Asa sem "winglets": desafio!
[quote:1328aea5ef="Gilberto"]Bem! Esse Wild Wing comprova que a finalidade destas superfícies é a de serem estabilizadores. Nas pontas das asas podem ser menores, mas no centro precisam ser maiores.
Por favor, alguém poderia me dar uma dica sobre o princípio do Washout? Como funciona?[/quote:1328aea5ef]
Gilberto, o Washout é uma torção na ponta da asa, para que a mesma fique sempre num angulo de ataque menor que a raiz, fazendo com que no caso de um estol, a rais da asa estole antes das pontas, evitando perda de controle.
Por favor, alguém poderia me dar uma dica sobre o princípio do Washout? Como funciona?[/quote:1328aea5ef]
Gilberto, o Washout é uma torção na ponta da asa, para que a mesma fique sempre num angulo de ataque menor que a raiz, fazendo com que no caso de um estol, a rais da asa estole antes das pontas, evitando perda de controle.
A decolagem é opcional, mas o pouso é OBRIGATÒRIO!!
- Marco Antonio
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.. meu projeto pro fim do ano é fazer uma com pontas bipartidas controlada por giro.
Dai não precisa de nada e ainda vai fazer curva de "leme"
esse topico teve que ser relembrado pois estou colhendo dados para a minah asa voadora sem winglets.
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=577150#577150
JP2D escreveu:
Marco Antonio escreveu:
Inclusive ta na gaveta do ano 2010 um projeto de asa voadora sem winglet utilizando comandos bipartidos e esse giro ai
Muito interessante esse projeto...
Tem idéia de quando você vai inicia-lo?
Eu estava correndo agora e pensando pela enezima vez como fazer o comando bipartido.
Até que a anta aqui pensou um pouco mais e pronto.
Imaginei um sistema parecido um Y onde as duas astes são pivotadas e ligadas cada uma a extremidade bipartida.. o servo se movimenta e pronto, abrem e fecham.
Mas caspite pra que tudo isso!!!! As extremidades bipartidas são para funcionar como leme causando arrasto e compensando a guinada que a asa tem sem os winglets.
Basta usar dois servos com metade do peso do que eu ia usar pra fazer o movimento.. um em baixo outro em cima.
Os 4 servos são comandados por um ou dois giros trava cauda, dois seria melhor pois possibilita comandar individualmente cada extremidade podendo afzer a qualquer momento o sistema servir como freio aerodinamico.
Acho que 2010 vai chegar mais cedo.
Dai não precisa de nada e ainda vai fazer curva de "leme"
esse topico teve que ser relembrado pois estou colhendo dados para a minah asa voadora sem winglets.
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=577150#577150
JP2D escreveu:
Marco Antonio escreveu:
Inclusive ta na gaveta do ano 2010 um projeto de asa voadora sem winglet utilizando comandos bipartidos e esse giro ai
Muito interessante esse projeto...
Tem idéia de quando você vai inicia-lo?
Eu estava correndo agora e pensando pela enezima vez como fazer o comando bipartido.
Até que a anta aqui pensou um pouco mais e pronto.
Imaginei um sistema parecido um Y onde as duas astes são pivotadas e ligadas cada uma a extremidade bipartida.. o servo se movimenta e pronto, abrem e fecham.
Mas caspite pra que tudo isso!!!! As extremidades bipartidas são para funcionar como leme causando arrasto e compensando a guinada que a asa tem sem os winglets.
Basta usar dois servos com metade do peso do que eu ia usar pra fazer o movimento.. um em baixo outro em cima.
Os 4 servos são comandados por um ou dois giros trava cauda, dois seria melhor pois possibilita comandar individualmente cada extremidade podendo afzer a qualquer momento o sistema servir como freio aerodinamico.
Acho que 2010 vai chegar mais cedo.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
- Bidu
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- Registrado em: Qua Out 17, 2007 11:42 pm
- Localização: rio de janeiro
- Contato:
asa sem winglets
hehehe,
a asa esta sem winglets....
ate terminar a construção !
faz... grava um video... e posta o resultado pra sabermos!
a asa esta sem winglets....
ate terminar a construção !
faz... grava um video... e posta o resultado pra sabermos!
- Anexos
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- asasx_01.jpg (22.74 KiB) Exibido 11763 vezes
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- asa2_1.jpg (17.25 KiB) Exibido 11766 vezes
Por Favor - não mandem mp!!!! usem o e-mail para comunicação!
www.aerosbidu.com
bidu_tijuca@yahoo.com.br
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bidu_tijuca@yahoo.com.br
- Jorge Eloi de Almeida
- membro
- Mensagens: 591
- Registrado em: Sáb Fev 25, 2006 5:50 pm
- Localização: São João del Rei,MG uai
[quote:42070dfa95="GRANATO"]O estilo "wild wing" não te agrada ? Dá até para fazer aquela asa do Batman que prometeu a seu filho...
