Aos apreciadores do Belt

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
m.tavares
membro
Mensagens: 37
Registrado em: Seg Nov 16, 2009 6:02 pm
Localização: Brasília/DF

Mensagem por m.tavares »

[quote:9669c7e90b="acbloise"]Bom dia.

Caro m.tavares. De fato, e até onde eu sei, a versão do teu Belt não possui a função “pitch-trim” que foi substituída pela função de ajuste do ganho do “gyro” (acredito que seja o potenciômetro do lado direito). Todavia, essa versão ainda possui a função “hov-pitch” que controla de maneira linear o passo (ângulo de incidência) das pás. Posso estar enganado, pois eu não testei o comportamento das curvas nessa versão do Belt, mas acredito que para todos os efeitos (tabela com os valores dos ângulos que está no tutorial) tudo se passa como se o "pseudo-potenciômetro" do “pitch-trim” estivesse em zero! Entendeu!? Se você tem um “pitch-gauge” (se não tem, é altamente aconselhável providenciar um), experimente fazer o teste medindo os ângulos para as diferentes posições do potenciômetro “hov-pitch” indicadas pelo tutorial usando as três posições básicas do “stick” do acelerador (0%, 50%, 100%). Para um vôo em “hover”, é suficiente a seguinte curva: -3º ou -2º para 0%, +3º ou +4º para 50%, +8º ou +9º para 100% (note o ângulo negativo com o “stick” em 0% ... isso faz com que o heli seja forçado a descer quando enfrentamos situações de vento mais forte ou ações de térmicas em que precisamos manter o “controle” da altitude do vôo). Gladson, a mesma dica que passei para o m.tavares deve servir para resolver o teu problema também. Ou seja, no teu caso você deve estar utilizando ângulos com valores muito negativos e por isso o heli não sobe muito. Experimente a curva (lembre-se, “pitch-gauge” é uma ferramenta fundamental que vocês irão utilizar constantemente para efetuar tais ajustes) com os valores que exemplifiquei acima. Acredito que deva resolver o teu problema em específico. Bom, a questão agora é ... vocês dois já sabem como proceder o ajuste das curvas para obter os valores que relacionei acima??? Hehe ... fica como lição de casa ... se tiverem dúvidas, consultem o outro material ( http://www.superhelis.com.br/?pg=tutorial&id=101 ) ou perguntem ... boa sorte colegas!

Abraços,

Antonio.

PS: Desculpem-me se o assunto do ajuste das curvas parecer muito óbvio para vocês.[/quote:9669c7e90b]

Caro Antônio... grato pela informação!!!!!

O "pitch-gauge" eu comprei e já tentei fazer os ajustes, mas os ângulos que eu estava tendo das pás eram de "aproximadamente" 0 a 7º. Irei verificar os ajustes utilizando o potenciômetro do rádio, e depois lhe falo qual o resultado....

Muito Obrigado!!!

Mauricio
Rádio Spektrum DX6i
Gladson Muritiba
membro
Mensagens: 22
Registrado em: Dom Nov 22, 2009 12:47 am
Localização: Fortaleza - CE

Mensagem por Gladson Muritiba »

[quote:40c8bfce88="acbloise"]Hehe ... não tinha visto que havia mais uma página de comentários ... inclusive com respostas que o guerreiro Kleber já mencionou. É isso aí então Gladson, providencia o “pitch-gauge” e faz o ajuste!!

Fala guerreiro!! Pois é, também paguei meio caro no meu “up” e tive que justificar o investimento, por isso é que batalhei muito em cima para deixar ele funcional. Ainda não testei o heli-ponto ... pretendo experimentar amanhã. Vou aproveitar e inverter o lado de vôo ... valeu!!

Diga lá comandante!! Eitcha ... tinha um amigo meu que falava o seguinte para deixar o cigarro de lado ... “pega um copo de água e coloca um cigarro lá dentro e deixa um dia todo ... depois toma a água que ficou lá e você vai ver que nunca mais vai querer fumar na vida :x :x !!” Hehe ... é um método um tanto drástico e não sei se funciona ... todo caso (graças a Deus, não precisei usar esse método :lol: :lol: ). E vamo que vamo ...

