Motor Sobrealimentado (turbo/blower)

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
apzeiro
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Qua Jan 14, 2009 11:15 am
Localização: Maringá/Paranavaí - PR

Motor Sobrealimentado (turbo/blower)

Mensagem por apzeiro »

Galera, tudo bem?

Além de aeromodelista, sou fanático por preparaçao de motores (de carro).
Já montei diversoso motores e atualmente tenho dois carros: um turbo e outro é aspirado + nitro. Mas isso não vem ao caso, é só pra ilustar meu gosto para fuçar em motores.

Tava pesquisando alguma forma de sobrealimentar um motor glow para aeromodelo.
Já tem kit de supercharger (compressor rotativo) para automodelos. Ele possui uma correia que é ligada ao eixo do motor para "tocar" o comprssor.
O compressor por usa vez suga o ar atmosférico e "soca" pra dentro do carburador.

Nos automodelos dizem conseguir aumentar em até 30% a potência. Na vida real (motores de carro 4 tempos) consegue-se passar dos 100% fácil.
Mas se eu conseguisse uns 20% a 30% a mais no aero já tava show de bola :D

O mesmo fabricante desses kits também vende um sistema de óxido nitroso (nitro) pra automodelo. Essa parte ainda não me interessou (pois é bem mais fácil de fazer).

Fiquei muito interessado mesmo no sistema de supercharger para aqueles modelos.

Alguém já viu, ouviu falar ou pensou em fazer o mesmo nos aeros?

Sei que aqui tem muita gente inteligente e que mete a mão na massa literalmente. Por isso se alguém tiver alguma idéia to pensando em começar algum projetinho do tipo.
O duro que usinar peças desse tamanho é bem complicado.
Se tiverem idéias, postem aqui.

Se não conseguir vou acabar comprando um compressor desses de automodelo e adaptar para um motor glow maior.

O fabricante desse kit é a RB Innovations: [url]http://www.rbinnovations.com[/url]

Exemplo de um motor com compressor rotativo:
[img:b769a78103]http://www.rbinnovations.com/v/vspfiles/photos/RBK10547-2.jpg[/img:b769a78103]

Mais uma foto em close:
[img:b769a78103]http://www.rbinnovations.com/v/vspfiles/photos/RBK10566-2.jpg[/img:b769a78103]

Não curto mto automodelo (só os de arrancada), mas segue abaixo alguns links com autos com motor preparado só pra ter idéia da "façanha":
[url]http://br.youtube.com/watch?v=M8iarUYloGo[/url]

Esse aqui tá fera:
[url]http://br.youtube.com/watch?v=CyUA1NH2jXI[/url]
Abraço a todos
Marcos
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Essa é novidade pra mim... Blower em motor glow ???? heheehh...
Voltei aos tempos do filme MadMax.....
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2044
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

eu acho que isso só vai estragar o motor

em um motor 2t as janelas de admissao e exaustao estao abertas ao mesmo tempo, e com o excesso de pressao na entrada do carburador, o que voce vai acabar fazendo é deixando a mistura muito rica, e queimar o motor

pq queimar o motor?

simples, lembre-se que o que lubrifica o motor é o oleo misturado no combustivel. entao, se voce queima uma mistura com mais ar , o oleo vai acabar queimando todo e nao vai sobrar nada pra lubrificar o motor, entendeu ?
Avatar do usuário
rasec_jj
membro
Mensagens: 2555
Registrado em: Qui Jan 12, 2006 8:06 pm
Localização: Belém, Pa
Contato:

Mensagem por rasec_jj »

Acho que para motores 4t de boa qualidade, com bons rolamentos, preparação nas válvulas, trocando as molas da vávulas, talvez fique mais viável, visto que são motores que trabalham com mistura mais rica e mais lubrificado.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Faz muuuuuuito tempo saiu em uma revista um turbo compressor para motores de aeromodelo...

Mostrei para o Célio da Mobral e ele olhou e disse uma coisa que era verdadeira.
Vai ganhar quanto? 30% em um motor 60? Coloca um 90 que o ganho é muito maior o peso é menor o gasto menor e vai ficar melhor.

Ou seja.. não vale o crime.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:aee1ab5cda="claudiorfernandes"]Essa é novidade pra mim... Blower em motor glow ???? heheehh...
Voltei aos tempos do filme MadMax.....[/quote:aee1ab5cda]

É pato ou sapo?

