Demoiselle do nosso Santos=Dumont - novidades!

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

Avatar do usuário
Pedro Prado
membro
Mensagens: 1351
Registrado em: 16 Nov 2009 23:38
Localização: São Paulo - SP

Mensagempor Pedro Prado » 04 Fev 2010 23:23

A Demoiselle, também conhecida como Libéllule (a tradução de “demoiselle’ é senhorita, mas a libélula também é chamada de demoiselle), foi o melhor modelo de avião criado pelo aviador brasileiro Santos Dumont. O primeiro modelo voou em 1907, sendo desenvolvido até 1909. As Demoiselles foram os menores e mais baratos aviões de sua época. A intenção de Santos Dumont era que essas aeronaves fossem fabricadas em larga escala e com isso popularizar a aviação. Como o inventor disponibilizava os planos a quem se interessasse, Demoiselles foram fabricadas por diferentes oficinas.

Foi em novembro de 1907 que o inventor brasileiro Alberto Santos Dumont concebeu a Demoiselle, uma avioneta de apenas 56 quilogramas, considerada o primeiro ultraleve do mundo. Com esse aparelho ele fez vôos de menos de 200 metros em Saint-Cyr (Paris, França).

Santos Dumont construiu ao todo nove Demoiselles. A Demoiselle II é de dezembro de 1907, e se caracterizava por possuir duas hélices de seda em armação de alumínio. Devido a problemas com a corrente que ligava as hélices, a aeronave nunca voou.

[URL=http://img205.imageshack.us/i/57demoiselle.gif/][img:f45f28b626]http://img205.imageshack.us/img205/9761/57demoiselle.gif[/img:f45f28b626][/URL]

A Demoiselle III, terminada em novembro de 1908, caracterizou-se por possuir um motor Antoinette de 25 cavalos-vapor ligado a um sistema de correias que acionava uma hélice de seda. Várias tentativas de vôo com a Demoiselle III foram feitas por Santos Dumont no dia 17 desse mês em Saint-Cyr, mas o aparelho não logrou decolar.

Só em 1909 Santos Dumont produziu um avião capaz de voar quilômetros, a Demoiselle IV, com motor Dutheil-Chalmers de 18 cavalos-vapor e asas arqueadas, que produziam bastante sustentação. No primeiro teste, feito no dia 9 de março, o ultraleve caiu logo após a decolagem e ficou com uma das rodas despedaçada, mas o aeronauta não se feriu. No dia 8 de abril, com a aeronave já reparada, ele realizou um vôo de 2.500 metros a 20 de altura. A Demoiselle V, que voou no dia 28 de junho, resultou de simplificações desse aparelho.

