Novo projeto: Republic P-47 D Thunderbolt - env. 27 pol.

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

Fernando:

Essa estrutura é mais pesada que a varetada e só foi utilizado balsa leve no chapeamento das asas - mais para trás eu disse as densidades que usei. A vantagem é que a rigidez fica muito maior que a só varetada e práticamente não empena após a entelagem. Poderia ter sido todo construído com balsa extra leve; deixei de fazer isso porque a resistência mecânica e a rigidez seriam menores.

Estou pensando em entelar com papel da Easy Built Models, que é parecido com o papel de seda de papelaria, na camuflagem ser pintada com tinta acrílica e aerógrafo e para os emblemas imprimir em jato de tinta e colar com dope ou cola branca.

O peso maior é possível, porque o modelo é relativamente grande e a velocidade não será pequena. A estimativa de peso final é de 180 g o que dará carga alar de cerca de 20 g/dm² - será um mini modelo para vôo outdoor, com certeza.
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

Continuando a mostrar as fotos do que foi feito neste final de semana - estas são as últimas fotos.

Na próxima semana provávelmente terá mais fotos.

Abraços a todos!
Anexos
Asa pronta para a finalização do chapeamento - alojamento do servo dos ailerons já montado.
Asa pronta para a finalização do chapeamento - alojamento do servo dos ailerons já montado.
Asa 24.jpg (35.55 KiB) Exibido 15177 vezes
Acrescentando um reforço de compensado de 0,8 mm nas longarinas, para o diedro.
Acrescentando um reforço de compensado de 0,8 mm nas longarinas, para o diedro.
Asa 23.jpg (34.51 KiB) Exibido 15177 vezes
Primeira fase da colagem do diedro.
Primeira fase da colagem do diedro.
Asa 22.jpg (33.29 KiB) Exibido 15177 vezes
Antes de colar o diedro, as duas asas são lixadas em conjunto para ficarem com o mesmo perfil.
Antes de colar o diedro, as duas asas são lixadas em conjunto para ficarem com o mesmo perfil.
Asa 21.jpg (39.53 KiB) Exibido 15177 vezes
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
Avatar do usuário
krekrek
membro
Mensagens: 224
Registrado em: Seg Jun 02, 2008 3:46 am
Localização: Belo Horizonte, MG
Contato:

Mensagem por krekrek »

[quote:231d2f710e="Ricardão"]Não consegui encontrar nada no XFLR5 a respeito de conversar com outros programas, se você encontrar, por favor nos informe.[/quote:231d2f710e]

Indiretamente eu encontrei um modo rapido para refazer o projeto

Logico que estou apenas no meu primeiro momento de utilizacao do software com apenas 2 horas de uso, entao virao melhores profissionais para nos ajudar

Meu Passo a passo:

Como gosto de trabalhar com AutoCAD, exportei os pontos em txt (poderia ser CSV),

Puxei para o excell (eu tinha um programa que rodava no DOS bom pra isso, mas nao lembro onde guardei) e fiz uma rapida limpeza neles,

Adicionei um comando (linha) na primeira linha,

Renomeado para script e voilá!

Poderia ter sido comando de ponto ao de linha, assim seria so ligar os pontos...

Mas o principal ja esta facil e rapido, linhas delimitando todo o modelo como na imagem que exponho a seguir.

*** Utilizei o projeto de exemplo que vem no XFLR5, e estou usando a ultima versao do software.

Por falar nisso, voce nao teria ai para disponibilizar o arquivo .wpa do seu projeto?

Eu gostaria de estudar melhor esse software poderoso, mas se preferir imprimir o seu modelo para aproveitar alguns momentos de prazer, voce se incomodaria?

Eu tenho verdadeira paixao pelo P-47, ja tenho servos de 3,5g e um receptor AR6300 de 2g para dar inicio na eletronica dele
Anexos
Reparem que esta em 3D. Agora eh so tirar as faces e plotar, muito facil!
Reparem que esta em 3D. Agora eh so tirar as faces e plotar, muito facil!
xflr5teste.jpg (20.27 KiB) Exibido 15142 vezes
Obrigado Deus Todo Poderoso, Criador de tudo e de todos, por tudo que me deste e que ainda tens a me dar nessa vida e na outra
Avatar do usuário
krekrek
membro
Mensagens: 224
Registrado em: Seg Jun 02, 2008 3:46 am
Localização: Belo Horizonte, MG
Contato:

Mensagem por krekrek »

Ah, eu sou pessimo desenhista manual e nao consegui aprender a usar o nanquim, mas tenho facilidade com computadores.

Por isso tive que aprender rapidinho a usar o CAD logo no primeiro semestre da facul, em 1995.

Na guerra urbana onde temos que matar um leao diariamente, cada um que use as armas que lhe cabem melhor.