:P
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
apzeiro
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Qua Jan 14, 2009 11:15 am
Localização: Maringá/Paranavaí - PR

Mensagem por apzeiro »

[quote:fd8c9ddcbe="-=|Novelli|=-"]eu acho que isso só vai estragar o motor

em um motor 2t as janelas de admissao e exaustao estao abertas ao mesmo tempo, e com o excesso de pressao na entrada do carburador, o que voce vai acabar fazendo é deixando a mistura muito rica, e queimar o motor

pq queimar o motor?

simples, lembre-se que o que lubrifica o motor é o oleo misturado no combustivel. entao, se voce queima uma mistura com mais ar , o oleo vai acabar queimando todo e nao vai sobrar nada pra lubrificar o motor, entendeu ?[/quote:fd8c9ddcbe]

Essa lógica não procede, pois para ter ganho de potência real você precisa manter a estequiometria. Se "queimar" o motor é porque estava pobre e se estava pobre, não veio potência extra. E esse é um dos segredos do ganho de potência dos motores sobrealimentados, manter a estequiometria constante em todas as rotações.

Pra fazer isso teria que usar uma válvula para aumetar também a pressão da linha do combustível ou usar até um bomba elétrica (usada em modelos de competição).
Pelo que me informei nesses kits pra auto já vêm com essa valvulinha, que é tipo um by-pass.

Mesmo se isso estragar o motor não vejo impedimento algum. se fizer funcionar, o acerto da msitura eu dou um jeito depois.
Como seria algo relativamente novo, com certeza haveriam erros e com isso um aprendizado.

Marco Antônio,
a lógica do turbo funiona para todo motor.
O motor turbo [b:fd8c9ddcbe]sempre[/b:fd8c9ddcbe] será mais eficiente. O aumento proporcional da cilindrada é abusdamente maior. Conforme surge a necessidade de maior cilindrada tem que ser aumentado o número de pistões pois só no tamanho deixa o sistema lento (com momento muito grande) o que diminuiria mais ainda a eficiência.
Por isso F1 chegou usar 12 cilindros pra somente 3 litros.

Por falar em F1, só pra efeito de comparação. Que não lembra daquela Lotus amarela que o Ayrton pilotava. Na quela época era permitido turbo na F1.
Aquilo tinha 1500hp e o motor tinha apenas 1,5L
Nos útimos anos chegaram a usar motor V12 de 3L e não gerava nem 900hp. Isso com toda tecnologia recente.

Nesses kits pra auto, só com a troca da polia (que vendem separado) a potência passa dos 50%. E como já disse, por experiência própria, é muito fácil fazer um motor dobrar sua potencia e torque com um turbo.

Acretido que nesses pequenos motores a lógica não deve fugir.

Inclusive a tecnologia dos turbos foi desenvolvida para aviação.
Se colocando um motor maior resolvesse, por que não o fizeram?
Por que em caminhões não colocam um motor maior ao invés de uma turbina?

A resposta é justamente porque um motor sobrealimentado sempre será mais eficiente do que qualquer motor aspirado.
E para dobrar a potencia você precisa, em média, aumentar em 140% o tamanho do cilindro (isso se o motor de origem tivesse 100% de eficiência volumétrica).
Dos motores existentes hoje no mundo, somente o da BMW M3 e M5 conseguem 98%. O resto não chega nem a 80%. Então pra dobrar a potência você teria que quase que triplicar a cilindrada.
Exemplo: um carro 1.0 (1 litro) tem em torno de 76hp
Um astra 2.0 flex (o motor 2.0 nacional mais forte) tem 128hp
Omega 3.0: 165hp
Novo Omega (motor moderníssimo) 3.6 V6: 258hp
2 x 76 = 152 e não os 128 do astra.
3 x76 = 228 muito mais do que os 165

Percebe que nem sempre cilindrada é sinal de potência?
Nem sempre mais, é melhor.

Bom não quero criar polêmica sobre isso. Só queria saber mesmo se alguém já tinha visto de perto e se teve a idéia de fazer isso.
Alguém com conhecimento de torno teria idéia de como poderia montar um compressorzinho tão pequeno? Será que tem como fazer um rotor tão pequeno num torno comum?
Acho que vou acabar mesmo comprando um pra ver como é feito e sobrealimentar meu motorzinho :D

Aos construtores de escala, seria interessante montar um motor sobrealimentado igual acontece em diversas aeronaves.

Se alguém tiver alguma idéia tamo aí pra dar a cara a tapa.

Vlw gente.
Marcos
Abraço a todos
Marcos
onovatto
membro
Mensagens: 547
Registrado em: Sáb Jan 03, 2009 6:01 pm
Localização: São Paulo, Barueri

Mensagem por onovatto »

Ola Apzeiro.