Em setembro Santos Dumont adaptou à avioneta um motor Darracq de 30 cavalos-vapor e enrolou os tubos do radiador em torno das asas, criando a Demoiselle VI. Foi nesse aparelho que ele fez os seus mais duradouros e extraordinários vôos em avião. No dia 13 daquele mês voou em 5 minutos os 8 quilômetros que separam Saint-Cyr de Buc, numa média de 96 km/h, velocidade inédita para um veículo aéreo. No dia consecutivo fez o vôo em caminho inverso, levando dessa vez 12 minutos em razão do vento contrário. No dia 15, em Saint-Cyr, quebrou o recorde mundial de saída, com uma decolagem de 70 metros, cronometrada em 6,25 segundos.[4] No dia 16 bateu o próprio recorde, decolando em 60 metros, e aproveitou a bela saída para fazer um vôo de 10 minutos e 27 segundos. Pouco depois se elevou novamente, carregando agora um peso morto de 20 quilogramas. O peso, ao contrário do que se esperava, não atrapalhou as manobras, e ao ser solto perante um público entusiasmado de cerca de três mil pessoas, causou tensão entre os espectadores, que temeram ver a delicada avioneta capotar em pleno ar. O aparelho, porém, prosseguiu a sua trajetória com perfeita harmonia e graça, aterrissando 2 minutos mais tarde perto do hangar de Saint-Cyr. No dia 17 o aviador partiu de Saint-Cyr duas vezes na Demoiselle VI, às 15h e às 17h30min, quando tomou a direção de Rambouillet. 18 quilômetros e 16 minutos depois pousou em Wideville, no Castelo d’Aion, pertencente ao Conde de Galard, onde foi acolhido e convidado a jantar e a dormir. Na manhã do dia 18 o avião foi desmontado por três mecânicos de Dumont e levado num carro de volta ao hangar.
A remontagem durou 50 minutos, sendo assistida por várias pessoas. Às 17h, porém, um terrível temporal teve início. Houve debandada. Já os que corajosamente aguardaram o término do aguaceiro foram recompensados com uma sensacional exibição aérea de Santos Dumont: tomando emprestado o lenço de um jornalista, o aviador montou na Demoiselle VI e decolou. Com os braços erguidos e segurando um lenço em cada mão (um dele próprio e o outro do jornalista), sobrevoou o público presente. Seus dedos então se abriram, e os lenços caíram suavemente ao chão. O jornalista recolheu o seu, enquanto que o de Santos Dumont foi avidamente repartido entre os mecânicos, a Condessa D’Eu, espectadora assídua das experiências do inventor, e alguns amigos.
Conquanto o dia 19 fosse um domingo, Santos Dumont não descansou. Diante de mais de cinco mil parisienses vindos a Saint-Cyr certos de assistirem a belos vôos, o aviador fez duas demonstrações, uma de 8 minutos e outra de 3, quando o carburador da avioneta começou a falhar e ele julgou prudente parar as exibições. Teve tempo, porém, de repetir a proeza do dia anterior, largando os comandos e mantendo os braços afastados por boa parte do vôo.

A Demoiselle VII não voou. Capotou no dia 23 de novembro de 1909 em Issy-les-Moulineaux, ao tentar decolar com motor Clément-Bayard de 40 cavalos-vapor. Em 4 de janeiro de 1910, o aviador sofreu outro acidente: no vôo de estréia da Demoiselle VIII, uma das asas se rompeu, e o avião caiu de 30 metros de altura. Santos Dumont surpreendentemente não teve mais que um machucado na cabeça, mas o episódio marcou o fim de sua carreira aeronáutica como piloto.

Em 1913 ele chegou a esboçar um retorno ao campo de provas, encomendando aos construtores Morane e Saulnier uma Demoiselle nova, muito mais sólida e robusta que as precedentes, com motor de 50 cavalos-vapor; não se tem notícia, porém, de que ele haja feito vôos nesse aparelho.
(Wikipédia)


Neste texto da Wikipédia o autor dá números aos Demoiselles, mas Santos Dumont enumerava suas aeronaves da seguinte maneira:

Do no. 1 ao no. 14 eram balões, o primeiro avião foi o no.14bis, que chegou a ser pendurado no balão no. 14 para testes, (daí o nome 14bis, era uma dupla, balão mais avião). Com exceções dos numeros 11, que foi um aeroplano não completado e do 12 que foi um helicóptero também não completado.
O no. 15 foi um aeroplano (não sei se voou, era um misto de 14bis com Demoiselle, o no.16 era um híbrido de balão com avião, o no.17 outro avião e o no. 18 um hidroplano.
Então, os números 19 e 20 eram Demoiselles, o 19 aquele mais leve com 3 rodinhas na frente e um só bambu, e o 20 (3 bambus) que S=D deixou publicar na Popular Mechanics, que é o que eu estou fazendo e foi fabricado por várias fabricas e particulares, dizem que mais de 200 ao redor do mundo.
Tiveram também os no. 21 e no. 22 que eram variações do no. 20.
Estas informações tirei do livro publicado por Guto Lacaz e Adélia Borges, “SANTOS = DUMONT, designer”.

