planador do site voo silencioso!!!

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
falcao branco
membro
Mensagens: 54
Registrado em: Ter Abr 28, 2009 8:06 am
Localização: cel. Xavier Chaves/MG

Mensagem por falcao branco »

Esse planador ta simpatico. Com essa envergadura, voce precisara de vento bem mais forte para uma boa ascençao. Voce deve observar uma nescessidade de ter um momento de cauda maior,pois com ailerom, quando o momento de calda e menor o planador tende a fazer curvas no sentido contrario aos comandos . Resolve-se isso usando um momento maior e tambem uma deriva mais alta. Outra observaçao e quanto a lincagem de calda. Quanto menos peso de cauda,menor a nescessidade de se deslocar o peso para diante no nariz.Com essa nova modificaçao, levando a asa para frente acredito que vai criar uma certa limitaçao nete setido. abraços.
no ar
claudiofranco
membro
Mensagens: 738
Registrado em: Sáb Mai 28, 2005 2:14 pm
Localização: anapolis

Mensagem por claudiofranco »

ok muito obrigado pelas info.
mas fiquei com duvida: teria que aumentar o estabilizador? em comp e altura/?
obrigado
Avatar do usuário
johnny2008
membro
Mensagens: 2343
Registrado em: Sáb Ago 07, 2004 7:33 pm
Localização: São paulo ABC
Contato:

Mensagem por johnny2008 »

deixou defazer um planador e fez um treinador eletrico narigudo que vai voar " nas coxas " ...

já fiz ums 10 planadores igual ao do site .. e todos voaram bem .. por que ? por que esta igual a planta :D ...

Não é puxão de orelha não ... só que escolheu bem o modelo e construiu totalmente errado ...

Aumentando a corda e diminuindo a envergadura você deixou o perfil mais grosso ( gerando arrasto ) e diminuindo a performaçe do modelo .

E... planador é sem motor .. se vai motorizar , vai ter mais um missel do que um modelo com estas medidas ...

Volte e faça uma nova asa igual a que esta descrita na planta .. vai ver como a " coisa voa " ..

Abraços e boms voos !
claudiofranco
membro
Mensagens: 738
Registrado em: Sáb Mai 28, 2005 2:14 pm
Localização: anapolis

Mensagem por claudiofranco »

ok jonny grato, mas nao vou mudar a asa.pois coloquei ailerosn, quero voar com eles...e ailerons com polisdreo nao combinam.

abraços
falcao branco
membro
Mensagens: 54
Registrado em: Ter Abr 28, 2009 8:06 am
Localização: cel. Xavier Chaves/MG

Mensagem por falcao branco »

Caro claudio franco. E interessante fazer porque aprende-se muito com o construir. Va experimentando e nao se preocupe que e desse geito mesmo que se desenvolve. posso indicar mudanças na deriva que deve ser mais alta no caso de permanecer esta mesma distancia entre asa e cauda. Isso ajuda para que o ar que flui nao deixe que ele tenha derrapadas no sentido contrario aos comandos com ailerons. quanto ao estabilizador horizontal,no caso de uma distancia maior entre asa e cauda, nao precisa ser grande.O que ocorre quando se tem a asa muito perto da cauda e que os comandos de subir e descer ficam muito rapidos e dificeis de se controlar.Ja no caso dessa distancia ser mais longa, esses comandos sao mais demorados permitindo um controle mais suave. Se a distancia for muito grande, o peso de cauda almenta e ai fica complicado ajustar o cg. Ou adiciona peso ou entao aumenta o comprimento do nariz. Va experimentando. Eu ja nem sei quantos eu ja fiz. passo nas ruas e vejo isopor, paro o carro e encho o portamalas.Depois e hora de construir. Uma ultima recomendaçao e que use bastante fita adesiva no nariz para protejer nas narigadas que todo planador em teste sofre. abraços.
claudiofranco
membro
Mensagens: 738
Registrado em: Sáb Mai 28, 2005 2:14 pm
Localização: anapolis

Mensagem por claudiofranco »

muito obrigado falcao..suas informações sao de grande valia...
e isso ai experimentando..... ate atingir um voo legal...acho q e por ai

abraços
claudiofranco
membro
Mensagens: 738
Registrado em: Sáb Mai 28, 2005 2:14 pm
Localização: anapolis

Mensagem por claudiofranco »

medi o peso agora..deu 400g.
sera q esta pesado?
se bem q agora ele nao e mais um planador.. e sim um treinador ''asudo''..rs
claudiofranco
membro
Mensagens: 738
Registrado em: Sáb Mai 28, 2005 2:14 pm
Localização: anapolis

Mensagem por claudiofranco »

tive q colocar o servo de aileron em cima da assa.nao teve jeito...mas acho q nao atrapalhara o voo..
claudiofranco
membro
Mensagens: 738
Registrado em: Sáb Mai 28, 2005 2:14 pm
Localização: anapolis

Mensagem por claudiofranco »

o motor é emax 2812 helice 8x4......
empuxo proximo aos 800g segundo a tabela aqui do forum...
esse empuxo e suficiente?
Avatar do usuário
-xj-9-
membro
Mensagens: 839
Registrado em: Qui Fev 28, 2008 8:50 pm
Localização: Ladário - MS - 67
Contato:

Mensagem por -xj-9- »

acho q esta de bom uso, ta legal motoplanador
Responder