Abraços a todos,

Antonio.[/quote:40c8bfce88]

Amigos,

Obrigado pelas dicas providenciais. Apesar de já ter dado uma lida em tópicos sobre ajustes de heli, fica sempre meio confuso quando acontece em nosso equipamento. Ficamos sem saber qual dos ajustes está faltando.

Mesmo sem o o Pitch Gauge, já verifiquei que os angulos estão mais para negativos mesmo. Assim que o mencionado instrumeto chegar efetuarei os ajustes.

Grande abraço a todos.
Avatar do usuário
acbloise
membro
Mensagens: 221
Registrado em: Sex Ago 15, 2008 9:14 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por acbloise »

Bom dia.

Ok Gladson ... entendo bem sua situação, pois já passei por isso também quando decidi que iria praticar o helimodelismo baseado somente nos materiais que eu lia pela net. Bom, a provável solução para o teu problema (ângulos mais negativos) é a seguinte ... “aumente” a distância entre a bailarina e o chassi do heli alterando o tamanho dos três “linkage-rods” que estão conectados a ela (simplesmente vá desapertando a peça de plástico preta que se conecta aos “balls-links” uma ou duas voltas por vez até chegar na curva de passo correta). A sistemática é: maior distância implica em uma curva de passo deslocada para cima (ângulos mais positivos) e menor distância implica em uma curva de passo deslocada para baixo (ângulos mais negativos). Para maiores detalhes, consulte aquele último material que citei que lá está descrito como proceder a esse ajuste (precisa desligar os três fios do motor para ativar o modo IDLE e o Tx precisa estar com os “stick” e “trims” centrados ... e claro ... vai precisar do “pitch-gauge”). Ok!?

Abraços,

Antonio.
Avatar do usuário
valter_ribeiro
membro
Mensagens: 1892
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 9:05 am
Localização: Rio Brilhante - MS
Contato:

Mensagem por valter_ribeiro »

Bom dia a todos. Tenho que confessar que estou feliz até agora. Ontem fiz minha segunda tentativa de voo com o belt e já consegui fazer um hover a um metro do chão de uns 15 segundos , é pouco eu sei, mas para o segundo dia tá bom. Empolguei-me e ainda fiquei voando com ele dentro do quintal de casa, mesmo pequeno com uns 4 por 5 metros, consegui “não bater em nada”, só tendo que pousar forçado algumas vezes, mas o X de treino deu conta de segurar o heli em todos os pousos.
Hoje, vou voltar ao planejado e seguir o aprendizado certinho, só levantar mais o heli depois de consegui hoverar com ele baixinho e aí sim passar para o circuito.
Quanto ao ajuste de passo, como eu já imaginava quando lia sobre o assunto antes de voar, não tem muito certo ou errado, cada piloto se adapta ao seu ajuste preferido eu, mesmo iniciando, já fiz os testes e vi que voo melhor com uma curva de passo mais alta, o heli fica bem arisco, porém responde aos comandos mais rápido.
Sobre regulagens, fiz todas as possíveis balanceei, alinhei, trimei e etc e o bicho continuava pendendo muito para esquerda, cheguei a achar que estava fazendo alguma coisa errada, isso com o vôos a um palmo do chão, aí percebi que era assim mesmo e que teria que controlar “no dedo”, dito e feito, após levantar mais ou menos um metro do chão parece outro heli de tão estável, o negócio é na saída mesmo o piloto controlar as tendências dele. Como iniciante, eu pensava que bastava colocar o heli para cima acelerando que ele ia simplesmente subir e que quando parasse de aumentar a aceleração ele ia simplesmente parar, porém agora já vejo quão magnífico é um helicóptero, tem que se manter a atenção 100% nele, corrigindo o tempo todo.
Estou emocionado, é uma máquina magnífica, dominá-la é o desafio.
"Já chegou o disco voador!"
Adriano Sushi
membro
Mensagens: 321
Registrado em: Dom Set 20, 2009 10:56 am
Localização: Campinas SP

Mensagem por Adriano Sushi »

Bom atualizando aqui, chegaram minhas pás de carbono, a cabeça de copter X e o ESC Tower Pro.
Vou tirar umas fotos de todo o processo, e vou postar aqui tudo.

