Que helice usar em um OS .55 AX?

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
derioeng
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Qua Ago 05, 2009 1:46 pm
Localização: Santos

Que helice usar em um OS .55 AX?

Mensagem por derioeng »

Ola pessoal,

Estou com um Albatroz para .46, porem estou utilizando um OS .55 AX,
no site na OS não tem o manual do motor, andei garimpando na NET e achei muitas informações diferentes. Contudo estou utilizando uma helice 11x7, esta voando bem, porém não tem muita velocidade, gostaria de saber se existe uma dica melhor que não prejudique a decolagem.

Muito obrigado a todos pela dedicação.

Att
Avatar do usuário
ale_nevesbr
membro
Mensagens: 690
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 9:50 pm
Localização: Blumenau - SC CEP:89057-090

Mensagem por ale_nevesbr »

Cara, acabei de instalar este motor no avião de um cliente e o manual recomenda hélices na faixa de 12X6 até 13X6-7
Avatar do usuário
rafael52
membro
Mensagens: 257
Registrado em: Seg Ago 14, 2006 5:35 pm
Localização: Pederneiras/ São Bernardo - SP

Mensagem por rafael52 »

http://www.osengines.com/manuals/index.html
Avatar do usuário
MaldonadoF
membro
Mensagens: 57
Registrado em: Sáb Nov 07, 2009 10:45 am
Localização: São Paulo, SP.

Mensagem por MaldonadoF »

Bom... só pela piada: http://tinyurl.com/y9kt8xk 8) 8) 8)

Agora...
http://manuals.hobbico.com/osm/55ax-manual.pdf

Ou:
Sport 12x7-8, 13x6-7
Ou seja, recomendadas pelo fabricante: 12x7, 12x8, 13x6, 13x7

Alguns usuários do RC Groups recomendam:
Sport: 12x6 APC
3D: 12.25x3.75 APC / 13x4W
Velocidade: 11x6 Evolution


Em casa, vai particularmente bem com uma 12x7. Leva um stick de 2 metros de envergadura que nem pena...

Agora, esse baita motor para um Albatroz? E ainda com mais velocidade?
Vá com calma... esse motor é bem forte se usado/regulado corretamente!

Coloque uma Master Airscrew 12x7, hélice muito boa e barata... balanceie corretamente e posta pra gente o resultado!

Boa sorte e um abraço! :D :D
Avatar do usuário
Mateus Pinheiro
membro
Mensagens: 478
Registrado em: Dom Dez 09, 2007 11:51 pm
Localização: Carazinho - RS

Mensagem por Mateus Pinheiro »

bota uma 12x6 e seja feliz :D
Avatar do usuário
derioeng
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Qua Ago 05, 2009 1:46 pm
Localização: Santos

Mensagem por derioeng »

Galera obrigado pelas dicas vou trocar por uma 12x7, e posto na sequencia, só não sei se vai rolar voos aki na minha região(Santos) esta fim de semana, pois esta chovendo muito, mais assim que der vou testar.

Abraços a todos.

Att.
Avatar do usuário
rgmanica
membro
Mensagens: 2038
Registrado em: Seg Nov 24, 2003 11:01 pm
Localização: Passo Fundo - RS

Mensagem por rgmanica »

Via de regra, para aumentar a velocidade, aumente o passo da hélice e diminua o diâmetro. Não se esqueça que a aerodinâmica do modelo conta muito, visto que a hélice de passo 7 "derrapa" em voo e não consegue avançar exatos 7 polegadas por giro.
O ideal mesmo seria fazer medições e testes em vôo para saber se não se está forçando o motor, como base a rpm é um ótimo parametro. Diminuindo o diâmetro e mantendo a rpm dentro da faixa, o motor aguenta (sem exageros).
Por aqui, usando uma 12x6 o motor fica tranquilo, regula muito bem, mas não deu muita velocidade a um tucano. Aumentado o passo para 7 ficou legal e 8 fica ótimo - e o motor aguenta.
Seria interessante, dependendo o uso, o teste com hélices 11x7 - 11x8 - 11x9 - e porque não 11x10 e 11x11 exagerando. Se não me engano, tem apc de 11x12.