No. 19
[URL=http://img7.imageshack.us/i/494083756d8f7a7a722.jpg/][img:f45f28b626]http://img7.imageshack.us/img7/7929/494083756d8f7a7a722.jpg[/img:f45f28b626][/URL]

No.20 (ou no. 21 ou no. 22?)
[URL=http://img7.imageshack.us/i/183016297363bdf13b8.jpg/][img:f45f28b626]http://img7.imageshack.us/img7/5059/183016297363bdf13b8.jpg[/img:f45f28b626][/URL]

Avatar do usuário
marinho
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1034
Registrado em: 17 Abr 2004 02:45
Localização: São Paulo - SP

Mensagempor marinho » 04 Fev 2010 23:33

Só pra adicionar um pouquinho:

A Demoiselle pilotada por Roland Garros, é o mesmo avião fabricado por S=D. Ele o vendeu a Garros quando se retirou de Paris para tratar da saúde. Garros, adicionou os esquis dianteiros e corrigiu o crítico centro de gravidade da aeronave além de algumas outras alterações que agora não me recordo!

Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14817
Registrado em: 13 Fev 2004 12:13
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagempor alexcmag » 04 Fev 2010 23:47

Depois de ler este tópico inteiro, usando uma velha premissa premissa de Sherlock Holmes (contemporâneo de Santos Dumont), "Se você eliminar o impossível, o que sobrou ainda que improvável, deve ser verdade", e pensar que se achar bambu "na escala" já é difícil, fazer nervura treliçada beira o impossível, a conclusões improváveis, mas que uma delas deve ser verdadeira, são:

1) Não é um modelo escala, é um avião 1:1 e ele tirou as fotos do alto, por isto ele conseguiu achar os componentes na escala para fazer o avião. Os objetos que aparecem nas fotos são ampliados digitalmente e aplicados em uma imagem com fundo azul
2) As imagens são geradas por computador (por isto tudo é muito liso e sem rebarbas)
3) Ele conseguiu acesso à máquina de encolher do filme "Monstros vs Alienígenas"
4) Ele é na verdade um relojoeiro suíço, não um aeromodelista, e está fazendo este modelo apenas para promover um novo modelo de relógio de pulso. O vídeo em stop-motion será postado no YouTube e será feita uma campanha de marketing viral para divulgá-lo e atrair vendas para o novo relógio.

Avatar do usuário
Pedro Prado
membro
Mensagens: 1351
Registrado em: 16 Nov 2009 23:38
Localização: São Paulo - SP

Mensagempor Pedro Prado » 04 Fev 2010 23:54

[quote:2dcb9eacb4="marinho"]Só pra adicionar um pouquinho:

A Demoiselle pilotada por Roland Garros, é o mesmo avião fabricado por S=D. Ele o vendeu a Garros quando se retirou de Paris para tratar da saúde. Garros, adicionou os esquis dianteiros e corrigiu o crítico centro de gravidade da aeronave além de algumas outras alterações que agora não me recordo![/quote:2dcb9eacb4]

Oi Marinho, tudo bem? Valeu! Obrigado por suas observações, por favor, coloque mais sobre S=D e suas Demoiselles, me ajuda aqui! Abs. Pedro

Avatar do usuário
Pedro Prado
membro
Mensagens: 1351
Registrado em: 16 Nov 2009 23:38
Localização: São Paulo - SP

Mensagempor Pedro Prado » 05 Fev 2010 00:03

[quote:53035b848a="alexcmag"]Depois de ler este tópico inteiro, usando uma velha premissa premissa de Sherlock Holmes (contemporâneo de Santos Dumont), "Se você eliminar o impossível, o que sobrou ainda que improvável, deve ser verdade", e pensar que se achar bambu "na escala" já é difícil, fazer nervura treliçada beira o impossível, a conclusões improváveis, mas que uma delas deve ser verdadeira, são:

1) Não é um modelo escala, é um avião 1:1 e ele tirou as fotos do alto, por isto ele conseguiu achar os componentes na escala para fazer o avião. Os objetos que aparecem nas fotos são ampliados digitalmente e aplicados em uma imagem com fundo azul
2) As imagens são geradas por computador (por isto tudo é muito liso e sem rebarbas)
3) Ele conseguiu acesso à máquina de encolher do filme "Monstros vs Alienígenas"
4) Ele é na verdade um relojoeiro suíço, não um aeromodelista, e está fazendo este modelo apenas para promover um novo modelo de relógio de pulso. O vídeo em stop-motion será postado no YouTube e será feita uma campanha de marketing viral para divulgá-lo e atrair vendas para o novo relógio.[/quote:53035b848a]

