Como tirar parafusos espanados

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
Arthur94
membro
Mensagens: 312
Registrado em: Seg Ago 17, 2009 7:36 pm
Localização: Brasilia-DF

Como tirar parafusos espanados

Mensagem por Arthur94 »

iai gente, blz? tem tempo que estou com um motor glow aqui, mas quando eu peguei ele, ele estava a muito tempo parado e o óleo secou dentro dele, e os parafusos de abrir o cabeçote estão espanados.
Eu queria saber se tem algum metodo que eu possa tirar esses parafusos sem ter que levar em torneadora.São 4 parafusos philips espanados
Scout treinador e Cessna(quase pronto)
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Como tirar parafusos espanados

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:27fe70a0e0="Arthur94"]iai gente, blz? tem tempo que estou com um motor glow aqui, mas quando eu peguei ele, ele estava a muito tempo parado e o óleo secou dentro dele, e os parafusos de abrir o cabeçote estão espanados.
Eu queria saber se tem algum metodo que eu possa tirar esses parafusos sem ter que levar em torneadora.São 4 parafusos philips espanados[/quote:27fe70a0e0]

Não são parafusos philips, são parafusos allen provavelmente 2,5mm
mas antes de começar a desmontar ele, use óleo em spray, pode ser o WD40 ou similar para ir amolecendo o óleo velho e soltar as peças sem forçar elas, pode deixar o motor dentro de uma lata com querosene que é até melhor antes de começar a desmontar ele se não só irá danificar o conjunto camisa/pistão dele.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
paulogazola
membro
Mensagens: 447
Registrado em: Sáb Mar 17, 2007 12:12 pm
Localização: Florianópolis-SC

Mensagem por paulogazola »

Uma regra geral que aprendi com parafusos (vagabundos): se você forçar ele "espana". Tanto na cabeça (perde o encaixe Fenda ou Philips), espana a rosca interna ou mesmo quebra no meio (este era mesmo de uma liga metálica vagabunda).

Uma técnica que eu uso para tirar parafusos, e que acabou virando hábito automático é assim:
1) chave de fenda/phillips tem tamanho (nem todos sabem disso). Use a maior possível, para ter mais apoio. Chaves estreitas demais (largura) ou finas demais (espessura) danificam o parafuso e podem dar cagada.
2) chave de fenda tem fio, como uma faca. Mas, é ao contrário: numa faca vc afia ele para cortar melhor, enquando que na chave de fenda o fio é ORTOGONAL, ou seja, tentando deixar a cabeça quadrada, para encaixar bem no parafuso, dando mais firmeza.
3) Não devemos jamais forçar um parafuso além do bom senso. Quando você sente que o parafuso é mole e está para estanar, e dá aquele medo, eu faço assim: (digamos que esteja soltando) DESAPERTO o parafuso 1/8 de volta, e volto a apertar 1/16 de volta, depois desaperto mais 1/8 de volta e volto a apertá-lo 1/16 de volta. Assim, você vai-vem-vai-vem... com ele, mas sempre vindo mais do que indo. Assim, você ganha SENSIBILIDADE (pra ver se está indo tudo bem, o que não acontece se você forçá-lo em apenas um sentido) e acaba espanando o parafuso para os dois lados, um compensando o outro. Se você forçar apenas em um sentido, já era.
4) jogue os parafusos estragados fora, providenciando novos, se puder.
>>> No entanto, isso só serve para a cabeça espanada.

No teu caso parece que é a rosca mesmo que espanou (certo?).
Avatar do usuário
Arthur94
membro
Mensagens: 312
Registrado em: Seg Ago 17, 2009 7:36 pm
Localização: Brasilia-DF

Mensagem por Arthur94 »

laercioLMB,

Eram parafusos philips sim, mas espanaram...
o motor é um de vcc que o ex da minha irmã me deu, eu quero abri-lo só pra limpar e ver se coloco pra funcionar.eu coloquei em aguarrás por um tempo mas os parafusos tão que tão.

PauloGazola,

o que espanou foi a cabeça dos parafusos, ele veio meio espanado já, eu eu piorei mais ainda.
eu levei em uma torneadora pra saber qto era pra tirar e R$ 30,00, pra tirar 4 mizeros parafusos.Eu tentei de todo jeito tirar aqueles parafusos e eles não saem. :evil:

Será que aquele WD40 serviria para tirar?mas lembrando que a cabeça dos parafusos estão totalmente espanadas.
Scout treinador e Cessna(quase pronto)
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

O óleo e o querosene eu sugeri para limpar o motor e não para soltar os parafusos.
sugiro que pague o valor para retirarem com ferramentas mais apropriadas do que você chegar a danificar o cabeçote do motor tentando.
No meu caso eu usaria uma furadeira com todo o cuidado e uma broca do diâmetro da cabeça do parafuso, iria furando bem devagar apertando o gatilho da furadeira aos poucos para que ela não atinja a velocidade máxima dela até a cabeça dos parafusos serem removidas, depois disso retiro o cabeçote ficando apenas as hastes dos parafusos podendo ser retirados segurando-os com um alicate de preferencia de pressão.
Se tens condições de fazer isso sem danificar o cabeçote com a broca vá em frente mas se tens alguma dúvida mande fazer fora.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Arthur94
membro
Mensagens: 312
Registrado em: Seg Ago 17, 2009 7:36 pm
Localização: Brasilia-DF

Mensagem por Arthur94 »

mas assim, se eu furar até remover a cabeça do parafuso, vai ficar o resto do parafuso dentro do cabeçote, e não irá saír do mesmo jeito, a naõ ser que os parafusos tenham rosca só lá em baixo deles
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:38ab02fbe2="Arthur94"]mas assim, se eu furar até remover a cabeça do parafuso, vai ficar o resto do parafuso dentro do cabeçote, e não irá saír do mesmo jeito, a naõ ser que os parafusos tenham rosca só lá em baixo deles[/quote:38ab02fbe2]

As roscas dos parafusos são no bloco do motor e não no cabeçote pois se fossem no cabeçote também jamais iria dar aperto no cabeçote ao bloco do motor quando as cabeças dos parafusos encostassem no cabeçote.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Arthur94
membro
Mensagens: 312
Registrado em: Seg Ago 17, 2009 7:36 pm
Localização: Brasilia-DF

Mensagem por Arthur94 »

entendi, vou fazer então esse metodo, com muito cuidado claro. mas lembrando que é um motor .15 Antigo, a rosca é no bloco do motor mesmo né?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Todos os motores são com as roscas no bloco do motor independendo da marca ou da cilindrada dele, e quando fores comprar novos parafusos, compre parafusos allen pois o aço deles é 8.8 sendo mais resistente a pressões e a calor pois parafusos comuns são de um tipo de aço ruim para esse uso e podem espanar facilmente mesmo depois de aqueçidos.
Leve o pedaço do parafuso que retirou em uma loja especializada em parafusos e compre parafusos allen, não coloque mais parafusos philips pois terá novamente problemas em retirar eles.
Nenhum motor a combustão por mais marca diabo que seja não vem com parafusos philips parafusando o cabeçote ao bloco do motor.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Arthur94
membro
Mensagens: 312
Registrado em: Seg Ago 17, 2009 7:36 pm
Localização: Brasilia-DF

Mensagem por Arthur94 »

Ok, Muuuito Obrigado pela ajuda, se der eu posto fotos aqui da retirada dos parafusos.

qualquer loja que vende parafusos serve pra comprar parafusos allen?
Responder