Configuração do radio HKT6A

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
paulomodels12
membro
Mensagens: 207
Registrado em: Dom Set 13, 2009 10:15 pm
Localização: uberaba-MG

Configuração do radio HKT6A

Mensagem por paulomodels12 »

salve galera!!
tenho um radio HK T6A e to com dificuldades em configurar o 3 canal
ele ta assim como na foto
[URL=http://img138.imageshack.us/i/configc.png/][img:b8d61b7402]http://img138.imageshack.us/img138/883/configc.png[/img:b8d61b7402][/URL]
assim está com o stick abaixado e o trim de regulagem no maximo(lá em cima)
queria saber como faz pra arrumar, pra quando o stick estiver abaixado ele tbm estiver zerado tipo os dos servos
sem que quando eu abaixe ele demonstre aceleração negativa!
tem algum problema em deixar assim ou tem como arrumar
queria que ele ficase zerado quando o stick tivesse abaixado
quando eu acelero tudo falta pouco pra ele encostar lá no fim
será que tem problema deixar desse jeito?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Olha, zerado é bem no meio e não em uma extremidade, o trimm tem que ficar no meio também para zerar todo ele.
Imagine um servo no canal 3, funciona como qualquer outro canal, está zerado quando o stick está no centro, quando baixa ele, vai a ângulo negativo por exemplo e quando sobe o stick, vai a ângulo positivo do servo.
Não pense que por ser acelerador ele funciona diferente dos outros, quando trimar o seu radio com o stick do acelerador no centro conseguirá fazer o que deseja, baixar o stick e a barra ir toda para a esquerda e quando subir o stick a barra ir toda para a direita.
O trimm do acelerador era muito bom em motores glow que você conseguia acertar um pouco a lenta do motor e as vezes até servia para desligar o motor mas em elétricos, ele pouco ajuda pois a diferença de curso no stick muda pouca coisa que para elétricos na maioria das vezes não altera em nada, por isso acerte esse canal 3 com o trimm bem no meio, depois se precisar, terá curso para ambos os lados do trim para ajustar algo que seja necessário.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
paulomodels12
membro
Mensagens: 207
Registrado em: Dom Set 13, 2009 10:15 pm
Localização: uberaba-MG

Mensagem por paulomodels12 »

se eu colocar o trimno meio
como vaificar a barra do acelerador ela fica negativa so quero saber como faz ela zerar ?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

O stick do acelerador também tem que ficar no meio para calibrar tudo, se calibrar com o stick em uma extremidade não terá todo o recurso do stick do canal 3.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
paulomodels12
membro
Mensagens: 207
Registrado em: Dom Set 13, 2009 10:15 pm
Localização: uberaba-MG

Mensagem por paulomodels12 »

consegui!!!
eu pus o trim no meio e ajustei um troço aqui!!
e agora com o stick zerado ele ta zerado com o stick no maximo ele fica no maximo!!
ta certo?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Sim, é isso mesmo, agora você terá o curso máximo e o mínimo do stick do canal 3.
qualquer coisa se o ESc não liberar o motor quando ligar, é só usar o reverso do canal 3 e inverter o comando dele que o motor irá funcionar.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
paulomodels12
membro
Mensagens: 207
Registrado em: Dom Set 13, 2009 10:15 pm
Localização: uberaba-MG

Mensagem por paulomodels12 »

pq o esc faz aqueles barulhos quando liga?
ele programa sozinho?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Não, aqueles bips são uma forma de alertar se está ou não tudo funcionando bem. Quando o aeromodelo está ligado mas não recebeu sinal do radio, o ESC fica bipando avisando que não tem sinal, quando o radio é ligado, ele enviar uns 3 bips avisando do sinal recebido mas isso nos FM, os 2.4 como o radio tem que ser ligado antes você só ouve os bips de que está pronto para voar.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
julianoreal
membro
Mensagens: 80
Registrado em: Qua Set 01, 2010 9:33 am
Localização: Bauru, SP

Mensagem por julianoreal »

cara como vc fez para o t6config funcionar? o meu nao reconhece na porta serial de maneira nenhuma...
Bublitz
membro
Mensagens: 96
Registrado em: Dom Nov 30, 2008 6:16 pm
Localização: Rio Negrinho, Santa Catarina

Mensagem por Bublitz »

[quote:041f76843f="LaercioLMB"]O stick do acelerador também tem que ficar no meio para calibrar tudo, se calibrar com o stick em uma extremidade não terá todo o recurso do stick do canal 3.[/quote:041f76843f]


Oo'
Não é bem assim que funciona, o acelerador não fica no "meio" os outros comandos,
se ele ficasse no meio, vc teria uma aceleração "pro outro lado" o não faz muito sentido... Oo'

a não ser que se usasse reverso, como nos dirigíveis, se sim, vc deixaria ele no "meio" e não nas extremidades
Responder