Hahahahahaha! Nota dez em criatividade! Acho que nem Sherlock Holmes seria capaz de tanta imaginação. Valeu! :lol: :lol: :lol: :lol: Abs. Pedro

Avatar do usuário
Pedro Prado
membro
Mensagens: 1351
Registrado em: 16 Nov 2009 23:38
Localização: São Paulo - SP

Mensagempor Pedro Prado » 05 Fev 2010 00:29

[URL=http://img62.imageshack.us/i/cartadesd.jpg/][img:bcb934cfb5]http://img62.imageshack.us/img62/6462/cartadesd.jpg[/img:bcb934cfb5][/URL]
A "Demoiselle" media 10 metros quadrados de superfície de azas; era 8 vezes menor que o 14 bis! Com ella, durante um anno, fiz vôos todas as tardes e fui, mesmo, em certa occasião, visitar um amigo em seu castello.
Como era um aeroplano pequenino e transparente, deram-lhe o nome de "Libelule" ou "Demoiselle".
Este foi, de todos os meus apparelhos, o que conseguiu maior popularidade.
Santos = Dumont

Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3339
Registrado em: 01 Jun 2008 13:59
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagempor Rafael Ritter » 05 Fev 2010 09:02

O pessoal anda colocando uns posts tão inspirados aqui no e-voo ultimamente que fazia tempo que nao entrava aqui apenas para questões práticas. Este post, em especial, tem sido uma fonte de conhecimento e prazer.

Avatar do usuário
Pedro Prado
membro
Mensagens: 1351
Registrado em: 16 Nov 2009 23:38
Localização: São Paulo - SP

Mensagempor Pedro Prado » 05 Fev 2010 19:05

[quote:5123d4c484="xgregg"]O pessoal anda colocando uns posts tão inspirados aqui no e-voo ultimamente que fazia tempo que nao entrava aqui apenas para questões práticas. Este post, em especial, tem sido uma fonte de conhecimento e prazer.[/quote:5123d4c484]

Oi Xgregg, tudo bem? Então, estou colocando algumas coisas sobre as Demoiselles para ilustrar um pouco o aeromodelo, por se tratar de um modelo em escala, e também para o tópico não ficar chato.

Estes filminhos me parecem que são os dois únicos que existem (pelo menos na Internet) sobre as Demoiselles, no primeiro

http://www.youtube.com/watch?v=beLcrOkLm8o

dá para notar que é exatamente o mesmo aeroplano que estou fazendo, notem a asa reta sem diedro arqueada no centro e o motor também é igual, seria o último que S=D fez, o no.22. No segundo filme

http://www.youtube.com/watch?v=T243CHZDodw&feature=related

deve ser um modelo anterior, no. 20 ou 21, nota-se a asa reta com bastante diedro.

Me desculpem, mas como sou louco por aviação, principalmente a do início do século XX, adoro estudar estes pequenos detalhes técnicos, dou sempre preferência a tudo que é Brasileiro... S=D, Senta-Pua e etc.

Espero que você e todos gostem destes dois filminhos, notem que a velocidade das Demoiselles, [u:5123d4c484]não é pouca não![/u:5123d4c484] Abs. Pedro

Avatar do usuário
david loos
membro
Mensagens: 1144
Registrado em: 29 Jun 2005 19:21
Localização: Brusque SC

Mensagempor david loos » 05 Fev 2010 22:51

legal a história!

eu só fiquei aqui tentando entender onde que os pilotos, ou no caso S=D, ficavam sentados, vou pesquisar aqui e ver se encontro alguma coisa para tentar postar as fotos...

na foto parace ser um assento comum e um encosto bem simples,o mais estranho que nem era do tipo concha, era literalmente uma cadeirinha de pano....

e o que acho mais interessante, o sistema de comandos dele, com duas alavancas... não consegui entender ainda o sistema do motor ( de mecânica não entendo nada...) o modelo escala era 3 "canais" ?

abraço!

