Antonov AN-22- 3,25m.envergadura-ajuda c/ tripartida

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Eis algumas opções de motores:

[img:3a7edbafff]http://www.hobbycity.com/hobbyking/store/catalog/YX-13DZ.jpg[/img:3a7edbafff]

[img:3a7edbafff]http://www.hobbycity.com/hobbyking/store/catalog/CR28M.jpg[/img:3a7edbafff]

[img:3a7edbafff]http://www.hobbycity.com/hobbyking/store/catalog/23LC6-1100.jpg[/img:3a7edbafff]
Avião tem cauda e não calda; Avião tem nariz e não bico; Avião plana e não plaina; É fuselagem e não fuseca.
CESARNOGUEIRA
membro
Mensagens: 27
Registrado em: Qui Dez 01, 2005 2:48 pm

Mensagem por CESARNOGUEIRA »

Bom, vamos lá:

Existe sim um ANEDRO nas pontas, e pretendo manter no modelo.

Ele funciona ao contrario do diedro-> ex.: numa curva para a esquerda, um avião com diedro terá a asa da esquerda gerando maior sustentação, logo ele tenderá a estabilizar na posição paralela ao chão.
Com o anedro ocorre o contrário_ a asa esquerda terá menor sustentação, a direita maior, e a aeronave tenderá a fechar mais a curva.

Mas no caso do AN-22, por ser apénas em parte da asa o anedro, o efeito é amenizado.

O sistema contrarotativo é barato (aprox. 70 reais) e levara , para cada par de motores, 2 helices.

Estou estudando o uso das Varioprops quadripás, por serem programáveis para mudança de passo e terem as helices pusher também, facilitando a montagem das helices duplas quadripás contrarotativas, como no verdadeiro.

Sei quew terei 2 vezes mais consumo, mas será um escala lindo e o barulho que este sistema gera é emocionante.

Pretendo dar massa para isopor e pintar, ALGUÉM SABE COMO PREPARAR O ISOPOR PARA RECEBER TINTA ESMALTE AUTOMOTIVO?

Obrigado pelo interesse, não esqueçam que este projeto só está indop adiante graças ao amigo RODRIGO!

Cesar
fly!
Avatar do usuário
gomez hector
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Qua Dez 23, 2009 2:40 pm
Localização: sao paulo-sp
Contato:

Mensagem por gomez hector »

Cesar: usa alguma tinta acrílica a base de agua...menor peso final.
CESARNOGUEIRA
membro
Mensagens: 27
Registrado em: Qui Dez 01, 2005 2:48 pm

Mensagem por CESARNOGUEIRA »

Ok obrigado!@
E quanto a asa tripartida e a fuselagem-> como faço os encaixes?
Avatar do usuário
NORTON
membro
Mensagens: 1502
Registrado em: Dom Jun 18, 2006 8:33 pm
Localização: Porto Alegre/RS

Mensagem por NORTON »

Sugiro chapear toda a asa com balsa, além das longarinas de fibra ou carbono internas, pois é muito grande e deve receber este plus, em minha opinião, para evitar o pior...

Abs , estarei acompanhando sua montagem.

Norton
Avatar do usuário
voy13
membro
Mensagens: 638
Registrado em: Seg Jul 07, 2008 11:00 am
Localização: Valinhos, SP

Mensagem por voy13 »

refazendo a pergunta: vc fez a fuselagem em um bloco só?
e como fez essas carenagens do trem de pouso?
CESARNOGUEIRA
membro
Mensagens: 27
Registrado em: Qui Dez 01, 2005 2:48 pm

Mensagem por CESARNOGUEIRA »

A fuselagem está neste instante tripartida, foi gerada em blocos de P2.

Irei então, seguindo a sugestão do amigo, passar a massa leve para isopor, lixar muito , repassar e dar acabamento em acrílico + verniz.

Asa-> ainda estou confuso:

Estive estudando soluções-> uma seria longarina de plywood, com encaixes macho/femea no formato quadrado, haveria uma seção central da asa até os 2 motores internos e as pontas que se encaixariam, indo dos motores externos até as pontas das asas.

Outra seriam os tubos de fibra de carbono que encaixariam, com a mesma divisão citada acima.

O q acham melhor?

Quanto a chapear com balsa, confesso que nunca fiz isso (todos meus aeromodelos são 100% P2 ou blue foam...

Teria que contar com a ajuda de alguém, talvez meu colega Chico da UBA...
fly!
CESARNOGUEIRA
membro
Mensagens: 27
Registrado em: Qui Dez 01, 2005 2:48 pm

Mensagem por CESARNOGUEIRA »

Esqueci de falar das carenagens do trem-> estão maciças neste estágio, deverão ser cavadas com Dremel e seccionadas, para eu poder inserir um reforço em plywood, que começará nas carenagens e irá para uma peça interna no formato da fuselagem, de forma a distribuir as cargas de pouso e decolagem e criar uma base para o trem e uma base para as baterias.
Vitor Mano
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Qua Fev 25, 2004 9:31 pm
Localização: São Paulo SP
Contato:

Longarinas

Mensagem por Vitor Mano »

Olá Cesar,
Belíssimo modelo!!!
Por favor me diga qual a envergadura das sessões onde a asa será dividida bem como a corda e altura do perfil e quanto a fuselagem qual o diâmetro externo e interno onde será ou já foi cortada.
Vamos ver se posso lhe dar algumas idéias, pois já fiz alguns aviões grandes.
Avatar do usuário
diegovkf
membro
Mensagens: 806
Registrado em: Ter Fev 03, 2009 10:28 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por diegovkf »

Faz com fibra de carbono, vai ficar muito mais leve e resistente, so vai ficar um pouco mais caro mais vale a pena nesse modelo.
Responder