Supermarine Spitfire MK I

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
FabrícioMC
membro
Mensagens: 552
Registrado em: Qui Jun 29, 2006 5:48 pm
Localização: Joinville, SC
Contato:

Mensagem por FabrícioMC »

Olá Mac2,

O capô você pode fechar com ímas de neodímio (aqueles ímas mais fortes).
Você pode encontrá-los facilmente em lojas que vendem produtos para fabricação de bijouterias ou na cabeça de leitura de drives de cd-rom (consegue de graça em assistências técnicas de PC´s).

Abraços.

Fabrício
Avatar do usuário
DEVAL
membro
Mensagens: 1309
Registrado em: Qui Ago 09, 2007 11:56 am
Localização: Florianópolis - SC

Mensagem por DEVAL »

Mac2, Parabéns pela iniciativa.
Gosto muito desse avião, mas é sempre um desafio construí-lo.
Um grande problema desse aero é o nariz curto, que em aeromodelos dificulta muito
para acertar o CG. Uma das soluções é aumentar um pouco o nariz sem perder muito a
estética do avião (ou aproveitar para utilizar motores e baterias mais pesados - com
mais capacidade, para não ter que encher o nariz com peso inutil (chumbo).
Acompanhando.

Abs
Avatar do usuário
felipe_emc
membro
Mensagens: 17
Registrado em: Sáb Set 26, 2009 8:44 pm
Localização: Jundiai, SP

Mensagem por felipe_emc »

DEVAL,
Estou acompanhando de perto a construção deste Spitfire, e o Mac2 pretende mesmo utilizar um motor de mais capacidade do que o necessário, algo com relação empuxo/peso por volta de 1,5, o que também vai demandar uma bateria de capacidade superdimensionada.
Acho que isto será suficiente para equilibrar o CG.

Mac2,
Faltou uma foto da mesa de servos e do encaixe da parede de fogo hein. Mas apesar do trabalho que este avião está dando aqui, está ficando bem legal mesmo.

abraços
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Deval,
O motor que pretendo utilizar tem quase 80g. É este do link abaixo:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6247
Ainda não me decidi pela bateria, mas acredito que deva ser algo a partir de 1500 mAh 25C 3S...
Abs
Marco
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

O motor é bom sim, porém não sei muito sobre o seu aeromodelo para afirmar se é ou não bom.
O que temos sempre que fazer, é terminar a construção do aeromodelo para depois de tudo pronto e linkado podermos saber qual o peso final e só então escolher motor e bateria, acrecentando ao peso final o pedo do motor e da bateria escolhida.
Muita gente faz aeromodelos com 600g e um motor com empuxo de 300g, voar voa, mas não terá aquele voo tão desejado e prazeroso, será sempre um voo no limite do motor e qualquer emerg~encia não terá motor para retomar aceleração e evitar uma queda.
Um motor tem obrigação de ter potência suficiente para o caso de stall de ponta de asa por exemplo, você dar motor e o aeromodelo subir rápido evitando assim a queda, se o motor estiver no limite ele não consegue retomar a velocidade a tempo vindo o aeromodelo a cair de qualquer maneira.
A princípio o seu aeromodelo não deverá chegar a 1Kg e esse motor tem esse empuxo de 1Kg mas o hélice que ele utiliza para isso é de 11", que seria muito grande para o seu aeromodelo e se usar um hélice menor, o expuxo do motor também irá cair vindo a não ser o ideal.
Escolha um motor depois do aeromodelo pronto que tenha o empuxo necessário ao peso do seu aeromodelo e com hélices em torno de 9" a 10", não maiores que isso se não terá problemas em pouso devido ser um hélice muito grande e tocar fácil o solo mesmo com os trens de pouso.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

LaercioLMB,
Muito obrigado mesmo pelas dicas. Como disse no inicio deste post, é o meu primeiro aero em isopor e toda dica é muito bem vinda ainda mais de construtores experientes como você. Admiro muito o trabalho que você fez no P51 de Depron.
A hélice que pretendo utilizar é a 10x4,7 (recomendada pelo site onde comprei o motor). E pelas estimativas que andei calculando, o peso final deverá ficar em torno de 650 gramas, ai dependendo somente da Lipo. Peguei por padrão o peso de uma Lipo Rhino de 1250 mAh.
Inicialmente não estava pensando em colocar o trem de pouso, mas caso isso ocorra, talvez colocque um kit retrátil com 15 cm de haste.
Abs
Marco
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Não use hastes muito longas pois além de ficar desproporcional, poderá não encaixar na asa quando o trem for recolhido.
Required Voltage: 11.1v
Suggested Battery Capacity: 1300mAh +
Suggested Prop: 11x3.8 or 11x4.7
Max current draw: 18A (with 11x4.7 prop)
Max thrust: 1000g+
No Load Current: 1.4A
Shaft: 4M (perfectly suited to Towerpor/GWS SF Slow Fly props)
Weight: 78g
Diameter: 41mm
Overall length: 77mm
Kv: 750rpm/v
Essas são as especificações que eu tenho desse motor, e pede uma 11X3.8 ou 4.7 e não 10X4.7.

Ainda acho esse hélice um pouco grande para os eu aeromodelo e hélices quando começam a ficar grandes, o efeito de torque do motor começa a ser transferido ao aeromodelo com mais facilidade, fazendo-o girar mais facilmente em retomadas de velocidade.

Qual a envergadura do seu aeromodelo? Pela envergadura poderemos ter idéia de hélice adeqauada a ele.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

LaercioLMB,
A envergadura é de 95 cm, e eu realmente me equivoquei ao colocar a medida de 10x4.7.
Se eu colocar uma hélice de 3 pás poderia melhorar este problema de tamanho?
Abs
Marco
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Biomoura
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Qui Nov 12, 2009 10:50 am
Localização: Formiga - MG

Mensagem por Biomoura »

Muito bacana sua construção amigo. Acompanhando.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:00ad23f826="Mac2"]LaercioLMB,
A envergadura é de 95 cm, e eu realmente me equivoquei ao colocar a medida de 10x4.7.
Se eu colocar uma hélice de 3 pás poderia melhorar este problema de tamanho?
Abs
Marco[/quote:00ad23f826]

Melhora bastante sim, só cuide o passo dela para não ser muito grande, vai ficar mais escala ainda.
Para essa envergadura, hélices de 8", no máximo 9" são ideais.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder