Construção do Piper J3 da MasterWings
- PericlesFreitas
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- Registrado em: Qui Ago 13, 2009 9:04 pm
Construção do Piper J3 da MasterWings
Olá amigos.
Inicio hoje, com o recebimento do kit, o relato acerca da construção do [b:828182569a]Piper J3 Cub da MasterWings[/b:828182569a].
[img:828182569a]http://lh3.ggpht.com/_iO8AFFvoaPo/SsOdzfleKDI/AAAAAAAAEJM/UviJ-18u1zo/DSC02821.JPG[/img:828182569a]
Para começo de conversa, a primeira impressão ao se abrir a caixa é "[color=red:828182569a][b:828182569a]SHOW[/b:828182569a][/color:828182569a]". Fiquei orgulhoso de ser brasileiro, de descobrir que os produtos nacionais podem ser tão bons - e até melhores - que os importados.
A relação custo x benefício é excelente. Paguei R$390 por um kit de excepcional qualidade.
Elogiável, também, a presteza na entrega. Mesmo com o problema dos Correios, minha encomenda chegou em um prazo bastante razoável.
A compra/pagamento feita diretamente no site - [url]www.masterwings.com.br[/url] - via [b:828182569a]PagSeguro [/b:828182569a]inspira confiança.
Quanto à embalagem, veio muito bem feita, protegendo totalmente os produtos.
[img:828182569a]http://lh5.ggpht.com/_iO8AFFvoaPo/SsOdklpzGcI/AAAAAAAAEHg/rlIsycR9qOk/DSC02788.JPG[/img:828182569a]
Ao abrir a caixa e começar a verificar seu conteúdo, surpresa, ótima surpresa.
[img:828182569a]http://lh3.ggpht.com/_iO8AFFvoaPo/SsOdoD8f-QI/AAAAAAAAEH4/FffY-bh5v_I/DSC02794.JPG[/img:828182569a]
[img:828182569a]http://lh4.ggpht.com/_iO8AFFvoaPo/SsOdpPMkU9I/AAAAAAAAEIA/xTBNpLyMl88/DSC02796.JPG[/img:828182569a]
[img:828182569a]http://lh5.ggpht.com/_iO8AFFvoaPo/SsOdqFkJ9ZI/AAAAAAAAEII/6iQNtE5Y7AY/DSC02797.JPG[/img:828182569a]
[img:828182569a]http://lh3.ggpht.com/_iO8AFFvoaPo/SsOdq9XM5kI/AAAAAAAAEIM/T0B2P3f3310/DSC02798.JPG[/img:828182569a]
[img:828182569a]http://lh3.ggpht.com/_iO8AFFvoaPo/SsOdr_Os6pI/AAAAAAAAEIU/fe-_jHYvOK0/DSC02800.JPG[/img:828182569a]
Como é bom ver chapas de balsa e compensado, de excelente qualidade, gravadas a laser [b:828182569a]em português[/b:828182569a]. Gratificante.
Quanto ao manual...
[img:828182569a]http://lh6.ggpht.com/_iO8AFFvoaPo/SsOd0XCBwTI/AAAAAAAAEJU/nxisCb0MA1A/DSC02824.JPG[/img:828182569a]
...sim, em CD no formato PDF recheado de fotos. De novo, SHOW!!! Acompanha, também, planta em escala cheia (1:1), o que ajuda muito.
Toda a ferragem necessária vem dentro da caixa...
[img:828182569a]http://lh4.ggpht.com/_iO8AFFvoaPo/SsOdtta6GQI/AAAAAAAAEIg/429WnTnqc2g/DSC02805.JPG[/img:828182569a]
[img:828182569a]http://lh4.ggpht.com/_iO8AFFvoaPo/SsOduEAAjBI/AAAAAAAAEIk/bGev08O1fyQ/DSC02806.JPG[/img:828182569a]
[img:828182569a]http://lh4.ggpht.com/_iO8AFFvoaPo/SsOdvAtwKyI/AAAAAAAAEIs/ANJOl-9BKzg/DSC02808.JPG[/img:828182569a]
[img:828182569a]http://lh3.ggpht.com/_iO8AFFvoaPo/SsOdvoVhbEI/AAAAAAAAEIw/h0ZO8rUHe8s/DSC02811.JPG[/img:828182569a]
[img:828182569a]http://lh3.ggpht.com/_iO8AFFvoaPo/SsOdweqSMLI/AAAAAAAAEI4/ME4_wZqOY4k/DSC02814.JPG[/img:828182569a]
[img:828182569a]http://lh6.ggpht.com/_iO8AFFvoaPo/SsOdyFRCGRI/AAAAAAAAEJE/rIpekcoQSmo/DSC02817.JPG[/img:828182569a]
[img:828182569a]http://lh4.ggpht.com/_iO8AFFvoaPo/SsOdtD7ApMI/AAAAAAAAEIc/67juNGdPa_A/DSC02803.JPG[/img:828182569a]
Bom, agora é [b:828182569a]"mãos à obra"[/b:828182569a] para dar forma a mais um aero.
[size=18:828182569a][b:828182569a]Preciso de uma primeira opinião. Como será elétrico, pensei na seguinte configuração:[/b:828182569a]
[color=darkblue:828182569a]- Motor - Turnigy AerodriveXp SK Series 50-55 58[/color:828182569a]
[img:828182569a]http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/catalog/SK5055-580.jpg[/img:828182569a]
[color=darkblue:828182569a]- ESC - Turnigy Plush 80A w/ UBEC[/color:828182569a]
[img:828182569a]http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/catalog/hw_p80a.jpg[/img:828182569a]
O que acham?
Qual bateria(s) recomendam?
[i:828182569a][b:828182569a]Vou precisar de ajuda e, com certeza, vou explorar o conhecimento de todos.
Pericles[/b:828182569a][/i:828182569a]
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Inicio hoje, com o recebimento do kit, o relato acerca da construção do [b:828182569a]Piper J3 Cub da MasterWings[/b:828182569a].
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Para começo de conversa, a primeira impressão ao se abrir a caixa é "[color=red:828182569a][b:828182569a]SHOW[/b:828182569a][/color:828182569a]". Fiquei orgulhoso de ser brasileiro, de descobrir que os produtos nacionais podem ser tão bons - e até melhores - que os importados.
A relação custo x benefício é excelente. Paguei R$390 por um kit de excepcional qualidade.
Elogiável, também, a presteza na entrega. Mesmo com o problema dos Correios, minha encomenda chegou em um prazo bastante razoável.
A compra/pagamento feita diretamente no site - [url]www.masterwings.com.br[/url] - via [b:828182569a]PagSeguro [/b:828182569a]inspira confiança.
Quanto à embalagem, veio muito bem feita, protegendo totalmente os produtos.
[img:828182569a]http://lh5.ggpht.com/_iO8AFFvoaPo/SsOdklpzGcI/AAAAAAAAEHg/rlIsycR9qOk/DSC02788.JPG[/img:828182569a]
Ao abrir a caixa e começar a verificar seu conteúdo, surpresa, ótima surpresa.
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Como é bom ver chapas de balsa e compensado, de excelente qualidade, gravadas a laser [b:828182569a]em português[/b:828182569a]. Gratificante.
Quanto ao manual...
[img:828182569a]http://lh6.ggpht.com/_iO8AFFvoaPo/SsOd0XCBwTI/AAAAAAAAEJU/nxisCb0MA1A/DSC02824.JPG[/img:828182569a]
...sim, em CD no formato PDF recheado de fotos. De novo, SHOW!!! Acompanha, também, planta em escala cheia (1:1), o que ajuda muito.
Toda a ferragem necessária vem dentro da caixa...
[img:828182569a]http://lh4.ggpht.com/_iO8AFFvoaPo/SsOdtta6GQI/AAAAAAAAEIg/429WnTnqc2g/DSC02805.JPG[/img:828182569a]
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Bom, agora é [b:828182569a]"mãos à obra"[/b:828182569a] para dar forma a mais um aero.
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O que acham?
Qual bateria(s) recomendam?
[i:828182569a][b:828182569a]Vou precisar de ajuda e, com certeza, vou explorar o conhecimento de todos.