Superalimentar um Glow eu nunca fiz, mas um motor de moto cerra já.
Tentei primeiramente com um Blower bem parecido com esse em questão, so que maior, francamente não vi diferença nenhuma, apenas o motor ficou com desenho aparentemente mais agressivo.
Na segunda tentativa, coloquei uma turbina automotiva em um motor Honda de 65 cc, ai sim deu uma diferença pra lá de perceptível!!!
Só tem um probleminha;..........!!!!!!
Qualquer bobiada no giro, não sobra nada.
A sua informação sobre alimentação de motores esta correta em todos os pontos, porem estamos falando de um motor dois tempos e não quatro.
Sem querer estragar o tópico, apenas como ilustração, vou escrever um relato
Que eu me lembre, apenas um motor dois tempos ate hoje funcionou relativamente bem sendo superalimentado.
Era o motor Detroit dois tempos a diesel de seis cilindros que vinha nos caminhões chevrollet da década de 60 – 70.
Quem tem mais idade, vai lembrar do barulho que aquilo fazia !!!!!!!
O motor era forte, mas não durava muito, principalmente se o giro ultrapassasse o seu limite, chegava a sair pedaço de pistão e camisa pelo escape.
Já que você gosta de motores, na década de 80 eu ia nos ferro velhos procurar esses motores Detroit, para retirar o blower e adaptar nos motores V8 dos Dodge e Maveric.
Naquela época, não existia essa historia de comprar um kit turbo e mandar instalar!!!!!!!
Tudo era feito na UNHA, vejo hoje em dia essa gurizada que se acha o Maximo com esses carrinhos estilo ( carroça ) que colocam uma turbina e acham que sabem tudo e que o carro dele e um BOLIDO de 200, 300, 400 CV.
Quero ver um guri desses tocar um V8 das antigas com pistão forjado de 4.2 polegadas, comando com avanço de 312 graus feito na mão, tuxo hidráulico modificado para mecânico, blower empurrando 8Kg, mais duas rocherter mecânica de quatro bocas, sem falar que o motorzinho chega a 1800Cv no dinamômetro.
Na minha época, fugi muito da policia com um Bólido desses, era colocar as rodas no asfalto que sempre tinha um guarda que tentava prender o carro..rsrsrsrs
Me lembro que o melhor carro que a policia tinha, era a Brasilia, a moto mais parruda era a CG.!!!!!!!!
Isso faz um SOM maravilhoso, da vontade de colocar um motor desses na sala de casa e ficar acelerando.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Bom.. como eu já disse..

Já fizeram um turbo pra aero e eu tinha a revista até pouco tempo.. estava lá tudo detalhado com medidas e esquemas para usinar.
Testes no motor feito, voo realizado, muito bonito de se ver mas...

...Fiz o conselho do Célio, comprei um supertigre G90 que tem 100g a mais que ¨ST61 e deu muuuuuuuuuuuuuuuito certo.

Aos moços só pra lembrar...

Um aeromodelo não voa com o motor em maxima rotação(nem mesmo em rotação de eficiencia maxima) como faria um avião .. ele varia a rotação o teeeeeempo todo e babau turbo pois a acoisa só funciona com um regime de rotação alto.

O G90 me dava mais potencia o tempo todo.

NA epoca da guerra fria a gente dizia.


O Kremelin não compensa
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2044
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

[quote:ff03cb123f="apzeiro"][quote:ff03cb123f="-=|Novelli|=-"]eu acho que isso só vai estragar o motor

em um motor 2t as janelas de admissao e exaustao estao abertas ao mesmo tempo, e com o excesso de pressao na entrada do carburador, o que voce vai acabar fazendo é deixando a mistura muito rica, e queimar o motor

pq queimar o motor?

simples, lembre-se que o que lubrifica o motor é o oleo misturado no combustivel. entao, se voce queima uma mistura com mais ar , o oleo vai acabar queimando todo e nao vai sobrar nada pra lubrificar o motor, entendeu ?[/quote:ff03cb123f]

Essa lógica não procede, pois para ter ganho de potência real você precisa manter a estequiometria. Se "queimar" o motor é porque estava pobre e se estava pobre, não veio potência extra. E esse é um dos segredos do ganho de potência dos motores sobrealimentados, manter a estequiometria constante em todas as rotações.

Pra fazer isso teria que usar uma válvula para aumetar também a pressão da linha do combustível ou usar até um bomba elétrica (usada em modelos de competição).
Pelo que me informei nesses kits pra auto já vêm com essa valvulinha, que é tipo um by-pass.

