Migrando p/ gasolina

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Wilson da silveira souza
membro
Mensagens: 202
Registrado em: Seg Jan 23, 2006 3:51 pm
Localização: Matias Barbosa/ MG

Mensagem por Wilson da silveira souza »

Pessoal, com relacao ao motor 26cc para um 25%, compartilho da opiniao do Carlos renato.
O meu Yak era 1,80m de envergadura (se nao me engano 25%) e voava muito escala com o meu motor xyz 26cc.
Nao dava pra fazer nada, apenas rolls, loopings e etc. Um verdadeiro around pattern sem sobra de potencia... Melhor optar por um na faixa dos 40cc se quiser algo mais
Avatar do usuário
carlos renato
membro
Mensagens: 3797
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
Contato:

Mensagem por carlos renato »

Olhem só, o DLE 30 e um parrudinho e honrra o nome...
http://www.youtube.com/watch?v=O3w-uPBS1eY
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2678
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

Conte, essa historia da gasolina dá oque falar...
Eu uso podium sem lavar, o unico problema que tenho é trocar as mangueiras do tanque (principalmente).
Vi um pessoal usando avgas e "sujou" muito o motor e em pouco tempo, em contrapartida os que usam podium, o motor estava limpo.
Claro que tambem tem a questão das membrana do carburador que resseca com o alcool na gasolina, mas meu motor tem uns 4 ou 5 anos rodando e isso não aconteceu.
Sabado passado estava converssando com um aeromodelista no Aerosampa que usa avgas no DA 100 dele, ele falou que a propria DA não recomenda, e ele diz que ja viu um motor abrir o "bico" por conta disso, ou pode ter sido outra coisa tb sei la.
Eu tenho grande facilidade em comprar avgas, mas por enquanto, vendo oque cada tipo de gasolina pode causar ou causa, vou de podium com motul 800.
Abraços.
Avatar do usuário
carlos renato
membro
Mensagens: 3797
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
Contato:

Mensagem por carlos renato »

[quote:fb88f7aa19="Megafly"]Eu tenho grande facilidade em comprar avgas, mas por enquanto, vendo oque cada tipo de gasolina pode causar ou causa, vou de podium com motul 800.
Abraços.[/quote:fb88f7aa19]

Nao tenho tanto tempo no gasolina, porém lendo ali e acolá, os prós e contra, uso podium com motul 800, embora aqui tenha um aeroclube, e roda numa boa.
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Avatar do usuário
conte
membro
Mensagens: 127
Registrado em: Seg Jun 02, 2008 10:41 am
Localização: Xanxerê - SC

Mensagem por conte »

[quote:5b80e32506="Megafly"]Conte, essa historia da gasolina dá oque falar...
Eu uso podium sem lavar, o unico problema que tenho é trocar as mangueiras do tanque (principalmente).
Vi um pessoal usando avgas e "sujou" muito o motor e em pouco tempo, em contrapartida os que usam podium, o motor estava limpo.
Claro que tambem tem a questão das membrana do carburador que resseca com o alcool na gasolina, mas meu motor tem uns 4 ou 5 anos rodando e isso não aconteceu.
Sabado passado estava converssando com um aeromodelista no Aerosampa que usa avgas no DA 100 dele, ele falou que a propria DA não recomenda, e ele diz que ja viu um motor abrir o "bico" por conta disso, ou pode ter sido outra coisa tb sei la.
Eu tenho grande facilidade em comprar avgas, mas por enquanto, vendo oque cada tipo de gasolina pode causar ou causa, vou de podium com motul 800.
Abraços.[/quote:5b80e32506]

Megafly, tb to usando motul 800, mas com gasolina AVGAS e a unica pane que tive ate hj foi qdo utilizei gasolina comum. A AVGAS eh mais "limpa" e penso que o que aconteceu com o motor q abriu o "bico" pode ser q estava com mistura mto pobre ou vai saber la o que tb neh. A DA recomenda nao utilizar gasolina de alta octanagem, porem nossa AVGAS, pelo que consegui de informaçoes, nao chega a 115 octanas, comparada com a AVGAS americana que da 130. Entao, acabei por optar utilizar a AVGAS, mas nao axo que esta errado usar a Podium ou otra gasolina. Isso tb eh questao de opiniao e ver o que eh melhor pra cada um.

Abr

Conte
Avatar do usuário
rgmanica
membro
Mensagens: 2038
Registrado em: Seg Nov 24, 2003 11:01 pm
Localização: Passo Fundo - RS

Mensagem por rgmanica »

Aí!

