Rádios, qual melhor custo benefício????? - para iniciantes

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

m.tavares
membro
Mensagens: 37
Registrado em: Seg Nov 16, 2009 6:02 pm
Localização: Brasília/DF

Rádios, qual melhor custo benefício????? - para iniciantes

Mensagem por m.tavares »

Pessoal, saudações

Bem, já definí a marca e modelo do heli que irei comprar (CopterX AE V2),
Quanto a eletrônica, recentemente foi aberto um tópico aqui no fórum que esclareceu minhas dúvidas e já vou de carona nas recomendações postadas.

Agora, a grande dúvida é o rádio....
Futaba é realmente a melhor marca, mas o custo é "relativamente" elevado.
JR poucas pessoas falam nele
Hobby King o custo é extremamente baixo.

Qual seria a melhor marca/modelo???? Pretendo comprar um de 6 canais....

Obrigado pela atenção....
m.tavares
membro
Mensagens: 37
Registrado em: Seg Nov 16, 2009 6:02 pm
Localização: Brasília/DF

Mensagem por m.tavares »

Complementando...

Quais sites vocês recomendam realizar a compra????
Avatar do usuário
Giovani Arruda
membro
Mensagens: 695
Registrado em: Sex Set 04, 2009 11:57 pm
Localização: Taquara - RS
Contato:

Mensagem por Giovani Arruda »

Rádio é algo que se deve comprar com cuidado, helis vão em vem mas o rádio é pra vida toda! Então minha sugestão, e acredito que a maioria vai concordar, é o Spectrum Dx6i, que pode ser comprado aqui:

[url]http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6508[/url]

Grande abraço
 
Walkera CB100 - Align T-Rex 550E - Phoenix™ 3.0s - Spektrum DX6i™ - Surge Crusher - HK GT3B
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5427
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

JR e Spektrum são a mesma marca, eu já tive futaba e atualmente estou com um Spektrum DX7 e não pretendo nem em sonho voltar para futaba por questão de gosto e de economia mesmo (tenho vários receptores). Me apeguei muito melhor aos JR/Spektrum e se vir a trocar de rádio, vai ser para um x9303/DSX9 ou um JR superior.
Não vou falar de rádios 72MHz, na minha opinião eles estão sendo substituidos pela nova tecnologia 2.4GHz e perdem credibilidade quando o assunto é interferências, principalmente falando de helis.

Se o objetivo for helis, o "menor" rádio Futaba que você deve pegar é o 7C, ele tem 7 canais (apesar de se usar só 6 normalmente, exceto nos helis glows) e é excelente. Outros modelos mais simples mas na minha opinião, não valem a economia, pois vão acabar fazendo com que precise trocar de rádio não tão depois.
Também tem o 10CHG, rádio excelente mas de outra categoria.
A desvantagem que vejo nos futabas são os preços dos receptores, bem mais caros que os spektrum e jr.

Se optar pelos Spektrum, tem o DX6i, que é um excelente rádio para quem tá começando. Tem todas as funções necessárias com um preço muito bom, mas é o modelo de entrada para helis, talvez depois também sinta necessidade de troca-lo.
A desvantagem que vejo nesse modelo é a aparência "de brinquedo", além de não gostar muito da "pegada" dele.
Por ter só 6 canais, não dá para usar direito com helis glows (por causa do ganho do governador).

Ainda com os spektrum, tem o DX7 que seria o concorrente direto do 7C. Sou suspeito para opinar, mas acho que é o rádio com melhor custo-benefício atualmente. Possui uma interface muito boa, assim como a pegada dele.
A desvantagem é o preço dele, aproximadamente 50% mais caro que o DX6i, superando também o 7C. A diferença é justificada pelos servos que acompanham o spektrum, pois o futaba não vem com eles.

Tem o X9303 2.4GHz, rádio fenomenal, mas assim com o 10CHG, pertence a outra classe.

Ainda há os JR DSX7 e DSX9, que são exatamente os DX7 e o X9303 porém voltados para o mercado internacional. São exatamente os mesmos rádios, mas com aparência e acabamento diferentes.
Ainda não usei ou experimente estes últimos, mas ainda não vi reclamações contra eles. A grande vantagem é que são mais baratos e aparentemente, possuem a mesma qualidade dos irmãos, por quase o preço de um DX6i, dá para levar DSX7.
Deve-se atentar para o padrão de modulação deles, pois há o DSM2 e o DSMJ (Japan). O padrão da Spektrum é o DSM2, se por acaso pegar o DSMJ vai ficar com um elefante branco com listras vermelhas nas mãos, pois é bastante difícil encontrar receptores a venda com essa modulação.

Acabei de ver o futaba 8FGH, não conheço, mas acredito que deve estar entre o 10CG e o 7C (óbvio, ehehhe).
Também tem o Airtronics que dizem ser um baita rádio e ter um preço muito bom, mas como nunca vi um de perto e prefiro não opinar.

Lojas eu recomendo a flying-hobby, infinity-hobby, hobbycity, helidirect e readyheli. Essas duas últimas são nos EUA e tem 99.9999% de chances de ser taxado, não que nas outras não vá o ser, mas o atendimento delas é muito bom.
Também há as lojas no Brasil, assim você contaria com a garantia e a segurança de comprar algo por aqui mesmo, comprando lá fora o risco é todo seu de ter que enviar o produto para lá para ser consertado, caso precise.


Abrcs!
Avatar do usuário
adrianofbr
membro
Mensagens: 159
Registrado em: Seg Fev 12, 2007 12:16 am
Localização: Aracaju-SE

Mensagem por adrianofbr »

Comprei o meu Dx6i a cerca de 20 dias na Helidirect. Além de não ter em estoque na hobbycity a um bom tempo, tanto o valor do produto quanto o frete estavam mais baratos na Helidirect. Ontem saiu dos States... agora só esperar pelo correio daqui (e ir pagar as taxas, que mesmo assim vale a pena).

Abraços,

Adriano
Avatar do usuário
Bruno M Siqueira
membro
Mensagens: 1541
Registrado em: Qui Abr 23, 2009 7:56 pm
Localização: Macaé/RJ-33
Contato:

Mensagem por Bruno M Siqueira »

[quote:75792d9dc1="Igor Souza"]JR e Spektrum são a mesma marca, eu já tive futaba e atualmente estou com um Spektrum DX7 e não pretendo nem em sonho voltar para futaba por questão de gosto e de economia mesmo (tenho vários receptores). Me apeguei muito melhor aos JR/Spektrum e se vir a trocar de rádio, vai ser para um x9303/DSX9 ou um JR superior.
Não vou falar de rádios 72MHz, na minha opinião eles estão sendo substituidos pela nova tecnologia 2.4GHz e perdem credibilidade quando o assunto é interferências, principalmente falando de helis.

Se o objetivo for helis, o "menor" rádio Futaba que você deve pegar é o 7C, ele tem 7 canais (apesar de se usar só 6 normalmente, exceto nos helis glows) e é excelente. Outros modelos mais simples mas na minha opinião, não valem a economia, pois vão acabar fazendo com que precise trocar de rádio não tão depois.
Também tem o 10CHG, rádio excelente mas de outra categoria.
A desvantagem que vejo nos futabas são os preços dos receptores, bem mais caros que os spektrum e jr.

Se optar pelos Spektrum, tem o DX6i, que é um excelente rádio para quem tá começando. Tem todas as funções necessárias com um preço muito bom, mas é o modelo de entrada para helis, talvez depois também sinta necessidade de troca-lo.
A desvantagem que vejo nesse modelo é a aparência "de brinquedo", além de não gostar muito da "pegada" dele.
Por ter só 6 canais, não dá para usar direito com helis glows (por causa do ganho do governador).

Ainda com os spektrum, tem o DX7 que seria o concorrente direto do 7C. Sou suspeito para opinar, mas acho que é o rádio com melhor custo-benefício atualmente. Possui uma interface muito boa, assim como a pegada dele.
A desvantagem é o preço dele, aproximadamente 50% mais caro que o DX6i, superando também o 7C. A diferença é justificada pelos servos que acompanham o spektrum, pois o futaba não vem com eles.

Tem o X9303 2.4GHz, rádio fenomenal, mas assim com o 10CHG, pertence a outra classe.

