Supermarine Spitfire MK I
- felipe_emc
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[quote:327f5fbbc8="LaercioLMB"]Melhora bastante sim, só cuide o passo dela para não ser muito grande, vai ficar mais escala ainda.
Para essa envergadura, hélices de 8", no máximo 9" são ideais.[/quote:327f5fbbc8]
Nesse caso, qual seria aproximadamente o passo necessário para uma tripá de 8" ou 9" ficar equivalente às recomendadas bipás de 11x3.8 ou 11x4.7?
Seria legal mesmo uma tripá pra deixar o visual mais escala, mas o mais importante é o voo dele...De preferência mais lento do que um Spitfire escala desta envergadura, pra amenizar alguns problemas de pilotagem :lol:
Para essa envergadura, hélices de 8", no máximo 9" são ideais.[/quote:327f5fbbc8]
Nesse caso, qual seria aproximadamente o passo necessário para uma tripá de 8" ou 9" ficar equivalente às recomendadas bipás de 11x3.8 ou 11x4.7?
Seria legal mesmo uma tripá pra deixar o visual mais escala, mas o mais importante é o voo dele...De preferência mais lento do que um Spitfire escala desta envergadura, pra amenizar alguns problemas de pilotagem :lol:
Scoutcessna (sem motor), Telemaster (75%)
- LaercioLMB
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Bom, o passo exato eu ainda não sei como te ajudar, mas sei que terá muitos que saberão te dar essa resposta bem exata.
Quanto ao voo ser lento ou rápido, não é o hélice o maior responsável nisso e sim o perfil da asa que foi escolhido.
No caso em que desejamos um voo mais lento, eu recomendo o Clark Y que é um dos mais lentos, gera um puco mais de arrasto que é um dos fatores que deixam ele mais lento, pois arrasto é como um freio, quanto maior, mais lento o aeromodelo até ficar sem condições de voar ou voar bem.
O tipo de perfil em uma asa é que definirá se o aeromodelo será rápido ou lento pois cada tipo de perfil tem uma necessidade de maior ou menor velocidade para ter sustentação não sendo somente isso a carga alar.
Um exemplo disso é que não adianta usarmos um perfil simétrico com uma grande área de asa e ter com isso uma carga alar bem baixa para podermos voar mais devagar que a única coisa que conseguimos com isso é facilitar o stall de ponta de asa pois o perfil exige mais velocidade para um bom desempenho embora com a carga alar sendo baixa ele decole mais facilmente o que não muda o fator velocidade para aquele tipo de perfil pois ele só terá o seu bom desempenho atuando dentro das velocidades a ele destinadas.
O mesmo acontece com perfis lentos, nãoa dianta colocar eles em um aeromodelo acrobático na esperança de ter um aeromodelo lento se na hora de fazermos um looping ou tentar fazer um torque com ele o perfil não ajudar em nada, se bem que um perfil clark Y se consegue fazer ótimos loopings mas já um voo de faca fica muito complicado.
Se o perfil que você usou é simétrico, não tente fazer ele ficar muito lento pois terá sérios problemas em baixas velocidades.
A única coisa que poderá te ajudar a deixar ele um pouco mais lento com perfil simétrico é colocar um ângulo incidente na asa para que ela te ajude a subir com um pouco menos de velocidade mas ainda terá o fator de desempenho dela em baixas velocidades que não será dos melhores.
Quanto ao voo ser lento ou rápido, não é o hélice o maior responsável nisso e sim o perfil da asa que foi escolhido.
No caso em que desejamos um voo mais lento, eu recomendo o Clark Y que é um dos mais lentos, gera um puco mais de arrasto que é um dos fatores que deixam ele mais lento, pois arrasto é como um freio, quanto maior, mais lento o aeromodelo até ficar sem condições de voar ou voar bem.
O tipo de perfil em uma asa é que definirá se o aeromodelo será rápido ou lento pois cada tipo de perfil tem uma necessidade de maior ou menor velocidade para ter sustentação não sendo somente isso a carga alar.
Um exemplo disso é que não adianta usarmos um perfil simétrico com uma grande área de asa e ter com isso uma carga alar bem baixa para podermos voar mais devagar que a única coisa que conseguimos com isso é facilitar o stall de ponta de asa pois o perfil exige mais velocidade para um bom desempenho embora com a carga alar sendo baixa ele decole mais facilmente o que não muda o fator velocidade para aquele tipo de perfil pois ele só terá o seu bom desempenho atuando dentro das velocidades a ele destinadas.