Pericles[/b:828182569a][/i:828182569a]
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- Eduardo Cardozo
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Eu tambem mandei e-mail solicitando informações com relação a compra do Starlite e sequer retornaram, assim fica dificil, o minimo que eles tinham que fazer é responder dizendo que não estavam vendendo ou qualquer coisa do tipo, mas nao deixar sem retorono, isso acaba com a credibilidade de uma loja.
William
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- Pedro Pithan
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mouse, pena primeira foto não dá pra ter uma idéia não? se é para motores 40/46 ou 48/70, o motor tem que gerar potência de tração equivalente, não é? Além de poupar um pouco do peso do aero, pois uma bateria, mesmo sendo uma 4S ou até 6S pelas minhas contas pesa menos que um tanque de glow de umas 12/16oz. e o motor em si é mais leve!
Sobre o tipo de vôo, por ser um J3, acho que a pergunta se faz desnecessária! Alguém faria 3D com um desses? rsrsrs se fosse com um motor .70 ficaria bem forte, sobrando bastante mesmo!
Sobre o tipo de vôo, por ser um J3, acho que a pergunta se faz desnecessária! Alguém faria 3D com um desses? rsrsrs se fosse com um motor .70 ficaria bem forte, sobrando bastante mesmo!
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- Gustavo Murad
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No site diz:
"O kit realmente está excelente. Os que estão voando usam motor .40/.42 2T ou 52/70 4T."
Então esse motor ai vai ser exagerado ao cubo não ?
O caioect fez muitos testes com sugestões para conversão (usando A123) nesse tópico:
[url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=43736&start=150&postdays=&postorder=asc&highlight=[/url]
Se o modelo ficar com até 2kg montado sem eletrônica, creio que o KD 36-12XL (equivalente a glow .46 2T) cumpra bem o papel!
Perceba que eu já estou "super motorizando" , pois o modelo tem voado com glow .40/.42 .....
O bom desse motor é que ele é mais eficiente, consumindo só 42A com hélice 12x6" e gerando 2.3kg de empuxo, e se der conta uma 11x5" consome só 35A (eficiência >70%) menos da metade desse motor que você falou.
Um pack A123 5S de 2300mAh com hélice 11x5.5" APC deve ficar show num modelo de até 1.7kg!!
Se quer um motor para "arrebentar a boca do balão" (ou do modelo, ou de sei lá o que), tem o KDA 50-12S 600kv.
Olha a tabelinha que o caioect fez dele (pack A123 7S):
APC 11 x 7E: 30A / 610W / 10800rpm / 115km/h / 2.1kg
APC 11 x 8,5E: 36A / 740W / 10600rpm / 138km/h / 2.3kg
APC 12 x 6E: 37A / 750W / 10600rpm / 97km/h / 3.0kg (torque)
APC 11 x 8E: 38A / 760W / 10600rpm / 130km/h / 2.5kg
APC 10 x 10E: 39A / 760W / 10500rpm / 160km/h / 2.1kg (velocidade)
APC 12 x 8E: 42A / 820W / 10100rpm / 123km/h / 2.9kg (torque/velocidade)
Ele disse que esse motor é mais potente que um .46 2T , chegando próximo ao um .52 2T.
Nesse tópico ele converteu um Funfly de 2,45kg usando esse motor com hélice 12x8E e A123 6S: [url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=480618[/url]
As minhas sugestões são essas ai, o motivo é que todas consomem a metade (ou menos) do que o motor que você sugeriu e devem fornecer potência de sobra pro seu Piper J3.
Estou me preparando para montar um treinador glow .40 e eletrificar, e por tudo que pesquisei em modelos maiores não compensa MESMO usar Lipo, vai ser muita dor de cabeça, vai pagar mais caro, o perigo constante de inchar/danificar, a demora na recarga.....
Com A123 a R$25 a célula vendendo no Brasil não tem muito motivo mais para ficar querendo usar Lipo nesses aeros conversão....
"O kit realmente está excelente. Os que estão voando usam motor .40/.42 2T ou 52/70 4T."
Então esse motor ai vai ser exagerado ao cubo não ?
