Motor Sobrealimentado (turbo/blower)

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Guilherme Lopes
membro
Mensagens: 545
Registrado em: Sex Mar 06, 2009 10:09 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Guilherme Lopes »

Bem Legal o Tópico, vou acompanhar ...
Abrçs ..
Flw !!!
Voltando ao Hobby!
Avatar do usuário
André Maverick
membro
Mensagens: 90
Registrado em: Seg Set 21, 2009 11:05 am
Localização: Goias

Mensagem por André Maverick »

Eitaaa, o apzeiro, aero e carro pra mim e tudo, gostei de ver esses 2 motores com blower, muito interessante :D
Aproposito, muda desse ap cara, 302 V8 e 250S e o que ha 8)
Acompanhando o topico...
abraçao!
T-27 - AMB | Ugly Stick - Samihobby | N42XT - Loading 85%
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2044
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

affe... esse assunto denovo ?
Eu fiz testes com 3 motores GP10 pró (aero) Gxr .18(auto) e CB25 (aero)
fiz um regulador de pressao de ar e injetei no carburador. acontece que os 3 motores esquentaram demais e de fato giraram mais, porem a falta de lubrificante (mistura pobre) que causa o aquecimento, tambem pode danificar seriamente o motor. para nao acontecer isso denovo, é preciso alem de variar a pressao, ajustar a agulha de alta, mas aí vai dar na mesma e o motor vai gastar mais!

mas é um prato cheio pros cupins de ferro hehehehe.... só vai ter que trocar de motor toda semana...
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5427
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

teve esse cara que fez isso num 600N

http://www.youtube.com/watch?v=_CbL9vYAoG0
[yt]_CbL9vYAoG0[/yt]

http://www.youtube.com/watch?v=i_EbWY0nIKw
[yt]i_EbWY0nIKw[/yt]


Parece que ele teve que abrir as agulhas 3 voltas, teve um ganho pequeno de potencia, mas deu para baixar a quatidade de nitro.

Tá no helifreak, mas a discussão com o dono é num fórum finlandês, até cheguei a entrar, vi as fotos e saí, pois não entendi nada dos que os caras tava discutinho, ehhehe.

Abrcs!
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2044
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

pois é igor, mas aí continua ficando elas por elas ne?
O nitro ajuda mais na potencia e com menos consumo!
Acho que vale a pena por fazer, mas nao sei se é viável.
Avatar do usuário
Marcio H
membro
Mensagens: 1638
Registrado em: Qui Fev 01, 2007 6:47 pm
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Marcio H »

apzeiro,
pra conseguir mais precisão vai ter que melhorar algumas coisas aí:
o arquivo que vc está usando pras medições está ruim. ao salvar ele no micro use um sampling rate de no máximo 11khz. isto jogará as ondas mais pra direita. quanto mais pra direita vc definir os pontos , mais precisa será a leitura.
as linhas de seleção tem que estar exatamente em cima das ondas. ao deslocar 1 pixel para os lados vc está tornando o resultado fake.
não precisa gravar tanto deslocamento. basta a aproximação e 2 segundos depois da passagem pela camera.
se possivel disponibilize o arquivo aqui para eu poder avaliar tambem.

abraço
apzeiro
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Qua Jan 14, 2009 11:15 am
Localização: Maringá/Paranavaí - PR

Mensagem por apzeiro »

[quote:afeaf16631="-=|Novelli|=-"]affe... esse assunto denovo ?
Eu fiz testes com 3 motores GP10 pró (aero) Gxr .18(auto) e CB25 (aero)
fiz um regulador de pressao de ar e injetei no carburador. acontece que os 3 motores esquentaram demais e de fato giraram mais, porem a falta de lubrificante (mistura pobre) que causa o aquecimento, tambem pode danificar seriamente o motor. para nao acontecer isso denovo, é preciso alem de variar a pressao, ajustar a agulha de alta, mas aí vai dar na mesma e o motor vai gastar mais!

mas é um prato cheio pros cupins de ferro hehehehe.... só vai ter que trocar de motor toda semana...[/quote:afeaf16631]
Então mas é aí que tá o pulo do gato. Se fizer uma sobrealimentação errada, pode até ficar pior. O equema vai ser acertar a alimentação mesmo.