O mesmo acontece com perfis lentos, nãoa dianta colocar eles em um aeromodelo acrobático na esperança de ter um aeromodelo lento se na hora de fazermos um looping ou tentar fazer um torque com ele o perfil não ajudar em nada, se bem que um perfil clark Y se consegue fazer ótimos loopings mas já um voo de faca fica muito complicado.
Se o perfil que você usou é simétrico, não tente fazer ele ficar muito lento pois terá sérios problemas em baixas velocidades.
A única coisa que poderá te ajudar a deixar ele um pouco mais lento com perfil simétrico é colocar um ângulo incidente na asa para que ela te ajude a subir com um pouco menos de velocidade mas ainda terá o fator de desempenho dela em baixas velocidades que não será dos melhores.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Caros,
Estou pensando então em testar com uma hélice tripá de 8" com passo 4 (http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=5247&Product_Name=GWS_HD8040_3_Blade_Prop_(2pc_pack)#)
Como temos diversas hélices em casa, poderemos testar o compartamento e avaliar de forma empírica qual a melhor escolha.
O perfil da asa não é simetrico, mas não é totalmente chato na parte inferior. Utilizei o mesmo perfil da planta disponibilizada no site http://www.flyelectric.ukgateway.net/spitfire.htm
PS: O Felipe_emc é meu piloto e também herdeiro de minhas contas, portanto ele está me ajudando muito nesta empreitada.
Att
Marco
Estou pensando então em testar com uma hélice tripá de 8" com passo 4 (http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=5247&Product_Name=GWS_HD8040_3_Blade_Prop_(2pc_pack)#)
Como temos diversas hélices em casa, poderemos testar o compartamento e avaliar de forma empírica qual a melhor escolha.
O perfil da asa não é simetrico, mas não é totalmente chato na parte inferior. Utilizei o mesmo perfil da planta disponibilizada no site http://www.flyelectric.ukgateway.net/spitfire.htm
PS: O Felipe_emc é meu piloto e também herdeiro de minhas contas, portanto ele está me ajudando muito nesta empreitada.
Att
Marco
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Mais algumas fotos dos detalhes da construção
- Anexos
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- Detalhe do Canopy, do Spinner e da Parede de Fogo (essa coisa esquisita que parece um sandwich de Depron com duratex)
- SNC00087.jpg (32.12 KiB) Exibido 16967 vezes
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- Vista inferior da mesa de servos
- SNC00085.jpg (26.95 KiB) Exibido 16967 vezes
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- Vista superior da mesa de servos (ainda não está colada)
- SNC00084.jpg (30.12 KiB) Exibido 16967 vezes
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
PessoALL,
A tinta spray que estava pensando em usar não está mais disponível na loja (Colorgin Esmalte ECO - Base água). Vou tentar improvisar com esmalte acrílico branco e corantes PVA. já estou preparando uma superfície de teste para avaliar os resultados. Existe um esmalte acrilico da Suvinil que possui secagem ao toque em 30 minutos. Alguem já usou este tipo de tinta?
A tinta spray que estava pensando em usar não está mais disponível na loja (Colorgin Esmalte ECO - Base água). Vou tentar improvisar com esmalte acrílico branco e corantes PVA. já estou preparando uma superfície de teste para avaliar os resultados. Existe um esmalte acrilico da Suvinil que possui secagem ao toque em 30 minutos. Alguem já usou este tipo de tinta?
Conforme prometido, segue a minha conclusão sobre a utilização do esmalte acrílico:
Possui bom acabamento, levemente brilhante no isopor com a massa Renner, porém se for diluído, perde o brilho e a cobertura fica prejudicada.
Na amostra abaixo, utilizei o esmalte acrilico suvinil puro (branco) e depois adicionei os corantes PVA nas cores Verde e Preto. na amostra verde houve a diluição com 1/4 de água e nas amostras cinza e branco a aplicação foi pura (tinta + corante). Agora só resta saber o quanto agregou de peso, como não tenho uma balança de precisão, vou ficar devendo esta informação para vocês.
Abs
Marco
Possui bom acabamento, levemente brilhante no isopor com a massa Renner, porém se for diluído, perde o brilho e a cobertura fica prejudicada.
Na amostra abaixo, utilizei o esmalte acrilico suvinil puro (branco) e depois adicionei os corantes PVA nas cores Verde e Preto. na amostra verde houve a diluição com 1/4 de água e nas amostras cinza e branco a aplicação foi pura (tinta + corante). Agora só resta saber o quanto agregou de peso, como não tenho uma balança de precisão, vou ficar devendo esta informação para vocês.
