Treinador em balsa: Telemaster 110 cm env. Fotos e vídeos.
Dá para ver que você já executou outras montagens com balsa, sabe o que está fazendo e que daí vai sair alguma coisa digna de ser classsificada como aeromodelo.
Bonita construção, limpa e precisa. Vamos acompanhar, certos de que você vai conseguir bons resultados.
Se você aceita um palpite, coloque os arremates das pontas de asa e os reforços inclinados na lateral da fuselagem, a função deles é estrutural e podem evitar contratempos - lembre que você ampliou o modelo e parece que manteve a mesma configuração da estrutura, só aumentando espessuras; está correndo risco de ter uma estrutura menos rígida.
Já pensou na eletrônica que vai usar?
Abraço!
Bonita construção, limpa e precisa. Vamos acompanhar, certos de que você vai conseguir bons resultados.
Se você aceita um palpite, coloque os arremates das pontas de asa e os reforços inclinados na lateral da fuselagem, a função deles é estrutural e podem evitar contratempos - lembre que você ampliou o modelo e parece que manteve a mesma configuração da estrutura, só aumentando espessuras; está correndo risco de ter uma estrutura menos rígida.
Já pensou na eletrônica que vai usar?
Abraço!
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
- Rho
- membro
- Mensagens: 950
- Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:14 am
- Localização: Monte Alto , São Paulo
- Contato:
Ricardão escreveu:Dá para ver que você já executou outras montagens com balsa, sabe o que está fazendo e que daí vai sair alguma coisa digna de ser classsificada como aeromodelo.
Montei apenas 3 ou 4 modelos das Casas Aerobrás - tipo elástico, quando tinha uns 15 anos (estou com 39 agora)...
Ricardão escreveu:Se você aceita um palpite, coloque os arremates das pontas de asa e os reforços inclinados na lateral da fuselagem, a função deles é estrutural e podem evitar contratempos - lembre que você ampliou o modelo e parece que manteve a mesma configuração da estrutura, só aumentando espessuras; está correndo risco de ter uma estrutura menos rígida.
Você é bastante observador, realmente a construção é baseada numa ampliação e omiti os "reforços inclinados" da fuselagem que costumeiramente aparecem. Porém não tinha varetas de 3 mm e os contornos todos foram feitos com 10 mm e os reforços com 8 ou 5 mm. Está bem reforçado e rigido desta maneira.
De qualquer modo obrigado pela sugestão.
Ricardão escreveu:Já pensou na eletrônica que vai usar?
Estou aguardando um motor E-max CF2822, Speed E-max de 18A, Bateria Lipo 3s de 1300mA. Já providenciei 3 micro servos E-Fly digitais de 8g.
Vamos ver quando chegar a hora de voar!!!!!
Editado pela última vez por Rho em Sex Mar 29, 2019 6:33 am, em um total de 1 vez.
Voltando aos poucos.....
-
- membro
- Mensagens: 261
- Registrado em: Seg Set 22, 2008 2:46 pm
- Localização: Lins-SP
[quote:59c473f6ff="Rho"]Estou aguardando um motor E-max CF2822, Speed E-max de 18A, Bateria Lipo 3s de 1300mA. Já providenciei 3 micro servos E-Fly digitais de 8g.
Vamos ver quando chegar a hora de voar!!!!![/quote:59c473f6ff]
O CF2822 com GWS 9x5 DD e 3s de 1300mAh vai voar bem esse modelo mesmo que fique com 1 kg. O ESC de 18 A eu montaria do lado de fora da fuselagem para refrigerar bem e evitar o risco de queimar. Com essa bateria de 1300 mAh o tempo de vôo pode ser 8-10 min se não abusar do acelerador e vai esquentar um pouco, nada que preocupe, é só esperar esfriar antes de recarregar.
Abraço!
Vamos ver quando chegar a hora de voar!!!!![/quote:59c473f6ff]
O CF2822 com GWS 9x5 DD e 3s de 1300mAh vai voar bem esse modelo mesmo que fique com 1 kg. O ESC de 18 A eu montaria do lado de fora da fuselagem para refrigerar bem e evitar o risco de queimar. Com essa bateria de 1300 mAh o tempo de vôo pode ser 8-10 min se não abusar do acelerador e vai esquentar um pouco, nada que preocupe, é só esperar esfriar antes de recarregar.
Abraço!
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
- Rho
- membro
- Mensagens: 950
- Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:14 am
- Localização: Monte Alto , São Paulo
- Contato:
[quote:dc862d3c55="Ricardão"]Com essa bateria de 1300 mAh o tempo de vôo pode ser 8-10 min se não abusar do acelerador e vai esquentar um pouco, nada que preocupe, é só esperar esfriar antes de recarregar.[/quote:dc862d3c55]
Gostaria de uma autonomia de 20 min, como conseguir isso com esse motor e com esse ESC (E-max CF2822 e E-max 18A)?
[i:dc862d3c55][b:dc862d3c55]Novas fotos[/b:dc862d3c55][/i:dc862d3c55]
Est faltando montar ailerons, profundor e leme. Também vou dar acabamento no final das asas e estabilizador.[/i]
Gostaria de uma autonomia de 20 min, como conseguir isso com esse motor e com esse ESC (E-max CF2822 e E-max 18A)?
[i:dc862d3c55][b:dc862d3c55]Novas fotos[/b:dc862d3c55][/i:dc862d3c55]
Est faltando montar ailerons, profundor e leme. Também vou dar acabamento no final das asas e estabilizador.[/i]
- Anexos
-
- DSC02506.JPG (38.47 KiB) Exibido 19734 vezes
-
- DSC02505.JPG (39.5 KiB) Exibido 19734 vezes
Voltando aos poucos.....