Agora o belt volta a "avua" eheheheh

Bons voos a todos.
Avatar do usuário
acbloise
membro
Mensagens: 221
Registrado em: Sex Ago 15, 2008 9:14 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por acbloise »

Bom dia.

Caro Valter, pelo visto você também foi “fisgado” pelos helimodelos. Sim, realmente são máquinas incríveis e altamente desafiadoras que exigem, quando em vôo, total atenção e correções constantes (obviamente não me refiro aos modelos equipados com aparatos eletrônicos que fazem com que voem por si só). Claro que também devem estar sempre bem preparadas/reguladas de forma a minimizar as probabilidades de danos (esse ponto vale não somente para a máquina, mas para as pessoas também que as controlam ou simplesmente estão por perto). Enfim, seja bem vindo a este fantástico hobby e continue sempre praticando dessa maneira bastante consciente que você irá longe. Um abraço!

Fala Adriano!! Tudo na paz!!?? Ok então ... quando terminar os “up-grades” da máquina, coloca as fotos para gente ver como ficou. Veja se não consegue um “camera-man” para filmar um dos teus vôos também ... ou então ... faz uma “head-camera” para se auto-filmar (o “badulaque” funciona) ... hehehe. Valeu!!

Abraços,

Antonio.
Avatar do usuário
valter_ribeiro
membro
Mensagens: 1892
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 9:05 am
Localização: Rio Brilhante - MS
Contato:

Mensagem por valter_ribeiro »

Bom dia a todos.
acbloise, obrigado pela recepção. Realmente há tempos eu não encontrava algo que prendesse tanto a mim como essas máquinas voadoras. Todo dia ao chegar em casa do trabalho voo uma carga de bateria e faço pelo menos meia hora de simulador.
Ontem, já consegui fazer um hover bem maior, baixei um pouco mais o passo dele, estava sem vento, aí ficou bem fácil. Tenho sentido uma grande evolução dia a dia, acho que não demorará muito para eu iniciar os movimentos laterais no circuito.
No mais, ainda nem estou pensando em upgrades, quero aprender a voar direitinho para aí começar a equipar o bicho. De início, não penso em fazer ele estilo T-Rex, embora ache bastante bonito, a única coisa que colocarei dele é a canopy, pois acho a do belt muito simples. Fora isso, quando já tiver voando legal pretendo preparar uma eletrônica top para manobras 3D, mas isso é bem mais para frente.
PS. Algum de vocês já usou o simulador HelisimRC, no Google acha fácil, tem menos de 5 mega, ele é gratuito e específico para helis 450, achei ele mais real no movimentos do que o FMS, como estou sem grana para um Real Filght no momento, estou treinando com ele mesmo e tem ajudado bastante.
"Já chegou o disco voador!"
Adriano Sushi
membro
Mensagens: 321
Registrado em: Dom Set 20, 2009 10:56 am
Localização: Campinas SP

Mensagem por Adriano Sushi »

Bom dia.

Então Antonio, a DAC filmo uns voos com o raptor, mas não consegui baixar no pc ainda, o belt ela falou que vai filmar tb heheh, mas a minha cam é bem ruizinha...
Eu vi os videos com head camera, e achei massa, mas a minha duvida, é se não vai atrapalhar esse "peso" extra na cabeça...

Valter, vai com calma, eu levei quase 1 mes pra conseguir voar 1 bateria inteira sem lenhar, exatamente pq eu não gostava de treinar hover.
Treine muito hover, a hora que vc ver que consegue fazer tudo com o heli de cauda pra vc, ai vc treina o hover de lado. Quando você estiver bom no hover de cauda e de lado, ai vc começa a ensaiar os circuitos.

