Scout em balsa
- nelson161
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- Registrado em: Sex Abr 03, 2009 6:29 pm
- Localização: Canela RS 95680-000
Obrigado pelas sugestões.
A entelagem é bem mais prática e leve. Mas a pintura fica mais bonita e tem mais opções de cores. Neste caso, nem opção tenho... é tudo branco.
Já fiz uma experiência com uma asa, construida especialmente para este fim, e entelei com "voil" e selador nitrocelulose. Pena que o selador não encolhe que nem o dope. Ficou liso e rígido.
Na realidade, o peso adicional é do tecido, a tinta depois de seca, não pesa mais que o Monokote ou similar.
O próximo passo será fazer os alojamentos para fixar os servos nas asas.
Abraços.
A entelagem é bem mais prática e leve. Mas a pintura fica mais bonita e tem mais opções de cores. Neste caso, nem opção tenho... é tudo branco.
Já fiz uma experiência com uma asa, construida especialmente para este fim, e entelei com "voil" e selador nitrocelulose. Pena que o selador não encolhe que nem o dope. Ficou liso e rígido.
Na realidade, o peso adicional é do tecido, a tinta depois de seca, não pesa mais que o Monokote ou similar.
O próximo passo será fazer os alojamentos para fixar os servos nas asas.
Abraços.
- nelson161
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- Registrado em: Sex Abr 03, 2009 6:29 pm
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Terminei meu Scout. Esquecí a máquina no carro e está muito frio para ir lá buscar. Amanhã eu colocarei as fotos dele e de um pequeno vídeo.
Fui voar hoje à tarde. Tinha vento e as vezes dava umas rajadas mais fortes. A temperatura estava em torno de 5° C, a sensação térmica estava bem abaixo.
Resumindo. Não conseguí voar. Na primeira tentativa que não aparece no vídeo ele voou uns 15 metros e caiu para a direita. Como não danificou nada, continue tentando. Foi aí que minha filha começou a filmar. Fiz algumas corridas na pista e ele insistia em ir para a direita. Quando tentei decolar, já corrigindo um pouco no trimmer do aleiron e no leme, caiu de novo. Aí desistí e vim para casa antes que quebrasse alguma coisa.
Vou dar uma revisada geral e tentar novamente num dia totalmente sem vento.
Fui voar hoje à tarde. Tinha vento e as vezes dava umas rajadas mais fortes. A temperatura estava em torno de 5° C, a sensação térmica estava bem abaixo.
Resumindo. Não conseguí voar. Na primeira tentativa que não aparece no vídeo ele voou uns 15 metros e caiu para a direita. Como não danificou nada, continue tentando. Foi aí que minha filha começou a filmar. Fiz algumas corridas na pista e ele insistia em ir para a direita. Quando tentei decolar, já corrigindo um pouco no trimmer do aleiron e no leme, caiu de novo. Aí desistí e vim para casa antes que quebrasse alguma coisa.
Vou dar uma revisada geral e tentar novamente num dia totalmente sem vento.
- nelson161
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- Registrado em: Sex Abr 03, 2009 6:29 pm
- Localização: Canela RS 95680-000
Este é o vídeo. Verifiquei e ele está todo alinhado. Não acredito que foi só o vento que fez isso. Eu estou a mais 15 anos parado, mas deveria ter ido reto, pelo menos.
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A distância de decolagem e aterrissagem não deve exceder a extensão da pista.
A distância de decolagem e aterrissagem não deve exceder a extensão da pista.
- LaercioLMB
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- Mensagens: 13847
- Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
- Localização: Porto Alegre - RS- 53
Seu aero está com o CG no comprimento fora pois deve ter muito peso do lado direito do aero pois essa tendencia de sair para um dos lados é peso.
Tem que verfificar principalmente a bateria que por ser mais pesada do que o restante dos equipamentos se ficar em um dos lados da fuselagem o aero tende a tombar para aquele lado sempre.
gostei do TX que está usando, onde comprou ele?
hehehehee
Abraços e bons voos.
Tem que verfificar principalmente a bateria que por ser mais pesada do que o restante dos equipamentos se ficar em um dos lados da fuselagem o aero tende a tombar para aquele lado sempre.
gostei do TX que está usando, onde comprou ele?
hehehehee
Abraços e bons voos.