Avatar do usuário
david loos
membro
Mensagens: 1144
Registrado em: 29 Jun 2005 19:21
Localização: Brusque SC

Mensagempor david loos » 05 Fev 2010 22:58

http://www.lcrcc.net/images/Electric/Tom_Demoiselle-2.jpg

no primeiro link uma "réplica" ou melhor, comparado com seu modelo é um brinquedo hehe só no detalhe do assento, de como alguns demoiselles eram (modelos mais "sofisticados")

e nesse link abaixo dá de ver uma troxinha de pano, sem encosto, usado no original!

http://www.fazendaroyal.com.br/apostila/demoiselle.jpg

abraço

Avatar do usuário
Pedro Prado
membro
Mensagens: 1351
Registrado em: 16 Nov 2009 23:38
Localização: São Paulo - SP

Mensagempor Pedro Prado » 05 Fev 2010 23:34

[quote:5f26f6adf4="david loos"]legal a história!

eu só fiquei aqui tentando entender onde que os pilotos, ou no caso S=D, ficavam sentados, vou pesquisar aqui e ver se encontro alguma coisa para tentar postar as fotos...

na foto parace ser um assento comum e um encosto bem simples,o mais estranho que nem era do tipo concha, era literalmente uma cadeirinha de pano....

e o que acho mais interessante, o sistema de comandos dele, com duas alavancas... não consegui entender ainda o sistema do motor ( de mecânica não entendo nada...) o modelo escala era 3 "canais" ?

abraço![/quote:5f26f6adf4]

Oi David, tudo bem? Nesta foto desta Demoiselle no museu na França, (não sei se é réplica ou verdadeiro) mostra a cadeirinha e os comandos, mas não dá para ver direito, ele tinha no manche o comando do leme e estabilizador. Mas, tinha o terceiro comando, que era a asa, não era ailerons, e sim a asa que envergava puxada por cabos de cabos de aço fixados na ponta dela. Atrás do piloto, tinha uma alavanca ligada a estes cabos, que era enfiada em uma bainha de couro costurada nas costas do casaco também de couro do piloto. Assim ele jogava o corpo para um lado e outro e flexionava a asa.

Pensei em fazer igual no modelo, até deixei espaço para o terceiro servo, que mandei vir da China, ultra forte de 12 quilos de força, para fazer este trabalho, pois a asa toda ficaria sustentada neste servo. Mas não deu muito certo não, ela não tem a mesma flexibilidade do verdadeiro. Sei lá... acho que ia complicar demais e estragar tudo.
Os servos do leme e estabilizador são de 6ks. Lá também faz muita força, devido ao longo curso e braços longos.

Acho que não existem outras plantas da época, fora aquela da Popular Mechanics, então fica difícil de entender. Posso estar errado nestas informações que passei, por favor me corrigiam!!
Abs. Pedro


[URL=http://img168.imageshack.us/i/dem14.jpg/][img:5f26f6adf4]http://img168.imageshack.us/img168/8404/dem14.jpg[/img:5f26f6adf4][/URL]

Avatar do usuário
Pedro Prado
membro
Mensagens: 1351
Registrado em: 16 Nov 2009 23:38
Localização: São Paulo - SP

Mensagempor Pedro Prado » 06 Fev 2010 00:10

Mais algumas fotos
Baseie-me neste modelo para fazer os detalhes, mas a planta que segui na construção, A da M. Popular é mais nova, é a que tem o mecanismo da asa “warping wing”, neste do museu não tem.

