Combustivel para Heli

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

Avatar do usuário
edured1
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Seg Ago 10, 2009 7:00 pm
Localização: São Paulo-SP

Combustivel para Heli

Mensagem por edured1 »

Antes que digam pra pesquisar, já fiz isso, e encontrei muitos recomendando que faça meu próprio combustível, sem nitro. Não vou entrar no mérito, pois se no helicóptero o nitro pode não fazer muita diferença, por rotação constante, mas nos carros e barcos faz sim muita diferença.
Minha pergunta é, como nos motores de helicopteros a rotação é mais uniforme e sem retomadas, é melhor usar combustível com 16% ou 18% de oleo? 100%Sintetico ou com algum oleo mineral na composição?
Outra coisa, não vi nenhum comentário sobre o uso do after run após um dia de voo, então como é feita a manutenção dos motores, quanto a carbonização e corrosão do nitro nos rolamentos do motor?
Meu motor é um Thunder Tiger 39.

Valeu

Eduardo
São Paulo-Capital
Avatar do usuário
Marcio Souza
membro
Mensagens: 2390
Registrado em: Sáb Jul 05, 2008 8:21 pm
Localização: Oregon - USA

Re: Combustivel para Heli

Mensagem por Marcio Souza »

[quote:ef9ae5dda8="edured1"]Antes que digam pra pesquisar, já fiz isso, e encontrei muitos recomendando que faça meu próprio combustível, sem nitro. Não vou entrar no mérito, pois se no helicóptero o nitro pode não fazer muita diferença, por rotação constante, mas nos carros e barcos faz sim muita diferença.
Minha pergunta é, como nos motores de helicopteros a rotação é mais uniforme e sem retomadas, é melhor usar combustível com 16% ou 18% de oleo? 100%Sintetico ou com algum oleo mineral na composição?
Outra coisa, não vi nenhum comentário sobre o uso do after run após um dia de voo, então como é feita a manutenção dos motores, quanto a carbonização e corrosão do nitro nos rolamentos do motor?
Meu motor é um Thunder Tiger 39.

Valeu

Eduardo[/quote:ef9ae5dda8]

Nitro em heli faz muita diferenca sim,tanto quanto em barco ou autos.Vai voar um heli sem nitro no combustivel e um com 30%,voce vai ver uma diferenca grande no desempenho.Mas ai depende do seu estilo de voo,se for para escala,voce pode usar tranquilo sem nitro,.Agora para manobras sem nitro,o motor vai brochar muito.Quanto a porcentagem de oleo seria entre 18% e 20%.Que eu saiba as grandes marcas usam 100% sintetico.O after oil depende,se voce deixar o motor estocado por semanas e meses,pinga algumas gotas.Agora se voce voa pelo menos 1 ou 2 vezes por semana nao vejo necessidade,fora que pingar dentro do motor eh meio complicado,dependendo do modelo do heli.Se voce usar um combustivel de qualidade,voce nao ira ter tanto problema com carbonizacao,mas sempre bom fazer uma manutencao preventiva a cada X galoes.Dependendo do motor,mas voce usa um motor 39,eu abriria o motor a cada 4 ou 5 galoes queimados para verificar o motor.
Avatar do usuário
edured1
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Seg Ago 10, 2009 7:00 pm
Localização: São Paulo-SP

Mensagem por edured1 »

Então, acho que vou de Wild Cat Hilimix 15% nitro 18% oleo sintetico 100%, segundo o vendedor é especifico pra Helicoptero.
Tem o Wild Cat 10% - 16% mas não é 100% sintetico, tem perto de 15% de ricino, uns dizem que é bom alguma porcentagem de oleo mineral.......
Manutenção farei mesmo a cada 3 galões para verificar alguma carbonização na cabeça do pistão....



Valeu pela resposta
São Paulo-Capital
radiocontrolado
membro
Mensagens: 130
Registrado em: Dom Mar 15, 2009 7:00 pm
Localização: floripa-SC

Mensagem por radiocontrolado »

ola eduardo, te digo sem duvida nenhuma.....nitro no heli é fundamental, pois otimiza a queima e resfria o motor.

pra não ter dor de cabeça com super aquecimento e regulagem do motor, use um combustivel de qualidade....(omega cool power ou helimix) se você não voa forte com seu heli use o 15% de nitro e 18% de óleo 100% sintético, se voa forte (3D) e precisa de maior desempenho...use 30% de nitro e 22% de óleo 100% sintético, pois o rendimento do motor será muito superior, porém é um combustivel bem mais caro e eu acho que não justifica usar ele para o aprendizado.

lembre-se que seu motor funciona com rotação elevada e um bom combustivel e uma boa regulagem vai garantir vida longa de seu motor e uma operação segura do seu heli, cuide a temperatura, não deixe ultrapassar os 98ºC e bons vôos.

evandro/floripa
Alexandre Maxwell
membro
Mensagens: 20
Registrado em: Ter Nov 13, 2007 11:06 pm
Localização: Belo Horizonte

Regulagem motro 39 Thunder Tiger

Mensagem por Alexandre Maxwell »

Boa tarde!
Amigo, já piloto aeromodelos a 7 anos e agora comecei com helicoptero, comprei um Nexus 30 e até então estou voando muito bem e gostando muito (voo escala), apareceu uma oportunidade muito boa e comprei um Raptor zero pra montar com um motor 39 Thunder Tiger usado, e aí estou tomando uma surra na regulagem desse motor: Ele esta apagando quando acelero, isso seria falta ou excesso de combustivel. Já tentei de tudo já afinei as duas agulhas de lenta e alta, hoje a melhor situação foi esta: 2,5 volta da alta e 4 da lenta, seria isso mesmo?
Ele ainda esta apagando, mas não sei o que fazer, não tenho parametros para a regulagem, teria alguma dica pra me passar?
Muito obrigado;
Alexandre Maxwell
Avatar do usuário
MarcoTulioLL
membro
Mensagens: 523
Registrado em: Ter Fev 24, 2009 7:05 pm
Localização: Mateus Leme MG

Re: Regulagem motro 39 Thunder Tiger

Mensagem por MarcoTulioLL »

[quote:fbdb5d50e0="Alexandre Maxwell"]Boa tarde!
Amigo, já piloto aeromodelos a 7 anos e agora comecei com helicoptero, comprei um Nexus 30 e até então estou voando muito bem e gostando muito (voo escala), apareceu uma oportunidade muito boa e comprei um Raptor zero pra montar com um motor 39 Thunder Tiger usado, e aí estou tomando uma surra na regulagem desse motor: Ele esta apagando quando acelero, isso seria falta ou excesso de combustivel. Já tentei de tudo já afinei as duas agulhas de lenta e alta, hoje a melhor situação foi esta: 2,5 volta da alta e 4 da lenta, seria isso mesmo?
Ele ainda esta apagando, mas não sei o que fazer, não tenho parametros para a regulagem, teria alguma dica pra me passar?
Muito obrigado;
Alexandre Maxwell[/quote:fbdb5d50e0]

Amigo eu te te dar o trofeu pá de ouro mas deixa pra lá.

Se quiser posso te ajudar tenho experiência em helis nitro.
Nos vamos voar nessa sexta feira em Betim e se quiser marcar e dar uma passada lá posso te ajudar.
Se tiver interesse me passe uma mp que te passo o meu telefone.
Abraço.
T REX 700 NITRO PRO 3G
T10CHG
Responder