- Gustavo Murad
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- Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
- Localização: Uberaba, Minas Gerais
- nelson161
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- Registrado em: Sex Abr 03, 2009 6:29 pm
- Localização: Canela RS 95680-000
Laercio, tira os zóios do MEU Futaba. É muito bom e está muito bem cuidado. Hehe.
A bateria fica num compartimento de isopor que está centralizado. Após a verificação do CG fixei este compartimento. Do lado esquerdo fica o ESC e do lado direito o receptor. Com todas estas quedas a bateria não saiu do lugar. É pesada, é uma 2200mA , com motor 1580 Outrunner e ESC de 30A.
A asa, eu balanceei com duas pontas de prendedor de roupa, antes da entelagem. Foi coisa mínima, mas equilibrei.
O motor está com o eixo uns três graus para a direita, conforme a planta.
Eu retirei o estabilizador que está um pouco torcido. Não sei se já estava ou foi nestas lenhas. Farei um novo.
Não é só isso, troquei de carro e neste quase não cabe a asa. Nos próximos terei que limitar a envergadura para no máximo 1,20 m, ou fazer em baioneta.
Obrigado pelas dicas. Após a troca do estabilizador, verificarei o CG lateral.
Abraços.
A bateria fica num compartimento de isopor que está centralizado. Após a verificação do CG fixei este compartimento. Do lado esquerdo fica o ESC e do lado direito o receptor. Com todas estas quedas a bateria não saiu do lugar. É pesada, é uma 2200mA , com motor 1580 Outrunner e ESC de 30A.
A asa, eu balanceei com duas pontas de prendedor de roupa, antes da entelagem. Foi coisa mínima, mas equilibrei.
O motor está com o eixo uns três graus para a direita, conforme a planta.
Eu retirei o estabilizador que está um pouco torcido. Não sei se já estava ou foi nestas lenhas. Farei um novo.
Não é só isso, troquei de carro e neste quase não cabe a asa. Nos próximos terei que limitar a envergadura para no máximo 1,20 m, ou fazer em baioneta.
Obrigado pelas dicas. Após a troca do estabilizador, verificarei o CG lateral.
Abraços.
- jebjunior
- membro
- Mensagens: 5
- Registrado em: Seg Fev 21, 2011 7:51 pm
- Localização: Ribeirão Preto - SP
[quote:5aa6608111="DEVAL"][quote:5aa6608111="nelson161"]Gostei de seus modelos, Deval.
Pelo gabarito em madeira, pode-se ver que você fabrica Scout's em série.
Muito bonito o voo do azulzinho do Rafael, ainda não assisti o outro vídeo.
Qual a autonomia com LiPo de 2100mA.
Lindo casal de filhos. Tenho duas meninas.
Valeu a dica.
Abraço[/quote:5aa6608111]
A autonomia com lipo de 2100 (com o 2822) pode chegar até 1 hora de vôo, tudo
depende da forma como vc voa, das condições do tempo, da hélice utilizada e do
peso do aero (carga alar). Para um vôo normal, considere uns 12 min.
Só para vc ter uma idéia, com o Scout rosa (Nicole) quebrei meu proprio record de
tempo, fazendo 40 min de voo com uma bateria de 1300 mAh (postarei o video).
Os gabaritos podem ser feitos de diversos materiais, como trabalho muito com
isopor P3, os gabaritos em madeiras me facilitam muito, já que tenho material
sobrando e equipamento adequado para cortar.
Obrigado pelo "Lindo casal de filhos", eu sou suspeito em falar, hehe
Abs[/quote:5aa6608111]
Caramba, o meu Scout está com uns 1.200g incluindo eletrônica e ainda com lastro no nariz pq ficou com peso de cauda. Utilizo um Turnigy /
Pelo gabarito em madeira, pode-se ver que você fabrica Scout's em série.
Muito bonito o voo do azulzinho do Rafael, ainda não assisti o outro vídeo.
Qual a autonomia com LiPo de 2100mA.
Lindo casal de filhos. Tenho duas meninas.
Valeu a dica.
Abraço[/quote:5aa6608111]
A autonomia com lipo de 2100 (com o 2822) pode chegar até 1 hora de vôo, tudo
depende da forma como vc voa, das condições do tempo, da hélice utilizada e do
peso do aero (carga alar). Para um vôo normal, considere uns 12 min.
