Supermarine Spitfire MK I
Supermarine Spitfire MK I
Olá pessoal,
Estou construindo um Spitfire em Isopor P2 e Depron e vou colocar as fotos para do progresso da construção. Compartilhar os acertos e "muitos" erros deste meu primeiro modelo eletrico.
a planta obtive no site:
http://www.flyelectric.ukgateway.net/spitfire.htm
Com pequenas adaptações para ficar mais próxima ao modelo original.
Estou construindo um Spitfire em Isopor P2 e Depron e vou colocar as fotos para do progresso da construção. Compartilhar os acertos e "muitos" erros deste meu primeiro modelo eletrico.
a planta obtive no site:
http://www.flyelectric.ukgateway.net/spitfire.htm
Com pequenas adaptações para ficar mais próxima ao modelo original.
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tentando a primeira foto. Tomara que o construtor seja muito melhor que o fotógrafo rsrsrs
- Anexos
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- Todas as partes recortadas
- SNC00061.jpg (13.37 KiB) Exibido 17579 vezes
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- Bico e encaixe da asa
- SNC00062.jpg (23.44 KiB) Exibido 17579 vezes
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- Detalhe da caverna no bico
- SNC00064.jpg (22.74 KiB) Exibido 17579 vezes
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Mais fotos, a camera nao ajuda e o fotografo tambem não é aquelas coisas....
- Anexos
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- Caverna vista pela frente agora
- SNC00065.jpg (34.67 KiB) Exibido 17565 vezes
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- Detalhe das asa (isopor) e do leme e profundor em depron
- SNC00066.jpg (28.78 KiB) Exibido 17565 vezes
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- Primeiro preview com as peças fixadas com alfinetes. A entelagem da asa, leme e profundor foi feita com fita colorida, mas não gostei do resultado. Acabamento não é bom e ficou pesado...
- SNC00068.jpg (32.62 KiB) Exibido 17565 vezes
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Mais fotos
- Anexos
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- Detalhes do acabamento ruim da entelagem com fita adesiva colorida. tentei passar duas camadas, uma trasnversal e outra longitudinal para ver se amenizava o efeito de sobreposição. Resultado: Só aumentou o peso...
- SNC00070.jpg (36.09 KiB) Exibido 17563 vezes
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- FabrícioMC
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- Registrado em: Qui Jun 29, 2006 5:48 pm
- Localização: Joinville, SC
- Contato:
Olá Mac2,
Muito legal os cortes! Como conseguiu cortar aquela asa elíptica? Ou foi acertado o contorno na lixa? Ficou muito perfeita!
Quanto ao acabamento, sugiro que você pinte o aero na cor desejada e depois entele com fita de embalagem transparente, o acabamento fica bem melhor e seu aero merece!
Abraços.
Fabrício
Muito legal os cortes! Como conseguiu cortar aquela asa elíptica? Ou foi acertado o contorno na lixa? Ficou muito perfeita!
Quanto ao acabamento, sugiro que você pinte o aero na cor desejada e depois entele com fita de embalagem transparente, o acabamento fica bem melhor e seu aero merece!
Abraços.
Fabrício
Olá Fabrício,
Para cortar a asa em forma elíptica eu utilizei a técnica de triangulos semelhantes.
Amarrei a ponta do fio de níquel cromo em um canto da mesa, simulando o vertice do triangulo formado pelas laterais da asa. Calculei a posição ideal para corte, fixei o isopor e cortei com o fio.
Inicialmente a asa havia ficado com forma trapezoidal, em seguida marquei o perfil eliptico e cortei com o cortador de isopor vertical. Somente precisei acertar os bordos de fuga e ataque na ponta da asa pois ficaram grossos, mas não foi trabalhosos não.
Com relação à pintura, já encomendei a tinta para isso. Existe um esmalte acrílico da Colorgin que é a base de água. Como estou aplicando a Super Massa Tapa Tudo da Renner, acredito que não será necessária a utilização da fita. Mas valeu pela dica.
Abs
Marco
Para cortar a asa em forma elíptica eu utilizei a técnica de triangulos semelhantes.