Teve um amigo que foi pros Eua e disse que a avgas deles é muito forte. Evapora rapidinho. Um cara jogou uma colher de avgas pra cima e não pingou uma gota no chão!!!! Sumiu tudo! Santa volatilidade Batman!
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2678
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

Rgmanica, avgas é avgas, tanto aqui como lá, oque existe é uma tolerancia quanto a octanagem dela, minimo de 100 maximo de 130 octanas.
Avatar do usuário
carlos renato
membro
Mensagens: 3797
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
Contato:

Mensagem por carlos renato »

[quote:0831b4efe4="carlos renato"][quote:0831b4efe4="Megafly"]Eu tenho grande facilidade em comprar avgas, mas por enquanto, vendo oque cada tipo de gasolina pode causar ou causa, vou de podium com motul 800.
Abraços.[/quote:0831b4efe4]

Nao tenho tanto tempo no gasolina, porém lendo ali e acolá, os prós e contra, uso podium com motul 800, embora aqui tenha um aeroclube, e roda numa boa.[/quote:0831b4efe4]

Maldita hora que fui falar...hehehe

Ontem no voo tive que mexer tres vezes na regulagem do DLe55, estava dando falta na alta e depois de regulado ia bem. No quarto voo nao adiantou muito, abri mais ainda e fui voar, com mais de meio motor ja estava dando falta e querendo apagar.

Hoje desmontei o carburador e olhem como estava o filtrinho...

[URL=http://img403.imageshack.us/i/filtrocarburador.jpg/][img:0831b4efe4]http://img403.imageshack.us/img403/3756/filtrocarburador.jpg[/img:0831b4efe4][/URL]


Uma gosma branca, parecia nata...este espaço aberto no meio do filtro fui eu que raspei, pois estava tudo fechado com essa meleca, meio gel e suja por toda parte. E olha que nao tem 1 mes que estou voando com este motor, estou usando podiun com sthil semi sintetico.

A nossa avgas é de 100octanas? estou pensando bem mesmo em testá-la.... :roll:
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Avatar do usuário
Leonardo M.T.
membro
Mensagens: 1181
Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 2:29 pm
Localização: Santiago RS 43a

Mensagem por Leonardo M.T. »

Essa gosma branca se forma com frequencia em carburadores de carros a álcool que ficam muito tempo parados.
Porque não usar a AVGAS no lugar da Alcoolina?
Avatar do usuário
conte
membro
Mensagens: 127
Registrado em: Seg Jun 02, 2008 10:41 am
Localização: Xanxerê - SC

Mensagem por conte »

[quote:74d610c31b="carlos renato"][quote:74d610c31b="carlos renato"][quote:74d610c31b="Megafly"]Eu tenho grande facilidade em comprar avgas, mas por enquanto, vendo oque cada tipo de gasolina pode causar ou causa, vou de podium com motul 800.
Abraços.[/quote:74d610c31b]

Nao tenho tanto tempo no gasolina, porém lendo ali e acolá, os prós e contra, uso podium com motul 800, embora aqui tenha um aeroclube, e roda numa boa.[/quote:74d610c31b]

Maldita hora que fui falar...hehehe

Ontem no voo tive que mexer tres vezes na regulagem do DLe55, estava dando falta na alta e depois de regulado ia bem. No quarto voo nao adiantou muito, abri mais ainda e fui voar, com mais de meio motor ja estava dando falta e querendo apagar.

Hoje desmontei o carburador e olhem como estava o filtrinho...


Uma gosma branca, parecia nata...este espaço aberto no meio do filtro fui eu que raspei, pois estava tudo fechado com essa meleca, meio gel e suja por toda parte. E olha que nao tem 1 mes que estou voando com este motor, estou usando podiun com sthil semi sintetico.

A nossa avgas é de 100octanas? estou pensando bem mesmo em testá-la.... :roll:[/quote:74d610c31b]


Essa gosma ai se formou por causa do alcool da gasolina. Pode ser que estava parado um tempo o motor e tb da pra perceber um pouco de sugeira (parece areia), o que agrava a situação.
Vou te dar uma dica de qm ja teve umas panes parecidas. Se vc ta voando ha algum tempo sem mexer na regulagem do motor e de repende ele necessita de regulagem como vc precisou fazer, pode ir pra casa e tirar ele(motor) pra vistoria que eh certeza que tem algo de errado.
Motores a gasolina nao dao variaçoes de regulagem que nem os glows.

Abr

Conte
Responder