Alterar margem de estabilidade conforme o vento reinante

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

acarlosarq escreveu:
alexcmag escreveu:
Josenilson escreveu:O que é "decalagem" ?


É o ângulo de incidência da asa (ângulo formado entre a linha que vai do bordo de ataque ao bordo de fuga, e a direção de vôo do avião).

Tá vendo por que não gosto do termo...


Desculpe Alex, este é ângulo de incidencia.

Decalagem é o ângulo entre o a linha de referencia da asa e o plano do estabilizador.
Assim vc pode ter zero de incidencia e -3° de incidencia negativa no estabilizador, e o modelo voará de nariz alto.

Existe muito planador de võo livre que tem 5° de incidencia e +2° no estabilizador, para simular uma cauda em "T".

Cebola


Bom saber, eu só tinha ouvido este termo decalagem de alguns caras da antiga mas se referindo à incidência da asa somente.

Associar a incidência da asa com a do profundor não dá muito arrasto por aumentar a área frontal???
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

acarlosarq escreveu:Alex

Na realidade a incidencia da asa tem a ver com linha de vôo em relação ao eixo longitudinal, a turma usa uns 2 a 3°.

A da cauda quase sempre em 0°.

Mas note, tenho um planador que move a cauda toda ou seja tem decalagens variáveis.

Algo assim coloco o Cg para trás e vôo mais picado ou seja com pouca decalagem. Ou o anverso cg mais a frente mais decalagem até manter o nariz super alto.

Este ângulo nos modelos de võo livre são variáveis, bastando calçar o BA ou BF do estabilizador ou seja variando a tal decalagem.

Já nos fun fly's é tudo zero zero, motor, asa e estabilizador, pois o que se busca é equilíbrio instável, ou indiferente.

Cebola


Nos meus modelos sempre calculo a linha de vôo como a que deixe menor área frontal exposta. Deixo a cauda paralela a esta direção e deixo a asa cerca de 2 graus de incidência.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

acarlosarq escreveu:É uma linha, mas as vezes o perfíl da asa sobe ou derruba o nariz , aí vc tem que dar uma compensada na cauda com o profundor.

Não raro vc está voando cabrado ou picado , com o estabilizador em forma de "V", daí sim vc tem um belo arrasto.

Os novos planadores grandes de instrução (ou motoplanadores com motor central como o S10) tem uma forma de regular a decalagem, balançando todo estabilizador e mantendo na posição. Assim o uso do profundor fica mais simples.

Note que estes modelos tem carga variável no nariz, dependendo de quem voa e seu peso.

Antigamente se usava um tab regulável no profundor para compensar, agora vc move tudo até ficar zero tendencia.

Cebola
`

O truque de alterar a incidência de todo o profundor também é usada em aviões muito grandes:
Anexos
cauda.JPG
cauda.JPG (13.98 KiB) Exibido 5219 vezes
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

alexcmag escreveu:Bom saber, eu só tinha ouvido este termo decalagem de alguns caras da antiga mas se referindo à incidência da asa somente.


Errado.

Deixe eu (Ferdinando Faria) explicar:

Decalagem é a diferença angular entre a asa e o estabilizador


Incidencia é o angulo de cada uma dessas separadamente em relação à linha de voo.


Nada complicado ou dificil , só existe uma palavra diferente pois são coisas diferentes.
Abs,
EY
Avatar do usuário
Paulo Leitner
membro
Mensagens: 1097
Registrado em: Ter Jun 21, 2005 3:58 am
Contato:

Mensagem por Paulo Leitner »

em aviõeszo~es é mais facil calibrar a decalagem alterando o profundor do que a asa......

né?
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

[quote:36f34e55c6="acarlosarq"]...É que movendo todo vc preserva o prfil dele...
Cebola[/quote:36f34e55c6]

è a grande vantagem do full flying surface, contra todos os defeitos mecânicos e estrturais que esse sistema tem...

com meu Palio percebe-se realmente no trim as mudanças de atitude do aero, podendo-se buscar o maior rendimento ( = menor decalagem) atrazando o CG.

Uma coisa que vale a pena ser dita é que modelos com CG mais atrazado (menor decalagem e por isso maior rendimento ) tem comportamento mais dificil, requerem trabalhar com o dedo o tempo todo pra mante-los nivelados ou girando em termais, são sensiveis de profundor ( eu geralmente diminuo o D/Rate). Qualquer cabrada ou entradas em termais, faz com que subam o nariz e "parem no ar", uma rápida picada é necessária para corrigir esse problema....

Como diz o André, deve-se buscar a melhor relação de CG/Rendimento dentro do nível de pilotagem de cada um.
Abs,
EY
Responder