Duvida com o CG do Cessna

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

O certo é fazer o cálculo da corda média, mas se ampliando a planta o CG indicado ficou a 6cm é melhor deixar por lá para começar.

O que você quer dizer com "muito cabrado", já que ainda não o voou?
Avatar do usuário
Gvieira
membro
Mensagens: 659
Registrado em: Dom Out 31, 2004 12:19 am
Localização: Campinas-SP

Mensagem por Gvieira »

Digo cabrado porque se fixo no ponto do cg indicado pela planta, ele fica muito inclinado, ou seja com o nariz cabrado. Se eu fixo o ponto em 8cm ele fica alinhaodo, bem equilibrado. Ainda não voei, preciso acertar o cg para fazer o primeiro vôo.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Então, seu CG está atrasado, a 8cm do bordo de ataque. Alguém já disse por aqui que com o CG adiantado o modelo pode até voar mal, mas com ele atrasado pode voar só uma vez.

Então, tente colocá-lo a 6cm, ou o mais próximo disto que conseguir.

Move a bateria o mais para a frente que puder, eventualmente até ESC o mais para a frente possível. Em último caso, coloque chumbo no nariz, mas não tente voar com o CG assim até conhecer o modelo.

Pessoalmente gosto do CG mais no ponto neutro, que neste modelo deve ficar em torno de 7,5cm (chute meu), mas definitivamente 8cm é muito arriscado.
Avatar do usuário
Gvieira
membro
Mensagens: 659
Registrado em: Dom Out 31, 2004 12:19 am
Localização: Campinas-SP

Mensagem por Gvieira »

Pois é Alex, tb acho arriscado e provavelmente vou ter que colocar chumbo na ponta porque esc, bateria já estão o mais adiantado possível. Acho que vc chutou certo porque com 7,5 ele fica quase bem equilibrado. Qual a maneira de fazer o cálculo?
Avatar do usuário
Sputnicker
membro
Mensagens: 578
Registrado em: Sáb Dez 27, 2003 9:08 am
Localização: Itajai - SC
Contato:

Mensagem por Sputnicker »

Gvieira, na verdade o CG é um só. Não existe outro CG...
O que existe é CG adiantado e atrasado, ou seja, o que você precisa fazer na verdade é só regular o peso do modelo para ficar alinhado no CG.
Tente colocar um pesinho pra regular o CG, depois que voar com o CG certo você poderá notar se ele está cabrando ou picando e fazer ajustes mais finos...
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Infelizmente sempre temos que distribuir o peso no aeromodelo para que o CG fique equilibrado onde tem que ficar.
Geralmente temos sim que colocar chumbo seja no nariz ou na cauda para equilibrar o CG corretamente.
Eu costumo usar aqueles chumbos que são usados para balancear rodas de liga leve, eles tem adesivos muito bons e colam inclusive no depron e você consegue eles em lojas de balanceamento de rodas.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Vitor Mano
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Qua Fev 25, 2004 9:31 pm
Localização: São Paulo SP
Contato:

Mensagem por Vitor Mano »

Olá Gvieira,

Para achar o CG ideal neste caso é relativamente simples.
Como se trata de uma asa sem enflechamento e sem grandes mudanças em sua geometria podemos afirmar que o CP ( centro de presão ) fica na parte mais alta da curvatura superior do perfil (extradorso). O CG ( centro de gravidade ) deve ficar a frente do CP para um vôo mais estável. Sugiro para o seu caso (cesna 182 ) que apoie o avião pela parte de baixo da asa exatamente onde encontra-se o CP, feito isso para um CG adiantado aconselho a equilibrar o modelo de modo que ele fique com um angulo de atitude de uns 15º negativos, ou seja, com o nariz uns 15º para baixo. Desta forma, se o restante do avião estiver ok você com certeza tera bons vôos.

Vitinho
Avatar do usuário
Gvieira
membro
Mensagens: 659
Registrado em: Dom Out 31, 2004 12:19 am
Localização: Campinas-SP

Mensagem por Gvieira »

Olá pessoal
To com problemas no cg do meu cessna.
Tentei corrigir o máximo que pude qt ao cg mas mesmo assim ainda ficou na faixa dos 7cm. Bom... fui fazer um teste de vôo para ver como se comportava com o cg nessa posição o que aconteceu foi o seguinte: assim que ele saiu do chão, inclinou o nariz para cima e estolou para direita. Pode ser o CG que causou isso? Quanto ao ângulo da asa está conforme a planta, vc pode ver algumas fotos no poste abaixo:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=84848

Vou comprar chumbo e acrescentar mais peso no nariz para ver se resolve o problema.

abs
Responder