Olá amigos, estou comprando um motor 90 4t e desejo saber a melhor forma de amaciar, é igual ao motor 2t??
obrigado!!![color=indigo:6b4a23d30f][/color:6b4a23d30f]
Como amaciar motor 4t???
- Sergio Alas
- membro
- Mensagens: 9
- Registrado em: Sex Out 16, 2009 11:45 am
- Localização: Gravatá, PE
Como amaciar motor 4t???
Sérgio Alas
- claudiorfernandes
- membro
- Mensagens: 14918
- Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
- Localização: Campo Grande, MS
- Contato:
- rgmanica
- membro
- Mensagens: 2038
- Registrado em: Seg Nov 24, 2003 11:01 pm
- Localização: Passo Fundo - RS
Re: Como amaciar motor 4t???
[quote:267810c248="Sergio Alas"] é igual ao motor 2t??
[/quote:267810c248]
Se o motor 2 tempos for anelado sim, senão... Todos os 4T que eu conheço são anelados., o que exige um amaciamento diferente de um motor com cojunto cônico (tapered), como nos 2 tempos ABC.
Regra básica:
abrir agulha 4-5 voltas
carburador a 25%.
girar a hélice até afogar bem o motor. Essa primeira afogada vai garantir que um pouco de óleo circule pelo motor
Coloca a pilha na vela coloca o motor em funcionamento por uns 5 minutos com a mistura bem rica. Isso garante que o óleo circule pelo motor. Não pode passar de 5000 rpm nesse momento! deixa bem na lenta.
Nesse período, vai ver que sai um óleo meio escuro logo nos primeiros minutos. É o anel se ajustando. Quanto melhor for o motor, mais claro sai.
Depois desses 5 minutos, começa o amaciamento de verdade.
Nesse ponto, eu costumo deixar o carburador em 50% e a agulha bem aberta. Em rotações baixas, deixa a pilha da vela conectada.
Partindo de uns 2000 rpm como sendo a lenta, eu deixo funcionar 2-3 minutos e fecho a agulha pra dar mais umas 500 rpms, mais 2-3 minutos e fecho pra mais 500 rpms e assim até chegar ao ponto em que a agulha fique a 1 volta do rpm máximo. Então começo a acelerar (sem mexer na agulha) de 500 em 500 rpms até uns 80%, 90%
Isso deve dar um total de uns 2-3 tanques. Regulo a agulha de alta pra 1/4 de volta antes do rpm máximo e a de´lenta e vou voar com as agulha nesse padrão até gastar uns 10 tanques. Depois disso, regulo válvula, ajuste fino da agulha de lenta e regulo a alta normalmente.
Acho que é isso...
[/quote:267810c248]
Se o motor 2 tempos for anelado sim, senão... Todos os 4T que eu conheço são anelados., o que exige um amaciamento diferente de um motor com cojunto cônico (tapered), como nos 2 tempos ABC.
Regra básica:
abrir agulha 4-5 voltas
carburador a 25%.
girar a hélice até afogar bem o motor. Essa primeira afogada vai garantir que um pouco de óleo circule pelo motor
Coloca a pilha na vela coloca o motor em funcionamento por uns 5 minutos com a mistura bem rica. Isso garante que o óleo circule pelo motor. Não pode passar de 5000 rpm nesse momento! deixa bem na lenta.
Nesse período, vai ver que sai um óleo meio escuro logo nos primeiros minutos. É o anel se ajustando. Quanto melhor for o motor, mais claro sai.
Depois desses 5 minutos, começa o amaciamento de verdade.
Nesse ponto, eu costumo deixar o carburador em 50% e a agulha bem aberta. Em rotações baixas, deixa a pilha da vela conectada.
Partindo de uns 2000 rpm como sendo a lenta, eu deixo funcionar 2-3 minutos e fecho a agulha pra dar mais umas 500 rpms, mais 2-3 minutos e fecho pra mais 500 rpms e assim até chegar ao ponto em que a agulha fique a 1 volta do rpm máximo. Então começo a acelerar (sem mexer na agulha) de 500 em 500 rpms até uns 80%, 90%
Isso deve dar um total de uns 2-3 tanques. Regulo a agulha de alta pra 1/4 de volta antes do rpm máximo e a de´lenta e vou voar com as agulha nesse padrão até gastar uns 10 tanques. Depois disso, regulo válvula, ajuste fino da agulha de lenta e regulo a alta normalmente.
Acho que é isso...