... aquele monstrengo de 2m de altura... hahaahahah....
marcus_vinicius
membro
Mensagens: 882
Registrado em: Ter Set 05, 2006 2:01 pm
Localização: Sorocaba , SP

Mensagem por marcus_vinicius »

ôpa, desculpe a ignorância... parece que tem uma dremel presa alí, é isso mesmo??
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Qual o curso que você obtém com o garfo da moto ?
ss
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Seg Dez 15, 2008 11:45 pm

Mensagem por ss »

Claudio,

Esta é uma suspensao de XL250, e me dá +- 800 mm de curso, em virtude do corte feito nas canelas, original nao chega nem perto disso.

Marcus,

Sim é uma dremel, estava retificando as castanhas internamente, pra reduzir o batimento, no youtube tem video, me chamaram de loko pelo serviço, imagina a placa a +- 1800 rpm e a dremel dentro girando em sentido contrário à placa, mas que remédio? e que outra forma de ficar melhor senao dinamicamente?

Abç

Sérgio
ss
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Seg Dez 15, 2008 11:45 pm

Mensagem por ss »

Por este dias ele ganhara um cambio de chevete, ja preparado pra ser instalado entre a arvore e o motor, com direito a reversao mecanica (ré), e tambem motores de passo nos eixos + encoder na arvore para que seja possivel fazer roscas.
Ficando pronto posto as fotos

abçs

Sérgio
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

[quote:7bb17d740c="sergio_sgarbi"]Por este dias ele ganhara um cambio de chevete, ja preparado pra ser instalado entre a arvore e o motor, com direito a reversao mecanica (ré), e tambem motores de passo nos eixos + encoder na arvore para que seja possivel fazer roscas.
Ficando pronto posto as fotos

abçs

Sérgio[/quote:7bb17d740c]

Genial de novo !!! :D :D :D :D :D
Avatar do usuário
ivangouveia
membro
Mensagens: 121
Registrado em: Ter Dez 23, 2008 11:53 pm
Localização: Itapeva - SP - Brasil
Contato:

Mensagem por ivangouveia »

Olá a todos,
Também achei genial a idéia do uso da suspensão de moto. A minha única dúvida é com relação ao posicionamento dos centradores da peça a ser trabalhada, uma vez que a luneta, dependendo do trabalho, precisa ser coloca entre a placa e o carro.
ss
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Seg Dez 15, 2008 11:45 pm

Mensagem por ss »

Ivan, boas


Nas pontas das bengalas, usei as proprias mesas da suspensao (inferior e superior) o que me proporcionou alinhamento perfeito e na luneta que ainda nao esta totalmente operacional, usarei uma outra mesa superior bipartida nos furos da bengala, permitindo assim posiciona-la sobre as bengalas do barramento em qualquer ponto, tanto antes quanto depois do carro, uma vez que ela será totalmente movel, assim que tiver em condiçoes de fazer uma foto eu posto aqui.
Nao tenho tido tempo para trabalhar no torno, muito trabalho na empresa e afazeres caseiros aos milhoes, e tambem estou reformando um galpaozinho na roça, isso sem contar que sempre a DAC requisita o serviçal que vos fala, ai já viu né... Mas independente de tudo isso pode perguntar o que quizer, estou sempre pronto a ajudar, como fizeram comigo no inicio.
E pode ficar tranquilo que na medida que for avançando posto tudo aqui, certo.

abçs

Sérgio Sgarbi
Responder