Num to aqui pra convencer ninguém não. Quero tentar e boa.
Se a RB Inovations consegue eu tb posso conseguir.
E gastar mais não é problema algum, muito pelo contrário, afinal "cavalo anda cavalo come".

[quote:afeaf16631="André Maverick"]Eitaaa, o apzeiro, aero e carro pra mim e tudo, gostei de ver esses 2 motores com blower, muito interessante :D
Aproposito, muda desse ap cara, 302 V8 e 250S e o que ha 8)
Acompanhando o topico...
abraçao![/quote:afeaf16631]
Vixi cara quem gosta de motor leva essa doença pra tudo mesmo. Ainda mais depois que o cara aprende a brincar com o turbo nunca mais fica sem. É assim mesmo. A doença é incurável mesmo!!!
veoitão e 250 nem vira hein :D AP é o que bufa e não tem hehehehe. Bloco longo, 20V e turbão hehehehe
Abraço a todos
Marcos
apzeiro
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Qua Jan 14, 2009 11:15 am
Localização: Maringá/Paranavaí - PR

Mensagem por apzeiro »

[quote:734d58866b="-=|Novelli|=-"]pois é igor, mas aí continua ficando elas por elas ne?
O nitro ajuda mais na potencia e com menos consumo!
Acho que vale a pena por fazer, mas nao sei se é viável.[/quote:734d58866b]
Uso nitro em um dos meus carros e pelo que entendi o sistema usado nos carrinhos é o DRY, ou seja, sem injeção de comb.

Então das duas uma:
- ou vc anda gordo pra afinar na hora do nitro (coisa que os dragsters miniatura fazer, pois são sómente para arrancada

- ou anda afinado e quando injetar vai dar um grauzinho a custa de um aquecimento absurdo, podendo ser destrutivo.

Não seria o meu objetivo com o aero (pelo menos por enquanto).
Abraço a todos
Marcos
apzeiro
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Qua Jan 14, 2009 11:15 am
Localização: Maringá/Paranavaí - PR

Mensagem por apzeiro »

[quote:dcbda701cd="Igor Souza"]teve esse cara que fez isso num 600N
http://www.youtube.com/watch?v=_CbL9vYAoG0
[yt]_CbL9vYAoG0[/yt]
http://www.youtube.com/watch?v=i_EbWY0nIKw
[yt]i_EbWY0nIKw[/yt]

Parece que ele teve que abrir as agulhas 3 voltas, teve um ganho pequeno de potencia, mas deu para baixar a quatidade de nitro.

Tá no helifreak, mas a discussão com o dono é num fórum finlandês, até cheguei a entrar, vi as fotos e saí, pois não entendi nada dos que os caras tava discutinho, ehhehe.

Abrcs![/quote:dcbda701cd]

Muito legal. Valeu!!! A maior dificuldade nesse caso seria a lubrificação da turbininha. Mas é isso aí tem que ir tentando.

Olha esse drgster: http://www.youtube.com/watch?v=CyUA1NH2jXI
Abraço a todos
Marcos
apzeiro
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Qua Jan 14, 2009 11:15 am
Localização: Maringá/Paranavaí - PR

Mensagem por apzeiro »

[quote:649f6167b0="Marcio H"]apzeiro,
pra conseguir mais precisão vai ter que melhorar algumas coisas aí:
o arquivo que vc está usando pras medições está ruim. ao salvar ele no micro use um sampling rate de no máximo 11khz. isto jogará as ondas mais pra direita. quanto mais pra direita vc definir os pontos , mais precisa será a leitura.
as linhas de seleção tem que estar exatamente em cima das ondas. ao deslocar 1 pixel para os lados vc está tornando o resultado fake.
não precisa gravar tanto deslocamento. basta a aproximação e 2 segundos depois da passagem pela camera.
se possivel disponibilize o arquivo aqui para eu poder avaliar tambem.

abraço[/quote:649f6167b0]

Valeu pelas dicas Marcio. O problema que eu extrai o som do video (.wav) depois então eu cortei uma faixa que imaginei ser a passagem e joguei no programa.

Acho que o certo seria eu gravar de novo com minha câmera dvd e deixála no tripé.

Pena que o primeiro polecat (que foi campeão) já era, lenhou. Esse segundo não é tão bom, mas daria pra ter uma noção tb.
O dia que eu filmar de novo, te passo sim.

Valeu pelas dicas.
Abraço a todos
Marcos
Responder