Mesmo se isso estragar o motor não vejo impedimento algum. se fizer funcionar, o acerto da msitura eu dou um jeito depois.
Como seria algo relativamente novo, com certeza haveriam erros e com isso um aprendizado.

Marco Antônio,
a lógica do turbo funiona para todo motor.
O motor turbo [b:ff03cb123f]sempre[/b:ff03cb123f] será mais eficiente. O aumento proporcional da cilindrada é abusdamente maior. Conforme surge a necessidade de maior cilindrada tem que ser aumentado o número de pistões pois só no tamanho deixa o sistema lento (com momento muito grande) o que diminuiria mais ainda a eficiência.
Por isso F1 chegou usar 12 cilindros pra somente 3 litros.

Por falar em F1, só pra efeito de comparação. Que não lembra daquela Lotus amarela que o Ayrton pilotava. Na quela época era permitido turbo na F1.
Aquilo tinha 1500hp e o motor tinha apenas 1,5L
Nos útimos anos chegaram a usar motor V12 de 3L e não gerava nem 900hp. Isso com toda tecnologia recente.

Nesses kits pra auto, só com a troca da polia (que vendem separado) a potência passa dos 50%. E como já disse, por experiência própria, é muito fácil fazer um motor dobrar sua potencia e torque com um turbo.

Acretido que nesses pequenos motores a lógica não deve fugir.

Inclusive a tecnologia dos turbos foi desenvolvida para aviação.
Se colocando um motor maior resolvesse, por que não o fizeram?
Por que em caminhões não colocam um motor maior ao invés de uma turbina?

A resposta é justamente porque um motor sobrealimentado sempre será mais eficiente do que qualquer motor aspirado.
E para dobrar a potencia você precisa, em média, aumentar em 140% o tamanho do cilindro (isso se o motor de origem tivesse 100% de eficiência volumétrica).
Dos motores existentes hoje no mundo, somente o da BMW M3 e M5 conseguem 98%. O resto não chega nem a 80%. Então pra dobrar a potência você teria que quase que triplicar a cilindrada.
Exemplo: um carro 1.0 (1 litro) tem em torno de 76hp
Um astra 2.0 flex (o motor 2.0 nacional mais forte) tem 128hp
Omega 3.0: 165hp
Novo Omega (motor moderníssimo) 3.6 V6: 258hp
2 x 76 = 152 e não os 128 do astra.
3 x76 = 228 muito mais do que os 165

Percebe que nem sempre cilindrada é sinal de potência?
Nem sempre mais, é melhor.

Bom não quero criar polêmica sobre isso. Só queria saber mesmo se alguém já tinha visto de perto e se teve a idéia de fazer isso.
Alguém com conhecimento de torno teria idéia de como poderia montar um compressorzinho tão pequeno? Será que tem como fazer um rotor tão pequeno num torno comum?
Acho que vou acabar mesmo comprando um pra ver como é feito e sobrealimentar meu motorzinho :D

Aos construtores de escala, seria interessante montar um motor sobrealimentado igual acontece em diversas aeronaves.

Se alguém tiver alguma idéia tamo aí pra dar a cara a tapa.

Vlw gente.
Marcos[/quote:ff03cb123f]


Cara, eu nao manjo muito de motores, mas num raciocínio bem simples, vou tentar descrever o que eu vejo como o maior problema de um pressurizador pra motor 2t.

veja a imagem abaixo e deixe eu perguntar/comentar o seguinte:

- O ar pressurizado entra na camara de combustao
- Neste ponto do curso do pistao as duas janelas estao abertas.
- Quando o pistao está se deslocando para o PMC, a janela de admissao se fecha antes da janela de escape.
- Sendo assim, toda a pressao que voce colocar na camara, vai vazar pelo escape!!
- Quando o pistao fechar a janela de escape, ja próximo ao PMC, a pressao já terá se equalizado com a pressao externa da camara. e apartir do fechamento da camara de escape, a mistura sofrerá a compressao literalmente dita. e no PMC a vela glow irá explodir a mistrua.

Com certeza num motor 4t isso nao acontece justamente pelo fato de que o tempo de admissao é separado do tempo de escape.

concorda?
como resolver isto num 2t ?

nao quero aqui causar nenhum tipo de polemica tambem.
só quero aprender mais deste assunto, pois tambem me interesso muito!

abracao!!!
Anexos
2tempos.GIF
2tempos.GIF (21.71 KiB) Exibido 31884 vezes
Religion, ideology, resources, land, spite, love or "just because"... No matter how pathetic the reason, it's enough to start a war.
Responder