Amarrei a ponta do fio de níquel cromo em um canto da mesa, simulando o vertice do triangulo formado pelas laterais da asa. Calculei a posição ideal para corte, fixei o isopor e cortei com o fio.
Inicialmente a asa havia ficado com forma trapezoidal, em seguida marquei o perfil eliptico e cortei com o cortador de isopor vertical. Somente precisei acertar os bordos de fuga e ataque na ponta da asa pois ficaram grossos, mas não foi trabalhosos não.
Com relação à pintura, já encomendei a tinta para isso. Existe um esmalte acrílico da Colorgin que é a base de água. Como estou aplicando a Super Massa Tapa Tudo da Renner, acredito que não será necessária a utilização da fita. Mas valeu pela dica.
Abs
Marco
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
- FabrícioMC
- membro
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- Registrado em: Qui Jun 29, 2006 5:48 pm
- Localização: Joinville, SC
- Contato:
Olá Mac2,
Se fizer os devidos reforços em ambos os lados da asa, profundor, leme e também na fuselagem com varetas de fibra de vidro, depois passar a massa, nivelar e pintar a fita é dispensável.
Sugiro que compre o verniz fosco da mesma marca, que também é a base de água que o acabamento fica excelente.
Abraços.
Fabrício
Se fizer os devidos reforços em ambos os lados da asa, profundor, leme e também na fuselagem com varetas de fibra de vidro, depois passar a massa, nivelar e pintar a fita é dispensável.
Sugiro que compre o verniz fosco da mesma marca, que também é a base de água que o acabamento fica excelente.
Abraços.
Fabrício
Fabricio,
Gostei da ideia do verniz. Os reforços já foram colocados a 1/3 da corda da asa, nas partes superiores e inferiores, mas como não achei a fibra de vidro, coloquei varetas de bambu e ficaram bem rígidas.
Anexei um esquema do corte da asa para facilitar o entendimento.
Abs
Marco
Gostei da ideia do verniz. Os reforços já foram colocados a 1/3 da corda da asa, nas partes superiores e inferiores, mas como não achei a fibra de vidro, coloquei varetas de bambu e ficaram bem rígidas.
Anexei um esquema do corte da asa para facilitar o entendimento.
Abs
Marco
- Anexos
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- Esquema corte asa eliptica
- Corte da Asa.JPG (13.48 KiB) Exibido 17335 vezes
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Pessoal,
Depois de ter passado a multi-massa tapa tudo e lixado a fuselagem, coloco mais algumas fotos com detalhes da construção.
Desisti de usar a fita verde no grupo de cauda. Como havia feito em depron de bandeijinha, tomei vergonha e comprei uma placa de depron 4mm e refiz a empenagem (grupo de cauda). A diferença é gritante na qualidade final.
Depois de ter passado a multi-massa tapa tudo e lixado a fuselagem, coloco mais algumas fotos com detalhes da construção.
Desisti de usar a fita verde no grupo de cauda. Como havia feito em depron de bandeijinha, tomei vergonha e comprei uma placa de depron 4mm e refiz a empenagem (grupo de cauda). A diferença é gritante na qualidade final.
- Anexos
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- Detalhe do acabamento nos estabilizadores horizontes e verticais: Embutidos na fuselagem ficaram bem rígidos com depron 4 mm. Dobradiças de disketes, coladas com cola de isopor.
- SNC00083.jpg (27.42 KiB) Exibido 17301 vezes
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- Acabamento com massa. As imperfeições do isopor ficam bem reduzidas e a fuselagem ganhou em rigidez.
- SNC00082.jpg (27.58 KiB) Exibido 17301 vezes
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- Compartimento para acomodar a eletrônica. Ainda estou pensando em como fechar este capô para que não se solte em pleno voo.
- SNC00081.jpg (31.04 KiB) Exibido 17301 vezes
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- Linkagem do leme e profundor
- SNC00080.jpg (25.43 KiB) Exibido 17301 vezes
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- Visão inferior do profundor com os arames da linkagem
- SNC00078.jpg (28.21 KiB) Exibido 17301 vezes
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- Visão superior do leme e profundor já fixos na cauda do aero.
- SNC00077.jpg (26.1 KiB) Exibido 17301 vezes
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001