Só para vc ter uma idéia, com o Scout rosa (Nicole) quebrei meu proprio record de
tempo, fazendo 40 min de voo com uma bateria de 1300 mAh (postarei o video).
Os gabaritos podem ser feitos de diversos materiais, como trabalho muito com
isopor P3, os gabaritos em madeiras me facilitam muito, já que tenho material
sobrando e equipamento adequado para cortar.
Obrigado pelo "Lindo casal de filhos", eu sou suspeito em falar, hehe
Abs[/quote:5aa6608111]
Caramba, o meu Scout está com uns 1.200g incluindo eletrônica e ainda com lastro no nariz pq ficou com peso de cauda. Utilizo um Turnigy /
- jebjunior
- membro
- Mensagens: 5
- Registrado em: Seg Fev 21, 2011 7:51 pm
- Localização: Ribeirão Preto - SP
[quote:e2a63507cb="DEVAL"][quote:e2a63507cb="nelson161"]Gostei de seus modelos, Deval.
Pelo gabarito em madeira, pode-se ver que você fabrica Scout's em série.
Muito bonito o voo do azulzinho do Rafael, ainda não assisti o outro vídeo.
Qual a autonomia com LiPo de 2100mA.
Lindo casal de filhos. Tenho duas meninas.
Valeu a dica.
Abraço[/quote:e2a63507cb]
A autonomia com lipo de 2100 (com o 2822) pode chegar até 1 hora de vôo, tudo
depende da forma como vc voa, das condições do tempo, da hélice utilizada e do
peso do aero (carga alar). Para um vôo normal, considere uns 12 min.
Só para vc ter uma idéia, com o Scout rosa (Nicole) quebrei meu proprio record de
tempo, fazendo 40 min de voo com uma bateria de 1300 mAh (postarei o video).
Os gabaritos podem ser feitos de diversos materiais, como trabalho muito com
isopor P3, os gabaritos em madeiras me facilitam muito, já que tenho material
sobrando e equipamento adequado para cortar.
Obrigado pelo "Lindo casal de filhos", eu sou suspeito em falar, hehe
Abs[/quote:e2a63507cb]
Caramba, o meu Scout (em madeira) está com uns 1.200g incluindo eletrônica, servos de ailerons (não inclusos no projeto original) e ainda por cima com lastro no nariz pq ficou com peso de cauda. Utilizo um Turnigy 2830/11 1000kV com uma LiPO 3S 2200mAh e ele tá precisando de muita pista pra decolar... será que errei em alguma coisa??? Ou preciso de um motor mais potente mesmo?
Se puderem dar sugestões! Sou iniciante no Aero elétrico.
Obrigado, abraços!
Pelo gabarito em madeira, pode-se ver que você fabrica Scout's em série.
Muito bonito o voo do azulzinho do Rafael, ainda não assisti o outro vídeo.
Qual a autonomia com LiPo de 2100mA.
Lindo casal de filhos. Tenho duas meninas.
Valeu a dica.
Abraço[/quote:e2a63507cb]
A autonomia com lipo de 2100 (com o 2822) pode chegar até 1 hora de vôo, tudo
depende da forma como vc voa, das condições do tempo, da hélice utilizada e do
peso do aero (carga alar). Para um vôo normal, considere uns 12 min.
Só para vc ter uma idéia, com o Scout rosa (Nicole) quebrei meu proprio record de
tempo, fazendo 40 min de voo com uma bateria de 1300 mAh (postarei o video).
Os gabaritos podem ser feitos de diversos materiais, como trabalho muito com
isopor P3, os gabaritos em madeiras me facilitam muito, já que tenho material
sobrando e equipamento adequado para cortar.
Obrigado pelo "Lindo casal de filhos", eu sou suspeito em falar, hehe
Abs[/quote:e2a63507cb]
Caramba, o meu Scout (em madeira) está com uns 1.200g incluindo eletrônica, servos de ailerons (não inclusos no projeto original) e ainda por cima com lastro no nariz pq ficou com peso de cauda. Utilizo um Turnigy 2830/11 1000kV com uma LiPO 3S 2200mAh e ele tá precisando de muita pista pra decolar... será que errei em alguma coisa??? Ou preciso de um motor mais potente mesmo?
Se puderem dar sugestões! Sou iniciante no Aero elétrico.
Obrigado, abraços!