Cuidados e conservação de baterias

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Esta não foi nem o pior caso. Já tive aumentos de zero para 1300mAh...!!!
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Rodrigo C
membro
Mensagens: 1806
Registrado em: Seg Jan 07, 2008 9:21 am
Localização: RS - Nova Prata 95320-000

Mensagem por Rodrigo C »

[quote:00cc40077b="alexcmag"]Esta não foi nem o pior caso. Já tive aumentos de zero para 1300mAh...!!![/quote:00cc40077b]

:shock: :shock:

Vou ciclar minha lipo umas 2 vezes só por curiosidade agora :roll:
RC
Avatar do usuário
allanmarcos
membro
Mensagens: 455
Registrado em: Qui Jun 29, 2006 5:15 pm
Localização: Foz do Iguaçu - PR

Mensagem por allanmarcos »

É um ótimo artigo Alex, inclusive eu tenho a revista.
Este tópico podia ser fixo, não?

Gostaria de tirar uma dúvida, mais ou menos quantos por cento da capacidade da bateria é descarregada até atingir 3v por célula?

Pergunto isso pois comprei uma Align 3s 1900mAh 18C, que amaciei e, como não tive tempo de usá-la, faço ciclos lentos periodicamente.

Mas infelizmente o máximo que consegui descarregar foi 1630mA descarregando a 200mAh (!). Fiquei chateado pois nem usei a bateria ainda e parece que já perdeu capacidade (ou nunca teve 1900mAh).

obs.: meu carregador é o Bantam BC6 e eu sempre carrego com a função "storage" antes de guardar a bateria.

Obrigado
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Obrigado, vou fixar.

Quanto a sua bateria...

Até 3V por célula você descarrega 100% da LiPo, portanto deve dar bem próximo do valor nominal, já que o valor nominal normalmente é obtido em baixa corrente (1C ou menos na maioria dos casos).

Se sua bateria já está assim, tente ciclá-la umas 3 ou 4 vezes anotando os valores, dependendo da bateria dá para conseguir um bom ganho de capacidade assim (vide gráficos mais acima).

Continuando na história dos 3V. Na verdade antes disto a bateria já não é lá muito útil.

O gráfico abaixo foi feito com o Bantam 902 e o software que o acompanha, descarregando uma LiPo, que na época já era bem usada.

Repare que cerca de 1 minutos antes de atingir os 9V a tensão entra em um "joelho" e cai rapidamente. Neste ponto é perigoso voar, pois a tensão cai rapidamente e pode-se acabar não conseguindo trazer o modelo de volta. O ideal é perceber quando o modelo já não está rendendo tanto (o início do joelho) e trazê-lo de volta. É muito mais saudável para o modelo e para a bateria.

Repare também que a tensão do pack aumenta uns 12°C do início do vôo (a 25°C) até o final (a 37°C). Isto foi em uma condição controlada, em local fresco, agora imagine o que acontece com o modelo no sol e a bateria enfurnada dentro de um bloco de isopor... O aumento de temperatura é ainda mais pronunciado, podendo passar de 50°C facilmente, temperaturas não muito saudáveis para as Lipo.

Este é o motivo de termos que deixar a bateria sempre ventilada.

Outra informação. Neste gráfico não mostra, mas tirei outros conjuntos de dados no programa com as mesmas medidas em cada célula individualmente. Por ser fechada dentro do pack, a célula do meio aumenta de temperatura mais rapidamente que as demais, deteriorando mais rápido. Este é o motivo de precisarmos balancear os packs e de termos que tomar ainda mais cuidado com temperatura.

Tem gente que afirma que nunca precisou balancear o pack. Acredito plenamente, provavelmente estas pessoas compraram LiPo de alta qualidade e sempre trabalharam com folga, de forma que não aquecesse. À mesma temperatura, a deterioração de todas as células ocorrerá ao mesmo tempo, e portanto a perda de capacidade também, mantendo-se balanceadas.
Anexos
902_sw.gif
902_sw.gif (27.63 KiB) Exibido 46888 vezes
Avatar do usuário
allanmarcos
membro
Mensagens: 455
Registrado em: Qui Jun 29, 2006 5:15 pm
Localização: Foz do Iguaçu - PR

Mensagem por allanmarcos »

Alex,

enfim o resultado dos ciclos!

1ª carga: 1742mA
1ª descarga: 1559mA

2ª carga: 1750mA
2ª descarga: 1547mA

3ª carga: 1734mA + x (piscou a luz no início)
3ª descarga: 1576mA

No primeiro e segundo ciclo foi a 0,5A
No terceiro, em 0,4A

Acho estranho também que a tensão final de cada célula ficou: 3,51V; 2,74V; e 2,73; E sempre as cargas eram balanceadas durante o carregamento.
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

Após descarregadas minhas Li-Po sempre apresentaram as células em tensões diferentes.