[URL=http://img190.imageshack.us/i/dem9.jpg/][img:e6158da5f6]http://img190.imageshack.us/img190/8805/dem9.jpg[/img:e6158da5f6][/URL]

[URL=http://img519.imageshack.us/i/dem12.jpg/][img:e6158da5f6]http://img519.imageshack.us/img519/2320/dem12.jpg[/img:e6158da5f6][/URL]

[URL=http://img205.imageshack.us/i/dem3.jpg/][img:e6158da5f6]http://img205.imageshack.us/img205/243/dem3.jpg[/img:e6158da5f6][/URL]

Estas são do mesmo avião, mas já em outra mostra no museu, mais moderna.
[URL=http://img707.imageshack.us/i/3350156790e07c861288.jpg/][img:e6158da5f6]http://img707.imageshack.us/img707/6250/3350156790e07c861288.jpg[/img:e6158da5f6][/URL][URL=http://img16.imageshack.us/i/3350150506abbc71ec1f.jpg/][img:e6158da5f6]http://img16.imageshack.us/img16/5641/3350150506abbc71ec1f.jpg[/img:e6158da5f6][/URL]

Notem o detalhe do controle da asa na planta

[URL=http://img194.imageshack.us/i/plantadetalheasa.jpg/][img:e6158da5f6]http://img194.imageshack.us/img194/6353/plantadetalheasa.jpg[/img:e6158da5f6][/URL]

Avatar do usuário
david loos
membro
Mensagens: 1144
Registrado em: 29 Jun 2005 19:21
Localização: Brusque SC

Mensagempor david loos » 06 Fev 2010 00:36

eu gostei dos pedais hehe parece que arrancaram uma sola de bota e colocaram ali!

olha, longe de mim de querer te corrigir, está ficando impressionante esta construção!

se eu fosse você nem inventava essas coisas de envergar a asa com servos etc, vocÊ se preocupou tanto em detales do modelo que não vale a pena fazer experiências nele... acho que soente o leme e o profundor darão conta do modelo!

seu modelo está PERFEITO!

a única coisa que eu adicionaria a ele, é o assento de couro e os pedais hehe achei muito legal isso!

fora isso eu não mecheria em nada mais!

abraço!

Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: 20 Set 2003 20:56
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagempor Ericfly » 06 Fev 2010 01:03

Encontrei nos meus arquivos algumas fotos que tirei vários anos atrás, quando visitei o Musée de l'air e de l'espace, em Le Bourget - Paris. Na época tinha uma câmera kodak bem ruinzinha, sem zoom, 2mp, e basicamente é o que havia na época, de digital. As fotos não estão boas, nem com bons ângulos, mas estou postando caso seja útil para algo. O álbum original está em [url]http://picasaweb.google.com.br/erickut/DemoiselleLeBourget?authkey=Gv1sRgCPu40cX39Y3dBA&feat=directlink[/url]
Algumas fotos:
[img:b4335cf169]http://lh4.ggpht.com/_IwBgxZFxdfw/S2zX2Tt2gMI/AAAAAAAAIlM/ZZJwyahsloE/s800/100_1943.JPG[/img:b4335cf169]
[img:b4335cf169]http://lh6.ggpht.com/_IwBgxZFxdfw/S2zX5tMjhsI/AAAAAAAAIlQ/bHGGmp8_9p4/s800/100_1944.JPG[/img:b4335cf169]
[img:b4335cf169]http://lh6.ggpht.com/_IwBgxZFxdfw/S2zX8nhvjOI/AAAAAAAAIlU/r5JL3EVi9Yw/s800/100_1945.JPG[/img:b4335cf169]
[img:b4335cf169]http://lh5.ggpht.com/_IwBgxZFxdfw/S2zX_qUuhuI/AAAAAAAAIlY/3JsYnr5BBhQ/s800/100_1946.JPG[/img:b4335cf169]
[img:b4335cf169]http://lh4.ggpht.com/_IwBgxZFxdfw/S2zYBl-9nvI/AAAAAAAAIlg/x70Bkwa93q4/s800/100_2421.JPG[/img:b4335cf169]
[img:b4335cf169]http://lh5.ggpht.com/_IwBgxZFxdfw/S2zYDmc6Y6I/AAAAAAAAIlk/Z6osQCCbz2k/s800/100_2422.JPG[/img:b4335cf169]
[img:b4335cf169]http://lh3.ggpht.com/_IwBgxZFxdfw/S2zYFkMQ6vI/AAAAAAAAIlo/Fl3s1bixCL0/s800/100_2427.JPG[/img:b4335cf169]
Espécime híbrido de Homo Electricus, Homo Termicus e Homo Slopiens

