F-18 de 1,6m qual turbina utilizar?

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caioect
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Mensagem por caioect »

Com uma volta o kv vai ficar bastatne elevado... e consequentemente o consumo também! Uma alternativa seria aumentar a voltagem do pack sem alterar o motor.

Ainda estou testando algumas EDFs da Haoye de 7 pás (51, 64 e 76mm)... A priori elas geram bastante empuxo, velocidade razoável e consomem muito!!! Isso se deve ao fato de possuirem maior número de pás e passo mais agressivo.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=78905

Podemos comparar por exemplo, a Haoye 76mm com a HET 70mm na mesma faixa de potência:

Haoye 76: 647W / 1030g / 26000rpm / 200km/h ( sem duto )
HET 6906: 647W / 1100g / 33900rpm / 216km/h ( duto 57mm - FSA 92% )

Como pode ver a Haoye gira 7000 rpm a menos que a HET, mas gera quase o mesmo empuxo.

Portanto para trabalhar na mesma potência a EDF Hayoe precisará de um motor de menor kv que a EDF HET.

Com base nos resultados acima podemos estimar o kv do motor 36mm que fique adequado a Haoye 89mm.

A Midifan gira 34850rpm sob 21.41V... o que corresponde a 1627kv. O motor ARC possui 1850kv sem carga!!! Portanto uma redução de 12% na rotação com carga!

Como a Haoye precisa girar ~80% da rotação da EDF HET / MidiFan para trabalhar na mesma faixa de potência, o kv deve ser um pouco menor ~1850kv x 0.80 = 1480kv! !!! Sob 21.41V a EDF Haoye irá girar ~31700rpm!!! Isso se for usar um motor ARC que possui eficiência bastante elevada!

Se for como a EDF haoye 76mm, o empuxo da EDF haoye 89mm deve ficar ~2.2kg consumindo 1.7kW!!!

Caso utilize um motor de menor eficiência, o kv deverá ser um pouco maior.

Estes resultados foram baseados em testes de bancada... em vôo o comportamento das EDFs pode ser bastante diferente!
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Poulps
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Mensagem por Poulps »

Caio, lhe agradeço muito pelas dicas !

Bom, então para efeito de teste estou pensando em fazer o seginte teste de bancada:

Uma eu já re-enrolei com 1 volta de fio, dobrando o KV.

A outra vou re-enrolar com 3 voltas ( o original pe duas voltas), dividindo o Kv pela metade. Se for necessário e se mostrar ser melhor , coloco 8S nesta com Kv mais baixo.

Terminando os testes postarei aqui os resultados de empuxo estatico medido de cada versão, e analiseremos o que fica melhor.

E como não dá para fazer milagre , pode ser que ao final mesmo fazendo tudo isto, conclua-se que o unico jeito seja colocar um motor maior e melhor....

Muito Obrigado pela força!
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caioect
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Mensagem por caioect »

Precisa ver se esse motor suporta bem 1.5kW!!!

O ruim de usar duas EDFs de 90mm é a potência que fica muito elevada... e se reduzir a potência ainda terá empuxo, mas a rotação pode ficar muito baixa deixando o modelo lento!

Por isso o mais adequado para esse modelo seria duas EDF de 70mm... Terá empuxo e velocidade de acordo com o modelo sem a necessidade de muita potência.

Segue um video de um jato HET F-18 que está com duas EDFs HET 6904 e dois motores HET 2W-20 e dois packs de LiPO 4s 3700mAh!

[yt]Pv4C7EGvIRI[/yt]

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=824971

http://www.highendrc.com/index_eproduct_view.php?products_id=123
douglask
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Mensagem por douglask »

Agradeço a ajuda de todos, acho q vou a sugestão do caio, vou orçar duas EDFs 70mm HET 6904 e dois motores HET 2W-20, vc acha q ele ficará veloz com este set de equipamento?

abs

Douglas
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caioect
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Mensagem por caioect »

O jatos HET twin 70mm são bem lisos e normalmente ficam bem rápido com essa configuração. Mas também posuem um bom duto de entrada e saída de ar que melhoram tanto o empuxo como a velocidade de vôo.

http://www.erjets.com/photo_29.html

O jato F-18 da Haoye possui área de arrasto um pouco maior, portanto pode ser que fique um pouco mais lento. Talves precise de mais potência que os jatos da HET.

Como as EDFs de 70mm são menores, terá que fazer um duto de entrada e saída de ar de acordo com as dimensões do Fan. No tópico abaixo tem algumas informações para construir um duto adequado a essa EDF... isso certamente melhorará a velocidade de vôo!!!

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=945836

O Jato HET F-18 do video acima possui 2.4kg com duas EDFs HET 6904 / 2W-20 / LiPO 4s, com uma relação empuxo:peso de 0.92:1!

