Solda a ponto

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
matsuoka
membro
Mensagens: 360
Registrado em: Dom Ago 24, 2008 3:02 am
Localização: Manaus

Re: Solda a ponto

Mensagem por matsuoka »

[quote:8350f3b5ab="alexcmag"]Resolvi brincar com uns capacitores, para testar o princípio de funcionamento de solda a ponto.

Consegui soldar um arame de lincagem de aço em uma moeda de 10 centavos, usando 15000uF de capacitores de 25V, carregados a 20V com uma fonte comum, e descarregados através de um par de MOSFETs e uns fios beeem grossos, com um gatilho acionado pelos dentes (já que estava usando uma mão para segurar um "eletrodo" e outra para filmar)...

Desculpem a qualidade e a falta de edição, como não ia tirar o som mesmo, deixei do jeito que estava.

[yt]GBKhnU3S2TM[/yt][/quote:8350f3b5ab]

Caro Alex,

Se servir para alguma coisa, eu uso um principio parecido para fazer a junção de termopares . Uso uma fonte regulavel 0~20V que suporta uma corrente máxima de 5A (se não me engano) .
Prendo o termopar com as pontas enroladas e em contato com uma placa de cobre grossa onde eu conecto um dos polos da fonte .
O outro polo da fonte tem uma garra jacaré, nesta garra jacaré eu uso um pedaço de grafite ( tira de um lápis qualquer ) . Para fazer a junção eu toco a ponta do grafite na ponta onde quero a junção, com um pouco de prática e
paciencia dá para fazer junções de 0,05mm e com um formato muito proximo de uma esfera ....

O grande lance deste processo é vc conseguir encontrar uma regulagem ideal para a tensão, uma vez que vc encontrar a ideal para o material fica fácil fazer soldas com uma qualidade até que boa ....
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Grafite é algo que pretendo testar também, desde que vi em um documentário uma lâmpada de grafite :)

A regulagem espero ser mais fácil de conseguir com o microcontrolador, dá para regular pulsos com uma boa precisão.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Só uma sugestão, Alex : procure comprar "minas" de grafite 6B em loja de produtos para arquitetura e artes. O grafite "comum" dos lápis é na verdade umamistura de pó de grafite e polímero plástico para dar resistência mecânica. Outra boa opção é comprar escovas para motores elétricos e trablhá-las até o tamanho desejado (isso geralmente também contribui muito para a DAC pegar as malas e ir embora pra casa da mãe, por caus da sujeira... heheehhe)
Avatar do usuário
matsuoka
membro
Mensagens: 360
Registrado em: Dom Ago 24, 2008 3:02 am
Localização: Manaus

Mensagem por matsuoka »

[quote:a3e4b37200="alexcmag"]Grafite é algo que pretendo testar também, desde que vi em um documentário uma lâmpada de grafite :)

A regulagem espero ser mais fácil de conseguir com o microcontrolador, dá para regular pulsos com uma boa precisão.[/quote:a3e4b37200]

quando vc conseguir a regulagem por microcontrolador, vai disponibilizar ???? Vai compartilhar ???? rsrsrs

Isto muito me interessa ....
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:58532df743="matsuoka"][quote:58532df743="alexcmag"]Grafite é algo que pretendo testar também, desde que vi em um documentário uma lâmpada de grafite :)

A regulagem espero ser mais fácil de conseguir com o microcontrolador, dá para regular pulsos com uma boa precisão.[/quote:58532df743]

quando vc conseguir a regulagem por microcontrolador, vai disponibilizar ???? Vai compartilhar ???? rsrsrs

Isto muito me interessa ....[/quote:58532df743]

Vou compartilhar sim, na verdade os fabricantes de equipamentos ganham uma boa grana com isto (quem tem uma máquina de solda a ponto, mesmo pequena, sabe o tamanho da bucha), mas não pretendo competir com eles... por enquanto...
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Lucas Yoshida
membro
Mensagens: 166
Registrado em: Ter Jul 10, 2007 12:34 pm
Localização: sp

Mensagem por Lucas Yoshida »

tenho um capacitor eletrolítico de 40.000 uF 20V e 25V de pico, será que funciona??
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

uns 5 deles devem resolver, mas já dá para começar os testes.
Avatar do usuário
Arthur94
membro
Mensagens: 312
Registrado em: Seg Ago 17, 2009 7:36 pm
Localização: Brasilia-DF

Mensagem por Arthur94 »

Tenho umas placas de impressora e de DVD, e tem uns capacitores do tamanho mais ou menos da metade de uma pilha.Será que funciona com eles?Esse esquema da solda, usa apenas estes capacitore?
Scout treinador e Cessna(quase pronto)
Avatar do usuário
david loos
membro
Mensagens: 1144
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 7:21 pm
Localização: Brusque SC

Mensagem por david loos »

não é o tamanho que importa e sim sua capacidade de armazenar carga e a tensão. geralmente as placas de DVD não tem uns capacitores com mais de 1000 uF...
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

E, assim como as baterias, existem diferentes taxas de descarga para os capacitores, uqe nesse caso devem ser os chamados "alto ripple". Os mais fáceis de encontrar são os que equipam flashes de câmeras fotográficas, pos são projetados para descarregar muito rápido e com correntes muito altas.
http://www.clcomercial.com.br/catalogos/Imagens/tabela%20geral%20cap%20elet.pdf
Responder