Cortadores de isopor

Neste fórum discutiremos os novos artigos postados na página E-voo, a fim de esclarecer as possíveis dúvidas que possam ter ficado acerca deles.
Avatar do usuário
MKazan
membro
Mensagens: 1871
Registrado em: Dom Ago 27, 2006 12:52 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por MKazan »

[quote:7962131fe1="P.Aveleira"]Pessoal, dei uma lida rapida no tópico, e tenho algumas duvidas:

quero fazer um cortador de mesa de 20cm, para aquecer ele com uma fonte de pc, preciso modifica-la?

Muito obrigado.[/quote:7962131fe1]

eu uso meu cortador com uma fonte de computador original sem modificação nenhuma.
veja se sua fonte desarma e se a tensão dela é correta para seu cortador. acho que nesse caso, o metodo tentativa-erro é válido (algo raro de acontecer).

daí você decide se precisa de modificação ou não.
♪ Meu avião, sem direção, no poste ele vai lenhar... ♪
P.Aveleira
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Sex Jul 10, 2009 11:28 am
Localização: Rio Claro - SP

Mensagem por P.Aveleira »

[quote:3f1ce33dda="MKazan"][quote:3f1ce33dda="P.Aveleira"]Pessoal, dei uma lida rapida no tópico, e tenho algumas duvidas:

quero fazer um cortador de mesa de 20cm, para aquecer ele com uma fonte de pc, preciso modifica-la?

Muito obrigado.[/quote:3f1ce33dda]

eu uso meu cortador com uma fonte de computador original sem modificação nenhuma.
veja se sua fonte desarma e se a tensão dela é correta para seu cortador. acho que nesse caso, o metodo tentativa-erro é válido (algo raro de acontecer).

daí você decide se precisa de modificação ou não.[/quote:3f1ce33dda]

Valeew entaum, vamo que vamo testa xD

Abraçoo!
Avatar do usuário
Lourenço Sales
membro
Mensagens: 1077
Registrado em: Qui Fev 02, 2006 7:17 pm
Localização: Fortaleza/CE
Contato:

Mensagem por Lourenço Sales »

Galera vou fazer meu arco e gostaria só confirmar se dessa maneira abaixo está correto para não ter erros nem choques :lol:

Edit: Lembrando que 12v = Amarelo + Preto
Anexos
ARCODECORTE.JPG
ARCODECORTE.JPG (18.29 KiB) Exibido 14284 vezes
Avatar do usuário
MKazan
membro
Mensagens: 1871
Registrado em: Dom Ago 27, 2006 12:52 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por MKazan »

sim, é basicamente isso.

você sabe fazer a fonte ATX ligar. né?
Pergunto pois como não está no desenho, suponho que você ja esteja considerando a ligação do fio verde.
Avatar do usuário
Lourenço Sales
membro
Mensagens: 1077
Registrado em: Qui Fev 02, 2006 7:17 pm
Localização: Fortaleza/CE
Contato:

Mensagem por Lourenço Sales »

Fala, ainda bem que ta tudo certo.

A ligação sei sim como se faz! Vou colocar até uma chave liga desliga.

Ah, comprei hoje um fio de pesca de 25lb serve?
Qual o tamanho que posso fazer?

vlw
Avatar do usuário
aleotavares
membro
Mensagens: 43
Registrado em: Sex Ago 14, 2009 1:24 am
Localização: Curitiba/Carlópolis,Pr
Contato:

Mensagem por aleotavares »

Boa noite pessoal, hj terminei meu cortador vertical de isopor.

Utilizei fio de resistencia de chuveiroe um dimmer 300w ligado diretamente à tomada 127V.

Fui girando o botão, mas antes que o fio da resistencia ficasse incandecente, o fio que liga o "transistor" ao botão ficou incandecente e arrebentou, era extremamente fino.