Abraço e bons voos.
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

Krekrek:

Em anexo o último .wpa. Removi todas as polares para caber na área de anexos do Forum, só a modelagem resulta em um arquivo de 64 kB, cada polar irá acrescentar 1MB ao arquivo; você pode ver neste tópico mesmo quais XCmRef foram considerados e gerar as suas polares.

Pelo que entendi do que você disse, me parece que conseguiu identificar o modelo em algum dos arquivos do XFLR5 e gerar um script para desenhar o modelo em 3D wireframe no AutoCAD, a partir do modelo do XFLR5.

Tenho seguido o caminho inverso:
- faço a inserção de um arquivo bitmap em 3 vistas no AutoCAD,
- alinho a figura da melhor forma possível segundo os eixos do AutoCAD,
- coloco no tamanho do avião real e desenho as cavernas e as formas do avião em planta e elevação em cima das linhas da figura,
- efetuo uma verificação das formas do avião contra as dimensões reais e as formas das cavernas e faço as correções necessárias,
- (salvo o desenho em escala 1:1 para uso futuro),
- coloco o desenho na escala que desejo, coto os pontos necessários à modelagem e os digito no XFLR5;
- depois de definido o aeromodelo, desenho a planta sobre o desenho em escala utilizado para a modelagem.

Com alguma experiência em desenhar no AutoCAD 2D, chegar até o modelo do XFLR5 não costuma demorar mais que um final de semana. O desenho da planta já é outra conversa, porque nem sempre a primeira idéia satisfaz completamente - em geral, a primeira planta só fica completa após a construção do primeiro protótipo e sempre sofre modificações depois de alguns vôos.

A liberação da planta poderá ser feita se e só depois de comprovar o projeto em vôo, isso por motivos óbvios.

Quanto à maneira que você usou para chegar no wireframe do AutoCAD, gostaria que você descrevesse em uma linguagem um pouco mais prosaica, aqui ou em outro tópico específico. As pessoas que acessam o Forum e têm interesse neste assunto são inteligentes, porém precisam no mínimo entender em mais detalhes as premissas de onde você partiu e nem todas conseguem entender detalhes técnicos dos softwares em maior profundidade (nem eu) e com a facilidade que você parece entender.

Obrigado pelas informações e participação,

Abraço!
Anexos
Republic P-47 D Thunderbolt - 27 - Ricardo_NACA4312.zip
Arquivo de modelagem do P-47 com mais ou menos 27" de envergadura.
(39.44 KiB) Baixado 478 vezes
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

[quote:fbe32c7fad="krekrek"][quote:fbe32c7fad="Ricardão"]Não consegui encontrar nada no XFLR5 a respeito de conversar com outros programas, se você encontrar, por favor nos informe.[/quote:fbe32c7fad]

Indiretamente eu encontrei um modo rapido para refazer o projeto

Logico que estou apenas no meu primeiro momento de utilizacao do software com apenas 2 horas de uso, entao virao melhores profissionais para nos ajudar

Meu Passo a passo:

...[/quote:fbe32c7fad]

Como Ricardão acabou de falar acima, se você pudesse demonstrar de forma mais simples para nós que não temos tanta facilidade assim, (quem sabe criar um tópico mostrando um passo-a-passo!) seria bem interessante. Outro dia perguntei a Ricardão se não havia como plotar (não era bem este o assunto!) e ele falou que não conhecia. Hoje você nos mostra que é possível! Isto é o mais interessante nos fóruns e na informática. Fico aguardando novidades! Abraços. Disney.
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
krekrek
membro
Mensagens: 224
Registrado em: Seg Jun 02, 2008 3:46 am
Localização: Belo Horizonte, MG
Contato:

Mensagem por krekrek »

Ricardao, como sou cetico, prefiro que os pontos do projeto sejam totalmente exportados para o CAD, e assim podemos executar fielmente e verificar se o programa XFLR5 eh realmente bom quando voarmos o modelo em questao.

Para colaborar com esses testes, uma bela de uma CNC seria o ideal.

Como o programa nao calcula motor e helice, voce ja fez algum planador para verificar se o programa eh realmente fiel?

E tambem para comparar o mesmo modelo planador voando novamente, porem com motor?

Eu gostaria que alguem se habilitasse e postasse as estatisticas.

Vou fazer um tutorial mais detalhado e de facil compreensao.

Isto ai nao eh um wireframe 3D, mas os pontos exportados e ligados pelo comando linha.

Pode nao ser muito, mas ja eh um avanço, e para chegar a isso devo levar menos de 2min, ja o tutorial, hehehe. Tentarei fazer entre hoje e amanha e posto aqui mesmo.
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

Posso dizer que o programa é bom; o motivo é que toda a teoria aplicada foi documentada pelo Deperrois e demais autores considerados e está perfeitamente correta. Não me considero habilitado a criticar a teoria e os autores o são.

