Motor Sobrealimentado (turbo/blower)

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Marcio H
membro
Mensagens: 1638
Registrado em: Qui Fev 01, 2007 6:47 pm
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Marcio H »

o avião dos "600km/h fácil" do vídeo passa na melhor das passadas (em 1:20 aprox) em 325km/h (erro de +/- 5km/h , dopler waveoscope). é um belo modelo mas pra 400 falta muito , o que dirá 600...
nem pesquisei muito , entrei em 3 sites depois de uma pesquisa no google , mas não achei nenhuma referência a mais de 24 mil rpm neste motor. 24mil rpm e uma helice 8x8 daria 300km/h de pitch speed. no ar como fica mais leve pro motor , daria pra chutar 330... interessante como bate certinho com o video... mas ainda falta muiiiitoo pra 600...
Avatar do usuário
Marcio H
membro
Mensagens: 1638
Registrado em: Qui Fev 01, 2007 6:47 pm
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Marcio H »

Marcos, você sabe a relação que existe entre arrasto , potência e velocidade?
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

A Equação do arrasto permite determinar a força a que é sujeito um objecto ao atravessar um certo fluido. Esta equação, atribuída a Lord Rayleigh, tem a seguinte expressão:


[img:e7b2a78571]http://images.orkut.com/orkut/albums3/ATcAAADqr59lZpfHpsy5JG6lJDBx0cV_UL7FmUkuvvSdhFacwRnQfESc3EcwR_9Gs8aSa5Yz5xqUlgUOJVbtCH9wzhV-AJtU9VAPL41AhAGXKigiqb_uFDFHbcoCGA.jpg[/img:e7b2a78571]



onde

Fd é a força do arrasto.
Cx é o coeficiente de arrasto (uma unidade sem dimensões determinada experimentalmente)
ρ é a Massa volúmica do fluido (Na atmosfera terrestre, e de acordo com a equação barométrica tem o valor de 1,293 kg/m3 a 0°C e 1 atmosfera),
v é a velocidade do objecto em relação ao fluido,
A é a área de referência


De notar o factor v² que denota a dependência do arrasto em relação ao quadrado da velocidade, levando a que, quando a velocidade duplica não só o impacto do fluido se dá a uma velocidade dupla como a massa do impacto por unidade de tempo também duplica, o que leva a que a mudança do momento por segundo seja multiplicada por quatro



http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol7/Num2/v13a07.pdf

http://pt.wikipedia.org/wiki/Equa%C3%A7%C3%A3o_do_arrasto
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

fazendo lá uma continha simples deduzimos que a 141km/h um modelo tem um arrasto aerodinâmico duas vezes maior do que se estivesse a 100km/h . A coisa cresce exponencialmente: a 200km/h a força de arrasto é quatro vezes maior que a 100km/h, e a 300km/h é nove vezes maior que a 100km/h.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marcio H
membro
Mensagens: 1638
Registrado em: Qui Fev 01, 2007 6:47 pm
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Marcio H »

Marco, estava questionando ao apzeiro mas vc mostrou bem o que eu queria mostrar , e colocar a potência na jogada. a potência cresce ao cubo.

arrasto aerodinamico... por exemplo um carro em uma pista , a 80km/h. se são necessários 10hp pra ele vencer o arrasto e manter os 80km/h , pra fazer o mesmo a 160km/h , manter a velocidade , vencer o arrasto , ele deverá ter 80HP.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Mas potencia fica dificil pois vai depender de todo um conjunto.

Eu posso ter 1000W em um conjunto motor X helice e voar mansinho

Sem falar em que eficiencia vamos ter..
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marcio H
membro
Mensagens: 1638
Registrado em: Qui Fev 01, 2007 6:47 pm
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Marcio H »

não , sem complicar , só demonstrar que ao dobrar a velocidade , a energia necessária no motor pra somente vencer o arrasto aumentará 8 vezes. dobrou a velocidade o arrasto aumenta 4x
apzeiro
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Qua Jan 14, 2009 11:15 am
Localização: Maringá/Paranavaí - PR

Mensagem por apzeiro »

[quote:d662864036="Marcio H"]344km/h é o recorde mudial de velocidade usando motor a pistão de acordo com o site da FAI. 366km/h se não me engano é o recorde elétrico , sendo que um alemão está registrando 405km/h e logo vira a ser oficial... sem gerar polêmica , o avião do vídeo não está a mais do que 225-250km/h. falar em 600km/h está absolutamente fora de qualquer possibilidade ... a barreira dos 400 km/h fica pra motores girando mais de 50mil RPM .
sobre velocidades em jatos , no evento feito aqui em Campo Magro , onde estive presente , foi atingido 678km/h depois de um mergulho de uns 500m... no plano a conversa muda totalmente.[/quote:d662864036]

Dá hora esse programinha. Onde consigo um desses?
Seria um doppler de vídeo?

Você tem toda razão, pode ser que os 600 sejam um pouco absurdo mesmo.
Mas será que nem em mergulho não dá isso?
Ele parece afundar mais rápido que o jato. Na horizontal eu não tenho dúvida que o jato seja mais rápido, mas em mergulho (não sei é a impressão que dá) mas o Polecat parece mto mais rápido.

No chão ele dá 27.000 rpm, mas dá perceber facilmente a cavitação.
Quando entra em mergulho o giro sobe absurdamente. Deve passar do 30.000 rpm com toda certeza.
Já escutei falar que motores Nelson chegam dar 55 mil. Não sei em qual situação.
Tenho o e-mail aqui do preparador dos motores. Vou perguntar pra ele quanto dá pra matar essa curiosidade.

Cara mas que ele cruza a pista com coisa de 2s isso é fácil ver. Vou ver se consigo fazer um vídeo dele. Não sei se eles têm coragem de colocar o GPS no Polecat, mas seria uma boa pra tirar a prova dos 9.

No máximo final de semana que vem eu filmo pra vcs.

Sobre o arrasto vc tem toda razão. Cresce absurdamente acima de 100 - 150 km/h

Eu participo de arrancada há uns 12 ou 13 anos. Na hora de preparar um carro para os 402m, chega uma hora que só o motor não ajuda mais.
A barreira dos 12s é complicada de passar. Chegar nos 12,5 a 13 qualquer porcaria chega. Agora 11,9 (que não parece mto distante) já começa a ficar crítico. A cada 0,1s que se ganha a potência sobe absurdamente, pois tanto o arrasto como o atrito com o solo (que normalmente falta) passam a ter um peso grande.

Vou caçar esse programinha para medir os carros tb hehehe

Então, volando ao assunto. E se turbinar um Nelson? :D
Abraço a todos
Marcos
apzeiro
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Qua Jan 14, 2009 11:15 am
Localização: Maringá/Paranavaí - PR

Mensagem por apzeiro »

achei o programa. Mto show.
Pelo que entendi ele calcula pelo som do video.

Agora que eu filmo mesmo!!! huahuahuah
Avatar do usuário
Marcio H
membro
Mensagens: 1638
Registrado em: Qui Fev 01, 2007 6:47 pm
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Marcio H »

é show este q40. se estivesse mais perto de vcs gostaria muito de ver ele voar , deve ser muito massa mesmo.
não duvido nem um pouco que ele se mostre mais rápido que o jato. quantos polecat o jato deve pesar? o pylon com o seu perfil fino e desenho todo liso. o jato é força bruta , mas muito pesado.
você que gosta de arrancada , é como comparar um opalão preparadão com um fusca da FLTT (xiiii espero não ter provocado um opaleiro...) falar neles , foi no final do ano passado que Sandro Bruno cravou 8.85s com seu fusca. novamente quebrando barreiras , ele foi o primeiro a descer dos 10 , agora desceu dos 9s. 260km/h em 8.85s , imagina quanta potencia o motor 4 cilindros 2.4L tá produzindo... qto de acerto pra chegar nisso!
http://www.youtube.com/watch?v=2tvJ3o1nxIk

abraço
Responder