Máquina de Vacuum Forming

Neste fórum discutiremos os novos artigos postados na página E-voo, a fim de esclarecer as possíveis dúvidas que possam ter ficado acerca deles.
Avatar do usuário
Berardis
membro
Mensagens: 816
Registrado em: Dom Mar 29, 2009 7:14 pm

Mensagem por Berardis »

Edgard , para nao usar o forno e ficar mais proximo e rapido porque voce nao usa uma churrasqueira pequena do lado da sua máquina ,faz uma churrasqueria da mesma autura e nao corre o risco de sujar o forno, e so uma ideia nao sei se daria certo,mais eu creio que ficaria muito mais facil voce tirar a forma do lado e ir direto para a maquina nao acha?
Avatar do usuário
sancler
membro
Mensagens: 3886
Registrado em: Sáb Mar 21, 2009 5:02 pm
Localização: Palhoça/SC
Contato:

Mensagem por sancler »

se tiber tempo a idéia da churrasqueira funciona muito bem , ja fiz varias peças na brasa , dai depois a proveita a brasa e assa uma pelanca :D :D :D :D :D :D :D
Antes de tentar mudar o mundo,dê três voltas ao redor de sua casa. BRA 16.234
Avatar do usuário
Edgard
Equipe E-voo.com
Mensagens: 8267
Registrado em: Qui Mar 11, 2004 9:48 am
Localização: São Paulo - SP 55

Mensagem por Edgard »

Gente,

Eu não tenho churrasqueira e convencer o Sylvio a ligar o Forno é bem mais fácil que agitar um churrasco na casa dele.

Estou com uma dúvida.
Tenho que esperar o viniterm embarrigar, ou será que dá para esquentar e assim que ele começar a fazer a barriga, passar para a máquina.
Assim a capota não ficaria tão fina.
Achei que ficou muito fina.
Nos filmes que vi no youtube, nenhum esta embarrigado.

Hoje a tarde dou um trato no molde e se o Sylvio topar, fazemos novos testes a noite.
Avatar do usuário
josaka
membro
Mensagens: 111
Registrado em: Seg Fev 04, 2008 2:16 pm
Localização: sao paulo sp

Mensagem por josaka »

A ideia da churrasqueira é interessante pois existem aquelas churrasqueiras com resistencia eletrica , acho que vou fazer uma experiencia
eders
membro
Mensagens: 1283
Registrado em: Qui Fev 12, 2009 8:32 am
Localização: Campinas-SP

Mensagem por eders »

Eu achei muito legal, parabéns Edgard ficou simples e funcional agora é pegar as manhas pra fazer uns canopys pra gente(vide Doca) hehehe minha zagi mini está quase pronta. ;)
Geraldo
membro
Mensagens: 109
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 5:09 pm
Localização: Recife
Contato:

Mensagem por Geraldo »

Olá

[quote:311d9e4417="Edgard"]Estou com uma dúvida.
Tenho que esperar o viniterm embarrigar, ou será que dá para esquentar e assim que ele começar a fazer a barriga, passar para a máquina.
Assim a capota não ficaria tão fina.
Achei que ficou muito fina.
Nos filmes que vi no youtube, nenhum esta embarrigado.[/quote:311d9e4417]


Edgard, tenho uma máquina de vacuum forming parecida com a sua e já fiz algumas peças com ela.

Na primeira tentativa que aparece no vídeo, como o plástico não estava suficientemente quente, você poderia ter empregado um soprador térmico depois de ter encostado o plástico no molde e se ajudando com umas luvas para ficar com a forma correta.

Eu deixo que o plástico forme barriga (emprego PVC), isto me indica que está na temperatura correta, mas sem exagerar para não fazer um furo nele. Se não fizer barriga é porque está frio demais e aí você já sabe o que acontece.

Talvez você esteja empregando um plástico muito fino. Para fazer o trabalho que aparece no vídeo, eu faria uma primeira tentativa com plástico de 1,5mm. Qual a espessura que você empregou?

O forno complica as coisas. É muito melhor fazer uma caixa sem a tampa e colocar umas resistências. Ganhará um melhor controle da temperatura e poderá ficar bem perto do molde para que o plástico não tenha tempo de esfriar.

Para ser sua primeira prova você se deu muito bem. É preciso um pouco de prática e se familiarizar com o processo. Eu também tive problemas no início.
Boa continuação.

Um abraço.
Geraldo
Troco doberman super carinhoso por mão artificial
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Quanto a opção do forno, outro dia vi em um vídeo no youtube uma das fábricas lá da china fazendo os aeros e eles esquentavam o acetato no forno também como o edgard fez, bem igual mesmo e ficou ótimo, é só questão de pegar o jeito e não ter corrente de ar próximo ao lugar onde se pretende fazer isso.
Olha só o vídeo para terem uma idéia, igual ao jeito que o Edgard está fazendo.

http://www.youtube.com/watch?v=tlJb4V7f6bI
Avatar do usuário
Cyberware
membro
Mensagens: 1728
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 6:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Cyberware »

Vi no RCGroups um cara que fabrica profissionamente plandores/pss. Os moldes de cockpits e bolha eram de aluminio fundido (acho que sai barato até) e tinha váaaaarios furinhos no molde para o vácuo vir através dele também, mas claro, eram em lugares estrategicos!

Talvez ajude em algum ponto da bolha do carro esses furinhos!
Avatar do usuário
Edgard
Equipe E-voo.com
Mensagens: 8267
Registrado em: Qui Mar 11, 2004 9:48 am
Localização: São Paulo - SP 55

Mensagem por Edgard »

josaka
A idéia é gastar o mínimo possível, então como não tenho churrasqueira, vou usar o forno do Sylvio para o carrinho e quando fizer a base menor, passarei a usar o meu forno mesmo.
Quando fizer com a churrasqueira elétrica, conta para gente.

eders
É, agora é estragar um pouco de material até pegar as manhas, aí é sair fazendo canopys, cowls, polainas, óminhus, etc etc etc. :lol:

Geraldo
Na primeira tentativa o plastico soltou do quadro de metal, então não dava pra fazer mais nada, pois o ar escapava pelos furos que ficaram fora do plástico. :(
O problema é saber o tamanho da barriga, para que o plástico fique moldável mas não fique muito fino.
Eu tenho viniterm de 0,4 e PET 0,5mm, os testes foram feitos com o viniterm.
Como só vou usar esta base grande para o carrinho, só vou fazer uma caixa para aquecimento quando fizer a base menor, mas vou fazer uma caixa para substituir o forno sim.

Laercio,
Já tinha visto este filme, mas na época não prestei atenção a maneira que eles fazem, foi legal rever, pois notei que eles também deixam embarrigar.

Cyber,
Os furinhos, é o que pretendo fazer no modelo hoje a tarde, já sei que vai melhorar muito.

Pessoal,
Brigadão pelas dicas e ajudas.
Agora é ir melhorando os equipamentos e as técnicas e chegamos lá.
Caso seja necessário, cliquem no denunciar, o resto pode deixar que a administração se preocupa
Avatar do usuário
sancler
membro
Mensagens: 3886
Registrado em: Sáb Mar 21, 2009 5:02 pm
Localização: Palhoça/SC
Contato:

Mensagem por sancler »

Ed , esqueci de mensionar que nas extremidades , perto de onde é o limite da moldura em ves de furos fiz rasgos para o ar puxar mais perto da moldura e assim sugar o material com mais velocidade nas extremidades do que no centro .
Antes de tentar mudar o mundo,dê três voltas ao redor de sua casa. BRA 16.234
Responder