Tudo em Engenharia carrega erros, seja por aproximações na fase do projeto, imprecisões na execução, imprecisões na medição, variações nas características dos materiais e outros erros que sempre se somam. CNC não é sinônimo de precisão de medidas, isso irá depender da precisão dos componentes mecânicos do equipamento e das ferramentas, assim como da qualidade das informações e da lógica do programa; a vantagem da CNC está na aceleração do processo de fabricação, reduzindo a demanda de participação humana - as máquina e as ferramentas serão sempre as mesmas utilizadas manualmente, só muda o operador.

Um bom exemplo é o corte a laser - peças cortadas de chapas de balsa com densidade diferente ficam com dimensões diferentes; o mesmo acontece se as chapas tiverem a mesma densidade porém as espessuras forem diferentes. Para peças cortadas a mão utilizando gabaritos, isso não acontece... a precisão irá depender da habilidade do construtor.

Os modelos do XFLR5 são e serão sempre aproximados, tão mais precisos quanto maior a quantidade de painéis, o que fica limitado pelo software e pelo computador - a quantidade de casas decimais e as aproximações também são limitadas e nem todos os pontos de operação dos perfis convergem.

Fiz sim o planador: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=80061&highlight= .

Não cheguei a, nem é o caso de colocar motor nesse planador, porém efetuei as análises para esse modelo: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=43200&highlight= , que é um planador motorizado, cujos resultados se mostraram bastante consistentes quando aplicados à trimagem.

A postura mais frequente no projeto de aeromodelos tem sido repetir o que foi feito com sucesso anteriormente - o mesmo perfil, as mesmas incidências, a mesma carga alar, a mesma proporção dimensional, a mesma planta e isso invariávelmente leva a bons resultados, porém sempre semelhantes ao que foi feito anteriormente - não traz nenhuma novidade ou desenvolvimento. Essa postura também acaba por sedimentar falácias, preconceitos e um certo "misticismo tecnológico" a respeito das características ideais ou limitações para os aeromodelos.

As imprecisões não me preocupam, nem penso em esperar características exatamente iguais às previstas pelo software; estou consciente de que o aeromodelo será sempre uma aproximação do modelo digital e vice-versa.

O que dá para esperar e é a grande vantagem do software trata-se da viabilidade de se ter indicações sólidas para construir e trimar um aeromodelo com a forma e tamanho que se imaginou e voando aproximadamente dentro das características que a gente quer.
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

Ricardão, vejo que este seu modelo tem uma carga alar em torno de 20g/dm2 e que sempre você procura usar mais ou menos esta faixa de carga alar (corrija-me se estiver errado). Qual é a carga alar ideal? Um aeromodelo com 1803mm de envergadura e uma área alar de 65,41dm2 poderia ter até quanto de peso (tratando-se de um avião ducted-fan)? Desculpe-me se estiver fugindo do assunto do tópico. Abraços! Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

[quote:ed011b1372="Yensid"]Qual é a carga alar ideal? Um aeromodelo com 1803mm de envergadura e uma área alar de 65,41dm2 poderia ter até quanto de peso (tratando-se de um avião ducted-fan)? Desculpe-me se estiver fugindo do assunto do tópico. Abraços! Disney[/quote:ed011b1372]
Precisa um pouco de raciocínio e também alguma experiência anterior ou pesquisa para estimar o valor mais adequado da carga alar e nem sempre a gente acerta.

A carga alar de referência usada foi 20 g/dm² máximo, pensando em um modelo outdoor no limite superior da faixa de baixa velocidade, as cargas alares usuais que a gente vê por aí estão entre 10 e 30 g/dm², para os park flyer e as 20 g/dm² estão no meio... nenhuma preferência específica pelo número, que por enquanto só foi utilizado para estimar o peso do modelo.

Para a mesma aeronave, a carga alar não influencia a taxa de planeio, o que influência isso são as formas dos aerofólios, as incidências e o ângulo de ataque.

O que a carga alar influencia é a velocidade necessária para voar e a velocidade de estol, quanto maior a carga alar, maiores serão essas velocidades, para a mesma configuração.

Outra coisa a considerar, é que modelos semelhantes e com maior área alar conseguem voar bem com cargas alares maiores.

Carga de 40 g/dm² em treinadores de 1,2 m de envergadura é normal e é possível voar com um certo conforto com até 60 g/dm² modelos com 1,6 m de envergadura - velocidades normais estão por volta de 60 km/h, mas podem chegar a 100 km/h e estol lá pelos 30-40 km/h.

Para o seu ducted fan com 65,41 dm² e 1,8 m de envergadura, é de se esperar velocidades maiores, o que se obtém com perfis de cl pequeno e/ou com carga alar mais alta. Eu começaria pensando em carga por volta de 50 g/dm², o que daria um peso próximo de 3,2 kg - mais ou menos compatível com o que a gente costuma ver nesses modelos, talvez mais para o leve.
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
Responder