Scout em balsa

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

o aileron tem que ficar na segunda metade pois próximo a fuselagem ele não teria tanto comando sendo esse lugar destinado aos flaps que no caso iriam aumentar o arrasto e a sustentação do aero.
os ailerons podem sim ter somente a metade da asa sem problemas e essa medida de 3cm seria ótima pois maior que isso seria para aeros 3D para voos de precisão.
Avatar do usuário
nelson161
membro
Mensagens: 356
Registrado em: Sex Abr 03, 2009 6:29 pm
Localização: Canela RS 95680-000

Mensagem por nelson161 »

Valeu, Laercio.
Eu já imaginava que deveria ficar na segunda metade. Eu precisava desta confirmaçao para iniciar. Só que é justamente o que eu não queria ouvir, digo, ler. Já que assim vai dar um pouco mais de trabalho para fazer o comando.
Avatar do usuário
Rho
membro
Mensagens: 950
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:14 am
Localização: Monte Alto , São Paulo
Contato:

Mensagem por Rho »

Quanto aos aileros:

No meu Telemaster de 110cm eles ocupam quase toda a extensão da asa e estão com pouco comando. Talvez eu possa colocar os comandos mais distantes no bracinho do servo, mas de qualquer modo eu recomendaria que vc não fizesse apenas meia asa não.

O material para fazer o comando é relativamente pesado quando comparado com balsa e menos superfície móvel, menos comando. Já para fazê-lo maior vc terá apenas uma dobradiça a mais o que é bem menos que uma maior extensão do metal para a articulação.

Em modelos leves, quando há um pouco a mais de vento e pouco aileron você fatalmente vai ter que utilizar leme + aileron nas curvas o que é mais difícil de se aprender no começo....

Fica a sugestão.

Definitivamente coloque os ailerons, é bem mais gostoso de voar.

Rho
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

para você ter uma idéia, estou fazendo um P51B com 680 de cada asa mais a fuselagem, ele tem alierons de 304mm por 32mm, ou seja, a metade da asa somente e com a medida que você pretende no seu aero pois a metade interna da asa estarão os flaps que terão 346mmX65mm quase o dobro da largura dos ailerons.
Já fiz um desses sob encomenda a 5 meses atrás e ficaram ótimos, boa resposta de comandos.
Lógico que é um asa baixa, diferente de um asa alta mas sendo asa alta e asa alte sendo considerado treinador, comando muito rápidos não são bons pois eler é de voo mais calmo e dócil e o P51 que estou fazendo, a Hangar9 está fazendo como treinador também de tão dóceis que são de pilotar e depois que eu pilotei um, vi realmente que é dócil, contrariando tudo o que me disseram dele, que era bem arisco e rápido, consigo pousar ele bem sem motor e o principal, sem stoll de ponta de asa e tão lento, quase parando no ar, desce bem mansinho e suave sem me preocupar com impactos fortes nos trens de pouso.
Avatar do usuário
nelson161
membro
Mensagens: 356
Registrado em: Sex Abr 03, 2009 6:29 pm
Localização: Canela RS 95680-000

Mensagem por nelson161 »

Falou, Rho.
Também é possível eu fazer quase toda extensão da asa.
Como já disse , este kit faz parte de uma coleção e as peças maiores vieram cortadas ao meio para ficarem do tamanho da revista. Fazendo o aleiron pela metade, a peça já estaria pronta e eu não precisaria fazer a emenda.
Hoje eu estava lendo outro tópico sobre um Telemaster que tinha problemas de pouco comando, mas estava, acho, na Bolivia a mais 3000m de altitude e lenhou. Pensei até que era pelo ar rarefeito, agora você vem me dizer que tem pouco comando e voa em SP. Inclusive, baixei a planta.
Valeu pela sugestão.
Avatar do usuário
nelson161
membro
Mensagens: 356
Registrado em: Sex Abr 03, 2009 6:29 pm
Localização: Canela RS 95680-000

Mensagem por nelson161 »

