Conversão do Calmato 40 Sports - Kyosho - A123 5s2p 4600mAh
Edu,
Segundo a tabela do site bungymania o motor TR 3548 900kv ccom LiPO 5s (18V) consome 41A/750W com a hélice APC 10 x 5E.
Como o TR 3548 800kv possui kv um pouco menor vai girar um pouco menos... é bem provável que poderá usar até a APC 11 x 5,5E. Lembre que o motor estará trabalhando no limite, por isso é fundamental medir o consumo/potência antes de voar. O ruim é que nessa faixa de potência a eficiência do motor ficará muito baixa!
Por outro lado, o motor TR 4260 600kv com LipO 5s e APC 12 x 8E chega a 86% de eficiência nessa mesma faixa de potência!
http://www.bungymania.com/imageshome/includes3/motorperf1.php?id=62
Abraços,
Caio
Segundo a tabela do site bungymania o motor TR 3548 900kv ccom LiPO 5s (18V) consome 41A/750W com a hélice APC 10 x 5E.
Como o TR 3548 800kv possui kv um pouco menor vai girar um pouco menos... é bem provável que poderá usar até a APC 11 x 5,5E. Lembre que o motor estará trabalhando no limite, por isso é fundamental medir o consumo/potência antes de voar. O ruim é que nessa faixa de potência a eficiência do motor ficará muito baixa!
Por outro lado, o motor TR 4260 600kv com LipO 5s e APC 12 x 8E chega a 86% de eficiência nessa mesma faixa de potência!
http://www.bungymania.com/imageshome/includes3/motorperf1.php?id=62
Abraços,
Caio
Quando usei o TR SK 3548 (210g) com A123 4s2p 4600mAh (660g) precisei colocar 120g de chumbo para acertar o CG!
No teste com o TR 4260 600kv (320g) e A123 7s 2300mAh (560g) não houve a necessidade de colocar chumbo, porém o CG ficou um pouco mais retraído que a versão anterior!
Atualmente o Calmato está com o Emax BL3536 860kv (275g) e A123 5s2p 4600mAh (820g)... o CG ficou perfeito sem a necessidade de chumbo!
Um pack de LiPO 5s 5000mAh é ainda mais leve ~670g... portanto o TR 4260 600kv (320g) deve deixar o CG na posição correta! Sem peso de nariz!
Abraços,
Caio
No teste com o TR 4260 600kv (320g) e A123 7s 2300mAh (560g) não houve a necessidade de colocar chumbo, porém o CG ficou um pouco mais retraído que a versão anterior!
Atualmente o Calmato está com o Emax BL3536 860kv (275g) e A123 5s2p 4600mAh (820g)... o CG ficou perfeito sem a necessidade de chumbo!
Um pack de LiPO 5s 5000mAh é ainda mais leve ~670g... portanto o TR 4260 600kv (320g) deve deixar o CG na posição correta! Sem peso de nariz!
Abraços,
Caio
-
- membro
- Mensagens: 9
- Registrado em: Sex Out 23, 2009 6:14 pm
- Localização: São Paulo
Conversão
Por favor, quero converter meu cap 21 em balsa, glow para elétrico, ele pesa 2,100kg vazio e tem 1,40 de envergadura.
Essa configuração serve para ele?
Qual vcs indicam?
Motor: Turnigy SK 3548 1100 kv - 210g
Speed: Speed Turngy 60A
Bateria: A123 ???qual configuração?
Hélice: APC 11 x 7E
Essa configuração serve para ele?
Qual vcs indicam?
Motor: Turnigy SK 3548 1100 kv - 210g
Speed: Speed Turngy 60A
Bateria: A123 ???qual configuração?
Hélice: APC 11 x 7E
Julio Madeira
Já que estão falando do Turnigy TR 3548-900KV, fiz uns testes aqui, pois meus aeros da Hyperion 25e, vou mudar a configuração e usar Lipo 4S, juntamente com o TR 3548-900 e um ESC Turnigy Plush 60A e uma hélice APC 12x6 E.
Fiz o teste estático agora a tarde e encontrei os seguintes resultados, que foram medidos com um Watts'Up:
* ESC com o Timming no médio!
Com meia potência:
[b:32ba33e4cd]15 A
247 Watts
16 Volts
[/b:32ba33e4cd]
A toda potência:
[b:32ba33e4cd]45 A
684 Watts
14,95 Volts
[/b:32ba33e4cd]
Como o Caio falou que o motor dele não aguentou toda essa potência agora fiquei preocupado, porém não vou voar com o aero todo acelerado, amanhã quando voar vou ver e ai posto aqui, tomara que a bateria e o motor não esquentem tanto quanto com bateria 3S.
