Guia para iniciantes na categoria Minitérmicos

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6278
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Guia para iniciantes na categoria Minitérmicos

Mensagem por Eduardo Yamin »

Fiz isso à uns dois anos atrás mas só agora pude terminar.
Como temos gente nova na categoria, voltaram as mesmas perguntas que tento responder:


[size=18:5820c2bd9f][url=http://eduardoyamin.blogspot.com/2009/09/minitermicos-categoria-de-planadores-rc.html]GUIA PARA INICIANTES NA CATEGORIA MINITÉRMICOS[/url][/size:5820c2bd9f]
Abs,
EY
Avatar do usuário
chtabajara
membro
Mensagens: 305
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 11:07 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Mensagem por chtabajara »

Parabens pela iniciativa! ficou otimo!
Avatar do usuário
elbert
membro
Mensagens: 976
Registrado em: Qui Jun 15, 2006 9:00 pm
Localização: guarulhos sp
Contato:

Mensagem por elbert »

edu nesse domingo consegui o meu mt
cara que delicia em gostei muito, muito mesmo
concerteza irei participar da prova em...
Marcos Alcântara
membro
Mensagens: 100
Registrado em: Seg Jan 05, 2009 4:51 pm
Localização: Bocaina - São Paulo

Mensagem por Marcos Alcântara »

Bom dia Eduardo,


Que Blog legal,,,gostei e mandei para varios amigos ,,,PARABENS!


Abraço,

Marcos
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6278
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Obrigado amigos, só fiz pois depois de vários anos voando e participando do evoo não conseguimos nunca ter em um só lugar toda a informação reunida e organizada para quem quer começar a voar conosco.

Peço à turma nova que está começando e também aos "velhacos", que participem postando aqui sugestões e melhorias ao artigo.

Fiz uma atualização e inclui algumas informações que me pediram/indicaram.

Elbert e Marcelinho, sumiram? cadê os MTs? não vi nada no vamos voar?
Abs,
EY
Avatar do usuário
Marcelo
membro
Mensagens: 1788
Registrado em: Ter Nov 25, 2003 1:10 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por Marcelo »

Bacana..entendendo um pouco mais agora...

Vou procurar 2 servos bons pro modelinho..e fazer uns 3 packs de bateria para ele..
Avatar do usuário
Sergio Handa
membro
Mensagens: 313
Registrado em: Ter Mar 16, 2004 10:17 am
Localização: Osasco - SP

Mensagem por Sergio Handa »

Muito boa iniciativa Sr. Eduardo e obrigado pela citação.

Eu estou sem tempo para participar do forum, mas seguem algumas sugestões para evolução deste tópico em seu blog.

Uma sugestão para a sequência deste trabalho é reunir algumas orientações sobre o comportamento de vôo ideal de um planador, depois algumas orientações de regulagem (razão de planeio, dive test, posição do gancho, decalagem, CG e wash-out), um programa de treino, alguns conceitos mais avançados sobre térmica, os "gatilhos" termais, como centrar térmicas (triangulação), a técnica do lançamento e a tática básica nas provas (avaliação do comportamento do local de vôo, quanto a frequência de surgimento da bolhas, análise da área, arvores, matas, solo, focos de ascendência e descendência,e por último algo que não damos muito valor: a tática do pouso e os ajustes durante a prova (lastreamento, avanço e recuo do C.G., rate de comandos), pois dificilmente um planador se comporta da mesma maneira em dias e horários diferentes de vôo e local.
Avatar do usuário
Sergio Handa
membro
Mensagens: 313
Registrado em: Ter Mar 16, 2004 10:17 am
Localização: Osasco - SP

Mensagem por Sergio Handa »

[quote:85b9198589="Eduardo Yamin"]Fiz uma atualização e inclui algumas informações que me pediram/indicaram.

Elbert e Marcelinho, sumiram? cadê os MTs? não vi nada no vamos voar?[/quote:85b9198589]

Inclua o Eric nesta chamada. Ele está com o meu Sheep!
Sergio Handa
---------------------------------------
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6278
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Boas dicas como sempre Handa,
Uma informação importante é que o Fabricio me cotou o Minitérmico "SELIG" em R$100,00 o corte+balsa, um preço bem interessante para quem está pretendendo começar, fato é que pedimos 2 kits para montar vamos ver como que voam, não se anima a encomendar um?.
Avatar do usuário
Patetta-MG
membro
Mensagens: 1072
Registrado em: Sex Jul 27, 2007 2:08 pm
Localização: Itaúna - MG

Mensagem por Patetta-MG »

Eduardo, conta mais a história desse planador Selig aí.... digo isso, pois eu ainda nao voo planador, mas tenho enorme vontade, assim, como muitos... penso isso...
Responder