Cuidados e conservação de baterias

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
derioeng
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Qua Ago 05, 2009 1:46 pm
Localização: Santos

Mensagem por derioeng »

Bom dia pessoal,

Sou novo no assunto , mais pretendo adiquirir um aero, porem estou estudando o assunto, e estou em duvida entre o eletrico e combustão.
Uma informação que tive é que só e´possível carregar uma bateria de "LiPo" com um carregador plugado na bateria de um carro por aproximadamente 6 horas. Esta informação procede?
E que um bateria de 1300ma/h não dura mais que uns 10 ou 12 minutos, é verdade?

Obrigado pessoal.

Abraço,

Dério.
ale varella
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Dom Set 06, 2009 4:01 am
Localização: sao paulo,sp

Mensagem por ale varella »

Ola,
Comprei um aeromodelo da art-tech faz uns 2 meses e estava decidindo se vendia ou ficava com ele,ainda nao mexi em nada esta na caixa;e ai como ficam essas regras de conservaçao da bateria pois a minha nunca recebeu carga ,nem da caixa saiu.Tenho que dar carga ou monitora-la?
abç
Ale
JManoel
membro
Mensagens: 43
Registrado em: Qui Out 07, 2004 1:26 pm
Localização: Nova Friburgo/RJ

Mensagem por JManoel »

Olá,
Coloquei um pack de baterias de NiMh 9,6v 300mAh no carregador apache 2030, ele só estabilizou o led vermelho em 110 mA, nas outras configurações ele estava piscando, o que creio que caracterize erro. Deixei a bateria carregando por mais de 14 horas, mas o led verde de carga completa não se acendia.
Exite meio de medir afim de saber se a bateria está carregada?
Alguém sabe o que pode estar acontecendo?
Vale saber que é a primeira vez que carrego esse pack, acabei de monta-lo.
Pq o led pisca (erro) quando aumento a amperagem?
Essa coisa de baterias sempre me deixou confuso, foi o motivo de eu ter me afastado do hobby na primeira ocasião.

Obrigado.
Avatar do usuário
Luiz Phelipe
membro
Mensagens: 2182
Registrado em: Sáb Dez 05, 2009 1:04 pm
Localização: Rio de Janeiro/Nilópolis- 19

Mensagem por Luiz Phelipe »

minha bateria ta acusando 1v por celula, tem salvação ou morreu?

Turnyng 30c 3s 1.6.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Provavelmente morreu... Melhor descarregar por completo deixando alguns dias dentro de um copo de água com sal e depois jogar no lixo.
Avatar do usuário
Luiz Phelipe
membro
Mensagens: 2182
Registrado em: Sáb Dez 05, 2009 1:04 pm
Localização: Rio de Janeiro/Nilópolis- 19

Mensagem por Luiz Phelipe »

que dr***, a bateria comprei zero.
Obrigado Pela Resposta.
Avatar do usuário
jpedro_jau
membro
Mensagens: 226
Registrado em: Sex Fev 19, 2010 12:54 am
Localização: Jaú/SP

Mensagem por jpedro_jau »

Alex, primeiramente parabéns pelas matérias que posta no e-voo, me ajudam muito e tenho certeza eu ajuda muita gente tambem!!! Continue....

Cara, eu iniciei esse ano no aero eletrico, peguei um Extrinha Red Shark no asaseletricas e montei com motor 3530 + ESC de 30A.
Eu entrei nessa de Lipo pra lá, Lipo pra cá, sensacional, até um CAP grande a combustao qeu eu tenho aqui soquei um BEC de 8A nele com dissipador, animal com Lipo FligthPower EON 2S 2100mhA, sensacional. Se tá nublado um dia antes do voo eu nem carrego a bateria, deixo pra carregar (lento) na manha do dia em que vou a tarde voar.
Eu tenho automodelo tambem e participo de competiçoes. Preciso inventar algum tipo de proteço para esse pack do auto, uma vez que porradas e capotes fortes (noauto) sao inevitáveis. Por mais que o local da bateria é raletivamente protegido, tenho medo, por isso ainda nao coloquei a lipo no auto (Kyosho V-one RRR Evo2). Eu até vi uma materia ensinando a fazer proteçao para a lipo de plastico, tipo de fazer pasta plastica, mas nao sei se funciona.
Voce teria algum conselho para eu proteger o pack, uma vez que o pack do auto fica a uns 2cm do tanque de combustivel? Aí preocupa hein... ehhehe...
Valeu, grande abraço....
Avatar do usuário
jpedro_jau
membro
Mensagens: 226
Registrado em: Sex Fev 19, 2010 12:54 am
Localização: Jaú/SP

Mensagem por jpedro_jau »

Já abusando da sua boa vontade. Como eu faço para saber quanto tempo de voo posso fazer com meu extrinha sem ter qeu fazer pouso sem motor?

Aviao: https://www.asaseletricas.com.br/loja/product_info.php?cPath=16_53&products_id=2287

Motor: http://www.hobbyking.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=3883

ESC: http://www.hobbyking.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=658

Lipos 1: http://www.hobbyking.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6307

Lipo2: http://www.hobbyking.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=9274

Valeuuu mais uma vez, obrigado!!!

Abraço, Joao Pedro Jaú...

OBS: Faço voos bem curtos, tipo 5 minutos no maximo e manerando no motor!!!
Avatar do usuário
Pedro Pithan
membro
Mensagens: 2526
Registrado em: Dom Dez 09, 2007 12:28 am
Contato:

Mensagem por Pedro Pithan »

Se você quiser mesmo usar essa LiPo no seu Automodelo, é bom fazer algum tipo de proteção, mas recomendo que você compre uma LiPo pra Autos, elas já vem com um case plástico de proteção pra LiPo.
Avatar do usuário
jpedro_jau
membro
Mensagens: 226
Registrado em: Sex Fev 19, 2010 12:54 am
Localização: Jaú/SP

Mensagem por jpedro_jau »

Entao cara, eu tava olhando, mas as baterias Lipo para auto com proteção são desenvolvidas para auto que o motor é elétrico tambem, nao vi nenhum com um tamanho compatível com meu Auto, tem que ser pequena e leve.
Comprei uma na Deal para testar, em questão de tamanho e peso essa é perfeita, ganho brincando 1 segundo na volta, em dia de corrida.

http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.7621

Relaçao peso e tamanho sao perfeitos para o auto, poderia até ser um pouco mais comprida, mas a largura é essa e o peso nem se fale. Bem mais leve que os pack's com 5celulas AAA que agente do auto está acostumado a usar...

Valeu...
Responder