A escolha do motor para o F-18 pode variar de acordo com o peso do modelo. Quanto está pesando o teu modelo sem EDF, motor e bateria?
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Poulps
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Mensagem por Poulps »

Ontem a noite fiz algumas medidas:

Peso do modelo sem EDF, Baterias , ESC : 1390g
Peso da EDF 90mm dom ESC de 60A : 320g
Empuxo de Apenas uma EDF 90mm Original medido usando 6S e consumo de exatos 60A: 1000g
Peso da bateria 6S 1800mAh : 320g

Empuxo do motor re-enrolado com apenas 1 Volta : 800g
OBS: Senti que a turbina com o motor re-enrolado com menos voltas fosse como um carro saindo de segunda ... minha pergunta é se as vezes no ar , com o modelo em movimento ela possa ter um maior rendimento.
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fabiofleal
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Mensagem por fabiofleal »

Positivo: Lá em cima o rendimento das EDFs aumena. Pessoal, nao deu p/ ler todo o topico (hj é aniversario da DAC e seu eu passar muito tempo "no computador", ja viu...).

Mas procurem um cara chamado zimmerman no rcgroups. Ele ja teve todos os tipos de jatos EDF e sabe tudo o que funciona bem ou nao. Os avioes dele chegam a passar dos 3kg.

Abs.
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caioect
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Mensagem por caioect »

O modelo vazio está bem pesado! Vai precisar de bastante potência para voar bem!

Por outro lado estou achando que esse motor está consumindo muito (60A-LiPO 6s ~1200W) e gerando somente 1kg de empuxo!

Talves se utilizar um motor mais eficiente e com kv adequado vai girar mais e consumir menos.

Olha só, recentemente fiz dois testes com a EDF Haoye 64mm de 7 pás. Inicialmente utilizei o motor B2445 4800kv que aconpanhava a EDF e agora com o motor HET 2W 4750kv. Ambos apresentaram praticamente o mesmo kv (~4460kv).

Haoye 64 / A123 3s 2300mAh:
- B 2445 4460kv / 8.74V / 31.10A / 272W / 26041rpm / 480g / 150km/h / 2980kv
- HET2W 4465kv / 8.10V / 40.50A / 328W / 30120rpm / 630g / 180km/h / 3719kv

Como pode observar o motor HET possui menor redução no kv sobre carga... a rotação do fan aumentou 4000rpm, consequentemente o empuxo aumentou 31% e a velocidade de fluxo aumentou 20%!

Para manter a mesma rotação (26000rpm) o motor B2445 consumiu 55W a mais que o motor HET 2W:
- B 2445 4460kv / 8.74V / 31.10A / 272W
- HET2W 4465kv / 8.94V / 24.30A / 217W

Se utilizar um motor mais eficiente (HET, ARC, Mega, "Neu") na Haoye 89mm certamente obterá melhores resultados!

Pelo que andei lendo a Haoye 89mm de 7 pás chega a gerar ~2kg de empuxo ao consumir 1200W! Isso totalizaria 4kg de empuxo para o F-18!!!
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Poulps
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Mensagem por Poulps »

Realmente tudo converge a um motorzão Bom no lugar deste aqui original.
Quando comprei estas EDF´s (que não foram faceis de encontrar) , as comprei pois eram as mesmas do manual de intruções onde prometia 2Kg por EDF como vc disse realmente, mas na pratica só da 1Kg....

Imagens do dispositivo de teste de empuxo :
[img:bc82f4ae6e]http://img121.imageshack.us/img121/1693/pict0041am.jpg[/img:bc82f4ae6e]
[img:bc82f4ae6e]http://img94.imageshack.us/img94/6306/pict0042x.jpg[/img:bc82f4ae6e]

Outra coisa uqe fiquei reparando , na Hyperion, os motores para EDF de emsmo tamanho e potência, tem o mesmo número de polos (12 polos no estator) , suportam a mesma corrente, porém o qye tem mais KV na lista deles tem pelo menos 6 voltas de Fio, contra duas deste aqui... Aí tem coisa !

Estou neste momento re-re-enroladno o motor com mais voltas para ver o que dá, já que estou sem grana paa comprar um bom agora.

Em breve posto os resultados.

Um abraço e obrigado pela ajuda de vocês !
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caioect
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Mensagem por caioect »

Para aumentar o empuxo terá que colocar um anel de entrada para melhorar o escoamento do ar para dentro do fan... fazendo isso o empuxo aumentará ~35% ou mais!

Outra coisa que pode estar interferindo é o suporte que prende a EDF estar muito próximo a saída do fan... isso provavelmente está gerando turbulência ao defletir o fluxo em duas partes e consequentemente reduzindo o empuxo.

O ideal é não interferir no fluxo de entrada e de saída do fan, de tal modo obter um fluxo mais laminar possível.

Quanto ao kv do motor, o ideal para LiPO 6s é ficar entre 1800kv (motor com perda de 15% do kv sob carga) e 2400kv (motor com perda de 35% do kv sob carga) a fim de manter ~1500kv sob carga! Assim, com um pack de LiPO 6s (~20V) a rotação ficará em ~30000rpm e consequentemente ~2kg de empuxo!

Voce pode fazer um teste com o motor usando uma hélice para verificar qual é a perda do kv sob carga de ~1200W. Para isso basta medir a rotação e dividir pela voltagem de trabalho do pack!
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