Meu primeiro circuito foi horrivel. Pq eu não sabia hover direito(mas achava que sabia hahahah) e na hora que eu perdi o controle, eu não consegui fazer nada e vi o heli caindo na minha frente.

Ai treinei mais o hover, e sai de novo pra circuito, quando acontece alguma coisa estranha, eu jogo a cauda pra mim, e assumo o controle de novo. O hover é muito importante, mas é chato pra aprender no inicio, pq agente tem vontade de ver o heli voando por ai...

Abraços
Avatar do usuário
valter_ribeiro
membro
Mensagens: 1892
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 9:05 am
Localização: Rio Brilhante - MS
Contato:

Mensagem por valter_ribeiro »

Então Adriano, beleza? Estou bem tranquilo cara, só passarei para os circuitos depois de dominar o hover, é chato no início, mas sei que será importante para a minha evolução no hobby. Comprei aquele curso de helimodelismo que vende no ML, muito bom, o cara, dentre outras coisas, ensina o passo a passo de como treinar a voar, do simples hover até circuitos complexos, movimento por movimento, estou seguindo a risca.
Tudo de bom pra você e até mais.
"Já chegou o disco voador!"
m.tavares
membro
Mensagens: 37
Registrado em: Seg Nov 16, 2009 6:02 pm
Localização: Brasília/DF

Mensagem por m.tavares »

[quote:cee5a6267e="acbloise"]Bom dia.

Caro m.tavares. De fato, e até onde eu sei, a versão do teu Belt não possui a função “pitch-trim” que foi substituída pela função de ajuste do ganho do “gyro” (acredito que seja o potenciômetro do lado direito). Todavia, essa versão ainda possui a função “hov-pitch” que controla de maneira linear o passo (ângulo de incidência) das pás. Posso estar enganado, pois eu não testei o comportamento das curvas nessa versão do Belt, mas acredito que para todos os efeitos (tabela com os valores dos ângulos que está no tutorial) tudo se passa como se o "pseudo-potenciômetro" do “pitch-trim” estivesse em zero! Entendeu!? Se você tem um “pitch-gauge” (se não tem, é altamente aconselhável providenciar um), experimente fazer o teste medindo os ângulos para as diferentes posições do potenciômetro “hov-pitch” indicadas pelo tutorial usando as três posições básicas do “stick” do acelerador (0%, 50%, 100%). Para um vôo em “hover”, é suficiente a seguinte curva: -3º ou -2º para 0%, +3º ou +4º para 50%, +8º ou +9º para 100% (note o ângulo negativo com o “stick” em 0% ... isso faz com que o heli seja forçado a descer quando enfrentamos situações de vento mais forte ou ações de térmicas em que precisamos manter o “controle” da altitude do vôo). Gladson, a mesma dica que passei para o m.tavares deve servir para resolver o teu problema também. Ou seja, no teu caso você deve estar utilizando ângulos com valores muito negativos e por isso o heli não sobe muito. Experimente a curva (lembre-se, “pitch-gauge” é uma ferramenta fundamental que vocês irão utilizar constantemente para efetuar tais ajustes) com os valores que exemplifiquei acima. Acredito que deva resolver o teu problema em específico. Bom, a questão agora é ... vocês dois já sabem como proceder o ajuste das curvas para obter os valores que relacionei acima??? Hehe ... fica como lição de casa ... se tiverem dúvidas, consultem o outro material ( http://www.superhelis.com.br/?pg=tutorial&id=101 ) ou perguntem ... boa sorte colegas!

Abraços,

Antonio.

PS: Desculpem-me se o assunto do ajuste das curvas parecer muito óbvio para vocês.[/quote:cee5a6267e]

Antonio, saudações!!!!!

Quando eu fiz o teste de bancada (para verificar a vibração do heli) eu notei que o motor só começa a funcionar quando o stick do acelerador chega aproximadamente 40%. Isto está correto?????

Grato
Mauricio
Rádio Spektrum DX6i
Responder