Pra qual modelo é a hélice?

Abraços,

Rom
Avatar do usuário
derioeng
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Qua Ago 05, 2009 1:46 pm
Localização: Santos

Mensagem por derioeng »

Caro Amigo rgmanica,

Obrigado pela dica, se me permite gostaria de lhe fazer uma pergunta, estou utilizando uma 11x7(como mencionado acima), você acha que pode danificar o motor por estar utilizando uma helice fora do recomendado?
Referente ao tipo de voos, costumo fazer voos tranquilos sem muitas manobras.

Obrigado.

Att.
Avatar do usuário
rgmanica
membro
Mensagens: 2038
Registrado em: Seg Nov 24, 2003 11:01 pm
Localização: Passo Fundo - RS

Mensagem por rgmanica »

Como está o funcionamento do motor? Ele está funcionando bem? Tem como medir as RPMs? Uma coisa é certa, o manual foi feito por pessoas que tem domínio no assunto, então, segui-lo é quase que uma obrigação.
Acontece que é muito comum passar dessas recomendações e o motor continuar funcionando. Mas provavelmente, com vida útil menor. Numa situação dessas, pode-se engordar a mistura, tanto adicionando óleo no combustível quanto se abrindo alguns cliques da agulha pra ajudar o motor um pouco.
O motor provavelmente vai funcionar com a 11x7, porém em longo prazo estará sendo prejudicado. Engorde a mistura pra compensar um pouco essa rotação a mais.

No post acima, me esqueci de falar nas hélices 12X? que são mais indicadas para o motor, mas pode-se usar sim hélices 11x? só sobre pena de desgaste maior.

Exemplo que aconteceu aqui na cidade. Um amigo comprou um ax55 e eu amaciei, com uma 12x6 e usando o manual como regra. Era seu primeiro glow e estava vindo dos elétricos. Ele continuou voando com a 12x6 e o motor nunca apresentou falhas.
Quase no mesmo período outro companheiro de pista comprou também um ax55, já voava glow há bastante tempo, ele fez todos os processos, mas estava apresentando alguns problemas de afinação e falhas. Não sei se baseou-se no manual ou na experiência de outros modelistas. Mas um dia, o amigo que eu tinha amaciado o motor me disse que tinha comprado uma hélice 11x7 sob a indicação do outro cara do ax55 com problemas. Ele me perguntou o que eu achava e só fiz três perguntas:

1- O que tem no manual?
2- Qual motor falha?
3- O que você acha?

Claro que essa condição do ax55 falhento não era só pela hélice, mas mostra o que é muito comum acontecer, alguém dar uma dica que recebeu de outra pessoa mesmo estando passando por problemas. Às vezes deve-se filtrar e avaliar se realmente é vantajosa ou é só mais uma dica passada em frente sem muito fundamento.

Abraços,

Rom
Avatar do usuário
derioeng
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Qua Ago 05, 2009 1:46 pm
Localização: Santos

Mensagem por derioeng »

Amgo Rom,

Valeu pela dica, muito bom mesmo,
O motor aparentemente esta funcionando bem e sem problema de afinação, só notei uma coisa que o meu antigo OS.46FX não fazia e não sei se é normal (o pessoal mais experiente de onde eu voo disse que é normal---sei lá...), é quando estou em voo e passo para lenta o motor fica "grilando", + ou - assim "tri-tri-tri...", e foi isto que eu achei estranho e verifiquei a especificação do motorxhelice, mais com essa sua dica o melhor a fazer mesmo é trocar a helice.
OBS: Assim que eu testar (provavelmente no sábado), mando o resultado.

Mais uma vez Obrigado.

Att.
Dério.
Responder