Queria ver voando este P51, Laercio. Ainda mais com quase 1,5m de envergadura. Sou apaixonado pelo Mustang, mas sei que antes de voar um destes, ainda vou ter muita lenha para minha lareira.
Se fica mais dócil com meio aleiron, então será assim mesmo.
Como sou iniciante (e curioso) baixei uma pasta, de tua autoria, com várias plantas e entre elas tem um P51B. Seria aquele? Se for...
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Aquele foi uma miniatura do que estou fazendo em balsa, aquele eu usei depron de formas de pizza que estava aqui em casa prontas para ir para o lixo e resolvi dar um destino mais digno a elas do o que o lixão da cidade.
Mas é igual aquele que estou fazendo sim e aquele não tem flaps, somente ailerons que se estendem por toda a asa devido ao pouco tamanho dele, ailerons só de meia asa não seriam nada bons para um modelo tão pequeno, ele tem apenas 740mm de envergadura mas estou com um problemão nele, muito motor, muito ESC, muita bateria, eleatinge velocidades muito altas para ele e fica complicado de pilotar pois motor demais nem sempre é bom, tenho que usar a eletronica dele em um maior e colocar uma mais leve nele.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:cc85de3acc="nelson161"]Como sou iniciante (e curioso) baixei uma pasta, de tua autoria, com várias plantas e entre elas tem um P51B. Seria aquele? Se for...[/quote:cc85de3acc]

Aquele P 51 que tem naquele link tem diversos erros de medidas na planta, já andei vendo ele e quando fui escalonar as peças para serem cortadas em CNC vi que muitas medidas não dariam certo, então resolvi refazer quase toda ela para avitar problemas na montagem.
Não sei em que o autor se baseou para muitas medidas mas não encaixam e a fuselagem ficaria muito desproporcional em vários pontos.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
DEVAL
membro
Mensagens: 1309
Registrado em: Qui Ago 09, 2007 11:56 am
Localização: Florianópolis - SC

Mensagem por DEVAL »

[quote:3a2b2c69cd="nelson161"]Gostei de seus modelos, Deval.
Pelo gabarito em madeira, pode-se ver que você fabrica Scout's em série.
Muito bonito o voo do azulzinho do Rafael, ainda não assisti o outro vídeo.
Qual a autonomia com LiPo de 2100mA.
Lindo casal de filhos. Tenho duas meninas.
Valeu a dica.
Abraço[/quote:3a2b2c69cd]


A autonomia com lipo de 2100 (com o 2822) pode chegar até 1 hora de vôo, tudo
depende da forma como vc voa, das condições do tempo, da hélice utilizada e do
peso do aero (carga alar). Para um vôo normal, considere uns 12 min.
Só para vc ter uma idéia, com o Scout rosa (Nicole) quebrei meu proprio record de
tempo, fazendo 40 min de voo com uma bateria de 1300 mAh (postarei o video).

Os gabaritos podem ser feitos de diversos materiais, como trabalho muito com
isopor P3, os gabaritos em madeiras me facilitam muito, já que tenho material
sobrando e equipamento adequado para cortar.

Obrigado pelo "Lindo casal de filhos", eu sou suspeito em falar, hehe

Abs
Tente, Invente, Faça um Aero Diferente !!!
Avatar do usuário
DEVAL
membro
Mensagens: 1309
Registrado em: Qui Ago 09, 2007 11:56 am
Localização: Florianópolis - SC

Mensagem por DEVAL »

[quote:97e8004db0="nelson161"]
Agora, minha dúvida: A envergadura de cada semi-asa é 62cm. O aleiron pode ter sómente a metade do comprimento da semi-asa? No caso, 31 cm de cada lado e sómente 3cm de largura? O comando ficaria muito lento? Ou pelo menos, daria comando? Ele pode ficar na metade mais próxima à fuselagem, ou terá que ficar na segunda metade? É para facilitar a mecânica do servo.

Agradeço a colaboração dos colegas mais experientes. Colocando que, pretendo usar o material fornecido no kit.[/quote:97e8004db0]


Os ailerons quanto mais na extremidade da asa mais eficientes são.
No caso desse Scout, 3 cm está bem dimensionado e o ideal é que fossem em toda
a extensão da asa. Daria até para colocar uma chapa de balsa em toda a extensão
com a asa já pronta, sem precisar ter que cortar as nervuras. Mas já que vc está
com o material já pronto, pode-se utilizar servos diretos ao invés de varetas de
comando, e instalados no meio de cada asa (servos de 9 g).
Os servos podem ser com comando unico (um canal do rádio), utilizando uma
extensão em Y, ou Independentes (um canal para cada servo, se o rádio
comportar e tiver mixagem), podendo ser, desta forma, utilizados como flaps tbém,
o que é totalmente dispensável nesse aero. Voce vai ver que o Scout é uma
mãe !

Abs
Tente, Invente, Faça um Aero Diferente !!!
Responder