F-18 de 1,6m qual turbina utilizar?

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
Avatar do usuário
Poulps
membro
Mensagens: 538
Registrado em: Dom Fev 26, 2006 10:26 pm
Localização: São bernardo do Campo

Mensagem por Poulps »

Ontem a noite pesei o modelo e medi o empuxo, conforme resultado abaixo:

Peso com baterias : 2680g

Empuxo máximo : 1260g

Tá explicado porque não saiu do chão no ultimo final de semana.

São duas EDF´s de 1300Kv - 90mm , cada uma com uma bateria 6S e consumindo 60A cada.

A eficiencia deste sistema é muito baixa.

[img:894b035d06]http://img406.imageshack.us/img406/8269/pict0039nt.jpg[/img:894b035d06]


[yt]<object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/6m7eVy5yPOY&hl=pt_BR&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/6m7eVy5yPOY&hl=pt_BR&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>[/yt]




Inclusive peço autorizaçao do meu amigo para usar o tópico aberto por ele para pedir ajuda também, já que temos o modelo e o mesmo problema...

O Motor que está lá é um 3645 grandão de 1300KV , eixo de 5mm conectado a uma helice com 7 pás de 80mm.

Eu tenho visto que o normal são helices de 5 pás, esta de 7 as vezes pode estar sobrecarregando o motor ... apesar de ser o conjunto original do modelo.

Ví também uma serie de motores para EDF´s de 90mm e todos tem o KV nesta faixa. O Maior que encontrei tinha 1900KV e consumia os mesmos 1500W , será que o empuxo iria aumentar ?

O que vocês recomendam ?
Quem voa uma vez, quer voar sempre !
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

Uma sugestão seria os motores ARC 36mm que citei acima, ou um outro com maior kv! Terá que fazer alguns testes até encontrar a melhor configuração. Ou então procurar na rede um motor que fique bom nessa EDF.

Para não ter erro o certo seria trocar a EDF e o motor, por um conjunto mais eficiente!

Com duas EDFs HET 70mm (6904), 2 motores HET 2W-20 3350kv e 2 Lipo 4s... vai ter ~2.2kg de empuxo!

Se quizer aumentar o empuxo ainda poderá usar duas EDFs HET 70mm, 2 motores HET 2W-23 2850kv, 2 LiPO 5s... o empuxo vai ficar perto de 3kg!

Uma coisa mutio importante são os dutos de entrada e saída de ar que devem ser bem dimensionados. Um duto mal dimensionado por ocasionar em perdas e redução de empuxo e velocidade.

Abraços,

Caio
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2678
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

Com essa configuração não vai voar mesmo.
Uma config boa pra esse aero sai bem cara, dai precisa ver se vale a pena, eu estou montando um jato edf em fibra, está com um edf de 70mm com motor sapac mb1, com 5s rende 2,2kg de empuxo e conssome 95A, esc ice 100 e bateria de 5000.
Se você colocar 2 conjuntos seu aero ia decolar com uns 30 metro de pista heheh
O problema é que fica pesado no bolsso montar 2 kits desse.
Eu ja tive varios EDFs de isopor, e nunca mais compro um depois que comecei a montar os kits em composite (fibra de vidro e carbono), os jatos de isopor são meio que descartaveis.
Quer um jato bom de voar? Relativamente facil de pousar e que voa a 250 por hora?
Olha esse post: http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1057227

Meu primo comprou um e esta montando, voa muuuuito esse jato.
Custa 280 dolares e ja vem com o motor MB1 e a EDF, um otimo custo beneficio.

Abraços.
Avatar do usuário
Poulps
membro
Mensagens: 538
Registrado em: Dom Fev 26, 2006 10:26 pm
Localização: São bernardo do Campo

Mensagem por Poulps »

Estou procurando por estes motores HET e não está muito fácil de encontrar por aqui.

Fora que o preço tá meio salgado mesmo !

Agora este jato de 280 dolares me interessou muito , se você puder me passar o contato da loja agradeço.

Muito Obrigado pelas dicas !
Quem voa uma vez, quer voar sempre !
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

Aqui você encontra os motores HET no Asas Elétricas ou na Hobbyfly... e fora na própria HET!

www.asaseletricas.com.br
www.hobbyfly.com.br
www.highendrc.com
Avatar do usuário
Poulps
membro
Mensagens: 538
Registrado em: Dom Fev 26, 2006 10:26 pm
Localização: São bernardo do Campo

Mensagem por Poulps »

Cara este site da HET é fantastico!!!!

Eu tava fazendo as contas e terei que investir pelo menos mais uns 1000 reais para equipa-lo com novas turbinas , Motores e ESC´s.

Considerando que já gastei R$1200,00 até agora, com servos metal gear, RX Full range de 8 canais, ESC´s NOVOS, Turbinas originais e baterias de 35C....

Acho que nem vale a pena investir mais neste cara, estou pensando em colocar o motor pusher atrás mesmo e boa....

Aí guardo o dinheiro para comprar um Phantom que ví no site da HET com EFS de 70mm por 200 dolares, show de bola !!!!!

Obrigado pela força e por ter me apresentado este site !!!
Avatar do usuário
Ernalto Junior
membro
Mensagens: 762
Registrado em: Qui Dez 06, 2007 2:30 pm
Localização: Salvador

Mensagem por Ernalto Junior »

cara isso seria um crime pois esse jato bem equipado é muito show, dá um tempo com ele se organiza e depois gasta mais, mais colocar um pusher ficaria, além de feio, aí sim um desperdício!!!!! :shock:
Atenção : Aeromodelo radiocontrolado não é um brinquedo.
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

O problema é que você precisa de duas EDFs, dois motores, dois speeds e isso acaba deixando a eletrônica com um custo mais elevado.

Os motores HET realmente não são muito baratos, mas também não são os mais caros pela eficiência que produzem. Vale a pena o investimento. Já a EDF HET 6904 além de ser eficiente possui um preço bastante acessível!

Uma sugestão mais econômica seria utilizar a EDF HET 6904 com outros motores inrunner, como por exemplo os motores Keda B28-47, Himodel F380 28-48, que custam a metade do preço, porém são menos eficientes, mais pesados e aceitam menos potência!

Abraços,

Caio
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

Só uma pena a HET não enviar os jatos para o Brasil... mas por outro lado a Pro EDF envia com preços um pouco mais baixo:

http://www.proedf.com/

Voltando ao F-18, no rcgroups tem algumas dicas desse modelo onde utilizam duas EDFs 90mm:

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1027166

Neste outro tópico o F-18 foi convertido para somente uma EDF de 100mm:

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1030284
Avatar do usuário
Poulps
membro
Mensagens: 538
Registrado em: Dom Fev 26, 2006 10:26 pm
Localização: São bernardo do Campo

Mensagem por Poulps »

Bom, eu estou louuuuco para voar um jato.

Esté o segundo jato que monto, e que dá algum problema e não voa....
Meu jato anterior, após gastar o um tempão e a maior grana , ele ficou tão, mas tão estavel que não consegui desviar de um poste e ele virou uma chuva de isopor ....

Hoje estou sem grana para investir em super conjunto, então em uma atitude desesperada, removi as turbinas do modelo, desmontei uma delas por inteiro, desenrolei o motor obtendo as informações abaixo.

As 2 EDF´s Originais vieram com o seguinte setup:

EDF 90mm
Rotor com 7 Pás
Motor 3645
Consumo do motor em Full Throtle 60A

Desmontando o motor descobri mais o seguinte :
Dimensões do Estator 26x30mm
12 polos
2 voltas com 17 fios de 0.3mm (dando um total de 5.1mm)



Aí então fiquei com a seguinte dúvida:

- Re-enrolar com apenas 1 volta e mais fios para suportar uma corrente de uns 80~100A para aumentar a rotação e compensar a perda de torque com mais corrente. (acredito que vá saturar o estator)

- Re-enrolar com 3 voltas para ver se com mais torque ele consegue gerar mais empuxo com esta EDF de 7 pás. (Todas as EDF´s que vejo por aí são de 5 pás.)

Aí então fiz o seguinte :
Re-enrolei com apenas 1 volta de fio, juntei 18 fios de 0.5mm dando um total de 9mm de secção.
Com isto espero que ele suporte uma corrente de 100A máx.

Em um primeiro teste, com o motor em vazio sem a helice, a corrente com uma bateria 3S já foi para 60A !!!!

Com a helice, ele atinge os 60A (é o limite do ESC que tenho em casa) com 50% do acelerador usando uma bateria 3S.

O granato já havia me alertado que a corrente triplicaria.

O barulho é infernal , já que dobrei o KV do motor. Fora que os Imãns ficam super quentes muito rápido.

Vou preparar um suporte de madeira para fixar a turbina, bateria, ESC e receptor na minha balança e poder medir o empuxo, para ver se melhorou ou piorou .

Preciso também conseguir uns ESC´s de 120A para o teste.

Muito obrigado pelas dicas Caio !
Responder