Motor TM

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
fire_flp
membro
Mensagens: 60
Registrado em: Qua Nov 18, 2009 2:25 pm

Motor TM

Mensagem por fire_flp »

Olá!
Um amigo meu axou no lixo um motor com uma helice, como ele sabe q gosto de aeromodelos ele me deu, o motor aparentemente nao esta muito ruim, ateh q faz um pouco d compressao, porem no motor esta escrito apenas TM, alguem conhece essa marca? outra curiosidade eh q no local onde se encaixa o escape nao tem local para os parafusos, como faço? hehe

Obrigado!
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Trocentos anos atrás ou na Aerobrás ou na Mobral vendiam um motor marca TM nacional. Pode ser que seja esse, e pelo que me lembro eram horriveis de funcionar. Desculpe a franqueza, mas se for esse mesmo, o lugar onde foi achado é o mais indicado para continuar :D :D :D :D :D
De qualquer forma bota umas fotos para a gente ver.
Avatar do usuário
HOT_62
membro
Mensagens: 366
Registrado em: Seg Mai 22, 2006 12:32 pm
Localização: Limeira - SP
Contato:

Mensagem por HOT_62 »

Caraca, um TM! Faz tempo que não ouço esse nome....

Lembro de um amigo que praticava VCC com a gente, ele tinha 3 TM, pensa em um velho ranheta, faziamos revesamento para fazer pegar... tinha até apostas se pegaria ou não...hehehe

Quanto pegava e se conseguia acertar o carburador voava razoavelmente, as vezes no meio do voo perdia potencia do nada e ele ficava correndo com o avião ligado no chão... hehehe as vezes o avião entrava pra dentro do circulo, não era raro ele sair correndo e o avião atras tentando pegar a canela dele, era uma farra....kkkk

Voar que é bom nada, mas davamos muitas risadas e nos divertiamos muito...
pt001
membro
Mensagens: 452
Registrado em: Qua Out 12, 2005 7:45 pm
Localização: s.vito

Mensagem por pt001 »

fire,

esse motor foi a maior enganação. em 80 ou 81, juntei uma grana e comprei o dito cujo. fui amaciá-lo, e o bicho girou uns 3 minutos e travou.

um abraço,
julio
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

tive um TM 25

furada também.

Limpe o motor, faça uma bancada pra ele e coloque na estante.
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
Avatar do usuário
fire_flp
membro
Mensagens: 60
Registrado em: Qua Nov 18, 2009 2:25 pm

Mensagem por fire_flp »

hahaha, não esperava muita coisa mesmo, é so pela curiosidade, uma marca que nem na internet axei! hehe

Vo dexa d enfeite msmo! qm sabe um dia eu tente pega na bancada! eu limpei e coloquei oleo pos uso e dexei fechado. O que eu axei mais engraçado é ele nao ter "amarração" para o escapamento, nao sei como q ele puxa combustivel.
Vo v c tiro umas fotos!

Obrigado!
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

[quote:dbfff5518a="fire_flp"]hahaha, não esperava muita coisa mesmo, é so pela curiosidade, uma marca que nem na internet axei! hehe

Vo dexa d enfeite msmo! qm sabe um dia eu tente pega na bancada! eu limpei e coloquei oleo pos uso e dexei fechado. O que eu axei mais engraçado é ele nao ter "amarração" para o escapamento, nao sei como q ele puxa combustivel.
Vo v c tiro umas fotos!

Obrigado![/quote:dbfff5518a]

ele puxa por um rasgo no virabrequim.. glow nao precisam estar pressurizados para funcionar.
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
Avatar do usuário
fire_flp
membro
Mensagens: 60
Registrado em: Qua Nov 18, 2009 2:25 pm

Mensagem por fire_flp »

Entendi!

Obrigado!
laerte martinez
membro
Mensagens: 117
Registrado em: Seg Mai 26, 2008 12:13 pm
Localização: capital SP

Mensagem por laerte martinez »

Foi o melhor motor para que o aeromodelista brasileiro desitisse do hoby lixo é um adjetivo lisongeiro para esse motor Deus me livre de tal praga hehehehehe
Responder