3S A123 e LiFePO4 --- "carregador tabajara"

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
lenineds
membro
Mensagens: 42
Registrado em: Qui Out 12, 2006 3:02 am
Localização: Goiânia, Goiás
Contato:

Mensagem por lenineds »

[quote:b112af566b="Marcio H"]use entre 6 a 8 metros de fio paralelo de secção 1,5mm2 (ou aprox. 16AWG) , comece testando com os 8 metros , se ficar pouca corrente pode cortar um pouco. lembre-se que num pack descarregado totalmente a corrente inicial será alta, mas se estabilizará rapidamente depois de cerca de 1 minuto.

10 amperes pra elas é brincadeira... tenho pack com mais de 700 voos...

as demais recomendações do primeiro post do tópico valem.[/quote:b112af566b]

Márcio, blz? to lendo a respeito dessas baterias e carregadores e achei interessante o carregador tabajara, e mais interessante ainda o carregador só de fio pois não entendo nada de eletrônica, não sei nem como usar fios em paralelo... tem link de algum tópico q explica melhor esse método?
Estava pensando num pack 3s1p ou 3s2p de 2650mah com celulas do ebay. no caso dessas duas configurações o tamanho do fio seria o mesmo mas demoraria o dobro do tempo pra carregar a 3s2p? no caso do 3s2p poderia reduzir o fio pela metade?
Outra coisa essa sobrecarga quando a bateria está vazia diminui muito a vida útil? ou será q mesmo assim ainda chegaria a mais de 200 ciclos?
Se poder me ajudar com essas dúvidas ficaria agradecido. Acho que outros do fórum tb... Valew!
dougsky
membro
Mensagens: 60
Registrado em: Sex Ago 08, 2008 11:44 pm
Localização: Lgoa Santa Minas Gerais

Mensagem por dougsky »

Ola....me respondam

essas baterias podem ser esgotada toda voltagem??montei o carregador tabajara,coloquei uma bateria 3s que estava em 3,49v...iniciei a carga com 8 resistores e foi a 13amp logo em seguida caiu para 7 ativei masi 2 resitores ae ficou em 9amp...mas depois de uns 7min a bateria estava super quente...mas muito quente mesmo...e de repente..uma celula estourou....kkkk.....sera que fiz algo errado??logo mais vou postar algumas fotos e um video....
Avatar do usuário
Marcio H
membro
Mensagens: 1638
Registrado em: Qui Fev 01, 2007 6:47 pm
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Marcio H »

pode ter acontecido que esta celula estava mais carregada que as outras , desbalanceada. no final da carga a sua tensão disparou, ultrapassando os cerca de 4.5-5 volts que é onde a coisa fica crítica pra ela. bem provável que nada tenha acontecido com as outras duas.
ideal no início é balancear célula por célula usando algum método seguro , depois usar uma carga rápida sem balanceamento como é o caso deste "método de carga". monitorar as tensões é primordial.
Avatar do usuário
Everton de Castro
membro
Mensagens: 1982
Registrado em: Sáb Mar 28, 2009 11:34 pm
Localização: Iguatu - CE

Mensagem por Everton de Castro »

Eu tô é procurando o esquema de usar uma fonte de computador, pois tem muitas aqui, mas parece que tem que fazer umas adaptações. Não localizei no pesquisar...
Ser pai é gostoso de mais, experimenta!!!
Avatar do usuário
cassiorage
membro
Mensagens: 1075
Registrado em: Qui Set 06, 2007 12:41 pm
Localização: Salvador - BA

Mensagem por cassiorage »

[quote:1a38564218="lenineds"][quote:1a38564218="Marcio H"]use entre 6 a 8 metros de fio paralelo de secção 1,5mm2 (ou aprox. 16AWG) , comece testando com os 8 metros , se ficar pouca corrente pode cortar um pouco. lembre-se que num pack descarregado totalmente a corrente inicial será alta, mas se estabilizará rapidamente depois de cerca de 1 minuto.