A capacidade da bateria é medida em mAh, logo a sua de 1300 mAh suporta uma corrente de 1300 mA (que é o mesmo que 1,3 A) durante 1 h, levando a tensão de 4,2 V por célula até 3,0 V por célula.
O CF2822 com toda a aceleração, uma hélice GWS 9x5 DD e 4,2 V por célula na 3S drena 15 A da bateria e dá empuxo próximo de 750 g. Se a tensão da bateria se mantivesse constante durante toda a descarga, a carga da sua bateria duraria (1300/15000) h = 0,0867 h = 5,2 min. Como na prática a tensão da bateria vai diminuindo à medida que ela vai sendo descarregada, é de se esperar que o tempo seja um pouco diferente desses 5,2 min; a potência no eixo do motor, a corrente e a rotação também vão diminuindo com a descarga da bateria.
Para conseguir uma autonomia de 20 min com a bateria de 1300 mAh, precisaria estar consumindo mais ou menos 3,9 A durante todo o tempo de vôo - isso daria perto de 300 g de empuxo com CF2822/GWS 9x5. Para esse modelo que vai pesar perto de 800 g é impraticável, precisaria de uma bateria com mais capacidade.
Usando uma hélice GWS 9x5, esse motor tem mais ou menos o seguinte desempenho:
1/4 de motor - 4 A - 310 g - 5800 rpm - 45 km/h
1/2 motor - 8 A - 500 g - 7400 rmp - 56 km/h
3/4 motor - 12 A - 670 g - 8400 rpm - 64 km/h
pleno motor - 15 A - 770 g - 9100 rpm - 69 km/h
Digamos que nesse vôo de 20 min que você quer, você use 2 min a pleno motor, 4 minutos a 3/4 de motor e o resto - 14 min a meio motor, precisaria de uma bateria com capacidade próxima de 3200 mAh, que é cara e pesada.
Eu tenho um Stick de 900 g e 1 m de envergadura que voa uns 12 minutos com uma bateria de 1800 mAh e esse conjunto de propulsão; recomendaria uma bateria entre 1800 e 2200 mAh e é claro se satisfazer com um tempo de vôo um pouco menor.
Caso o modelo fique bem mais leve (~600 g), você pode usar uma hélice GWS 8x4 DD e daí as correntes (e tudo o que depende delas) vão ser 30% menores e o tempo de vôo 50% maior.
O CF2822 com toda a aceleração, uma hélice GWS 9x5 DD e 4,2 V por célula na 3S drena 15 A da bateria e dá empuxo próximo de 750 g. Se a tensão da bateria se mantivesse constante durante toda a descarga, a carga da sua bateria duraria (1300/15000) h = 0,0867 h = 5,2 min. Como na prática a tensão da bateria vai diminuindo à medida que ela vai sendo descarregada, é de se esperar que o tempo seja um pouco diferente desses 5,2 min; a potência no eixo do motor, a corrente e a rotação também vão diminuindo com a descarga da bateria.
Para conseguir uma autonomia de 20 min com a bateria de 1300 mAh, precisaria estar consumindo mais ou menos 3,9 A durante todo o tempo de vôo - isso daria perto de 300 g de empuxo com CF2822/GWS 9x5. Para esse modelo que vai pesar perto de 800 g é impraticável, precisaria de uma bateria com mais capacidade.
Usando uma hélice GWS 9x5, esse motor tem mais ou menos o seguinte desempenho:
1/4 de motor - 4 A - 310 g - 5800 rpm - 45 km/h
1/2 motor - 8 A - 500 g - 7400 rmp - 56 km/h
3/4 motor - 12 A - 670 g - 8400 rpm - 64 km/h
pleno motor - 15 A - 770 g - 9100 rpm - 69 km/h
Digamos que nesse vôo de 20 min que você quer, você use 2 min a pleno motor, 4 minutos a 3/4 de motor e o resto - 14 min a meio motor, precisaria de uma bateria com capacidade próxima de 3200 mAh, que é cara e pesada.
Eu tenho um Stick de 900 g e 1 m de envergadura que voa uns 12 minutos com uma bateria de 1800 mAh e esse conjunto de propulsão; recomendaria uma bateria entre 1800 e 2200 mAh e é claro se satisfazer com um tempo de vôo um pouco menor.
Caso o modelo fique bem mais leve (~600 g), você pode usar uma hélice GWS 8x4 DD e daí as correntes (e tudo o que depende delas) vão ser 30% menores e o tempo de vôo 50% maior.
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
- Rho
- membro
- Mensagens: 950
- Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:14 am
- Localização: Monte Alto , São Paulo
- Contato:
Arremate estabilizador horizontal
Ricardão escreveu:... coloque os arremates das pontas de asa ...
Já pensou na eletrônica que vai usar?
Hoje só fiz isso - uma das pontas do estabilizador horizontal e o leme.
Quem sabe amanhã pego firme?!?
- Anexos
-
- A eletrônica chegou!!!!!!!
- DSC02535.JPG (36.58 KiB) Exibido 19586 vezes
-
- DSC02533.JPG (32.22 KiB) Exibido 19586 vezes
-
- DSC02532.JPG (29.86 KiB) Exibido 19586 vezes
-
- DSC02528.JPG (38.18 KiB) Exibido 19586 vezes
-
- DSC02527.JPG (28.83 KiB) Exibido 19586 vezes
-
- Leme - já com os entalhes e com as dobradiças coladas.
- DSC02526.JPG (38.52 KiB) Exibido 19586 vezes
Editado pela última vez por Rho em Sex Mar 29, 2019 6:38 am, em um total de 1 vez.
Voltando aos poucos.....
- Leonardo M.T.
- membro
- Mensagens: 1181
- Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 2:29 pm
- Localização: Santiago RS 43a