Aparentemente não vai esquentar!
Fiz o teste estático agora a tarde e encontrei os seguintes resultados, que foram medidos com um Watts'Up:
* ESC com o Timming no médio!
Com meia potência:
[b:32ba33e4cd]15 A
247 Watts
16 Volts
[/b:32ba33e4cd]
A toda potência:
[b:32ba33e4cd]45 A
684 Watts
14,95 Volts
[/b:32ba33e4cd]
Como o Caio falou que o motor dele não aguentou toda essa potência agora fiquei preocupado, porém não vou voar com o aero todo acelerado, amanhã quando voar vou ver e ai posto aqui, tomara que a bateria e o motor não esquentem tanto quanto com bateria 3S.
Aparentemente não vai esquentar!
Align T-Rex 250 / 600 ESP / 700E 3G - Jatos Bae Hawk Feibao K140, Falcon 120 K80, L-39 Feibao K100 - TAMEcat 40 FPV - Futaba 7C - Futaba 8FGH
Essa configuração (SK 3548 1100kv/speed 60A/A123 4s) é bastante adequada para um treinador como o Calmato 40, mas é bem fraca para um modelo acrobático como o Cap.
Recomendo um sistema de propulsão mais potente, que utilize um pack A123 7s 2300mAh (20V) com speed de 60A (que aceite LiPO 6s):
1) motor: TR 4260 600kv (300g) com hélice: APC 12 x 6E
O consumo ficará em ~38A/760W, rotação 10000rpm, empuxo ~2.6kg e pitch speed ~90km/h!
2) motor: TR 4260 500kv (300g) com hélice: APC 14 x 7E
O consumo será o mesmo 38A/760W mas com rotação 8000rpm, empuxo ~2.8kg e pitch speed ~90km/h!
Estas são apenas duas sugestões, mas existem muitas outras que também podem servir:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=43736
Recomendo um sistema de propulsão mais potente, que utilize um pack A123 7s 2300mAh (20V) com speed de 60A (que aceite LiPO 6s):
1) motor: TR 4260 600kv (300g) com hélice: APC 12 x 6E
O consumo ficará em ~38A/760W, rotação 10000rpm, empuxo ~2.6kg e pitch speed ~90km/h!
2) motor: TR 4260 500kv (300g) com hélice: APC 14 x 7E
O consumo será o mesmo 38A/760W mas com rotação 8000rpm, empuxo ~2.8kg e pitch speed ~90km/h!
Estas são apenas duas sugestões, mas existem muitas outras que também podem servir:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=43736
Caioect,
Vocês já chegaram a ver a verão EP do Calmato Sports? Possui 1400 mm de envergadura e 1600 gr de peso. Entrei em contato com a HobbyOne ontem e o aero está em processo de importação e logo teremos ele aqui no Brasil.
http://www.kyosho.com/eng/products/rc/detail.html?product_id=102661
Abs
Mac2
Vocês já chegaram a ver a verão EP do Calmato Sports? Possui 1400 mm de envergadura e 1600 gr de peso. Entrei em contato com a HobbyOne ontem e o aero está em processo de importação e logo teremos ele aqui no Brasil.
http://www.kyosho.com/eng/products/rc/detail.html?product_id=102661
Abs
Mac2
- Anexos
-
- image.php.jpg (27.91 KiB) Exibido 10933 vezes
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
AgPilot, Os modelos Hyperiion 25e são muito leves, ~1.5kg ou menos, ou seja, precisam de pouca potência para voar bem... não vai usar nem 1/2 motor com toda essa potência!!!
Já o Calmato 40 com o SK 3548 900kv estava com 3.0kg!!!! Para manter vôo nivelado precisava manter o motor bastante acelerado, o que eleva muito o consumo continuo forçando o motor a trabalhar quente. Consequentemente a eficiência do motor despenca podendo vir a danificá-lo. O ideal é fazer o motor trabalhar frio e no máximo morno a fim de garantir uma boa eficiência.
Já o Calmato 40 com o SK 3548 900kv estava com 3.0kg!!!! Para manter vôo nivelado precisava manter o motor bastante acelerado, o que eleva muito o consumo continuo forçando o motor a trabalhar quente. Consequentemente a eficiência do motor despenca podendo vir a danificá-lo. O ideal é fazer o motor trabalhar frio e no máximo morno a fim de garantir uma boa eficiência.