Ainda há os JR DSX7 e DSX9, que são exatamente os DX7 e o X9303 porém voltados para o mercado internacional. São exatamente os mesmos rádios, mas com aparência e acabamento diferentes.
Ainda não usei ou experimente estes últimos, mas ainda não vi reclamações contra eles. A grande vantagem é que são mais baratos e aparentemente, possuem a mesma qualidade dos irmãos, por quase o preço de um DX6i, dá para levar DSX7.
Deve-se atentar para o padrão de modulação deles, pois há o DSM2 e o DSMJ (Japan). O padrão da Spektrum é o DSM2, se por acaso pegar o DSMJ vai ficar com um elefante branco com listras vermelhas nas mãos, pois é bastante difícil encontrar receptores a venda com essa modulação.

Acabei de ver o futaba 8FGH, não conheço, mas acredito que deve estar entre o 10CG e o 7C (óbvio, ehehhe).
Também tem o Airtronics que dizem ser um baita rádio e ter um preço muito bom, mas como nunca vi um de perto e prefiro não opinar.

Lojas eu recomendo a flying-hobby, infinity-hobby, hobbycity, helidirect e readyheli. Essas duas últimas são nos EUA e tem 99.9999% de chances de ser taxado, não que nas outras não vá o ser, mas o atendimento delas é muito bom.
Também há as lojas no Brasil, assim você contaria com a garantia e a segurança de comprar algo por aqui mesmo, comprando lá fora o risco é todo seu de ter que enviar o produto para lá para ser consertado, caso precise.


Abrcs![/quote:75792d9dc1]

Excelente comentário Igor,

possuo um DX7 e também estou muito satisfeito com ele, quando precisar de mais canais também penso num JR, o X9303 ou o 12X quem sabe :P

A única coisa que me deixou chateado foi ainda não ter encontrado uma maneira de usar o DX7 com HeadTrack para FPV :(

abs
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5427
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

O problema do head tracker é o número de canais, os helis usam 6 canais, então só sobra um. Até dá para fazer mas somente com um eixo né?

Abrcs!
Avatar do usuário
Bruno M Siqueira
membro
Mensagens: 1541
Registrado em: Qui Abr 23, 2009 7:56 pm
Localização: Macaé/RJ-33
Contato:

Mensagem por Bruno M Siqueira »

[quote:8a93724a1f="Igor Souza"]O problema do head tracker é o número de canais, os helis usam 6 canais, então só sobra um. Até dá para fazer mas somente com um eixo né?

Abrcs![/quote:8a93724a1f]

Na verdade seria pra FPV em aeros a principio, e o problema do DX7 é que não tem como mapear canais específicos para funcionar na porta treiner, nos Futaba tem (nem todos) isso foi o que entendi até agora. Por exemplo, se mapearia os canais 6 e 7 para o HeadTracker assim o HT controlaria esses canais e consequentemente a camera, os outros canais ficariam no controle mesmo e não no dispositivo externo.
Avatar do usuário
Giovani Arruda
membro
Mensagens: 695
Registrado em: Sex Set 04, 2009 11:57 pm
Localização: Taquara - RS
Contato:

Mensagem por Giovani Arruda »

Opa! Muito esclarecedor Igor! Agora deixa eu fazer uma pergunta!

Depois de muito encher a paciencia da minha namorada, convenci ela a me dar de natal um CopterX 450, aquele da ehirobo, Eu tenho em mente pegar o DX6i, e lento teu texto fiquei com um dúvida na pate que voce diz

[quote:9b6a3e2b58="Igor Souza"]
... Se optar pelos Spektrum, tem o DX6i, que é um excelente rádio para quem tá começando. Tem todas as funções necessárias com um preço muito bom, mas é o modelo de entrada para helis, talvez depois também sinta necessidade de troca-lo ...
[/quote:9b6a3e2b58]

Não ficou muito claro isso pra mim, ali você fala talvez sinta necessidades de troca-lo, minha dúvida seria em que situação isso se daria, como sou iniciante achei melhor te perguntar antes de confirmar a compra lá hobbycity

Abração
 
Walkera CB100 - Align T-Rex 550E - Phoenix™ 3.0s - Spektrum DX6i™ - Surge Crusher - HK GT3B
Avatar do usuário
Bruno M Siqueira
membro
Mensagens: 1541
Registrado em: Qui Abr 23, 2009 7:56 pm
Localização: Macaé/RJ-33
Contato:

Mensagem por Bruno M Siqueira »

Acho que é caso você pense em comprar um heli a combustão ou mesmo quiser um governador num heli elétrico, algo do tipo.
Responder