aerobarco

Lanchas, aerobarcos, ekranoplanos, veleiros, trens, modelos estáticos e outras formas de modelismo que, mesmo não voando, nos fazem sonhar alto.
Avatar do usuário
Berardis
membro
Mensagens: 816
Registrado em: Dom Mar 29, 2009 7:14 pm

Mensagem por Berardis »

obrigado pela dica sancler,irei procurar entao de inox,para esses motores qual medida voce me aconselha na helice?
Avatar do usuário
sancler
membro
Mensagens: 3886
Registrado em: Sáb Mar 21, 2009 5:02 pm
Localização: Palhoça/SC
Contato:

Mensagem por sancler »

berardis isso tem que ser calculado de acordo com o peso , e tudo certinho , vou deixar para os experts responderem pois eu disso não entendo muito , hélice de superficie , hélice submersa tem uma pá de probabilidades ai .
Antes de tentar mudar o mundo,dê três voltas ao redor de sua casa. BRA 16.234
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Berardis, quanto a refrigeração dos motores, a entrada de água é na popa da lancha e não na proa pois na maioria das vezes ela estará com a proa alta e não terá como entrar água corretamente, normalmente essas entradas de água são nos lemes o que facilita essa entrada de água.
Quanto a hélices, pode ser até mesmo de plástico que funcionam bem mas você tem que ver o diametro e passo delas e se vai ser submersa ou de superfície, hélices de superfície são para grandes velocidades já as submersas são para cruzeiro.
Sylvio
membro
Mensagens: 99
Registrado em: Ter Jun 12, 2007 9:00 am
Localização: São Paulo

Mensagem por Sylvio »

Berardis, sou o dono da SuperVee 27 que está no vídeo do Edgard.
Estou a 5 anos no nautimodelismo e acho que posso ter ter dar algumas dicas.
A lancha de alta velocidade é como o Laércio te descreveu, porém a entrada de água pode ser no leme ou um tubo de latão cortado em ângulo de 45 graus, instalado na popa do barco, com a ponta logo abaixo do casco. É mais fácil de fazer (use uma antena quebrada de rádio, por exemplo). Normalmente a água é expelida lateralmente, o mais próximo do motor, para aumentar a vazão, procurando diminuir ao máximo a perda de carga na mangueira (a mais curta possível). Quanto a hélice, o material plástico dura pouco, costuma quebrar com facilidade. O melhor material é o "copper-beryllium" usado nos hélices da Grim Racer (AquaCraft). Na Tower Hobbies tem. Acho melhor as hélices bi-pás do que as tri-pás, pois cavitam mais fácil.

O segredo da alta rotação é a perfeita lubrificação entre o eixo e o tubo. Lá também tem a graxa Grim Racer azul para este fim. Toda vez que usar a lancha, deverá desmontar e lubrificar o eixo no final do dia.

As hélices de superfície ficam atrás da popa, um pouco abaixo da linha dágua e as submersas ficam embaixo do casco, geralmente em ângulo, o que ajuda a perder velocidade (parte da velocidade fica para baixo, o que não interessa para o movimento horizontal).

As lanchas de velocidade também tem estabilizadores horizontais e verticais instalados na popa (um par em cada extremidade), para evitar que ela capote ao fazer as curvas.
Avatar do usuário
sancler
membro
Mensagens: 3886
Registrado em: Sáb Mar 21, 2009 5:02 pm
Localização: Palhoça/SC
Contato:

Mensagem por sancler »

Essa SuperVee 27 do sylvio anda muitooooo , mas sylvio ele quer comprar o meu casco para fazer essa experiência colocar 2 motores .
Antes de tentar mudar o mundo,dê três voltas ao redor de sua casa. BRA 16.234
Sylvio
membro
Mensagens: 99
Registrado em: Ter Jun 12, 2007 9:00 am
Localização: São Paulo

Mensagem por Sylvio »

?????

Nunca vi!

Acho ela muito larga e pesada para hélice molhada. Dá muito arrasto.

Sancler, estou acreditando na idéia do Edgard e o ajudando a medida do possível. Acho que a Floripa deve ser para aerobarco glow e em breve elétrica também.

Neste domingo faremos os primeiros testes na versão elétrica.
Avatar do usuário
sancler
membro
Mensagens: 3886
Registrado em: Sáb Mar 21, 2009 5:02 pm
Localização: Palhoça/SC
Contato:

Mensagem por sancler »

Pior é que ele ja encomendou outro setup , prapara que o homem quer fazer voces comerem planctons :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Antes de tentar mudar o mundo,dê três voltas ao redor de sua casa. BRA 16.234
Avatar do usuário
Berardis
membro
Mensagens: 816
Registrado em: Dom Mar 29, 2009 7:14 pm

Mensagem por Berardis »

sylvio obrigado ja anotei todas as suas dicas, entao voce acha que com aqueles motores eletricos nao ficaria bom nao e? sancler quanto sai mais ou menos em peso a lancha para eu calcular o frete?
Avatar do usuário
Berardis
membro
Mensagens: 816
Registrado em: Dom Mar 29, 2009 7:14 pm

Mensagem por Berardis »

LaercioLMB ,obrigado tambem pela dica .ja anotada,para por em pratica assim que estiver com o casco aqui
Avatar do usuário
sancler
membro
Mensagens: 3886
Registrado em: Sáb Mar 21, 2009 5:02 pm
Localização: Palhoça/SC
Contato:

Mensagem por sancler »

[quote:9947b48ab9="Berardis"]sylvio obrigado ja anotei todas as suas dicas, entao voce acha que com aqueles motores eletricos nao ficaria bom nao e? sancler quanto sai mais ou menos em peso a lancha para eu calcular o frete?[/quote:9947b48ab9]
Berardis o aerobarco tem 1,9 kg mas com pacote e embalagem para calculo de frete tem 6 kg +- da uma olhada aqui nesse tópico do Edgard :
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=65061
Antes de tentar mudar o mundo,dê três voltas ao redor de sua casa. BRA 16.234
Responder