Exemplo: EVOLite 2S 800mAh - carregada: 4,19V 4,19V ; após descarga: 3,34V 3,00V
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Se não mudou muito de um ciclo para outro é porque a capacidade é esta mesmo, não tem o que fazer.

Tensão diferente ao final da carga é normal, cada célula tem uma capacidade diferente, acaba acontecendo isto. Mas não pode ser muito pronunciado.

Se quiser verificar a capacidade individual, carregue o pack e descarregue célula por célula.
Avatar do usuário
marco tulio LM
membro
Mensagens: 412
Registrado em: Qua Set 10, 2008 11:08 am
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por marco tulio LM »

Alexcmag, parabens pelo topico!!!
Gostaria de saber onde vc comprou seu carregador e quais marcas sao boas p ccarregador e para baterrias.
E esse carregador eh um bom carregador? https://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=7523&Product_Name=Turnigy_Accucel-8_150W_7A_Balancer/Charger
Malz por tantas perguntas..
Abs,
Marco
Avatar do usuário
Lucas
membro
Mensagens: 883
Registrado em: Qui Abr 01, 2004 5:42 pm
Contato:

Mensagem por Lucas »

Estou com dúvida quanto ao balanceador, comprei um Bantam PB6, e vi que temos que comprar as Balancing Board, eu tenho baterias de diversas marcas, entretanto percebi qeu algumas tem o mesmo tipo de conector, como as Zippy e as E-flite por exemplo.

Existe algum tipo de padrão de conectores para as baterias ???

Outra dúvida é quanto a operação do PB6, comprei o balancing board para polyquest e coloquei um pack 2S para balancer "stand alone", ele acendeu dois leds vermelhos, indicando que há duas células, deu um bip e depois ficou piscando um led vermelho e o led verde de erro... é assim mesmo esse processo ?

Depois de um tempo os dois leds se apagaram..

Valeu pela ajuda pessoal !
ANHobby
Equipe E-voo.com
Mensagens: 949
Registrado em: Seg Nov 26, 2007 3:08 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por ANHobby »

entao Alex, vou explicar o que aconteceu comigo. Dei mo;e mesmo ! Deixei minha caixa de campo dentro do porta malas do meu palio, e no final do dia percebi um pequeno inchaco em uma das lipos da E_SKY 1800 mAh de 20c, inchaco pequeno mesmo em cima de 1 das celulas. Ao conferir num teste seu balanceamento e sua quantidade de carga, percebi que o equipamento dava erro dizendo desbalanceamento de carga e a quantidade de carga ali existente era de 72%, mas me deixando acesso ao processo de desbalanceamento. Ao iniciar o balanceamento percebi que duas celulas estavam com 4,15 e 1 estava abaixo de 4,0 se nao me engano com 3,90. Mesmo assim continuei o processo de balanceamento e fui monitorando ate seu final que foi cerca de 4,0 para todas as celulas as que estavam com 4,15 cairam . Coloquei entao no mesmo teste de balanceamento e carga , O E-Station Tho-Meter da Bantam e vi que estavam lendo agora a carga disponivel nela que era de 39% de carga, coloquei entao no carregador e balanceador Turnigy Accuccel-6 e iniciei o processo de carga com balanceamento a 0,8a. Bem ao final notei que novamente o Tho-Meter dava erro de balanceamento e novamente acusando os 72% de carga mesmo ao final da carga ter sido feito com sucesso. Novamente fiz o balanceamento com o Tho-Meter e apos isso vi a carga que estavam e a mesma estava com 72% de carga.
Continuei a ballancear com o Tho Meter , ate as 2 celulas que estavam com 4,20 agora, ir caindo ate se igualar a que estava com 3,92.
Sendo assim eu pergunto sera que vou conseguir restaurar esta bateria para que volte a ser balanceada as 3 celulas por igual como antes de pegar o calor do porta malas ? Detalhe , existim la outras baterias tambem 2 de 3000 mAh, 1 de 2200 mah, 2 de 800mah, 1 de 1250mah , 1 de NICD, e varias de NiMh, mas somente esta de 1800 deu uma leve estufada e aconteceu isso com umas das celulas.
Alguem pode me dar uma ideia se conseguirei ou nao recuperar esta bateria ? Caso a resposta seja negativa, poderei usar ela normalmente ou seria lixo mesmo ?
Obrigado a todos pela ajuda .

Andre Luiz
Responder