Motor PM101TR (conhecido como 400BR)

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
Leovaldo-Bragança
membro
Mensagens: 375
Registrado em: Dom Jan 30, 2005 1:06 am
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Mensagem por Leovaldo-Bragança »

ok Alex..... vou testar e ver como fica! Mto Obrigado!

Um abraço,
Leovaldo Jr
---------------
Voar e fazer voar!
---------------
Avatar do usuário
Leovaldo-Bragança
membro
Mensagens: 375
Registrado em: Dom Jan 30, 2005 1:06 am
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Mensagem por Leovaldo-Bragança »

Pessoal,

Após queimar o meu GWS 350 usando Li-po 3s, desisti de utilizá-las no 400br. Resolvi então usar uma bateria de 8,4v Ni-MH de 1600 mah. Usei uma hélice EP 5043...

Realizei os dois primeiros vôos sem problema algum... Vôou muito bem em um modelo treinador de 1,20 de envergadura pesando 600 gramas.

Porém, no terceiro vôo, o modelo corria sem forças para levantar vôo. Tudo estava ok. Bateria carregada e com voltagem checada ( 9,46 volts - Acredito estar OK para uma NIMH de 7 células ). Sentido da decolagem contra o vento. Trem de pouso ok com todas as rodas girando livremente. Tentei várias vezes mas o danado não vôo.

Desprezando a lógica, pois eu já tinha checado a bateria, resolvi fazer um ciclo nela..... descarreguei-a totalmente e carreguei-a com uma corrente de 0,8 Amps. Descarregou, e carregou a capacidade adequada para a bateria. Chequei voltagem e tudo ok.... Botei no avião e mandei ele pra pista..... O problema continuou e não consegui tirar o modelo do chão.

Após ter muito observado as características da bateria e tb considerando que é semi-nova... com mto pouco uso..... Será que o problema é do motor?

Isso já aconteceu com alguém????

Desde já agradeço pela ajuda...

Um abraço,
Leovaldo Jr
---------------
Voar e fazer voar!
---------------
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Hélice 5x4,3 é meio pesada para este motor, pode ser que tenha gastado as escovas antes da hora, mas acho meio difícil, este motor tem umas escovas bem grandinhas, e já abusei um bocado dos meus sem problemas.

Veja se ele está girando livremente, se a hélice está balanceada e alinhada (sem que uma pá fique girando mais à frente do que a outra), e se o trim do acelerador no TX está no centro.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Leovaldo-Bragança
membro
Mensagens: 375
Registrado em: Dom Jan 30, 2005 1:06 am
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Mensagem por Leovaldo-Bragança »

Sim Alex... já verifiquei o alinhamento da hélice.... verifiquei se o adaptador da hélice não está tocando a base do eixo do motor e também verifiquei o trim.. mas tudo está normal.... será um defeito de fabricação do motor?


Obrigado,
Leovaldo Jr
---------------
Voar e fazer voar!
---------------
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:902abd3188="Leovaldo-Bragança"]Sim Alex... já verifiquei o alinhamento da hélice.... verifiquei se o adaptador da hélice não está tocando a base do eixo do motor e também verifiquei o trim.. mas tudo está normal.... será um defeito de fabricação do motor?


Obrigado,[/quote:902abd3188]

Estranho... Amacie o motor deixando ele girar dentro da água alimentado por uma pilha média até esgotar e veja se ele melhora...
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Pedro Guilherme
membro
Mensagens: 1916
Registrado em: Sáb Set 17, 2005 12:39 am
Localização: Esteio - RS

Recomeçando depois de 35 anos parado

Mensagem por Pedro Guilherme »

Ola pessoal. Depois de muito tempo inativo volto ao eromodelismo. E resolvi ir direto no elétrico. Comprei um radio futaba conqust Am frequencia 72 com um receptor MCR-4A com speed. O que eu quero saber é qual bateria usar com esse motor 400 da action motors e esse speed.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Recomeçando depois de 35 anos parado

Mensagem por alexcmag »

[quote:d0f83c3a44="Pedro Guilherme"]Ola pessoal. Depois de muito tempo inativo volto ao eromodelismo. E resolvi ir direto no elétrico. Comprei um radio futaba conqust Am frequencia 72 com um receptor MCR-4A com speed. O que eu quero saber é qual bateria usar com esse motor 400 da action motors e esse speed.[/quote:d0f83c3a44]

Pode ser uma LiIon ou LiPo 2S (7,2-7,4V) 1300mAh ou uma NiMh 8,4V 750mAh.

