DÚVIDA: MOTOR E COMBUSTÍVEL

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
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vitorette
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Mensagem por vitorette »

[quote:fdbd5e5247="rgmanica"]O que é alcool absoluto? PA? Mas qual? Anidro, Etílico... metanol... Etanol...[/quote:fdbd5e5247] [b:fdbd5e5247][i:fdbd5e5247]Já o álcool ou etanol absoluto possui uma concentração de 100% ou bem próximo disso. O álcool puro, chamado álcool absoluto[/i:fdbd5e5247][/b:fdbd5e5247] Nem precisava fazer muita força para descobrir.
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Carlos Weiss
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Mensagem por Carlos Weiss »

Em SP pode usar alcool de posto mesmo, já encontram com 96% de metanol.

É só misturar o oleo
A versão masculina da receita é a planta.
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vitorette
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Mensagem por vitorette »

[quote:fe1e89a7e8="rgmanica"]O que é rendimento pra ti? Refere-se a consumo, consumo X potência, potência...[/quote:fe1e89a7e8] Quando me referi ao rendimento, era em relação ao desempenho do motor. Principalmente em relação à potência.
Um motor OS 46AX tem Output: 1.65 hp @ 16,000 rpm. Um LA 46 tem 1.2Hp @ 16,000 e o OS 55AX BE .95 ps @ 10000. Então um OS55AX BE é menos potente que um LA46, mas como essa potência é obtida com menor rotação o motor tem mais torque. Todos que usaram os 55AX BE relatam isso, pouco giro mas com mais força. Os números acima foram extraidos do site da OS-Engines. Como não sabia a equivalência entre PS e HP, achei um site na internet que tinha uma tabela de conversão, que segundo eles 1PS = 0.99 HP. Porém essa perda de potência do OS 55AX BE, vem com uma grande economia de combustível agregada.
Tem muita gente pensando que o motor por funcionar à alcool vai ficar mais potente, como acontece com os carros. Mas, nos carros a taxa de compressão ser modificada, gerando mais potência e aumentando o consumo. Potência nunca vem aliada a melhora de consumo. Desempenho nunca está aliado a durabilidade. E por ai vai. Não precisa nem ser engenheiro para saber disso.
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vitorette
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[quote:3ca04dbdc2="Carlos Weiss"]Em SP pode usar alcool de posto mesmo, já encontram com 96% de metanol. É só misturar o oleo[/quote:3ca04dbdc2] O pessoal das industrias de bio-diesel usam o metanol para separar a glicerina. Descobri que o metanol chega custando R$ 0,75 o litro. Eles compram em tanques fechado, isso deve derrubar bem o preço. Quanto ao grau de pureza, o PA (Puro de Análise) pode ser de 99,9% e o industrial deve ter algo em torno de 95%, achava que o industrial era menos puro. Metanol é muito melhor do que alcool das bombas, volto a repetir. Mas, se tiver realmente essa proporção no alcool, 96% hehehe, pode comprar sem medo. Agora, se achar o alcool absoluto, 100% puro, pode usar também. Depois tudo vira só questões de valores.
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vitorette
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Mensagem por vitorette »

[quote:a1d6bc848e="vitorette"][quote:a1d6bc848e="rgmanica"]O que é rendimento pra ti? Refere-se a consumo, consumo X potência, potência...[/quote:a1d6bc848e] Quando me referi ao rendimento, era em relação ao desempenho do motor. Principalmente em relação à potência.
Um motor OS 46AX tem Output: 1.65 hp @ 16,000 rpm. Um LA 46 tem 1.2Hp @ 16,000 e o OS 55AX BE .95 ps @ 10000. Então um OS55AX BE é menos potente que um LA46, mas como essa potência é obtida com menor rotação o motor tem mais torque. Todos que usaram os 55AX BE relatam isso, pouco giro mas com mais força. Os números acima foram extraidos do site da OS-Engines. Como não sabia a equivalência entre PS e HP, achei um site na internet que tinha uma tabela de conversão, que segundo eles 1PS = 0.99 HP. Porém essa perda de potência do OS 55AX BE, vem com uma grande economia de combustível agregada.
Tem muita gente pensando que o motor por funcionar à alcool vai ficar mais potente, como acontece com os carros. Mas, nos carros a taxa de compressão ser modificada, gerando mais potência e aumentando o consumo. Potência nunca vem aliada a melhora de consumo. Desempenho nunca está aliado a durabilidade. E por ai vai. Não precisa nem ser engenheiro para saber disso.[/quote:a1d6bc848e]
Só remendando isso aqui. Output: 1.75 hp @ 16,000 rpm. Esses são os números do OS 55AX, será que perdeu potência o BE?[b:a1d6bc848e] Nem preciso dizer de onde vieram os numeros né?[/b:a1d6bc848e]
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Inesio Marinho
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Mensagem por Inesio Marinho »

Veja na RC ACTION de dezembro , o artigo " Bio Combustivel Glow - Como Fazer
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