Adaptação de motor elétrico em uma bicicleta - Fotos

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

Ah, outro detalhe: Alex, eu quero um acelerador desses, e mais: acho que realmente vou precisar do tal limitador de corrente.
Uma idéia para o limitador de corrente: Seria interessante ele não simplesmente diminuir a aceleração quando passa de um determinado limite. Digamos que o limite seja 70A. Ele poderia permitir um burst de até 100A, durante X segundos (que tal 4 segundos?)
Seria legal também colocar sensores de temperatura no ESC e no motor, ligados no circuito de segurança do acelerador.

Abs

Eric
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

[quote:7d027deef1="Sputnicker"]Por que você não compra uma bicicleta elétrica? São bonitas, potentes e são projetadas pra isso.
A bicicleta normal não é projetada para andar com esse excesso de peso nas nossas ruas esburacadas...[/quote:7d027deef1]
São bem menos potentes que esta que quero fazer, são bem mais caras (começa em 2000 reais, e o kit de adaptação a 1700 reais), e... construir e desenvolver a solução é parte da brincadeira!! Assim como no aeromodelismo.
Quanto à questão do peso, tem razão. Mas a minha bicicleta não é de alumínio, é de aço (+ forte), tem suspensão nas duas rodas (amortece os buracos) e eu uso pneu slick largo (1.95") nas duas rodas.
Além disto, o peso adicionado será entre 12 e 20kg, pelo que estou calculando. Contando que eu emagreci uns 7kg nos últimos 2 meses, e pretendo emagrecer no mínimo mais 10 nos próximos, então acho que vai ficar eles por eles (os kg) :roll: :roll: :roll: :roll: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Espécime híbrido de Homo Electricus, Homo Termicus e Homo Slopiens
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

Quanto ao custo, vamos lá quanto vai, de cara:
Motor + ESC + frete = 104 dólares * 1,6 (imposto) * 2,2 (dólar) = 366,00
Baterias: 40 * 4 = 160,00
Coroa = 20,00
Nova roda traseira: 70 (par de cubos) + 32 (raios) + 40 (aro) + 30 (pneu) + 10 (câmara) + 30 (MDO) = 212,00, com desconto 200,00. Comprando um novo cassete, mais 50 reais.
Corrente - já tenho
correias etc. 100 reais
Total: 896,00.
Bem mais barato que os 1800 reais do sisteminha com pouca potência.
Se eu não comprar a roda toda nova, mas simplesmente mandar colocar o novo cubo nela, sairá por: 796,00.
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

[quote:0b5079d531="thi_cesar"]
agora com este motor a coisa muda de figura..... show de bola!!!!!!

Thiago[/quote:0b5079d531]
Tá em promoção na Hobbycity. 63 dólares, acho. Acaba em 200 e poucas horas a promoção. O normal é oitenta e tantos dólares.
Espécime híbrido de Homo Electricus, Homo Termicus e Homo Slopiens
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:8ae4c830f1="Ericfly"]Ah, outro detalhe: Alex, eu quero um acelerador desses, e mais: acho que realmente vou precisar do tal limitador de corrente.
Uma idéia para o limitador de corrente: Seria interessante ele não simplesmente diminuir a aceleração quando passa de um determinado limite. Digamos que o limite seja 70A. Ele poderia permitir um burst de até 100A, durante X segundos (que tal 4 segundos?)
Seria legal também colocar sensores de temperatura no ESC e no motor, ligados no circuito de segurança do acelerador.

Abs

Eric[/quote:8ae4c830f1]

Das diretivas do projeto a longo prazo fazem parte:
- Monitorar temperatura de motor, ESC e bateria, diminuir a potência se qualquer um deles ultrapassar o limite;
- Mostrar em um display a tensão da bateria, miliampéres x hora utilizados e disponíveis, percentual de carga, consumo médio, autonomia;
- Criar um freio regenerativo que recarregue as baterias ao desacelerar;
- Criar um ESC sensored, para partidas mais suaves, como um colega já sugeriu (desculpe, esqueci o nome);
- Criar um motor brushless imenso, talvez usando uma panela de freio à tambor como bell...
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

Talves este mortorzinho possa servir! É capaz de gerar até 7kW!

http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=5139
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

[quote:b507e46e74="alexcmag"]

Das diretivas do projeto a longo prazo fazem parte:
- Monitorar temperatura de motor, ESC e bateria, diminuir a potência se qualquer um deles ultrapassar o limite;
- Mostrar em um display a tensão da bateria, miliampéres x hora utilizados e disponíveis, percentual de carga, consumo médio, autonomia;
- Criar um freio regenerativo que recarregue as baterias ao desacelerar;
- Criar um ESC sensored, para partidas mais suaves, como um colega já sugeriu (desculpe, esqueci o nome);
- Criar um motor brushless imenso, talvez usando uma panela de freio à tambor como bell...[/quote:b507e46e74]

Humm legal!
Gostei principalemnte da parte do monitoramento de temperatura e do display.
Eu andei lendo por fóruns americanos sobre bicicletas elétricas que o freio regenerativo não é muito proveitoso, no caso das bicicletas. A recarga vai ser muito pequena, e se você pensa em recarregar a bicicleta pedalando... vai ter que suar muito pra carregar 10% da bateria heheh

Abs

Eric
Espécime híbrido de Homo Electricus, Homo Termicus e Homo Slopiens
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Tinha pensado mesmo é em carregar parte da bateria quando estiver morro abaixo.

Pedalar para carregar não é uma boa, qualquer transformação gera perda, neste caso é mais prático pedalar para gerar movimento mesmo.

Pelo menos estes projetos de bikes elétricas ajudam no caso da lei de Murphy que diz que não importa aonde você vá é sempre morro acima e contra o vento...
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

Chegou o motor e o ESC! O motor é grande... grande... nunca tinha pego um BL tão grande assim. E o mais interessante: eu coloquei, na encomenda com a Hobbycity, o valor declarado de 100%, que incluiu o frete. E eles fizeram certinho, declararam o valor de 104 dólares. E não pegou imposto... Vai entender...
[img:8694d3ca1a]http://lh3.ggpht.com/_IwBgxZFxdfw/Sa1v8XfkGFI/AAAAAAAAEo8/iUZl6dG-Pgw/s800/DSC09178.JPG[/img:8694d3ca1a]
Espécime híbrido de Homo Electricus, Homo Termicus e Homo Slopiens
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Fala a verdade... olhando este adaptador não te dá uma baita vontade de colocar uma hélice???
Responder