Baterias LiFePo em receptor Glow

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Luis Claudio
membro
Mensagens: 57
Registrado em: Qua Jan 28, 2009 6:53 pm
Localização: Porto Velho - RO

Baterias LiFePo em receptor Glow

Mensagem por Luis Claudio »

Boa Noite!

Eu voo elétrico, e estou montando um treinador glow, ao conversar com um amigo ele me informou que não seria aconselhavel eu utilizar LiPo para eletronica (4 servos), pois segundo ele seria muito mais confiavel comprar um bec e montar um pack de NI-CD ou NI-MH de qualidade.

Gostaria de saber a opnião dos mais experientes. O que seria mais aconselhavel e porque (se possivel)

UBEC Turnig 5A com Lipo 1.350 3S (no meu caso super economico)
BEC com Pack NI-MH 2500
LiFePo 2S (direto ou com bec como seria neste caso)

Desde ja agradeço a atençao.
Faça o que pode, com o que tem, onde estiver ( Roosevelt ).
Avatar do usuário
Marcio H
membro
Mensagens: 1638
Registrado em: Qui Fev 01, 2007 6:47 pm
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Marcio H »

pessoal dos giants usa pack 2S A123 ligado diretão... dá uma olhada no flying giants...
Avatar do usuário
Lt_Nelson
membro
Mensagens: 1179
Registrado em: Sáb Jan 06, 2007 9:18 pm
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Mensagem por Lt_Nelson »

A123 com Rx funciona e funciona bem, só tem vantagem: a confiabilidade da NiCd, baixa auto-descarga e a recarga rápida. Como tem alta taxa de descarga, se um servo travar, com certeza o servo vai fritar ou derreter o fio do servo, mas os outros continuarão funcionando.
Um colega usa a de 2300mA em um Extra 300 33% e é só alegria, a tensão fica em torno de 6,4V o tempo todo.
Eu tô usando no novo Tucano da Radar e até agora perfeito também.

Só tem que tomar cuidado na hora de verificar se ela tem carga suficiente p/ voar, pois como a curva de descarga é abrupta, só medir a tensão não é suficiente p/ saber o estado de carga. O correto é carregar completamente, fazer alguns vôos e recarregar, pelo que foi carregado, calcula-se a quantidade de vôos seguros.

[]s
Avatar do usuário
Marcio Souza
membro
Mensagens: 2390
Registrado em: Sáb Jul 05, 2008 8:21 pm
Localização: Oregon - USA

Mensagem por Marcio Souza »

Eu voo com um pack 2s2p,no meu t-rex 700N,testei direto no receptor funcionou na boa,fiz alguns voos.Mas como nao quero usar os servos em alta voltagema,algumas coisas do heli nao pode usar acima de 6v,entao estou utilizando um regulador de voltagem
Avatar do usuário
Fernando RCFL
membro
Mensagens: 1074
Registrado em: Qui Jul 02, 2009 1:45 pm
Localização: Florianópolis - SC

Mensagem por Fernando RCFL »

Mas você acha que realmente precisa de um Pack A123 para o RX de um Glow Treinador??

Use um pack Ni-Mh de 1000mah que já é o suficiente para um dia de vôo, o preço é bem mais em conta e não nada deixa nada à desejar!

Abraços!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13807
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:f5cb259fa5="Marcio Souza"]Eu voo com um pack 2s2p,no meu t-rex 700N,testei direto no receptor funcionou na boa,fiz alguns voos.Mas como nao quero usar os servos em alta voltagema,algumas coisas do heli nao pode usar acima de 6v,entao estou utilizando um regulador de voltagem[/quote:f5cb259fa5]

Boa, pelo meno um sensato em cuidar da segurança do equipamento.
todo o equipamento eletronico tem limites de tensão e os 6V já é o limite dos receptores que foram projetados para trabalhar com 4,8V.
colocar 6,4V estaremos com tensão acima do limite, agora virão uns dizer mas é só 0,4v a mais. Mas esses 0,4v a mais poderão ser a gota que faltava para danificar o circuito do servo e fazer o aermodelo cair.
Toda a vez que forem utilizar tensões acima do especificado usem um regulador de voltagem pois além de manter o circuito dentro das especificações, aumentarão a vida útil dele e terão só felicidades com o equipamento.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Luis Claudio
membro
Mensagens: 57
Registrado em: Qua Jan 28, 2009 6:53 pm
Localização: Porto Velho - RO

Mensagem por Luis Claudio »

Ola pessoal obrigado a todos pelas dicas, ja me deram uma base boa para decidir.

Quanto a Pergunta do 'Fernando RCFL' se eu realmente preciso de um pack A123 para um treinador a resposta é simples.

opção 1 - LiPo 3s 1350 mah com UBec - no meu caso compro o Ubec = R$ 21,00
opção 2 - NiMh pack 4s decente mais ou menos uns R$ 60,00
opção 3 - LiFePo 2s 2300 mah - R$ 80,00

Então ou eu uso lipo ou a diferença não justifica a economia. Por isso a duvida do que seria melhor, mesmo sendo só um treinador.

Abraços a todos
Responder