Pela especificação este receptor aguenta muita corrente, mas pouca tensão, http://www.futaba-rc.com/manuals/4nbl-manual.pdf
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Pedro Guilherme
membro
Mensagens: 1916
Registrado em: Sáb Set 17, 2005 12:39 am
Localização: Esteio - RS

Motor 400

Mensagem por Pedro Guilherme »

Obrigado pela resposta. É sempre saber que podemos contar com ajuda dos colegas. Parabéns pelo trabalho de voces, é preciso dedicação e tempo para poder se dedicar a ensinar e ajudar os colegas nos problemas. Elogiável esse site, alias um dos melhores que encontrei nas minhas andanças pela internet pesquisando sobre aeromodelismo. Que Deus os ilumine nesse trabalho. Bom e agora vamos ao trabalho.....rs... gostaria de saber se esse motor serviria numa Zagi. E se servir qual tipo de hélice seria a mais indicada. Obrigado.
Avatar do usuário
Cassiusfxg
membro
Mensagens: 798
Registrado em: Dom Out 31, 2004 4:36 am
Localização: Belo Horizonte

Re: Motor 400

Mensagem por Cassiusfxg »

[quote:d50c2c7c0d="Pedro Guilherme"]Obrigado pela resposta. É sempre saber que podemos contar com ajuda dos colegas. Parabéns pelo trabalho de voces, é preciso dedicação e tempo para poder se dedicar a ensinar e ajudar os colegas nos problemas. Elogiável esse site, alias um dos melhores que encontrei nas minhas andanças pela internet pesquisando sobre aeromodelismo. Que Deus os ilumine nesse trabalho. Bom e agora vamos ao trabalho.....rs... gostaria de saber se esse motor serviria numa Zagi. E se servir qual tipo de hélice seria a mais indicada. Obrigado.[/quote:d50c2c7c0d]

Serve.Use uma hélice 5x3.
Paixao pelo hobby
Avatar do usuário
Leovaldo-Bragança
membro
Mensagens: 375
Registrado em: Dom Jan 30, 2005 1:06 am
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Mensagem por Leovaldo-Bragança »

Pessoal,

Meu 400BR ressurgiu das cinzas... hehe... vejam a história

[quote:ec71afa23a]Pessoal,

Após queimar o meu GWS 350 usando Li-po 3s, desisti de utilizá-las no 400br. Resolvi então usar uma bateria de 8,4v Ni-MH de 1600 mah. Usei uma hélice EP 5043...

Realizei os dois primeiros vôos sem problema algum... Vôou muito bem em um modelo treinador de 1,20 de envergadura pesando 600 gramas.

Porém, no terceiro vôo, o modelo corria sem forças para levantar vôo. Tudo estava ok. Bateria carregada e com voltagem checada ( 9,46 volts - Acredito estar OK para uma NIMH de 7 células ). Sentido da decolagem contra o vento. Trem de pouso ok com todas as rodas girando livremente. Tentei várias vezes mas o danado não vôo.

Desprezando a lógica, pois eu já tinha checado a bateria, resolvi fazer um ciclo nela..... descarreguei-a totalmente e carreguei-a com uma corrente de 0,8 Amps. Descarregou, e carregou a capacidade adequada para a bateria. Chequei voltagem e tudo ok.... Botei no avião e mandei ele pra pista..... O problema continuou e não consegui tirar o modelo do chão.

Após ter muito observado as características da bateria e tb considerando que é semi-nova... com mto pouco uso..... Será que o problema é do motor?

Isso já aconteceu com alguém????

Desde já agradeço pela ajuda...

Um abraço,[/quote:ec71afa23a]

Alex recomendou

[quote:ec71afa23a]Estranho... Amacie o motor deixando ele girar dentro da água alimentado por uma pilha média até esgotar e veja se ele melhora...[/quote:ec71afa23a]

Fiz o seguinte,

Ao invés de colocá-lo para rodar dentro da água, mudei o fluído e coloquei o motor para rodar dentro de fluído de freio para carros, usando uma bateria de NICd antiga que tenho aki.

Ficou muito bom!!!

Valew pela ajuda Alex!

Um abraço,
Leovaldo Jr
---------------
Voar e fazer voar!
---------------
Responder