[img:42070dfa95]http://petej.com/blog/wp-content/uploads/2008/05/2008_0507_4655.jpg[/img:42070dfa95]
[img:42070dfa95]http://petej.com/blog/wp-content/uploads/2008/05/2008_0507_0003.jpg[/img:42070dfa95]
[img:42070dfa95]http://www.allelectricrc.co.uk/ekmps/shops/allelectricrc/images/wild_wing.jpg[/img:42070dfa95]
[img:42070dfa95]http://www.kctrading.net/wild-wing/ww-ss1.jpg[/img:42070dfa95][/quote:42070dfa95]
Oi Granato,achei muito interessante esa wild wings,por acaso vc saberia me dizer onde encontro informações para montar uma? Valeu e muito obrigado!!
[img:42070dfa95]http://petej.com/blog/wp-content/uploads/2008/05/2008_0507_4655.jpg[/img:42070dfa95]
[img:42070dfa95]http://petej.com/blog/wp-content/uploads/2008/05/2008_0507_0003.jpg[/img:42070dfa95]
[img:42070dfa95]http://www.allelectricrc.co.uk/ekmps/shops/allelectricrc/images/wild_wing.jpg[/img:42070dfa95]
[img:42070dfa95]http://www.kctrading.net/wild-wing/ww-ss1.jpg[/img:42070dfa95][/quote:42070dfa95]
Oi Granato,achei muito interessante esa wild wings,por acaso vc saberia me dizer onde encontro informações para montar uma? Valeu e muito obrigado!!
A mente cria,o corpo constrói e a fé remenda!!
72710 - zagi 1,20m caseira - tucano"Shorts",padrão da RAF - Funder n'lightining - P-51d Mustang.
72710 - zagi 1,20m caseira - tucano"Shorts",padrão da RAF - Funder n'lightining - P-51d Mustang.
Era do pessoal da UTAH Flyers
mas não achei mais esse modelo por lá
Tem uma tal de Pinatta
http://www.utahflyers.org/index.php?option=com_content&task=view&id=34&Itemid=33
Parecem não ter winglets e nem washout como mencionei. Parecem.
Ví um vídeo deles ensinando a cortar e não tinha referência a torção, tanto é que as semi-asas eram cortadas só com a nervura maior.
Essas não tem wiglets sas foram feitas pra voar super leve e literalmente "chutadas".
Abs
mas não achei mais esse modelo por lá
Tem uma tal de Pinatta
http://www.utahflyers.org/index.php?option=com_content&task=view&id=34&Itemid=33
Parecem não ter winglets e nem washout como mencionei. Parecem.
Ví um vídeo deles ensinando a cortar e não tinha referência a torção, tanto é que as semi-asas eram cortadas só com a nervura maior.
Essas não tem wiglets sas foram feitas pra voar super leve e literalmente "chutadas".
Abs
- Gilberto
- membro
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- Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
- Localização: São Paulo, SP - 68 anos
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[quote:ff3492f5d3="fabio_sp"]
Gilberto, o Washout é uma torção na ponta da asa, para que a mesma fique sempre num angulo de ataque menor que a raiz, fazendo com que no caso de um estol, a rais da asa estole antes das pontas, evitando perda de controle.[/quote:ff3492f5d3]
OK, eu não conhecia por esse nome, grato pela informação Fábio.
De fato, essa torção é utilizada em muitos aviões como recurso para avisar o piloto quando entra na condição de pré-estol e também para prevenir a perda de comando dos ailerons com grandes ângulos de ataque. Desta forma, sem dúvida, é um recurso muito útil sempre.
Gilberto, o Washout é uma torção na ponta da asa, para que a mesma fique sempre num angulo de ataque menor que a raiz, fazendo com que no caso de um estol, a rais da asa estole antes das pontas, evitando perda de controle.[/quote:ff3492f5d3]
OK, eu não conhecia por esse nome, grato pela informação Fábio.
De fato, essa torção é utilizada em muitos aviões como recurso para avisar o piloto quando entra na condição de pré-estol e também para prevenir a perda de comando dos ailerons com grandes ângulos de ataque. Desta forma, sem dúvida, é um recurso muito útil sempre.
Avião tem cauda e não calda; Avião tem nariz e não bico; Avião plana e não plaina; É fuselagem e não fuseca.
- Toninho LourenÇo
- membro
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- Registrado em: Ter Jul 06, 2004 9:42 am
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