10 amperes pra elas é brincadeira... tenho pack com mais de 700 voos...

as demais recomendações do primeiro post do tópico valem.[/quote:1a38564218]

Márcio, blz? to lendo a respeito dessas baterias e carregadores e achei interessante o carregador tabajara, e mais interessante ainda o carregador só de fio pois não entendo nada de eletrônica, não sei nem como usar fios em paralelo... tem link de algum tópico q explica melhor esse método?
Estava pensando num pack 3s1p ou 3s2p de 2650mah com celulas do ebay. no caso dessas duas configurações o tamanho do fio seria o mesmo mas demoraria o dobro do tempo pra carregar a 3s2p? no caso do 3s2p poderia reduzir o fio pela metade?
Outra coisa essa sobrecarga quando a bateria está vazia diminui muito a vida útil? ou será q mesmo assim ainda chegaria a mais de 200 ciclos?
Se poder me ajudar com essas dúvidas ficaria agradecido. Acho que outros do fórum tb... Valew![/quote:1a38564218]

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=46445&postdays=&postorder=asc&start=0

e aqui vc vê como se faz só com fios:
http://www.superhelis.com.br/?pg=review&id=88
T-Rex 600 NSP - 4 x Ino-Lab HG-D760MG - DX7 + AR7000
Avatar do usuário
Marcio H
membro
Mensagens: 1638
Registrado em: Qui Fev 01, 2007 6:47 pm
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Marcio H »

valew Cassio , não tinha visto a mensagem dele.
Avatar do usuário
Buts
membro
Mensagens: 2164
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 12:54 pm
Localização: Vila Velha - ES - 29100-290
Contato:

Mensagem por Buts »

Galera, estou trabalhando neste carregador:

[img:9b5cf5fc86]http://projekit.com/tabelas/images/EsqLM317.jpg[/img:9b5cf5fc86]

Estou usando um LM338K que fornece ate 5A. Perfeito para as 1100mAh.

Coloquei no R1 120Ohms e no lugar do R2, um trimpot de 1,5K(acho que é isso). Regulei a tensao de saida para 10,80V com um multimetro. Vou começar os testes, se alguem tiver uma idéia de como melhorar, será bem vinda. O legal é que além de ser fáci e barato, se você deixar um tempo a mais, não tem tanto problema quanto o tabajara.

usei esta tabela:
[img:9b5cf5fc86]http://projekit.com/tabelas/images/tabLM338_350K.jpg[/img:9b5cf5fc86]
Dificil é aprender a LER. O resto está escrito !!!
Avatar do usuário
Marcio H
membro
Mensagens: 1638
Registrado em: Qui Fev 01, 2007 6:47 pm
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Marcio H »

o problema é que eles tem um vdrop gigante , e mesmo se usar o especial a corrente de carga fica baixa demais (para as de 2.3Ah)... pelo menos quando experimentei não funcionou bem...

se tem medo da tensão final da carga , coloque um ou dois diodos de alta corrente em série com o tabajara , limitarão a tensão final. não experimentei , mas deve funcionar.
Avatar do usuário
Buts
membro
Mensagens: 2164
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 12:54 pm
Localização: Vila Velha - ES - 29100-290
Contato:

Mensagem por Buts »

Marcio, para as de 2.3Ah concordo, mas como postei, pensei neles para a 1.1Ah. As pequeninas.. Mas ta ai.. Não pensei no diodo.. O final da carga, é porque apesar de deixar o multimetro pendurado na bateria quando estou carregando, por várias vezes estava conversando e quando olho tá lá no 11 e bordoada.. rsrsrsrsrsrs
Bom o diodo acho que derruba 0,8V então dois daria 1,6V - 12 V = 10.4V hhehehe Pensar não faz mal a ninguem kkkkkk vou tentar, vou arrancar uns diodos velhos aqui de uma fonte...
Avatar do usuário
Buts
membro
Mensagens: 2164
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 12:54 pm
Localização: Vila Velha - ES - 29100-290
Contato:

Mensagem por Buts »

Marcio, para as de 2.3Ah concordo, mas como postei, pensei neles para a 1.1Ah. As pequeninas.. Mas ta ai.. Não pensei no diodo.. O final da carga, é porque apesar de deixar o multimetro pendurado na bateria quando estou carregando, por várias vezes estava conversando e quando olho tá lá no 11 e bordoada.. rsrsrsrsrsrs
Bom o diodo acho que derruba 0,8V então dois daria 1,6V - 12 V = 10.4V hhehehe Pensar não faz mal a ninguem kkkkkk vou tentar, vou arrancar uns diodos velhos aqui de uma fonte...
Responder