Avatar do usuário
Pedro Prado
membro
Mensagens: 1351
Registrado em: 16 Nov 2009 23:38
Localização: São Paulo - SP

Mensagempor Pedro Prado » 06 Fev 2010 01:03

Outra Demoiselle em museu, não sei aonde.
Esta tem o esqui na frente, que ainda vou fazer.

[URL=http://img704.imageshack.us/i/dem11a.jpg/][img:91d3b0b457]http://img704.imageshack.us/img704/7749/dem11a.jpg[/img:91d3b0b457][/URL]

Avatar do usuário
Leonardo M.T.
membro
Mensagens: 1179
Registrado em: 20 Jan 2007 14:29
Localização: Santiago RS 37a

Mensagempor Leonardo M.T. » 06 Fev 2010 12:03

Sem palavras, parabéns pela dedicação e pela vitória. Não tinha aberto esse tópico ainda, mas esse valeu o dia.

Avatar do usuário
david loos
membro
Mensagens: 1144
Registrado em: 29 Jun 2005 19:21
Localização: Brusque SC

Mensagempor david loos » 06 Fev 2010 13:18

impressionante de como este demoiselle foi fabricado, dá a impressão que nenhum demoiselle foi feito igual ao outro, sempre com melhorias!

a propósito, desculpe minha ignorância, mas o nome deste modelo se pronuncia "demoáselle" não é? sempre pronunciei assim... porque noutro dia escutei um cara falando "demoizelle" daí fiquei na dúvida hehe!

abraço

Avatar do usuário
Pedro Prado
membro
Mensagens: 1351
Registrado em: 16 Nov 2009 23:38
Localização: São Paulo - SP

Mensagempor Pedro Prado » 06 Fev 2010 18:08

[quote:eaa6c1297b="david loos"]impressionante de como este demoiselle foi fabricado, dá a impressão que nenhum demoiselle foi feito igual ao outro, sempre com melhorias!

a propósito, desculpe minha ignorância, mas o nome deste modelo se pronuncia "demoáselle" não é? sempre pronunciei assim... porque noutro dia escutei um cara falando "demoizelle" daí fiquei na dúvida hehe!

abraço[/quote:eaa6c1297b]

Oi David, tudo bem? Sem dúvida, vodê está certo, é "demoáselle".
Aí vão mais fotos de "Demoáselles" ao redor do mundo.

[URL=http://img10.imageshack.us/i/1198896.jpg/][img:eaa6c1297b]http://img10.imageshack.us/img10/8251/1198896.jpg[/img:eaa6c1297b][/URL]

Fernando de Arruda Botelho, já voou ao redor do mundo, E.U.A. e tudo mais! Maravilha!
[URL=http://img4.imageshack.us/i/demoiselle1b.jpg/][img:eaa6c1297b]http://img4.imageshack.us/img4/9959/demoiselle1b.jpg[/img:eaa6c1297b][/URL]

[URL=http://img191.imageshack.us/i/demoisellenew.jpg/][img:eaa6c1297b]http://img191.imageshack.us/img191/8769/demoisellenew.jpg[/img:eaa6c1297b][/URL]

Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: 20 Set 2003 20:56
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagempor Ericfly » 06 Fev 2010 18:45

A pronúncia lembra algo do tipo "dêmuázéll", sendo a última sílaba a mais forte. Para a felicidade dos brasileiros, essa palavra ñ exige o tradicional "bico" da pronúncia francesa.

