Tô com medo de fazer uma zagi...

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Victor Stevan
membro
Mensagens: 977
Registrado em: Dom Ago 03, 2008 12:31 am
Localização: Osasco-SP

Mensagem por Victor Stevan »

Esse motor é para torque ou velocidade?
Um 2812 não leva bem essa zagi que você quer montar?
Avatar do usuário
jbentoc
membro
Mensagens: 690
Registrado em: Ter Out 14, 2008 11:22 am
Localização: Mateus Leme - MG

Mensagem por jbentoc »

Eleusmar,

Se quiser posso cortar as asas e enviar para você, NÃO vendo. Tenho facilidade em cortá-las porque já montei todo esquema para cortar asas trapezoidais de forma fácil e precisa. Pelo custo do isopor p3 (6,00) mais o Pac eu posso enviar para você caso queira e você entela e faz a montagem. Mas garanto que seguindo o manual aqui do tutorial você monta uma fácil fácil.

Discordo quando dizem que washout não é necessário, ele estabiliza a asa quando em curvas de baixa, senão ela estola e não há quem segure.

Voo Zagi de 90cm e de 100cm com 2822 e tenho sobra de potência.

Essa do meu avatar tem 100cm de envergadura e washout de 10mm com MH42, voa rápido e voa lento, tem um excelente planeio e pesa seus 450 gramas com 3s. Meus voos com ela duram em média 25 minutos.

Bento
Avatar do usuário
eleusmar
membro
Mensagens: 1299
Registrado em: Sex Jun 06, 2008 4:55 pm

Mensagem por eleusmar »

jbentoc,
Fico agradecido por se dispor em cortar as asinhas pra mim... mas vou reunir um pouco de informações e penso eu mesmo cortar. (se não der certo te passo uma MP) mas ficaria grato de receber a planta desta zagi.

Victor,
Pelo que andei lendo realmente este motor que pedi não fica ideal pois tudo indica que ele é pra torque.

Tenho um motor 2822. Qual a hélice ideal para uma asa de 1,20 com este motor?
Victor Stevan
membro
Mensagens: 977
Registrado em: Dom Ago 03, 2008 12:31 am
Localização: Osasco-SP

Mensagem por Victor Stevan »

[quote:f433aa7c41="eleusmar"]
Victor,
Pelo que andei lendo realmente este motor que pedi não fica ideal pois tudo indica que ele é pra torque.

Tenho um motor 2822. Qual a hélice ideal para uma asa de 1,20 com este motor?[/quote:f433aa7c41]

Eu não sei qual hélice, pois não entendo de elétricos, mas vou usar o pouco que entendo para montar um ugly stick. :roll: :lol:
Você quer um voo rapido, ou calmo?
Ao meu ver, se quiser um voo calmo, pode usar o 2822(com qual hélice eu não sei)
Mas se quiser um voo rapido e radical, teria que ser um motor para velocidade, tipo o 2812.
Avatar do usuário
jbentoc
membro
Mensagens: 690
Registrado em: Ter Out 14, 2008 11:22 am
Localização: Mateus Leme - MG

Mensagem por jbentoc »

[quote:8ce7bc197e="eleusmar"]jbentoc,
Fico agradecido por se dispor em cortar as asinhas pra mim... mas vou reunir um pouco de informações e penso eu mesmo cortar. (se não der certo te passo uma MP) mas ficaria grato de receber a planta desta zagi.

Victor,
Pelo que andei lendo realmente este motor que pedi não fica ideal pois tudo indica que ele é pra torque.

Tenho um motor 2822. Qual a hélice ideal para uma asa de 1,20 com este motor?[/quote:8ce7bc197e]


É a planta do tutorial, inclusive em medidas, não mudei nada.

Faz de um metro ( a vantagem é que você usa uma placa de p3 para fazer duas, com 1,20 vai sobrar pedaços que não dá para usar em nada) e uma hélice 9X4,7 no 2822, com perfil Zagi12, que é mais tranquilo em voo, depois você parte para MH42.
"Todo problema contém as sementes de sua própria solução." - Stanley Arnold
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

[quote:14408cb89e="eleusmar"]Warne,
Tudo bem, irmão?

Olha eu acabo de pedir este motor:
http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8474

É bem forte... Com 920 kv dizem que pode decolar modelos de mais de 1 kg.

Mas parece que já lí em algum lugar que para zagi o ideal são motores com kv alto e hélices menores... :roll: :roll:

Abraços
Eleusmar[/quote:14408cb89e]
Tudo beleza! Esse motor é bom e econômico, olha na pagina da lemonstore : http://www.lemonstore.com.br/loja/product_info.php?cPath=63_26&products_id=219 , pela tabela de lá, consegui bem mais de 1 quilo de empuxo.
Como você tem vários 2822, pega um e enrrola(ou manda pro GRANATO) para ficar com menos torque! Deixa ele como se fosse 2812.

Abs

Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
eleusmar
membro
Mensagens: 1299
Registrado em: Sex Jun 06, 2008 4:55 pm

Mensagem por eleusmar »

Tão dizendo que servo de 9g não aguenta em zagi... procede?
Avatar do usuário
jbentoc
membro
Mensagens: 690
Registrado em: Ter Out 14, 2008 11:22 am
Localização: Mateus Leme - MG

Mensagem por jbentoc »

Por experiência própria eu descobri que, onde eu voo, com vento forte, dois servos towerpro 9 gramas perderam alguns dentes. Por via das dúvidas eu coloquei servos standard futaba, a minha tinha sobra de potência e aguentou bem.

Posso ter dado azar ou mesmo os servos não serem bons mas não arrisco mais usar 9g em asa com mais de um metro de envergadura.
Avatar do usuário
eleusmar
membro
Mensagens: 1299
Registrado em: Sex Jun 06, 2008 4:55 pm

Mensagem por eleusmar »

Então mais itens pra minha lista de compras: servos...
Avatar do usuário
GRANATO
membro
Mensagens: 2220
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 4:18 pm
Localização: Birigui-SP (49) 16200-335

Mensagem por GRANATO »

Depende de uma série de fatores:

- Tamanho da Zagi
- Tamanho das superfícies de controle ( elevons )
- Tipo do voo
- Peso final

Tenho usados os Hextronic de 9g em asas de 1,20m sem problemas, mas voando tranquilo, perfil Zagi12, planando muito.

As asas que o pessoal brinca por aqui, de 1,20m, raramente passam de 450g.
Usam baterias de até 1300mAh, 2822 com hélice 7x6E, voos tranquilos de até 30 min.

E em asas menores até 1m, também. Nunca quebrou nenhum.

Agora se quer uma asa, com motor parrudo para velocidade ( isso supõe uma baita bateria = peso ), fazer manobras radicais, mergulhos e recuperações com motor a plena, trate de por servos standard, com engrenagens de metal, de preferência.
Responder