Abs
Marco
- Anexos
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- Exemplo com as três amostras. Apesar da foto não estar grande coisa, dá para notar a diferença entre as áreas cinza e verde
- SNC00096.jpg (26.12 KiB) Exibido 9723 vezes
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- Detalhe da cobertura da tinta diluída (verde) e somente com o corante (pura).
- SNC00094.jpg (22.39 KiB) Exibido 9723 vezes
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Pessoal,
Estou preocupado com a geometria da asa eliptica cortada com fio quente. Estou pensando em construir uma asa estrutural. Como já havia montado alguns modelos em balsa em escalas menores (inclusive um Spitfire), acredito ser mais "confiável" a asa estrutural. A construção do P51 do Laercio me mostrou ser possível a utilização do depron para isto, mas tenho dúvidas com o peso. Alguém já fez o comparativo entre os dois tipos de asas (estrutural e maciça)???
Abs
Marco
Estou preocupado com a geometria da asa eliptica cortada com fio quente. Estou pensando em construir uma asa estrutural. Como já havia montado alguns modelos em balsa em escalas menores (inclusive um Spitfire), acredito ser mais "confiável" a asa estrutural. A construção do P51 do Laercio me mostrou ser possível a utilização do depron para isto, mas tenho dúvidas com o peso. Alguém já fez o comparativo entre os dois tipos de asas (estrutural e maciça)???
Abs
Marco
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Continuando a saga da construção do Spitfire, resolvi construir uma nova asa para o aero, mas agora estrutural. Aproveitei as dicas e experiência do Laercio na construção do P51 e comecei a construir a asa estrutural em depron 4mm. Segue abaixo a sequencia de montagem da asa. Ao final vou ter a comparação entre os dois modelos de asa, pois não pretendo me desfazer da asa maciça.
- Anexos
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- Mais fotos da semi-asa com os reforços
- SNC00111.jpg (32.76 KiB) Exibido 9620 vezes
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- A exemplo do Laercio, resolvi colocar os reforços na parte frontal da asa para garantir o alinhamento e fornecer maior resistência estrutural. Segue amesma lógica, porém retirei material do meio do reforço para aliviar peso.
- SNC00110.jpg (32.07 KiB) Exibido 9620 vezes
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- Detalhe da longarina principal já colada com os alfinetes
- SNC00109.jpg (32.16 KiB) Exibido 9620 vezes
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- Finalização da longarina em "H" para garantir maior estabilidade da asa
- SNC00108.jpg (34.04 KiB) Exibido 9620 vezes
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- Longarina com a travessa inferior e os suportes intermediários já colados.
- SNC00106.jpg (26.45 KiB) Exibido 9620 vezes
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- detalhe dos reforços estruturais para garantir o alinhamento das nervuras.
- SNC00112.jpg (30.7 KiB) Exibido 9621 vezes
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Continuando com a construção:
Ontem terminei a estrutura das duas semi-asas e do suporte central. Fiz a encamenda do Depron de 2mm para fazer o chapeado da asa estrutural e junto com as placas (comprei duas) veio um material que é no mínimo curioso. Um tipo de depron preto chapeado por um tipo de papel cartão. É bem resistente e utilizei um pedaço deste material para servir de suporte para o servo dos ailerons.
Também chegou parte da eletrônica que utilizarei no modelo. Hoje fiz a junção das duas semi-asas ao suporte central.
Abs
Marco
Ontem terminei a estrutura das duas semi-asas e do suporte central. Fiz a encamenda do Depron de 2mm para fazer o chapeado da asa estrutural e junto com as placas (comprei duas) veio um material que é no mínimo curioso. Um tipo de depron preto chapeado por um tipo de papel cartão. É bem resistente e utilizei um pedaço deste material para servir de suporte para o servo dos ailerons.
Também chegou parte da eletrônica que utilizarei no modelo. Hoje fiz a junção das duas semi-asas ao suporte central.
Abs
Marco
- Anexos
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- SNC00119.jpg (33.37 KiB) Exibido 9558 vezes
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- SNC00118.jpg (38.73 KiB) Exibido 9558 vezes
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- SNC00116.jpg (34.08 KiB) Exibido 9558 vezes
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- SNC00115.jpg (36.6 KiB) Exibido 9558 vezes
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- Detalhe do suporte para junção das asas
- SNC00113.jpg (34.81 KiB) Exibido 9558 vezes
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001