Carregador simples

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Quanto a acrescentar os componentes, não vai mudar nada além do custo... heheeh....
duartegps
membro
Mensagens: 17
Registrado em: Seg Fev 08, 2010 2:51 pm
Localização: Bandeirantes, Parana

Mensagem por duartegps »

Claudio, li num tutorial sobre baterias:
http://www.hobbys.com.br/16umpoucobaterias.htm

O cara escreveu como testar nossos packs:
Para determinar a corrente de suas baterias , recicle-a, carrregue-a completamente e depois que ela esfriar ligue-as a uma carga conhecida,por exemplo, uma lâmpada automotiva de 6V e 6W. Esta lâmpada drenará da bateria 1A/h (6W/6V). Marque o tempo, coloque um voltímetro em paralelo com a lâmpada e verifique quanto tempo a bateria leva para atingir 1V em cada célula. A capacidade real de sua bateria, independentemente do que registrar o rótulo da mesma, será definido pela equação:

A = t / C

Onde:

A = corrente da bateria, em mA
t = tempo que a bateria levou para descer para 1V em cada célula, medido na forma decimal
(1 hora=1, ½ hora=0.5,1H:45=1,75, etc.)
C=carga a que a bateria foi submetida (no exemplo, 1 A )

Minha duvida: Posso testar esta lampada em uma celula(1,2V 2000mA) ou nao tenho que fazer um pack de 6V(4 celulas) ?

Outra: No seu tutorial Medição de correntes elevadas com shunt externo, li a contribuição do Julio Cezar, achei interessante e simples.
(Monitorava simultaneamente a corrente e a tensão no motor, funcionava perfeitamente. 9cm de fio 1,5mm.)
Dependendo dos conectores que eu venha a utilizar ira influenciar no resultado?
E qual a calibração que terei que fazer?( Dica para calibração: Espere o shunt esfriar totalmente antes de fazer as medições para calibração, pois o cobre quando aquecido aumenta muito a sua resistência causando medidas erradas.)

Obrigado.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Pode testar uma célula por vez tranquilamente. Quanto ao shunt, a qualidade dos conectores pode sim influenciar a corrente medida, assim, nesse caso em particular, não convém fazer economias bobas...
Um meio muito fácil de fazer um dispositivo para avaliar a capacidade das baterias, mas que precisa de pelo menos duas ou três em série, é usar um comparador de tensão do tipo TL431 e um despertador desses de R$2,00. Você usa parte da própria corrente de descarga para acionar o relógio, de modo que o sistema corte a corrente ao atingir 1V por célula (é possivel fazer sistemas para uma célula apenas, mas voce teria de usar mais eletronica), e asim você vê diretamente o tempo gasto na descarga, pois quando cortar a corrente o relógio simplesmemnte pára.
duartegps
membro
Mensagens: 17
Registrado em: Seg Fev 08, 2010 2:51 pm
Localização: Bandeirantes, Parana

Mensagem por duartegps »

Boa noite, gostei da ideia do despertador, caso voce tenha paciencia de ensinar um aprendiz, adoraria, e de preferencia que pudesse utilizar tambem com uma celula, assim posso juntar celulas de mesma capacidade.
Outra duvida e se posso usar estes carregadores de celular em serie para formar fontes de 17V e estabilizadas, 110V/220V, leves, tenho varias.
Ahh, sobre o shunt qual a calibracao, nao entendi?
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Pode usar sim os carregadores em série, para correntes baixas, sem problema algum. Quanto ao sistema do despertador, foge à minha capacidade de explicar e ao foco do fórum... Você tem de usar um amplificador operacional....
A calibração do shunt consiste em passar uma corrente conhecida pelo shunt, e medir a tensão em seus extremos, ajustando o shunt até que a tensão em mV corresponda à corrente em A.
duartegps
membro
Mensagens: 17
Registrado em: Seg Fev 08, 2010 2:51 pm
Localização: Bandeirantes, Parana

Mensagem por duartegps »

Valeu de qualquer forma, so pedi do despertador pois achei a forma como voce falou que seria facil e portanto poderia separar as celulas de mesma capacidade, otimizando assim cada pack.

Obrigado, proximas duvidas conto com voce, t +.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Basicamanta, para acionar o despertador, você vai usar um TL431 para cortar a corrente ao atingir a tensão desejada, as informações necessárias estão no data sheet
duartegps
membro
Mensagens: 17
Registrado em: Seg Fev 08, 2010 2:51 pm
Localização: Bandeirantes, Parana

Mensagem por duartegps »

Boa tarde, Claudio.
Voce tem um esquema de um carregador simples com aquele, para LiPo 240mAh 3,7V, legal e que nao passe dos 4,2V para nao estourar ou a bateria engordar e pifar.

Obrigado
Avatar do usuário
Alberto_da_ilha
membro
Mensagens: 117
Registrado em: Qua Jun 09, 2010 2:19 pm
Localização: São Paulo / SP

Mensagem por Alberto_da_ilha »

... eu arrumei dois MAXXIMUS da estrela ano de fab 1980... zerados aki nas coisas perdidas do meu sogro... relikias praticamente... catei uma bateria e taskei uma fonte dakelas multivoltagem... a principio timidamente botei so 8,4v... a noite toda, ela carregou meia carga. funcionou uns 5 min... depois mais animado meti 12v mas... ficou umas 14 horas... funcionou 30 min direto... praticamente o que diz o manual a respeito do tempo que durariam as baterias.
[b:8aefba6d93] Então pergunto, essas fontes que vendem no camelô com seletor de voltagem de entrada (110~220) e de saida (3,5V~12v) e de polaridade, por si so, podem ser usadas para carregar as baterias de NiMh?[/b:8aefba6d93]

ps:....ja carreguei um monte de vezes e ainda não pegou fogo rsrsrs...as baterias tem 6 celulas 1300mah 7,1v. a fonte ate que é boazinha botei a carregar com a polaridade invertida, por descuido :shock: , e ela desligou (ufa... kuase taco fogo na casa)...
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Não, não pode.......... pela 5245327345234143143214 vez, FONTE NÃO É CARREGADOR............................
Use por sua conta e risco, mas VAI danificar as células......... NO MINIMO........
Responder