Avatar do usuário
Pedro Prado
membro
Mensagens: 1351
Registrado em: 16 Nov 2009 23:38
Localização: São Paulo - SP

Mensagempor Pedro Prado » 06 Fev 2010 19:12

[quote:3ba08f60a6="Ericfly"]A pronúncia lembra algo do tipo "dêmuázéll", sendo a última sílaba a mais forte. Para a felicidade dos brasileiros, essa palavra ñ exige o tradicional "bico" da pronúncia francesa.[/quote:3ba08f60a6]

É isso mesmo!! Parfait! :wink:

Avatar do usuário
Cesar-SP
membro
Mensagens: 3529
Registrado em: 15 Set 2004 23:08
Localização: São Paulo - SP CEP: 03507-010

Mensagempor Cesar-SP » 06 Fev 2010 20:23

Pedro este post esta cada vez melhor , uma boa solução para acerto do CG seria fazer as botas de chumbo como neste planador escala
http://www.retroplane.net/besenstiel/besenstielpage2.htm

abs

Cesar-SP
Anexos
botasdechumbo.jpg
botasdechumbo.jpg (5.78 KiB) Exibido 13768 vezes
warp drive Sr Sulo

Avatar do usuário
Pedro Prado
membro
Mensagens: 1351
Registrado em: 16 Nov 2009 23:38
Localização: São Paulo - SP

Mensagempor Pedro Prado » 06 Fev 2010 21:54

[quote:ac991dc63c="Cesar-SP"]Pedro este post esta cada vez melhor , uma boa solução para acerto do CG seria fazer as botas de chumbo como neste planador escala
http://www.retroplane.net/besenstiel/besenstielpage2.htm

abs

Cesar-SP[/quote:ac991dc63c]

Oi Cesar, tudo bem com você? Muito bem bolado o truque da botinha, mas pelo jeito que as coisas vão por aqui :( vou precisar um S=D inteiro de chumbo!! :( :lol:
Abs., Pedro


Vejam o que achei!
Pintura cerca de 1913, diz a galeria de arte que está vendendo.

[URL=http://img524.imageshack.us/i/demoisellepinturacirca1.jpg/][img:ac991dc63c]http://img524.imageshack.us/img524/2701/demoisellepinturacirca1.jpg[/img:ac991dc63c][/URL]

Avatar do usuário
Pedro Prado
membro
Mensagens: 1351
Registrado em: 16 Nov 2009 23:38
Localização: São Paulo - SP

Mensagempor Pedro Prado » 06 Fev 2010 22:02

Outra Demoiselle ao redor do mundo!

[URL=http://img706.imageshack.us/i/190920demoiselle20taxia.jpg/][img:cd6731d78a]http://img706.imageshack.us/img706/6973/190920demoiselle20taxia.jpg[/img:cd6731d78a][/URL]

Avatar do usuário
Pedro Prado
membro
Mensagens: 1351
Registrado em: 16 Nov 2009 23:38
Localização: São Paulo - SP

Mensagempor Pedro Prado » 06 Fev 2010 22:45

Vejam esta!!! O cara não enchergava nada, além de fritar com o calor do motor.
Projetado e construido por uma empresa na França. Ô lôco!!!!
Notem a caderinha alta!!!!

[URL=http://img168.imageshack.us/i/1913moranesaulierdemois.jpg/][img:3928918dc7]http://img168.imageshack.us/img168/4696/1913moranesaulierdemois.jpg[/img:3928918dc7][/URL]

1913 Morane-Saulier Type "Demoiselle" monoplane
Country of Origin: France Designed and built by S.A. des Aeroplanes Morane-Saulier
Picture courtesy Opdycke L.E. author of French Aeroplanes before the Great War

Avatar do usuário
Pedro Prado
membro
Mensagens: 1351
Registrado em: 16 Nov 2009 23:38
Localização: São Paulo - SP

Mensagempor Pedro Prado » 06 Fev 2010 23:42

Essa é boa! :lol:
Gafanhoto enfurecido!

[URL=http://img36.imageshack.us/i/airshowtexascopy.jpg/][img:4892903c7f]http://img36.imageshack.us/img36/1542/airshowtexascopy.jpg[/img:4892903c7f][/URL]


Voltar para “Construções”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes