Olá a todos! Iniciando no aeromodelismo

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Biomoura
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Qui Nov 12, 2009 10:50 am
Localização: Formiga - MG

Olá a todos! Iniciando no aeromodelismo

Mensagem por Biomoura »

Olá a todos, meu nome é Pablo Moura. Sou iniciante no aeromodelismo e tenho visitado regularmente o fórum, até que decidi me registrar. Já li muito sobre o assunto, inclusive baixei o livro disponível no próprio fórum e muitas plantas. Bom...sem enrolar mais...preciso de muitos conselhos.

1 – Qual rádio/receptor comprar? Quero um rádio de qualidade, que irá durar e que seja atual (2.4 GHz). Pesquisei e achei esse: Rádio Futaba 6EX 2.4 GHz FASST + Receptor. Mas aí pesquisei e vi que houveram problemas com esse rádio em 2008 se não me engano...mas parece que foi resolvido estou certo? 790 reais por um é um preço justo? Só achei mais barato no mercado livre com um prazo longo de espera (tenso). Alguma sugestão?

2- O primeiro modelo. Vi vários modelos, em vários sites. Mas daí caí na real...como o pessoal aqui no fórum diz: O bom mesmo é construir! O modelo que mais me agradou até agora foi o Easy Star da Multiplex...motor pusher pra não quebrar se lenhar e vôo lento. Quero construir um com 1,40 m de envergadura em P3. Pesquisei no fórum e em outros lugares pra tentar achar uma planta, mas foi em vão. Daí peguei umas imagens do modelinho, coloquei na escala que queria no AutoCAD e fui desenhando o modelo. Escolhi o perfil S3021 para a asa, com 23 cm de corda na raiz e 21 na ponta, pois li em algum lugar aqui no fórum dizendo que era o perfil mais adequado para planadores.Mas tenho dúvidas: aonde vai ser a CG? Um terço da corda da asa partindo do bordo de ataque? E o ângulo de ataque da asa? O profili já exporta o arquivo dxf com o ângulo ideal? Não tenho o projeto da asa ainda...mas quero muito compartilhar meu projeto aqui no fórum (me passem um email que envio a planta para qualquer cristão interessado em me ajudar biomoura@hotmail.com), para ser modificado e melhorado. Já tem até plotadinho dimensões da eletrônica e tal..

3 – Qual eletrônica comprar? Fiz uma lista em um site nacional hoje mesmo. São os itens:
-ESC Brushless 30A (AMB)
Esse serve pra essa eletrônica??

-Rádio Futaba 6EX 2.4 GHz FASST + Receptor

-Li-Po 3S(11,1V) 2200mAh 25C (AMB) 178 gramas
Lí que o Easy star carrega peso bem...então é bom mais autonomia... (para o iniciante poder arremeter o pouso varias vezes!!)

-Topband Outrunner Brushless Motor AE2810-01A (1650KV)
Quanto menor o KV mais torque, porem menor RPM não é isso? Esse motor com a hélice abaixo geraria o empuxo necessário para um vôo lento mas estável?

-Servo 9g / 1,6kg / 0,10sec (Tower Pro)
-Linkagem kit completo (13 peças)
-Hélice 7x5 Electric (APC)
TOTAL: R$1,207.00
Estou no caminho certo? Ficou salgado esse orçamento aí em cima....e ainda tá sem frete... eita. Vou deixar a planta aqui pra galera.

Desde já agradeço a atenção e paciência...
Pablo Moura
Anexos
Plantinha.zip
(33.73 KiB) Baixado 289 vezes
Voar é preciso...
Avatar do usuário
Rafael Baldin
membro
Mensagens: 564
Registrado em: Sex Fev 06, 2009 2:38 pm
Localização: São Bernardo do Campo - SP

Mensagem por Rafael Baldin »

1 - Um rádio bom para você comprar e que poderá usar por muito tempo é o DX6i da Spektrum, ótima qualidade e o preço dos receptores é mais barato que os Futaba

http://www.asaseletricas.com.br/loja/product_info.php?cPath=12_41&products_id=1873

2 - Primeiro modelo aconselho um Slow Stick ou um Scout.

3 - Eletrônica básica que você poderá usar em muitos modelos:

Motor: E-Max 2822
Hélice: 9x5 HD
Servo: 3 9g podem ser HXT, TP, Turnigy...
Bateria: 1300mah 20C
ESC: 18~20A ja está de bom tamanho para esse motor...


Se quiser comprar por aqui uma loja boa é a LemonStore.

Combo com motor hélice e speed control (ESC)

http://www.lemonstore.com.br/loja/product_info.php?cPath=24&products_id=112

Bateria:

http://www.lemonstore.com.br/loja/product_info.php?cPath=61_23&products_id=150

Se tiver alguma duvida é só perguntar..

Abraços.
Avatar do usuário
Arthur94
membro
Mensagens: 312
Registrado em: Seg Ago 17, 2009 7:36 pm
Localização: Brasilia-DF

Mensagem por Arthur94 »

Olá Pablo,você começou muito bem no fórum, se identicifando corretamente e não falando " internetês ". Vou tentar te dar algumas dicas sobre o que você precisar.

1. O rádio, não conheço muito bem, mas por ser FUTABA e ser 2.4 ghz, parece ser muito bom,o receptor seria bom você comprar o mesmo do rádio futaba.
2.Sobre o motor, seria bom você comprar um e-max 2822 ou 2812, pois muuuuuita gente tem um dele e nunca vi falarem mal,vou colocar o empuxo do 2812 e do 2822 aqui ( informaçoes retiradas do site: www.aeromodelosamb.com.br )

[color=red:e6fb167dd9]2812:[/color:e6fb167dd9]

[color=green:e6fb167dd9]Motor Bateria Helice RPM Consumo Empuxo[/color:e6fb167dd9]

[color=green:e6fb167dd9]CF2812 - Li-Po 3S - 7X4 - 12250 - 10A - 580g
CF2812 Li-Po 3S - 7X6 - 11000 - 15.5A - 730g [/color:e6fb167dd9]

[color=red:e6fb167dd9]2822:[/color:e6fb167dd9]

[color=green:e6fb167dd9]Motor Bateria Helice RPM Consumo Empuxo[/color:e6fb167dd9]

[color=green:e6fb167dd9]CF2822 - Li-Po 3S - 10X5 - 7100 - 14.5A - 710g
CF2822 - Li-Po 3S -10X4.7(Slow) - 6100 - 14.5A - 745g [/color:e6fb167dd9]


3. Como o Rafael disse, eu tambem aconselho a você fazer um slow, ou um scout, são fáceis de fazer e voam ótimo.Quanto ao equipamento, você precisara comprar uma coisa que dure pra varios aeros.Eu aconselho você a comprar um ESC de 30A pra que possa trabalhar com bastaante folga, e se você quiser trocar de motor, e que ele não necessite de um ESC maior que 30A, você poderá usar o esc de 30A.

Lembrando, não se esqueça do [color=orange:e6fb167dd9]PROP SAVER[/color:e6fb167dd9], pra evitar a quebra de suas helices.

Para dar o cg do aero, basta você pegar a corda da asa, dividir por 3 , e medir a partir do bordo de ataque.

No mais é isso ai Biomoura, qualquer duvida me pergunte. e se você tiver msn, me adicione pra eu poder te ajudar melhor: [color=darkred:e6fb167dd9]tusim1000@hotmail.com[/color:e6fb167dd9]
Scout treinador e Cessna(quase pronto)
Avatar do usuário
Biomoura
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Qui Nov 12, 2009 10:50 am
Localização: Formiga - MG

Mensagem por Biomoura »

Rafael e Arthur, obrigado pelas respostas! Vou comprar um motor 2812 provavelmente...
Eu só queria mais algumas opniões sobre os rádios...qual seria melhor...devo comprar toda a eletronica no início de 2010...enquanto isso vou estudando as plantas e preparando minha "oficina" para construir o modelo. Quanto a minha plantinha do Easy Star aguardo por alguem que me aconselhe melhor...ela está disponivel no tópico pra qualquer um que puder me ajudar com o projeto das asas!

Muito obrigado!!
Avatar do usuário
Rafael Baldin
membro
Mensagens: 564
Registrado em: Sex Fev 06, 2009 2:38 pm
Localização: São Bernardo do Campo - SP

Mensagem por Rafael Baldin »

Cara, rádio ou é Spektrum ou Futaba ambos 2.4GHZ comprando um desses 2 você poderá usar por muito tempo sem se preocupar com interferências etc...

Spektrum o DX6i ou Futaba este que você pretende comprar..

Os dois são os TOP's de linha porém o que diferencia é o preço dos receptores

E compre o 2822, de início será melhor para você!

Abraços
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Bio, vi sua planta...começa com outro modelo, esse que você fez a planta tem algumas particularidades, que poderá te dá problema na hora do voo, tipo: a inclinação do motor. Talvez um Scout, Scout Cessna, Buster ou Stick, tem muitas construções desses modelos no E-voo, vai facilitar a construção e linkagem(parte mais trabalhosa).
Se queres economizar, fala com o DOCA ele tem tudo pra vender e te passa uma lista completa para começar!! E compra esse radio de 5 Ch: http://www.asaseletricas.com.br/loja/product_info.php?cPath=12_41&products_id=2592 , só compre rádio novo e com garantia!! Se queres o de 6CH, vai de FUTABA mesmo, meu amigo tem um, ótimo rádio, só tem o problema dos altos preços do receptor, em relação ao Spektrum.
Boa sorte nesse começo.

Abs

Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
Biomoura
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Qui Nov 12, 2009 10:50 am
Localização: Formiga - MG

Mensagem por Biomoura »

Obrigado pela dica Warne. Acho que vou de Futaba msm...Quanto a planta, sei que não é um avião facil de construir, mas eu queria um com motor pusher alto, para não quebrar a helice e/ou danificar o motor nos pousos do iniciante (eu!). Mas vou estudar isso com bastante calma. Acho que se eu fizer uma planta bem bakana, não tem como errar. O planejamento é a fase mais importante em qualquer projeto certo? De qualquer modo, ainda espero que alguem me de dicas para a asa, qual perfil usar, qual a corda e angulo de ataque ideias, se uso diedro, poliedro ou ailerons msm, ou os dois, etc. Não necessáriamente será meu primeiro modelo, mas quero muito construir um. Agradeço desde já as pessoas que se dispuseram a me aconselhar e a todos os outros membros autores de diversos tópicos que estão me ajudando muito para iniciar no aeromodelismo elétrico. Deixando escapar um pouco do meu "mineirês": Esse forum é baum dimais sô!

Obrigado!

Pablo Moura
Avatar do usuário
Augusto Pizarro
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1367
Registrado em: Qui Fev 05, 2004 5:03 pm
Localização: RJ
Contato:

Mensagem por Augusto Pizarro »

Caro Bio,

seja bem vindo ao Forum e ao nosso esporte/hobby.
Aconselho fortemente a compra de um modelo p/ iniciantes já consagrado como primeiro modelo, p/ que vc não se frustre logo de inicio. Preder um tempo enorme construindo um modelo e depois não conseguir fazelo voar e não saber se a culpa é da construção, do equipamento ou do piloto é realmente desgastante. Não te desestimules de montar o seu, pelo contrário use a experiência e de preferencia o equipamento de seu primeiro modelo ARF no seu contruido, será muito mais fácil assim.

Sou lojista e temos em nossa loja Asas Elétricas diversas opções para iniciantes, eu indicaria:


[img:311f3e5709]http://www.asaseletricas.com.br/loja/images/slowstick.jpg[/img:311f3e5709]
SlowSTick (GWS chega primeiras semanas de dezembro, lento e facil de voar )
[img:311f3e5709]http://www.asaseletricas.com.br/loja/images/e-starter-gws.JPG[/img:311f3e5709]
E-Starter (GWS em estoque, ótimo trainer com todas as superficies de comando )
[img:311f3e5709]http://www.asaseletricas.com.br/loja/images/HTC-M214235.jpg[/img:311f3e5709]
EasyCub (MULTIPLEX primeiras semanas de dezembro, muito resistente, facil de montar, lento de voo sólido e um tamanho razoavel )
[img:311f3e5709]http://www.asaseletricas.com.br/loja/images/easystar-multi.jpg[/img:311f3e5709]
EasyStar (MULTIPLEX somente 2010, super resistente, seguro, facil de voar, talves o melhor modelo p/ iniciantes que já vi )
[img:311f3e5709]http://www.asaseletricas.com.br/loja/images/p-j3-fuse.jpg[/img:311f3e5709]
PiperJ3 GWS (GWS em estoque, leve, facil de voar, porem nao gosta de ventos )
[img:311f3e5709]http://www.asaseletricas.com.br/loja/images/mentor-multi.jpg[/img:311f3e5709]
Mentor (MULTIPLEX primeiras semanas de dezembro, o Treinador definitivo se vc voar em um clube ou grandes espaços pois ele é grande, todos os comando e ainda por cima aceita flaps, super resistente, voo dócil ou acrobático, decolagnes e pousos tranquilos, eu tenho um destes )


Se quiser podemos te ajudar mande um e-mail para vendas@asaseletricas.com.br ou ligue para a loja 21 22732613.

Augusto Pizarro
www.asaseletricas.com.br
Nos voamos o que vendemos.
HYPERION - AIRTRONICS - E-MAX - HET
CASTLE CREATIONS - MULTIPLEX
Avatar do usuário
diegovkf
membro
Mensagens: 806
Registrado em: Ter Fev 03, 2009 10:28 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por diegovkf »

Dica para radio é o spektrum dx5e ou dx6i, tenho um dx5e e gosto muito dele, e tem o detalhe dos preços mais baixos e tambem e mais facil de achar receptor pra ele.
Quanto ao aviao, recomendo dar uma olhada no wing tiger da art tech que pareçe ser um otimo treinador, ou entao ate mesmo um j-3, foi meu primeiro aero e eu achei ele muito facil de pilotar, ai caso voce se interesse pelo wing tiger, vai aprendendo a voar com ele e vai sempre analisando os detalhes do aero pra quando voce for fazer sua primeira construçao ela sair sem muitos defeitos.
Abraço
Avatar do usuário
wildcat
membro
Mensagens: 6816
Registrado em: Ter Mar 28, 2006 10:07 pm
Localização: Caraguatatuba/SP

Mensagem por wildcat »

Recomendo a compra do primeiro modelo! Em especial os dois primeiros que o Augusto indicou...

Quanto a eletrônica, segue aí uma "polivalente":

- motor 2822 ou 2409-18
- esc de 20 a 25A
- baterias 3s de 1300 a 1500 mah 20C
- 3 servos de 9 gramas

Em relação ao equipo de rádio, de preferência pelas marcas mais conhecidas ( Futaba, JR ou Hitec ). Ja voei 72 mhz e 2.4 ghz, hoje tenho só 72mhz e sou feliz!

Um radio básico de4 canais te servirá pra começar,caso não queira gastar inicialmente com um de 6 canais computadorizado.

Boa sorte!
Responder