Será que posso substituir este fio por um mais grosso ou terei que trocar meu dimmer?
---
Avatar do usuário
aleotavares
membro
Mensagens: 43
Registrado em: Sex Ago 14, 2009 1:24 am
Localização: Curitiba/Carlópolis,Pr
Contato:

Mensagem por aleotavares »

[quote:6ec0848b9a="aleotavares"]Boa noite pessoal, hj terminei meu cortador vertical de isopor.

Utilizei fio de resistencia de chuveiroe um dimmer 300w ligado diretamente à tomada 127V.

Fui girando o botão, mas antes que o fio da resistencia ficasse incandecente, o fio que liga o "transistor" ao botão ficou incandecente e arrebentou, era extremamente fino.

Será que posso substituir este fio por um mais grosso ou terei que trocar meu dimmer?[/quote:6ec0848b9a]

Pessoal, optei pelo empirismo (tentativa e erro) e troquei o fio acima citado por um fio de telefone, e não é que funcionou?!

Fica ai a dica.

vlw.
---
heliolino
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Qua Jun 10, 2009 12:16 pm
Localização: campinas,Sao Paulo

duvidas na alteracao da fonte PC

Mensagem por heliolino »

Srs,

arrumei uma fonte AT com o pwm DBL494, fiz um teste com multimetro no pino 1 do controlador e a tensao mostrava 4.89 ,
seguindo os passos do tutorial , tentei acertar o calculo baseado na voltagem de amostra de 4.89 , ja que no tutorial esta explicando baseado na tensao de 2,5V

como eu nao tenho conhecimento de eletronica , quando li o tutorial acabei comprando alguns resistores (2K, 4K, 8K, 12K) todos de 1/4 W
fiz a ponte de resistencia com o resistor de 2K e o de 12K e medi a tensao no ponto de solda , ele mostrava 2.93V , que se eu continuasse a partir desse momento
teria um resultado final na linha dos 12v algo proximo dos 20V , até que seria legal , mas acho que a fonte nao ia aguentar.

Bom a partir daqui, comecei a inventar, ja que a teimosia fala mais alto. Olhando no google , e de acordo com as formulas de ohms , tentei descobrir o resistor que pudesse
ser colocado nessa ponte para que a tensao na ponte aumentasse e chegasse proximo do resultado final dos 13,5V .

Peguei todos os resistores que eu tinha comprado e soldei eles em serie , chegando a uma resistencia proxima dos 33K .
Soldei eles entre os 12V e o neutro, liguei , nao houve explosao . entre os resistores consegui diferentes voltagens , entre 2V , 4V , 7V mais ou menos
porem quando fiz a prova no pino 1 do controlador , ouvi um som , tipo , "fsssssssss", acho que de algum capacitor pequeno.

Bom, agora as perguntas .

1) fiz caca ?
2) posso continuar com os testes alimentando o pino 1 com os 4V que tenho na ponte de alimentacao ?
3) esse som de fritura ? vou ter que mexer nos capacitores tmb ?
4) esquece isso e manda pra quem entende ?

Obrigado a todos
Anexos
IMG_6477.jpg
IMG_6477.jpg (37.54 KiB) Exibido 14135 vezes
IMG_6479.jpg
IMG_6479.jpg (31.88 KiB) Exibido 14135 vezes
IMG_6481.jpg
IMG_6481.jpg (37.69 KiB) Exibido 14135 vezes
IMG_6484.jpg
IMG_6484.jpg (36.41 KiB) Exibido 14135 vezes
Avatar do usuário
masterbin
membro
Mensagens: 201
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 2:46 am
Localização: Passo Fundo - RS

Mensagem por masterbin »

Resposta:

1) fiz caca
4) esquece isso e manda pra quem entende

Abs

Masterbin
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Eu consigo até uns 22 V na linha de + 12V, mas é necessário trocar TODOS os capacitores das linhas de saída da fonte por outros de tensão adequada aos novos valores... Aliás, isso está escrito no tutorial...
Se trocar os capacitores, provavelmente sua fonte voltará a funcionar.
Abraços !
Responder