Scout : Construção passo-a-passo

Crie um tópico com a planta que está disponibilizando.
Coloque o nome do modelo no título
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Gostei de vê, fez seu próprio Esc, pelo que vejo, tem equipamento e experiência para tal construção, seria bom se você já o construisse com conte pra LIPo, assim, poderia usar as LiPos sem estragar.
Vai postando que estou acompanhando.

Warne
vitormines
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Ter Jul 28, 2009 4:47 pm
Localização: Vale de Cambra (Aveiro)

Mensagem por vitormines »

viva pessoal,

Infelizmente nao tenho boas noticias... Tive um pequeno acidente que destruiu a frente do meu scout. tive uma queda devido à falta de potência no motor, supostamente deveria ter voado nas calmas mas acho que o motor já está a dar as ultimas. Vou comprar um motor brushless mas vou manter a bateria Ni/Mh de 7,2V e 900mah, se vir que não tem potencia suficiente compro uma bateria Ni/Mh de 8,4V e 1100mah. Vou ter que reconstruir a frente, coisa fácil porque os estragos nao foram muitos, apesar de ter sido uma queda de cerca de 6 metros de altura. :S A falta de força do motor fez com que o avião entrasse em perda...


cmpts
Avatar do usuário
Patetta-MG
membro
Mensagens: 1072
Registrado em: Sex Jul 27, 2007 2:08 pm
Localização: Itaúna - MG

Mensagem por Patetta-MG »

Vitor, compra logo um lipo 3S junto com o motor BL que vai comprar...

Vai dar outra vida a teu aero

Abraço
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

Tente calcular a potência do motor, a corrente que ele consome, qual a corrente máxima dessa sua bateria.

Uma bateria NiMH de 900mAh deveria dar conta de um avião desses com um motor HXT 2730 1300kv , mas se ela tiver menos de 10c de descarga é possível que não de conta e acabe deixando o motor menos potente.

Trocar essa bateria por uma de 8,4v e 1100mAh daria uma diferença, mas se a corrente de descarga máxima ainda for baixa (menor que 8A) mesmo assim vai faltar potência para esse motor que falei.

Com esse motor e hélice APC SF 8x3.8 esse motor levaria o aero bem se ele ficasse até com no máximo 300g.


Eu realmente aconselho usar uma bateria Lipo, uma Lipo 3S 1000mAh 20C que consegue dar até 20A de corrente na descarga custa apenas R$35.


Com essa bateria você poderia usar o mesmo HXT 2730 com a mesma hélice gerando mais de 460g de empuxo e consumindo só 7.7A.

Fora que com o peso menor da Lipo em relação a NiMH você conseguiria facilmente fazer um modelo com menos de 450g e ter motor de sobra, podendo maneiras na aceleração e ter um voo bem mais longo.
vitormines
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Ter Jul 28, 2009 4:47 pm
Localização: Vale de Cambra (Aveiro)

Mensagem por vitormines »

Viva,

Vocês têm razão, uma lipo seria muito melhor, mas aqui em portugal essas baterias não sao muito baratas e o carregador de lipos é ainda mais caro, tipo, uma bateria das mais baratas com um carregador dos mais baratos fica em cerca de 90euros. Isto somado ao motor e variador chegaria aos 160euros, cerca de 420reais... É muito dinheiro para se investir de uma só vez mas estou a pensar comprar no futuro.

cmpts
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

Faz o seguinte, compra da hobbycity.

Eles entregam para qualquer parte do mundo.

Vai sair mais barato ainda do que você imagina.

Uma bateria 3S 1600mAh 20c + carregador Acuccel-6 (ótimo, carrega todo tipo de bateria) + motor E-max 2822 + Variador Hobbykking 25A sai por 61.18 dólares.

Com o frete não deve ficar por mais de 80 dólares, isso em Euros dá uns 56 euros.


Bem é quase 10x mais barato que comprar ai, não sei como funciona o imposto ai, mas aqui no Brasil o imposto é um dos mais altos do mundo e mesmo assim compensa muito comprar na hobbycity.
vitormines
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Ter Jul 28, 2009 4:47 pm
Localização: Vale de Cambra (Aveiro)

Mensagem por vitormines »

Viva pessoal,

Boas noticias,

Já reconstrui o aviao mas desta vez coloquei um motor brushless como já tinha dito antes, a bateria é a mesma. Ontem decidi ir experimentar e, o motor com a mesma bateria consegue puxa-lo, tem força mais que suficiente. :D O voo foi um pouco atribulado, andei desligado do aeromodelismo uns anos, mas correu bem. Acho que fiz asneira ao colocar um diedro na asa muito elevado, estou a pensar fazer outra asa sem diedro ou então com muito pouco. Acho o leme de profundidade exageradamente grande para este aviao, reage demasiado, não acham o mesmo? De um modo geral gostei, é um aviao que voa sozinho, quase... :wink:

[img:c1cbf3572f]http://img197.imageshack.us/img197/7803/imagem0026h.jpg[/img:c1cbf3572f]
[img:c1cbf3572f]http://img517.imageshack.us/img517/2479/imagem0027w.jpg[/img:c1cbf3572f]

cumpts e bons voos
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Vitor, é bom lembrar que se você estiver usando um variador para motores sem escova, vai ter que configurar o corte dele para NI-CD ou NI-MH, que é de 0,8v, se não o voo dura muito pouco e vai criar efeito memoria nas baterias de NI-CD.
Olha o meu triciclo que usava bateria de NI-CD de 7,2v, com variador e motor sem escovas: http://www.youtube.com/watch?v=_329rXBCVx4 , as baterias duravam pouco, acabei criando efeito memoria nelas, pois não sabia que tinha que configurar o variador na época.

Abs

Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
vitormines
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Ter Jul 28, 2009 4:47 pm
Localização: Vale de Cambra (Aveiro)

Mensagem por vitormines »

Warne, obrigado pelo conselho... Belo triciclo tens ai. :)

Estou a pensar fazer uma maquina de fio quente para cortar isopor e assim fazer umas asas novas com melhor acabamento. Alguem sabe que tipo de fonte devo usar e que tipo de fio? Tenho uma fonte de computador que debita +5V @ 20A ou +12V @ 8A, já a experimentei com cabo de aço mas parece que não tem potencia suficiente para aquecer um fio comprido.
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

A fonte que citou na linha +12v @ 8A daria conta de um fio bem fino, tipo aquele fio mais fino da corda de guitarra de aproximadamente uns 70cm.

Tenta com 70cm , depois 50cm e vai reduzindo até achar um ponto que o fio esquenta bastante.

Use a corda 1 de guitarra/violão , mas após perceber que ela oxidou um pouco, senão ela estoura.
Responder