perfil para corte da zagi

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
carlos renato
membro
Mensagens: 3797
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
Contato:

perfil para corte da zagi

Mensagem por carlos renato »

vou tentar cortar uma zagi e preciso dos perfis da corda da raiz e das pontas.... como faço? alguem teria? agradeço quem puder ajudar....

valeu pessoal! :wink:
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Avatar do usuário
Cassiusfxg
membro
Mensagens: 798
Registrado em: Dom Out 31, 2004 4:36 am
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por Cassiusfxg »

www.tzagi.com

Tem tudo mastigado.Lá tem o programa que gera o perfil desejado.

Que isopor vc vai usar?Como vai entelar?

Posta os resultados.Estou voando com a zagi da artal, seguindo os conselhos do Sérgio.~Porém não tem nada mais gratificante de se fazer seu próprio modelo.
Paixao pelo hobby
Avatar do usuário
Cyberware
membro
Mensagens: 1728
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 6:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Cyberware »

Nao seria http://tzagi.altervista.org/ ?
Avatar do usuário
ricardo.felipelli
membro
Mensagens: 937
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 11:15 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por ricardo.felipelli »

Se seu objetivo é uma zag estavel, sem duvida utilize o perfil zag 10 ou zag 12 que esta no profili, se voce estiver afim de uma asa rapidinha... mais esperta.... use o mh64 ou mg32



Ricardo
Avatar do usuário
Cassiusfxg
membro
Mensagens: 798
Registrado em: Dom Out 31, 2004 4:36 am
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por Cassiusfxg »

[quote:4bc7ba2f76="Cyberware"]não seria http://tzagi.altervista.org/ ?[/quote:4bc7ba2f76]

É. mas parece que não adiantou muito a nossa ajuda.A página está fora do ar... :(
Paixao pelo hobby
Avatar do usuário
carlos renato
membro
Mensagens: 3797
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
Contato:

Mensagem por carlos renato »

[quote:4383b81aca="ricardo.felipelli"]Se seu objetivo é uma zag estavel, sem duvida utilize o perfil zag 10 ou zag 12 que esta no profili, se voce estiver afim de uma asa rapidinha... mais esperta.... use o mh64 ou mg32
Ricardo[/quote:4383b81aca]

pretendo fazer algo mais rapido, nao sei, quero achar os perfis certo e cortar o isopor pra ver no q vai dar....
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Avatar do usuário
carlos renato
membro
Mensagens: 3797
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
Contato:

Mensagem por carlos renato »

[quote:1a8b46efdb="Cassiusfxg"]www.tzagi.com

Tem tudo mastigado.Lá tem o programa que gera o perfil desejado.

Que isopor você vai usar?Como vai entelar?

Posta os resultados.Estou voando com a zagi da artal, seguindo os conselhos do Sérgio.~Porém não tem nada mais gratificante de se fazer seu próprio modelo.[/quote:1a8b46efdb]

consegui abrir a pagina, mas foi a q o cyberwere citou.... vou começar a olhar e ver o q vou cortar, pretendo fazer com isopor comum....
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Avatar do usuário
Sergio Handa
membro
Mensagens: 313
Registrado em: Ter Mar 16, 2004 10:17 am
Localização: Osasco - SP

Mensagem por Sergio Handa »

Fala Carlos! O grande desafio para quem quer cortar um painel de zagi é comandar o arco. Perceba que existe uma diferença enorme na corda da nervura central para a nervura da ponta. Na prática o que ocorre é que a resistência do arco passa muito mais devagar no lado da ponta do que na raiz. Quando começamos a cortar, perdemos muitos painéis queimando/marcando a ponta. Quem já puxou asa de zagi em isopor sabe do que estou falando. Por isso o ajuste de temperatura é importantíssimo, bem como a velocidade com que você puxa o arco.

O fio de ni-cromo deve estar bem esticado senão no final do corte vai fazer uma barriga no centro do painel, "comendo"mais isopor do que o necessário. Uma forma de diminuir este problema é fazer no seu gabarito uma trava, de forma que, 1 cm após terminar a nervura tenha algum limitador que não deixe o arco correr mais. Outra procedimento que faço é sempre iniciar o corte pelo bordo de fuga.

Outra dica é fazer os gabaritos com um acabamento impecável, pois qualquer "enrosco" da resistência vai marcar o isopor.

Não esqueça de projetar os gabaritos com washout na ponta, pois a zagi tende a "estolar" bastante de ponta de asa em baixa velocidade.

Existem projetos de mesas que fazem o arco correr adequadamente, mas se o caso é fazer apenas umas poucas asas acho que um pouco de treino manual vai ser suficiente. Boa sorte !
Sergio Handa
---------------------------------------
Avatar do usuário
carlos renato
membro
Mensagens: 3797
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
Contato:

Mensagem por carlos renato »

blz Sergio, o primeiro passo ainda esta sendo a nervura certa, estou apanhando um bom bocado com o profili, tipo cego no deserto, nao sei por onde começar, mas acho q consigo esse perfil....
depois de feito isso aí vira o corte, e ja vi o que vc disse sobre fazer barriga no isopor.... tomara q nao aconteça muitas vezes comigo....kkk

embora a zagi nao tenha aparentemente muitos cortes para montar uma, sei que vai ser necessario o maximo de empenho, se nao ela nao voa......ficar com cara de zagi acaba ficando, mas voar sao outro papos...

obrigado pelas dicas e logo digo sobre as nervuras..... vc indicaria algum perfil para o meio e as pontas????

mais uma vez obrigado... :wink: :wink:
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Avatar do usuário
srpab
membro
Mensagens: 1813
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 12:11 pm
Localização: Santos & Itanhaém
Contato:

Mensagem por srpab »

[quote:8a737e544a="carlos renato r batista"]
..... você indicaria algum perfil para o meio e as pontas????
[/quote:8a737e544a]

ao informar o perfil desejado o profili faz o perfil do meio e da ponta.

porem eh ai que sempre encontro dificuldade, por exemplo o perfil mh32,
como preencho a tela anexa, para que seja desenhada a nervura maior e a menor para a zagi ?
Anexos
profili como configurar.JPG
profili como configurar.JPG (36.97 KiB) Exibido 5956 vezes
Combate: Bateu é ponto.
Responder