O caioect fez muitos testes com sugestões para conversão (usando A123) nesse tópico:
[url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=43736&start=150&postdays=&postorder=asc&highlight=[/url]
Se o modelo ficar com até 2kg montado sem eletrônica, creio que o KD 36-12XL (equivalente a glow .46 2T) cumpra bem o papel!
Perceba que eu já estou "super motorizando" , pois o modelo tem voado com glow .40/.42 .....
O bom desse motor é que ele é mais eficiente, consumindo só 42A com hélice 12x6" e gerando 2.3kg de empuxo, e se der conta uma 11x5" consome só 35A (eficiência >70%) menos da metade desse motor que você falou.
Um pack A123 5S de 2300mAh com hélice 11x5.5" APC deve ficar show num modelo de até 1.7kg!!
Se quer um motor para "arrebentar a boca do balão" (ou do modelo, ou de sei lá o que), tem o KDA 50-12S 600kv.
Olha a tabelinha que o caioect fez dele (pack A123 7S):
APC 11 x 7E: 30A / 610W / 10800rpm / 115km/h / 2.1kg
APC 11 x 8,5E: 36A / 740W / 10600rpm / 138km/h / 2.3kg
APC 12 x 6E: 37A / 750W / 10600rpm / 97km/h / 3.0kg (torque)
APC 11 x 8E: 38A / 760W / 10600rpm / 130km/h / 2.5kg
APC 10 x 10E: 39A / 760W / 10500rpm / 160km/h / 2.1kg (velocidade)
APC 12 x 8E: 42A / 820W / 10100rpm / 123km/h / 2.9kg (torque/velocidade)
Ele disse que esse motor é mais potente que um .46 2T , chegando próximo ao um .52 2T.
Nesse tópico ele converteu um Funfly de 2,45kg usando esse motor com hélice 12x8E e A123 6S: [url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=480618[/url]
As minhas sugestões são essas ai, o motivo é que todas consomem a metade (ou menos) do que o motor que você sugeriu e devem fornecer potência de sobra pro seu Piper J3.
Estou me preparando para montar um treinador glow .40 e eletrificar, e por tudo que pesquisei em modelos maiores não compensa MESMO usar Lipo, vai ser muita dor de cabeça, vai pagar mais caro, o perigo constante de inchar/danificar, a demora na recarga.....
Com A123 a R$25 a célula vendendo no Brasil não tem muito motivo mais para ficar querendo usar Lipo nesses aeros conversão....
- alexcmag
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Seria legal se tivesse o peso vazio informado em algum material, aí fica mais fácil estimar um conjunto de propulsão.
Se for para voar como um Piper, não precisa de um conjunto absurdo. O J-3 original voava com 88W/Kg, uns 150W/Kg vão bem num modelo deste tipo se a pretensão for um vôo escala com alguma sobra.
Se for para voar como um Piper, não precisa de um conjunto absurdo. O J-3 original voava com 88W/Kg, uns 150W/Kg vão bem num modelo deste tipo se a pretensão for um vôo escala com alguma sobra.
- Gustavo Murad
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Se olhar pela ótica da potência apenas:
O KD 36-12XL com hélice 11x5.5" que citei leva esse piper com até 2.9kg, e acho que levaria sim.
Com hélice 12x6" levaria um modelo de até 3.9kg que também não seria impossível com os 2,3kg de empuxo estátio e 85km/h de velocidade de passo.
O ideal talvez seria uma montagem RTF de no máximo 2kg com pack A123 5S hélice 11x5.5" e o 36-12XL, se ficar com menos de 1,8kg (acho difícil, mas...) a hélice 10x5" ficaria show também, sendo a hélice de melhor eficiência do motor.
O KD 36-12XL com hélice 11x5.5" que citei leva esse piper com até 2.9kg, e acho que levaria sim.
Com hélice 12x6" levaria um modelo de até 3.9kg que também não seria impossível com os 2,3kg de empuxo estátio e 85km/h de velocidade de passo.
O ideal talvez seria uma montagem RTF de no máximo 2kg com pack A123 5S hélice 11x5.5" e o 36-12XL, se ficar com menos de 1,8kg (acho difícil, mas...) a hélice 10x5" ficaria show também, sendo a hélice de melhor eficiência do motor.